gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Quantidade vs Qualidade
Contribuído por scorpio em 25-02-03 22:37
do departamento baixa-latencia INSIDE!
News shore escreve "Está a ser discutida, neste forum, a hipótese da comunidade nacional de jogadores online reenvindicar perante os ISP's uma nova solução de acesso que previlegie a velocidade da ligação e não as taxas de tráfego. Com esta proposta pretende-se uma prioridade de tráfego para um produto específico, nem que isso implique um custo adicional. Sugestões sobre a forma de chegar aos GRANDES, precisam-se :) "

Storage em Linux | O perigo americano  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • neste forum
  • Mais acerca News
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    e voces sao o que ? (Pontos:0, Interessante)
    por Anonimo Cobarde em 25-02-03 22:53 GMT (#1)
    E voces sao uma minoria querem o que ?
    Se querem acessos bons, paguem por eles. Instalem circuitos dedicados, comprem acesso a bons isp's (empresariais) e paguem!
    Ja que tem a mania que pagam o ultimo hardware, entao paguem tambem o preco pela ligacao.
    Agora uma minoria a querer sobrepor-se a uma maioria é um problema democratico.
    Se querem jogar PAGUEM para isso. Eu quero download e portanto já pago para isso.

    Re:e voces sao o que ? (Pontos:2, Interessante)
    por jamaica em 26-02-03 0:06 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://latencias.pt.vu
    bem eu começo por dizer que pertenço aos dois lados :D sou um jogador online de Unreal Tournament assumido e ao mesmo tempo um leecher fanático pelo directconnect. o aumento da prioridade do tráfego UDP nao iria fazer com que deixasses de sacar a 120 kapas por segundo.. eu sei o que tu queres dizer, mas acho, meu caro AC, que estás a ser um pouco egoísta nos teus interesses. para ti 115kbps ou 110kbps é igual.. mais minuto meio minuto. mas para quem ama jogar um FPS (e porquê é neste tipo de jogos onde a latência faz a diferença), digo-te, 50 milisegundos em modo instagib faz uma diferença abismal!
    não sou grande entendido na matéria, mas penso que um pacote ADSL 256/128, com taxa de contenção 1:20 e com interleave e fast-pathing activado já ajudava (e mt!) quem gosta de jogar online. o preço deste pacote podia ser.. 45 euros, por exemplo. não me vejo a pagar ~200cts por uma dedicada com o caro Cobarde sugeriu somente para jogar Unreal Tournament e fazer uns quantos head-shots.

    ja agora, meu caro, eu tenho um Duron ~655 com uma GeForce 1. talkin' about latest specs, man
    ---------------------
    The worst moment for the atheist is when he is really thankful and has nobody to thank. Dante Rossetti

    Re:e voces sao o que ? (Pontos:1, Esclarecedor)
    por Branc0 em 26-02-03 10:22 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    não me vejo a pagar ~200cts por uma dedicada com o caro Cobarde sugeriu somente para jogar Unreal Tournament e fazer uns quantos head-shots.

    Tens bom remedio, nao jogues. Ninguem te obriga a jogar, o que te obrigam a fazer e a pagar o produto que compras.


    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton
    Re:e voces sao o que ? (Pontos:2)
    por Branc0 em 26-02-03 16:30 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    Lança chamas? Alguem tem algum problema com a realidade aqui... porque e que nao imigram para a China ou para a Cuba e pedem la aos vossos amigos para vos darem esses servicos?

