gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
EDP desmente oferta por Oniway
Contribuído por npf em 24-10-02 19:17
do departamento vai-encerrar-ou-não??
Portugal ribeiro escreve "Carissimos,
A EDP emitiu um comunicado, em que desmente que existiu qualquer oferta por parte dos outros operadores, e que não vai encerrar de alguma forma a Oniway.
Uma vez que o documento é curto, e não tem gráficos, passo aqui a transcrevê-lo:

"No seguimento de noticias hoje veiculadas por algus orgãos de comunicação social, a EDP desmente ter recebido qualquer proposta por parte dos outros operadores licenciados para o mercado móvel de telecomunicações para o "encerramento das operações da Oniway". Consequentemente, não pode a EDP, enquanto accionista da ONI, dar o seu "acordo prévio" a algo que não existe e não conhece.

Vd escreve ainda: "Vem noticiado hoje no Jornal de Negócios que a ONIWay vai mesmo encerrar, dado que os operadores - TMN, Vodafone e Optimus - e EDP entenderam-se e chegaram a um acordo.

ribeiro continua:
A EDP tem vindo regularmente a informar o mercado de que está atenta às evoluções no mercado de telecomunicações móvel em Portugal, particularmente no que se refere a eventuais processos de consolidação que possam vir a ocorrer. Deste modo, têm decorrido no último ano, entre os diversos operadores, conversações tendentes a estudar todas as alternativas existentes. Até à data, no entanto, as referidas conversações foram inconclusivas.

Finalmente, a EDP faz questão de reafirmar-enquanto accionista da ONI - o seu apoio incondicional à ONIWAY no seu esforço para obter a interligação com a VODAFONE e a OPTIMUS, condição essencial para o arranque comercial das suas operações.
Lisboa, 18 de Outubro de 2002"

Podem encontrar o documento neste URL:
página
Abraços,
Rui Ribeiro"

Vd continua: "Agora está tudo nas mãos das finanças porque os accionistas querem deduzir as menos-valias da empresa liquidada, mas não o podem porque a Oniway foi constituida em Setembro de 2000 e tem de esperar pelo menos 3 anos.

"Os accionistas da OniWay, já gastaram, desde o lançamento da operação, mais de 400 milhões de coros, dos quais 180 milhões de euros correspondem a investimento operacional acumulado até Junho deste ano. Um montante que os accionistas da OniWay - EDP, Telenor, BCP e Iberdrola -, terão todo o interesse em deduzir aos lucros, nas respectivas quotas parte, calculadas em função da participação de cada um na empresa."
"Optimus, TMN e Vodafone Telecel e a EDP já chegaram a acordo sobre as linhas gerais da operação, nomeadamente sobre o montante a pagar pelos operadores para o encerramento da OniWay. E, neste momento, sublinhou a mesma fonte, está a proceder-se à consulta junto dos accionistas estrangeiros. A Telenor e a Iberdrola controlam, respectivamente, 20% e 8%"

E assim morre a esperança de concorrência à PT.... "

Fórum sobre Educação e Ensino | AJC presente na Fortech 2002 - Linux e Software Ab  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • página
  • ribeiro
  • Mais acerca Portugal
  • Também por npf
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Vodafone... (Pontos:2)
    por leitao em 24-10-02 22:43 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/
    E assim morre a esperança de concorrência à PT....

    A Vodafone nao e' um concorrente ?


    "Monogamy is for guys that can't get pussy." --Steve-O.

    Re:Vodafone... (Pontos:3, Esclarecedor)
    por ribeiro em 25-10-02 5:23 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://ruka12.tripod.com
    Claro que a Vodafone é um concorrente.
    No entanto, a Oniway era a única a benificiar de uma infra-estrutura nacional capaz de rivalizar com a PT (leia-se infra-estrutura da EDP).
    Na minha opinião, o fecho/venda desta é falta de visão. Estavam a perder dinheiro agora, mas no futuro poderiam ter sido o maior concorrente da PT.
    Existiam num entanto outros problemas de mais dificil resolução que os problemas de dinheiro...
    --
    Re:Vodafone... (Pontos:3, Interessante)
    por SUp3rFM em 25-10-02 7:56 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://dont-go-to.phalanx-ut.com
    "UMTS" e "ganhar dinheiro" no mesmo contexto? :)

    A minha anterior assinatura era ainda pior que esta.
    Re:Vodafone... (Pontos:2)
    por grumpy bulgarian em 25-10-02 8:36 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://10.10.11.2
    No entanto, a Oniway era a única a benificiar de uma infra-estrutura nacional capaz de rivalizar com a PT (leia-se infra-estrutura da EDP).

    eh pá, se formos a ver bem, desde 2000 que temos a infraestrutura própria da EDP, mais a da Refertelecom, mais a Brisa. com estes já devemos ter para aí uns 100000Gbps de fibra para ligar Lisboa e Porto.

    claramente é positivo que haja concorrência entre estes novos "vendedores de backbone" e a PT Comunicações, que já cá estava, a questão é que estes novos grossistas são também retalhistas, e a avaliar pelas notícias que dizem que a Novis, a Jazztel, a Colt, a Vodafone, etc... andam por aí a instalar rede própria, conclui-se que o negócio da fibra escura deve ser mais interessante para quem vende do que para quem compra. (mesmo considerando que parte desta fibra não é propriamente backbone nacional, mas sim ligações metropolitanas).

    agora, o que eu queria dizer é que se calhar não se perde assim tanto com um eventual desaparecimento da Oniway, se eles (onitelecom)se dedicarem a tempo inteiro a construir algo de verdadeiramente alternativo à PT, nomeadamente uma rede que chegue perto do cliente final, para vender para eles mesmos e revender as outras telecoms.


    Grumpy B)

    Re:Vodafone... (Pontos:2)
    por vd em 25-10-02 8:12 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    À rede fixa só a Oni / EDP

    Cumprimentos,
    vd
    Optimus... (Pontos:0, Engraçado)
    por Anonimo Cobarde em 25-10-02 8:09 GMT (#5)
    A Optimus já começa a lembrar o personagem do Eddie Murphy no Shrek (o burrito): Escolhe-me a mim! Escolhe-me a mim!

    Vamos ver se também não são comprados pela Vodafone...

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]