gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Blender de volta... Para sempre
Contribuído por npf em 14-10-02 9:12
do departamento GPL's
Notícias humpback escreve "Aquele que é provavelmente um dos melhores softwares para 3D disponiveis para Linux (se nao contarmos com o Maya ou o Houdini devido ao preço), e que nos ultimos tempos esteve prestes a desaparecer, foi lançado ontem (domingo) agora OpenSource. O programa vem distribuido como GNU/GPL mas tem uma outra licensa em alternativa.

O site neste momento está mais ou menos em baixo apenas com dois links para locais de onde se sacar a source.

Esperemos que este projecto consiga crescer, é algo bastante necessário, um pacote de animação 3D não comercial (podem dizer que os Mayas, Lightwaves e arghhh 3D Studios são muito bons, mas eu não me importo de ter um programa um pouco pior e que seja livre)."

China proíbe menores de navegar na Web em locais públicos | Franceses criam plano contra roubo de telemóveis  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • site
  • Mais acerca Notícias
  • Também por npf
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    livre ou grátis (Pontos:2, Interessante)
    por Anonimo Cobarde em 14-10-02 10:02 GMT (#2)
    mas eu não me importo de ter um programa um pouco pior e que seja livre

    Que seja livre ou que seja de borla? Ou, fazendo a pergunta de outra forma, em qual das quatro liberdades estás interessado? Estás interessado em modificar o código e redistribui-lo em seguida, ou estás interessado em beneficiar da redistribuição do código e em usá-lo para qualquer fim?

    Ou fazendo a pergunta ainda de outra maneira, das pessoas que estão contentes por o Blender ter sido libertado, quantas é que contribuiram com dinheiro para o resgate?

    Ou perguntando ainda de outra maneira: dos adeptos do software livre, qual é a fracção dos que contribuem com código e qual é a fracção dos que se limitam a beneficiar do trabalho dos outros?

    Ou perguntando ainda de outra forma: de entre os activistas politicos, principalmente de entre aqueles que defendem que se deve dizer "GNU/Linux" e não "Linux", quantos são os que contribuiram alguma vez com uma linha de código que seja?

    Re:livre ou grátis (Pontos:3, Esclarecedor)
    por Anonimo Cobarde em 14-10-02 10:21 GMT (#4)

    O espirito do Software Livre é quem puder e quem souber, PODE colaborar com a comunidade, não só com linhas de codigo, mas também com documentação, bug reports, etc... Ninguem é obrigado a nada.
    Nem todos têm disponibilidade financeira, para fazer doações e muito menos para fazerem doações a todos os projectos de Software Livre, cujo software utilizam. Também nem todos sabemos programar, ou temos tempo disponivél para qualquer tipo de colaboração.
    O Software Livre é para todos e não só para quem colabora em projectos de Software Livre. Por isso deixa-te de tentares transmitir essa noção distorcida de moral.


    Re:livre ou grátis (Pontos:0, Interessante)
    por Anonimo Cobarde em 14-10-02 10:37 GMT (#5)
    Dos que têm disponibilidade financeira para fazer doações, quantos é que efectivamente as fazem? Eu nem sequer estaria à espera que as pessoas contibuissem para todos os projectos que usam, mas isso não é desculpa para não contribuirem para nenhum, ou é?

    Dos que sabem programar e têm tempo disponível, quantos é que contribuem com código?

    Dos outros, quantos é que contribuem com Bug reports e quantos é que contribuem com documentação?

    Quanto à "noção distorcida de moral", que a tem são os hipocritas que defendem o altruismo comunitário e a superioridade moral do movimento Free Software, mas que não contribuem com absolutamrente nada.

    Re:livre ou grátis (Pontos:1, Gozão)
    por rollerball em 14-10-02 11:17 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Clap, clap !!

    Nuno Paulino aka Rollerball
    Re:livre ou grátis (Pontos:3, Interessante)
    por xeon em 14-10-02 13:12 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://pthelp.org
    E agora imagina se a roda fosse protegida por copyright ...
    Era giro ter que se pagar royalties a alguem sempre que se quisesse usar uma roda .. nao ?

    Va' ... nao sejamos fundamentalistas.

    Tou de acordo com o facto de que ha' quem nao contribua peva para o 'movimento', mas tambem acho que o simples facto de usar e promover o uso de software opensource acaba por ser uma contribuicao ... e, quem sabe, das mais importantes.
    Nao adiantaria de nada participar no desenvolvimento de um qq software opensource se mais ninguem alem dos developers/testers o usasse...


    -- Reading the FM
    Re:livre ou grátis (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 14-10-02 19:35 GMT (#21)
    (Utilizador Info)
    Parece-me que dizes "livre" quando pensas "grátis"...


