gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Netscape à beira do fim ?
Contribuído por BladeRunner em 20-02-03 0:26
do departamento e-como-fica-o-mozilla-nesta-história?
Netscape vd escreve "Segundo o MozillaNews, num recente artigo, a proxima versão do Netscape poderá ser a última.

"Based on the Mozilla trunk, the next release of Netscape may be the last major release for the foreseeable future. The current plan for the browser is "Probably focused on maintenance releases." I'm not sure exactly what this bodes for the Netscape division though. There have been brutal cutbacks, but there are still NS programmers on-payroll, with many officially working on non Mozilla-related AOL projects, but still with a focus on Gecko use. "

Cabovisão procura comprador | Foruns vs Mailing Lists  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Netscape
  • MozillaNews
  • artigo
  • Mais acerca Netscape
  • Também por BladeRunner
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Chiça (Pontos:1, Interessante)
    por mar_ori em 20-02-03 3:16 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Cuidado com os títulos.
    À primeira vista pensava que era o fim da empresa.
    Re:Chiça - És um urso! (Pontos:0, Engraçado)
    por Anonimo Cobarde em 20-02-03 14:58 GMT (#19)
    Este título foi só para captar a tua atenção, quero-te dizer que gostei muito do teu post.
    :->
    Re:Chiça (Pontos:1)
    por mar_ori em 20-02-03 19:28 GMT (#25)
    (Utilizador Info)
    O objectivo de um título é chamar atenção, para "obrigar" as pessoas a lerem o artigo e depois decidirem se vão entrar na discussão, ou não.

    Concordo plenamente. Mas se o título te induz em erro significa que não foi lá muito eficaz para a tua decisão se queres ou não ler o resto. É claro que lendo o resto do artigo se percebe do que se trata, por isso mesmo disse que o título não estava enquadrado.

    daqui a nada o gildot terá uma versão que será "gildot for blondes" com todos estes pequenos promenores bem definidos.

    Não seria má ideia que se tivesse em atenção todos estes pequenos pormenores, niguém viria para aqui refilar e originar discussões desnecessárias. Só não concordo com o título, pois acho que seria um gildot bem mais inteligente nas suas discussões.
    Re:Chiça (Pontos:1)
    por mar_ori em 20-02-03 22:22 GMT (#27)
    (Utilizador Info)
    esqueci-me. o artigo não é sobre o fim da netscape mas sim do communicator da netscape
    Espero que não se confirme (Pontos:4, Esclarecedor)
    por joaorf em 20-02-03 8:01 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Apesar da maioria dos utilizadores de Mozilla não o perceber, a existência deste browser, assim como o estado avançado de desenvolvimento em que se encontra, deve-se sobretudo à Netscape. Os principais developers do Mozilla são trabalhadores a tempo inteiro da Netscape. Além disso, o apoio de uma empresa gigante como a AOL é muito importante pelo número de clientes que possui e que, consequentemente, poderá influenciar a utilizar o Netscape.

    Acredito que a AOL tenha prejuízo com a Netscape. Mas se decidir encerrar esta empresa, o IE fica praticamente sem concorrência. O nome Mozilla é muito menos popular do que Netscape, e dificilmente algum dia será tão popular.

    O fim da Netscape é, também, o fim de um ícone. O nome Netscape encontra-se indissociavelmente ligado à massificação do uso da Internet. O browser tal como hoje o conhecemos é uma criação de Marc Andreessen e da Netscape. Frames, Javascr1pt, Cookies, Plugins, SSL, etc. foram criações da Netscape. Comparativamente, a Microsoft inovou nada com o Internet Explorer. Nos seus tempos áureos, o ritmo de desenvolvimento da Netscape era incrível. Em apenas quatro anos (de 1994 a 1998) a Netscape conseguiu criar um browser surpreendente. Ainda hoje, o módulo "Mail & News" tem menos bugs do que o correspondente em Mozilla. E o projecto Mozilla já dura há 4 anos, tendo tido a vantagem de ter ido beber uma tecnologia já conhecida... E não era só um browser que a Netscape fazia: era um servidor Web, Mail, Proxy, LDAP, Calendar, etc! A Microsoft desenvolveu o IE também em pouco tempo, mas desenvolver copiando é mais rápido, do que desenvolver inovando.

    A Netscape foi fundada pelo visionário Jim Clark, também fundador da Silicon Graphics. Este foi o homem responsável por trazer para a praça pública o debate acerca das práticas monopolistas da Microsoft. Actualmente é possuidor de um milhão de acções da Microsoft...