    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton
    Re:e voces sao o que ? (Pontos:2)
    por Branc0 em 26-02-03 17:38 GMT (#22)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    imigram => emigram :)
    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton
    Re:e voces sao o que ? (Pontos:1)
    por shore em 26-02-03 0:18 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Quanto à questão de sermos uma minoria... Somos, sem dúvida. Mas fica outra questão no ar... Durante quanto tempo o seremos? Quem foi à MCP nos dois anos acho que sentiu a evolução, se queres mais números, é uma questão de procurares estudos relativos a evoluão dos jogadores online nos EUA e na Europa, se calhar vão-te surpreender. Como podes ler no link, estamos dispostos a pagar! Penso que por uma quantia não muito significativa podem alterar a prioridade do tráfego.
    IY - http://intensity.clanhosted.com/
    Re:e voces sao o que ? (Pontos:2, Informativo)
    por HiTek DeVil em 26-02-03 1:45 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Só te dou este exemplo: um jogador de quake 3 sueco, num servidor de quake 3 duel da iol, há uns meses atrás tinha ping de 10 milisegundos, enquanto que eu cá de PT para um servidor PT, a jogar contra ele, tinha 20 a 25 milisegundos... e ele estava quietinho na suécia :P a ligação e servidores para treinos e jogos, eram pagos pelos patrocinios... e a ligação era normalissima, nada de E1's com pombos correio de corrida a levar pacote ou acelerador de particulas a empurrar os pacotes, ou entao falando de serviços mais reais, uma linha dedicada :)


    HiTek DeVil
    Re:e voces sao o que ? (Pontos:1)
    por Dante em 26-02-03 10:27 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    bah... estes ACs realmente ás vezes............ apetece partir-lhes a cara :-) Agora a sério, nao entendo a resposta deste AC... o que se está a falar é propor aos ISP's um sistema diferente, dando preferencia às latencias e não aos downloads/taxas de transferencia... inclusivé eles propoem-se a pagar mais por isso, portanto não vejo qual é o problema aqui... é uma questão de conseguir que um dos isp's se aperceba da vantagem competitiva disto... provavelmente até lançariam um pacote dedicado aos jogadores on line, com oferta de um jogo...
    Re:e voces sao o que ? (Pontos:2)
    por Lowgitek em 26-02-03 21:22 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://www.youthinkwedo.com
    NAo posso deixar de concordar mais, já se ve bastante alusão a esse pormenor por parte de alguns ISP's no reino unido por exemplo , eu até me admiro como ainda nenhum ISP nacional lembrou-se desse pormenor.


    err... (Pontos:4, Interessante)
    por vaf em 25-02-03 23:48 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/vaf12086/
    Associem-se, façam um site, façam-se ouvir, façam um abaixo-assinado, escrevam uma carta conjunta ao(s) vosso(s) ISP(s).

    Se isso não resultar é porque são uma minoria que não tem expressão. Porque - acreditem - se forem muitos, os ISPs hão-de vos ouvir.

    É uma questão de procura e oferta. Economia.
    ... (Pontos:0, Interessante)
    por Anonimo Cobarde em 26-02-03 0:14 GMT (#4)
    Já joguei jogos em rede durante bastante tempo, o suficiente para me apreceber do quão lammer é esta comunidade. Durante o tempo que joguei, e nao foi a mto, nunca me queixei das velocidades e dos pings. Claro que nao é nenhum luxo como jogar numa lan mas joga-se e bem, sem grandes falhas, claro que para jogar em servidores fora de portugal já nao é tão bom mas também se joga, muitas vezes a culpa nem é do ISP mas sim do servidor.... Protestos deste tipo nao surgiram hoje, já quando jogava e existia a accao.net houve a ideia de organizar 3 ou 4 manifestações\protestos que nunca deram em nada, cambada de putos. Querem grandes ligaçoes por 6 contos? Querem qualidade paguem.. Este protesto é tipico do tipico português. Abram os olhos... Não vai dar em nada... se querem velocidade juntem-se e façam um alan e jogam.. se souberem montar a rede! :P
    Re:... (Pontos:1)
    por jamaica em 26-02-03 1:06 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://latencias.pt.vu
    >Já joguei jogos em rede durante bastante tempo, o suficiente para me apreceber do quão lammer é esta comunidade.
    para além dos erros de ortografia (o CO qnd ler o teu post há-de bater com a cabeça no monitor) contradizes-te em muitos pontos: dizes q pertenceste durante muito tempo a uma comunidade à qual chamas lammer; porventura nao reparaste q a tua lógica faz com que te estejas tb a chamar de lammer!!
    essa do cambada de putos tb nao foi muito feliz, conheco muitos jogadores com mais de 30 anos :) é q tb tou quase la!! a idade nao perdoa!

