gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Teoria da Relatividade de Einstein (RE)posta em causa
Contribuído por AsHeS em 10-08-02 0:38
do departamento cientistas-portugueses
Ciência Baía escreve "A digito acaba de divulgar uma notícia na qual revela que foi posta em causa a Teoria da Relatividade do "nosso" amigo Einstein por um grupo de cientistas australianos. Segundo estes, a velocidade da luz nunca foi constante tal como Einstein assim o supôs. Até aqui tudo bem, o indignante é que esta contra-teoria (se assim a podermos denomimar) já havia sido proposta e explicada, em Portugal, há relativamente um ano por um Físico luso, exactamente com os mesmo parâmetros apresentados pelos cientistas australianos!!! Porquê o favoritismo e protagonismo para os cientistas Australianos??? Já vêm um bocado tarde, não???? "

Nova forma de combater o virus Nimda | Conteúdos pagos e Casinos  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • digito
  • notícia
  • Mais acerca Ciência
  • Também por AsHeS
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Favoritismo ? Nao. (Pontos:5, Interessante)
    por leitao em 10-08-02 0:57 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/

    Nao conheco completamente o caso, mas nao me parece favoritismo. Pelo que li do trabalho do fisico portugues, este apenas expos a hipotese -- nao tendo levado a explicacao ate' 'as ultimas consequencias.

    Os cientistas australianos por sua vez levaram o trabalho um bocado mais adiante, tento tido como tal alguma mais visibilidade.

    E' como o que o Newton disse: I could only see further because I was standing on the shoulders of giants..


    echo '[dO%O+38%O+PO/d00]Fi22os0CC4BA64E418CE7l0xAP'|dc

    Link (Pontos:0, Informativo)
    por Anonimo Cobarde em 10-08-02 2:38 GMT (#2)
    Por acaso ja tinha lido um artigo da cnn a falar sobre o assunto e a discussao no slashdot.
    Uma breve explicação (Pontos:2, Interessante)
    por Lello Minsk em 10-08-02 22:01 GMT (#5)
    (Utilizador Info)

    Em 1999, João Magueijo , um jovem e rebelde cientista português ,licenciado pela Faculdade de Ciências da U. de Lisboa e fisico teórico em Londres no Imperial College chocou toda a comunidade cientifica com um artigo na Physical Review onde defendia que a velocidade da luz nem sempre foi igual ( tal como os australianos afirmam agora ) , sendo que a luz viaja mais rapidamente no inicio do Universo.

    A ideia já havia surgido na cabeça de João em 1995 , mas demorou alguns anos a transformar a ideia numa teoria cientifica .

    João afirmou que durante anos se riram dele , uma vez que dificilmente um jovem sem reputação no campo da Ciencia poderia colocar em causa a Teoria da Relatividade, em 2000 finalmente recebeu algum apoio e algum crédito. João recebeu depois um emprego fixo como fisico no Imperial College onde estagiava, e juntamente com um outro jovem colega João passa os seus dias a reinventar as leis da Fisica.

    A diferença entre os Australianos e o nosso Portugues é que os Australianos fundamentaram a sua "teoria" em dados visiveis recolhidos pela University of New South Wales , mas em toda o caso a teoria é a mesma, os créditos são deveriam ser em grande parte do nosso Portugues que infelizmente não é muito reconhecido pela comunidade cientifica , ou contrário dos Australianos ( odeio lobby's ) .


    Re:C (Pontos:1)
    por Xf em 10-08-02 16:49 GMT (#4)
    (Utilizador Info)

    Ermm...acho que não. Pelo menos na New Scientist, que foi onde eu vi o artigo, o australiano entrevistado diz que o valor de C diminuiu ("Now Davies and his colleagues say the most likely answer is that c has decreased"). Segundo ele, a "fine structure key" (não traduzo porque provavelmente ia sair bacorada :-) ), que foi o que eles mediram, apresenta uma constante que...não é constante :P (o valor era ligeiramente inferior à 10 milhões de anos). Como a tal "fine structure key" depende da carga dos electrões (e) e da velocidade da luz (c), das 2 uma, ou c diminuiu ou e aumentou. e aumentar iria contra a uma lei da termodinâmica, pelo que eles concluem que c diminuiu. Ainda assim, é apenas uma teoria ("Davies himself admits the arguments are "only suggestive".").


    Shake dreams from your hair my pretty child, my sweet one...

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]