    Re:Espero que não se confirme (Pontos:1)
    por [Cliff] em 20-02-03 14:04 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    Não acredito que o IE vá ficar sem concorrência séria. Na minha opinião o Opera está a ganhar mercado e é, felizmente, provável que continue a ganhar até atingir uma posição, não direi dominante, mas bastante visível no mercado.
    O Opera, que uso com muito gosto :D, substituiu rápidamente os browsers que tinha instalados tanto no Linux como no Windows e os de muitos amigos meu que a única coisa que queriam é que o IE abrisse só numa janela c/ páginas divididas em tabs...
    BTW, desaconselhei imediatamente o uso do aBrowser lol.
    Nada do que foi escrito deve ser levado em consideração...
    Netscape 7.02 (Pontos:1)
    por ReporterX em 20-02-03 9:58 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Não acredito muito nessa hipótese...

    Ainda à dias foi lançado o Netscape 7.02

    Relativamente ao mozilla penso que a(s) próxima(s) releases do ramo 1.x deveriam ser dedicadas a bug-fixing, porque em termos de novas features para o browser à pouco ou nada a acrescentar.


    ReporterX

    nada de novo (Pontos:3, Esclarecedor)
    por racme em 20-02-03 13:40 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://rmitz.org/freebsd.daemon.html
    esta noticia vem no seguimento de outras recentes que abalam/abalaram a comunidade mozilla worldwide.
    (com um pouco mais de temp irei reunir os links, mas aqui fica um breve apanhado)

    -supostamente o projecto Phoenix ta morto faz 3 meses.
    -supostamente a noticia da adopcao do Safari pela Apple nao caiu muito bem nas hostes Mozillianas, mais concretamente nos programadores do chimera e gecko por arrasto q viam uma forma de subsistencia imediata, visibiliade, numero de utilizadores, etc. So pela pub negativa que receberam considerando o chimera como um browser lento e pesado na renderizacao de paginas, chegou para desmotivar muita alma.
    -o estabelecimento de um preacordo da symbian OS com a Opera para o fornecimento da proxima geracao de browers para este SO nos telemoveis.
    -alguns despedimentos na netscape recentemente
    -e o facto de a propria AOL ter apresentado prejuizos no ano fiscal anterior, decrescimo no valor das suas accoes na nasdaq, mudancas do CE do grupo AOLTime warner, etc.

    mesmo que a netscape morra acho que o mozilla nunca morrera. A estrutura empressarial 'e fundamental mas a estrutura de uma comunidade Opensource 'e muito mais importante.
    Vejo mesmo com muitos bons olhos esta separacao.


    B0rn to frag!
    ph34r da powa of da daemon =)
    Re:nada de novo (Pontos:2)
    por mlopes em 06-03-03 18:33 GMT (#30)
    (Utilizador Info)

    supostamente o projecto Phoenix ta morto faz 3 meses

    Quando saiu a versão 0.5 do Phoenix foi avisado que uma próxima versão estável só deveria sair em Fevereiro de 2003, apesar disso a ultima nightly build que lá está tem 2 dias, o projecto não está morto, está em desenvolvimento à espera de corrigir os bugs e implementar as features necessárias para lançar a versão 0.6, o projecto vai também mudar de nome, já que o nome phoenix não pode ser usado porque já pertence a alguém!


    No woman ever falls in love with a man unless she has a better opinion of him than he deserves.

    e-como-fica-o-mozilla-nesta-história? (Pontos:2)
    por vd em 20-02-03 19:08 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    Na mesma.

    Sem um apoio importante, é certo, mas o mozilla é mais que Netscape.
    Sim, sei que a maior parte dos programadores do mozilla são da Netscape.
    Na realidade, o netscape serviu essencialmente para desbravar caminho na guerra de browsers.
    Considero o Netscape como o StarOffice, ambos foram cruciais para desenvolver algo para a comunidade.

    vd
    Re:Mas fazia sentivo haver o MZ e o NS? (Pontos:1)
    por Arrepiadd em 20-02-03 2:49 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Foi bom enquanto durou, em tempos o netscape com aquele terrível bug, era o único browser de jeito que havia por aí em linux e unix.

    Em linux e não só. Talvez não tenhas tido net na altura do IE 3.0 e do Netscape 3 (e posteriormente o 4, que saiu antes do IE 4) mas nessa altura o Netscape era muito superior ao IE, que nem sequer vinha de raiz no Windows (3.1) Lembro-me que para fazer o download do Netscape Comunicator (16 MB) ficou o pc ligado a noite inteira.

    Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. IE começou a ganhar terreno, afinal já vinha no Windows e pela altura do IE 4.0 estava ao nível do Netscape, pelo que deixou de fazer sentido (num modem de 28.8k) fazer o download do NC.

    Hoje, o NC é uma sombra do que já foi e já é dependente de outro software, o Mozilla, do qual aproveita a parte principal. Portanto, as equipas de produção para o NC limitam-se a fazer adições à base.

    De qualquer forma, tendo em conta que foi recentemente comprado pela AOL, a menos que seja um sorvedouro de dinheiro, o NC não vai morrer. Pode, quanto muito, tal como é dito na notícia passar a ser um Mozilla com actualizações de manutenção. Afinal, é praticamente isso que ele é hoje. Mas, comprar o Netscape e em seguida acabar com ele e continuar a usar o IE, não me parece boa política para uma empresa (AOL).