    dizeres q nao vai dar em nada tb nao é bem assim.. vou dar um exemplo e é um facto que muita gente desconheçe:
    uma noticia que só me lembro de ver na accao.net (como bem falas), a qual mencionava a criação por parte da Telepac de um link directo que liga o backbone da pac aos servidores da barry's world (um exemplo do um GSP, Game Service Provider) e da jolt (outro GSP, provando e comprovando que um serviço de Internet para os jogadores online é mais do que viável.. em Portugal???sonha!! já oiço gritarem).
    pois.. tamos em Portugal, e penso haver somente 2 ISP's com capacidade e qualidade para investir num projecto deste tipo: a telepac e a oni. pode ser que um dia..

    PS:
    D:\>tracert www.jolt.co.uk

    Tracing route to clarity.jolt.co.uk [195.149.21.11] over a maximum of 30 hops:

    1 10 ms 10 ms 50 ms 10.2.127.254
    2 10 ms 10 ms 40 ms srp-6-0-0.cr01pc06.netcabo.net [212.113.172.35]
    3 10 ms 10 ms 10 ms srp-8-0.cr01pc01.netcabo.net [212.113.172.1]
    4 20 ms 10 ms 10 ms ge-1-1.br01pc04.netcabo.net [212.113.161.222]
    5 10 ms 10 ms 10 ms lisbon1-br1-pos60.cprm.net [195.8.10.193]
    6 30 ms 50 ms 40 ms london1-cr1-p20.cprm.net [195.8.0.94]
    7 30 ms 40 ms 40 ms lon1-9.nildram.net [195.66.224.59]
    8 30 ms 40 ms 40 ms jolt-gw.nildram.net [195.149.20.126]
    9 40 ms 40 ms 40 ms clarity.jolt.co.uk [195.149.21.11]

    Trace complete.
    ---------------------
    The worst moment for the atheist is when he is really thankful and has nobody to thank. Dante Rossetti

    Uma pequena correção (Pontos:3, Informativo)
    por fog em 26-02-03 10:53 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://www.fog.nu/
    >a criação por parte da Telepac de um link directo que liga o backbone da pac aos servidores da barry's world

    Só uma pequena correcção não é o backbone da Telepac que está ligado ao barrysworld é o da cprm.net, e já agora além deste link existem muitos outros mais nos POPs Europeus da CPRM
    Re:... (Pontos:2)
    por Lowgitek em 26-02-03 21:19 GMT (#23)
    (Utilizador Info) http://www.youthinkwedo.com
    Oni adsl....

    traceroute to clarity.jolt.co.uk (195.149.21.11), 30 hops max, 40 byte packets
      1 195.245.137.98 (195.245.137.98) 29.002 ms 18.713 ms 25.764 ms
      2 RC03-01 (195.245.142.85) 18.258 ms 18.602 ms 23.339 ms
      3 195.245.143.130 (195.245.143.130) 29.352 ms 21.213 ms 19.621 ms
      4 GR-02 (195.245.137.61) 21.943 ms 20.151 ms 20.828 ms
      5 195.245.137.84 (195.245.137.84) 26.705 ms 21.922 ms 18.914 ms
      6 cdvig3-r1-pos4-1-0.ipcom.comunitel.net (212.145.0.37) 27.144 ms 29.501 ms
      26.509 ms
      7 cdmad6-r1-pos2-0.ipcom.comunitel.net (212.145.0.125) 42.783 ms 42.878 ms
    41.296 ms
      8 212.121.108.1 (212.121.108.1) 62.731 ms 63.341 ms 68.635 ms
      9 so-000-stm16.ar01.TELC.iaxis.net (212.121.96.118) 92.808 ms 95.050 ms 92.549 ms
    10 lon1-9.nildram.net (195.66.224.59) 96.195 ms 95.699 ms 96.983 ms
    11 jolt-gw.nildram.net (195.149.20.126) 96.521 ms 95.725 ms 99.900 ms
    12 clarity.jolt.co.uk (195.149.21.11) 98.601 ms 97.512 ms 97.701 ms