    "To underestimate one's self is as much a departure from truth as to exaggerate one's own powers"
    - Sherlock Holmes
    Re:livre ou grátis (Pontos:3, Esclarecedor)
    por Cyclops em 14-10-02 11:29 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://www.1407.org
    >> mas eu não me importo de ter um programa um pouco pior e que seja livre
    > Que seja livre ou que seja de borla?
    Qual dos significados de livre é que não entendeste? É que ao contrário de free com free não é muito fácil confundir livre com borla...

    > Ou, fazendo a pergunta de outra forma, em qual das quatro liberdades estás interessado? Estás interessado em modificar o código e redistribui-lo em seguida, ou estás interessado em beneficiar da redistribuição do código e em usá-lo para qualquer fim?
    Ou fazendo a pergunta de outra forma... qual das seguintes limitações aprecias mais? Não poder corrigir um bug numa versão não mais suportada, mesmo que por diversos motivos não possas fazer um upgrade total? Não poder ajudar amigos teus numa situação semelhante? Não poder ajudar um amigo distribuindo-lhe uma cópia de um programa? Submeteres-te às condições alteráveis unilateralmente, entrando num estado de servitude?

    > Ou fazendo a pergunta ainda de outra maneira, das pessoas que estão contentes por o Blender ter sido libertado, quantas é que contribuiram com dinheiro para o resgate?
    Pelos vistos as suficientes, dado que atingiram os seus objectivos.

    > Ou perguntando ainda de outra maneira: dos adeptos do software livre, qual é a fracção dos que contribuem com código e qual é a fracção dos que se limitam a beneficiar do trabalho dos outros?

    Então limitas as contribuições apenas ao código? E os tradutores? E os artistas gráficos? E os que fazem documentação? E os que testam e alertam para bugs? E os que promovem o software?

    > Ou perguntando ainda de outra forma: de entre os activistas politicos, principalmente de entre aqueles que defendem que se deve dizer "GNU/Linux" e não "Linux", quantos são os que contribuiram alguma vez com uma linha de código que seja?
    Falando por mim, posso dizer que contribuí mais do que dez miseráveis linhas...
    Re:livre ou grátis (Pontos:2)
    por mlopes em 14-10-02 13:01 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    Pela tua conversa presumo que sejas um desses parasitas sociais, se não fosses, percebias como as coisas funcionam para quem não é parasita, em vez de estares para aqui a mandar postas de pescada!

    If you don't have time to do it right, where are you going to find the time to do it over?

    Re:livre ou grátis (Pontos:2)
    por bgravato em 14-10-02 19:04 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    E quantos são programadores frustrados em empresas que desenvolvem software proprietário e depois vêm para aqui mandar postas de pescada?

    Deves ter contribuído muito tu, deves...
    Freeloading e FS/OSS (Pontos:3, Esclarecedor)
    por joaobranco em 14-10-02 23:36 GMT (#23)
    (Utilizador Info)
    O problema dos "freeloaders" em projectos de software livre é bastante reconhecido.

    No entanto, deve ser dito que ao contrário do que acontece na maior parte das situações de "freeloading", em geral o número efectivo de utilizadores que não contribuem directamente para o projecto não afecta a viabilidade do mesmo (porque não existe um custo por utilizador), nem a qualidade da utilização do mesmo por parte dos restantes (em geral ocorre o contrário, com as vantagens de rede de utilizadores).

    Para além disso os mecanismos de "remuneração" em termos de prestigio/visibilidade da equipa programadora dependem em geral do número de utilizadores do projecto, não do número de contribuidores.

    Existem "freeloaders" em projectos de FS/OSS? Claro que sim, existem em todos os tipos de projectos em que não exista um mecanismo 100% fiável de ligar benificios a custos (alguém que copia um programa de software comercial sem ter pago por ele é também um freeloader, assim como uma empresa que compra N licensas e instala N+M). Agora, são todos os utilizadores desse tipo de software assim, como tu implicas? Obviamente que não, pela razão simples que se tal fosse verdade não existiriam os projectos.

    Cumps, JB

    Re:livre ou grátis (Pontos:2)
    por Cyclops em 15-10-02 0:14 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://www.1407.org
    > Porque eles não contribuem com software, nem com o que quer que seja, mas defendem que os outros devem contribuir.
    É natural... tu podes até não ser escritor, mas preferirias viver em 1984 ou defender que haja liberdade e o livre fluxo de ideias?
    Re:livre ou grátis (Pontos:1, Redundante)
    por Branc0 em 14-10-02 11:33 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    Então e agora fazes um post como AC?

    Ena o que tu foste fazer... não sabes que os deuses do gildot não gostam disso?

    Estes AC's só dão cabo do sistema, abaixo os AC's!

    Nota:Yes... i'm a fucking troll today!


    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton

    SL != não comercial (Pontos:1, Esclarecedor)
    por Anonimo Cobarde em 14-10-02 10:07 GMT (#3)

    Se gostas de Software Livre, não digas que ele não é comercial, porque para alem de ser um disparate é falso.

    Quando querem referir-se ao software não livre chamem-lhe o que ele é, ou seja, proprietário.


     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]