    Re:Mas fazia sentivo haver o MZ e o NS? (Pontos:2)
    por ^S^ em 20-02-03 11:02 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://www.zbit.pt/~luis
    O IE nao vinha no Windows 3.1, nem no Windows 95. Para este ultimo havia o package MS Plus! que se acompanhava do IE 2.0.

    Algo mais tarde, com o Windows 95 SR2, o IE 2.0 ja' vinha pre-instalado, tendo surgido ainda antes do aparecimento do Windows 98 c/ IE 4.0 o IE 3.0 -- este sim, foi uma grande mudanca para o browser da MS, que ate' entao era apenas um aplicativo muito pobre e debil.
    ^S^
    Re:Mas fazia sentivo haver o MZ e o NS? (Pontos:2)
    por BlueNote em 20-02-03 10:48 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Já encontrei pessoas com opiniões similares à tua e o que parecem não perceber é que o Mozilla é a versão open-source de desenvolvimento do Netscape!

    Sem o Netscape o Mozilla deixa de existir, a não ser que haja gente disposta a manter o projecto de borla, dado que o developing core é gente da Netscape, paga pela Netscape, mas com desenvolvimento aberto ao input da comunidade (open-source).

    Esse ponto de vista é de alguém que ainda não percebeu que os projectos open-source (e os de free software, já que falamos nisso) têm de ser financiados para sobreviver! O software não cai do céu!

    Se o Netscape desaparecer, não dou três cêntimos pela sobrevivência do Mozilla!

    Re:Mas fazia sentivo haver o MZ e o NS? (Pontos:2)
    por mlopes em 20-02-03 11:59 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Two words for you:

    MySQL, Apache!

    No woman ever falls in love with a man unless she has a better opinion of him than he deserves.

    Re:Mas fazia sentivo haver o MZ e o NS? (Pontos:1, Informativo)
    por Anonimo Cobarde em 20-02-03 12:31 GMT (#12)
    MySQL

    MySQL AB, the company founded by the creators of the MySQL database server, offers professional technical support and is available for consulting and custom development.

    Apache

    The Apache Software Foundation exists to provide organizational, legal, and financial support for the Apache open-source software projects. Formerly known as the Apache Group, the Foundation has been incorporated as a membership-based, not-for-profit corporation in order to ensure that the Apache projects continue to exist beyond the participation of individual volunteers

    Re:Mas fazia sentivo haver o MZ e o NS? (Pontos:1)
    por Pink em 20-02-03 13:27 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://www.PinksWorld.8m.com
    Muito pertinente o comentário.

    Recomendo a moderação do post cima para 1, Informativo.


    []s,
    Pink@Manaus.Amazon.Brazil.America.Earth.SolarSystem.OrionArm.MilkyWay.Universe

    Re:Mas fazia sentivo haver o MZ e o NS? (Pontos:2)
    por mlopes em 20-02-03 17:07 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    E o que impede o Mozilla de seguir qualquer destes dois caminhos?

    No woman ever falls in love with a man unless she has a better opinion of him than he deserves.

    Re:Mas fazia sentivo haver o MZ e o NS? (Pontos:2)
    por BlueNote em 20-02-03 22:10 GMT (#26)
    (Utilizador Info)
    Os exemplos do MySQL, Apache, etc, só servem para reforçar a ideia que o desenvolvimento de software open-source precisa de ter um suporte financeiro garantido por um modelo sustentado. Há vários exemplos de como lá chegar, não assentam num modelo único.

    Quanto a mim, o sucesso dos diferentes modelos radica na sua adequação ao segmento de mercado do produto.

    O modelo do Mozilla/Netscape tem dado resultados práticos porque parece ser o mais adequado para a classe de produto "browser". Se o projecto tiver de continuar sem a Netscape, parece-me problemático usar modelos como os da MySQL ou Apache, não me parece que sejam modelos viáveis para aplicar ao desenvolvimento deste tipo de software, mas pronto...

    Re:Mas fazia sentivo haver o MZ e o NS? (Pontos:2)
    por higuita em 20-02-03 15:03 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://raff.fe.up.pt/~eq92025/
    mais 2 nomes:

    kde, gnome
    Higuita
    Re:Mas fazia sentivo haver o MZ e o NS? (Pontos:2)
    por chbm em 20-02-03 11:17 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    O Netscape7 é apenas builds do Mozilla com ligeiras alterações por isso não há duplicação nenhuma.

    O que esta noticia quer dizer mesmo é que vai deixar de haver o Netscape7 *e* o AOLBrowser. O Gecko vai continuar a ser desenvolvido, a AOL vai continuar a usar o Gecko como base dos seus productos e o Mozilla/Nautilus/Galeon/Phoenix/Chimera/Whatnot vão continuar a usar o Gecko.

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]