    hmm... oni rox.. ou talvez nao..

    O que sei e que por vezes ou para não dizer a maioria das vezes tenho melhor pings para um server em frança ou arredores do que para um isp em portugal. É a lógica da internet.
    Re:... (Pontos:1)
    por HiTek DeVil em 26-02-03 1:48 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Se leres bem a thread, diz lá, e bem explicito "nem que para isso se pague um custo adicional"


    HiTek DeVil
    Re:... (Pontos:2)
    por TarHai em 26-02-03 11:10 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    E preciso ver que muitos dos jogadores online sao adolescentes. Sao os unicos com tempo suficiente para investir em jogos de computador, com ligacoes normalmente pagas pelos pais. Se queres servidores de jogos com jogadores emocionalmente mais maduros aconcelho-te um clube de xadrez, sueca ou similar ;)

    Nao percebo nada de gestao de ISP nem sei se o que falo a seguir e possivel. Os quakes requerem tipicamente baixas latencias e relativamente baixo trafego de rede ( discutivelmente, 125ms e 10-7 kbps dependendo do servidor). Nao seria possivel aos ISPs prioritizarem esse trafego de acordo com esses requisitos? Seria isto capaz de atenuar os problemas? Provavlemente os beneficios seriam intangiveis.


    ## I live the way I type; fast, with a lot of mistakes.
    LAN's (Pontos:2)
    por BuBbA em 26-02-03 9:52 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://www.BuBix.net
    Porque é que nao recorrem às lan house's? Sempre saía mais barato (parece-me).
    Estou desiludido... (Pontos:2, Interessante)
    por DomusOnline em 26-02-03 11:55 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://bandalarga.domus.online.pt/
    Bem, as respostas a este assunto enquadram-se no que obtive no artigo "Associação de utilizadores de banda larga..."
    Muitas off-topic, algumas "radicais" por AC, e curiosamente uns "associem-se"... que era precisamente o tópico do outro post...

    Eu pessoalmente nunca joguei "online" nem sequer numa LAN... Não tenho grandes comentários a fazer... Mas não deixo de ficar desiludido.
    De qualquer forma:
    - Pelo que li na discussão, os "gamers" não são todos putos nem lammers.
    - O que eles quereriam era por exemplo serviços orientados para isto. No fundo é uma oportunidade de negócio para os ISPs
    - Pelos vistos, efectivamente toda a gente quer ver a carroça partir para depois apanhar boleia. Só que sendo assim, quem a puxa sente-se mesmo burro (ou qualquer outra besta do género) e portanto desmotiva-se.

    Quanto às (poucas) sugestões minimamente úteis que me ocorrem já tive oportunidade de as dar noutros formatos ao shore.

    Felicidades

    Ass.: Um gaijo um bocado desiludido (ou em dia não...)

    Cumprimentos.

    Banda Larga

    Re:Estou desiludido... (Pontos:1)
    por shore em 26-02-03 14:05 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    Concordo totalmente.
    IY - http://intensity.clanhosted.com/
    Da Gamer (Pontos:2)
    por racme em 26-02-03 12:33 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://rmitz.org/freebsd.daemon.html
    so uma achega,

    o Cognome dos Portugueses la' fora e' PT Warpers. Todos sabemos que e' um argumento dos nossos inimigos na hora da derrota, mas ninguem lhes conhece validade para tal.
    Somente e' uma pena que as nossas tao queridas e caras ligacões com o resto do mundo, principalmente com a Europa nao tenham um reconhecimento geral de aceitaveis.
    Acho que criar um pacote GAMER nao seria nada mau tendo em conta que os GAMERs fazem pouco leech apenas precissam de boa BD w/ PLs for few GBs to do N1 OMG HS and no TKs :D


    B0rn to frag!
    ph34r da powa of da daemon =)
    Re:Da Gamer (Pontos:1)
    por SIGT3RM em 26-02-03 17:22 GMT (#21)
    (Utilizador Info)
    E nem tiveram muitas razões de queixa...
    Muito menos na final, onde se jogou num bom servidor (holandês)... E apesar de não haver links directos (há???), o ping era bom sem perda de pacotes.

    SIGT3RM aka Sh337.PtWa :D
    Já esteve mais longe (Pontos:2)
    por SUp3rFM em 26-02-03 15:13 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://phalanx-ut.com
    ... Mas os grandes já ouviram falar deste fenómeno. As comunidades de online gamers estão a tornar-se em nichos de mercado com bastante potencial. Como alguém disse, os online gamers (aqueles que levam a sério a coisa) não são putos, mas alguns são lamers. :)

    Certo é que muitos destes jogadores são aqueles que compram ligações de alto débito, supostamente dirigidas apenas para empresas, de 768 a 1mbit. E isto vale alguma coisa, pelo menos vai valer como argumento "marketeiro" junto de quem decide as coisas.

    Posso acrescentar que um dos grandes já está a par do que se passa junto destes públicos. No entanto, toda a ajuda é preciosa. Se a ideia é criar uma associação de utilizadores com pés e cabeça, assente num plano bem estruturado e com argumentos fortes, contem comigo.

    A minha anterior assinatura era ainda pior que esta.

    Re:Já esteve mais longe (Pontos:2)
    por Lowgitek em 26-02-03 21:29 GMT (#25)
    (Utilizador Info) http://www.youthinkwedo.com
    Como diria o outro...

    "Em tempos de crise quem tiver olho é Rei"

    Ora bem, numa altura para ver quem é que consegue se aguentar com pacotes oferecidos a preço de banana e ahaver quem vaia a falência por ultimo, admira me muito que ainda não tenham tentado explorar convinientemente esse tão e grande falado "nicho" de mercado.

    Não é uma revolução nem a reinvenção da roda, é apenas fornecer o serviço a quem precisa dele e marcar pela diferença ao abrangir uma fatia de mercado muito pouco ou nada explorada até entao dentro das nossas fronteiras.

    Eu não jogo muito online, pelo menos tanto como alguns, mesmo já fazendo parte de um clã de ghost recon/raven shield, no entanto morrer pelo ping é coisa quecaá os burgos já estão habituados ;)


    tecnicamente como fazem? (Pontos:2, Interessante)
    por FlipO em 27-02-03 0:58 GMT (#26)
    (Utilizador Info)
    Mudando um pouco o rumo à conversa do "vale/não vale a pena" aproveito para pedir que os mais informados expliquem o que é que pode ser feito tecnicamente e como é que isso seria implementado?

    ou seja, é fácil para um ISP com uma estrutura já montada criar um produto desses sem grandes modificações? (rentável?)
    Será que a maioria dos links existentes estão preparados para suportar facilmente uma estrutura com prioritização (será que é assim q se escreve?) de pacotes?

    Será que é viável manter uma qualidade de serviço que faça jus à diferença de preço em relação a um serviço comum? (mantendo preços 'aceitáveis' para o mercado doméstico?)

    E já agora q tb n sou 'gamer', quais são os principais factores para um bom serviço de 'gaming'? é só a latência?

    FlipO

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]