gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Apelo à comunidade linux da AMD
Contribuído por BladeRunner em 12-06-02 12:06
do departamento help
AMD nmarques escreve "Segundo uma noticia no neowin tambem postada na NewsForge, a AMD apela a' comunidade linux para resolver um bug que existe no kernel de linux que afecta os seus processadores das gamas Athlon XP e Athlon MP. Segundo a mesma noticia:
" A posting reveals that the problem is related to the use of the AGP Aperture with Athlon processors but there appear to be short term fixes and long term fixes en route. ".
Tambem segundo o mesmo post ja existe um patch, mas nao dao o link para o mesmo. Ao que parece a AMD a longo prazo ira mesmo facilitar um patch oficial para este problema."

[BladeRunner]: Não foi a AMD que obrigou o Francisco Burzi a retirar o logotipo da empresa dos tópicos do PHP-Nuke ?
Agora deviam levar era um puxão de orelhas da comunidade Linux ou menos radicalmente lembrar-lhes que não é só receber. Também é preciso dar.

Configuring CVS on RedHat as an SCM Repository | IBM: 25 DVDs numa polegada quadrada  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • nmarques
  • noticia
  • neowin
  • NewsForge
  • AMD
  • Mais acerca AMD
  • Também por BladeRunner
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    E desde quando... (Pontos:0, Lança-chamas)
    por monkey em 12-06-02 12:29 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    .. é que o php nuke foi alguma vez representativo da so-called comunidade linux? Isto apenas para deixar claro que acho triste este tipo de comentarios por parte de moderadores. Mas direito ao assunto...

    Não querendo discutir sobre os pormenores tecnicos por detrás do bug que a AMD enfrenta na kernel corrente (não estou suficientemente informado sobre o assunto para fazer juizos de valor a este nivel), acho que é de bom senso fazerem o apelo a toda a comunidade linux, que bem se sabe ter apoiado a linha AMD em deterimento da Intel já por varias vezes (isto na minha opinião).

    Decerto não vai demorar muito tempo para o branch do alan cox ter o patch necessário para eliminar o bug. Daí até ser implementado no main (e mais conservador) branch, não deve levar muito.

    Frederico Oliveira

    Re:E desde quando... (Pontos:3, Esclarecedor)
    por Gamito em 12-06-02 12:45 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.startux.org/~gamito
    ".. é que o php nuke foi alguma vez representativo da so-called comunidade linux? Isto apenas para deixar claro que acho triste este tipo de comentarios por parte de moderadores. Mas direito ao assunto..."

    O PHP-Nuke é tanto ou tão pouco representativo da comunidade Linux como qualquer outro software livre as in speech and as in beer

    Além disso utiliza outros softwares livres que correm em milhões de servidores Linux: Apache, PHP, MySQl, PostgreSQL...

    Portanto... a atitude da AMD não foi bonita.

    Mário Gamito
    Re:E desde quando... (Pontos:5, Esclarecedor)
    por nmarques em 12-06-02 13:04 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://morgul.xpto.org
    Existe um ponto importante, software livre nao significa que esteja ligado a linux... e linux do ponto de vista de comunidade ou developers nada tem a ver com a AMD, que tem todo o direito de pedir que um logotipo copyrighted seja removido de X software. Ficava mais bonito da parte dos coders do php nuke(r) que pedissem primeiro autorizacao a empresas como a AMD antes de por logotipos em produtos sejam eles comerciais ou open source. Ou o facto de ser open source da-lhes o direito de fazerem o querem e lhes apetece ? A AMD nao tem direitos sobre as suas imagens ? Esse teu comentario Mario foi um pouco forte e penso que algumas pessoas vao interpretar mal o mesmo. Take it slow :)

    --------------------------------------------
    If there is such a thing as too much power...
    I've not discovered it.../I
    Re:E desde quando... (Pontos:2)
    por Maeglin em 12-06-02 14:01 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    "Portanto... a atitude da AMD não foi bonita."

    Yeap , tens razão mas as atitudes do Francisco Burzi muitas vezes também não bonitas.


    "As opiniões têm um inimigo mortal:os factos que , tarde ou cedo , se hão-de impor"
    Re:E desde quando... (Pontos:2)
    por higuita em 12-06-02 19:17 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://raff.fe.up.pt/~eq92025/
    apenas nao te esquecas que pelas leis de registro de patentes e tradmarks, tu tens de defender esses objectos de utilizacoes que estao fora da legalidade, sobe a pena de perderes o "poder" sobre eles...

    tambem nao concordo como a situacao foi tratada (advogados a comandar a situacao e' o que da' 8), mas tambem nao podemos exagerar nas criticas a AMD, eles _teem_ de fazer isto

    Higuita
    noticia nova? (Pontos:2, Informativo)
    por Anonimo Cobarde em 12-06-02 14:12 GMT (#5)
    Err, isto nao e propriamente novidade, ja foi discutido na LKML ha varios meses atras! Uns 3 ou 4 meses, que me lembre, assim de repente. Nao vejo porque e que so agora se lembraram disto :) De qualquer modo, experimentem bootar o kernel com 'mem=nopentium' (Works for Me (tm)), e procurem nos arquivos da LKML uma thread chamada "Athlon PSE/AGP Bug" ou semelhante, prai de fevereiro ou março deste ano.

    //nfms
    Re:noticia nova? (Pontos:1, Lança-chamas)
    por Gamito em 12-06-02 14:17 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://www.startux.org/~gamito
    A ser verdade, eu é que não vejo porque é que não submetes-te um artigo sobre o assunto nessa altura.
    Depois queixam-se quando saem 2 ou 3 e não sós...

    Mais uma vez é mais fácil dizer que "isto já é velho" do que em real time submeter um artigo.

    Mário Gamito
    Re:noticia nova? (Pontos:3, Esclarecedor)
    por Anonimo Cobarde em 12-06-02 14:53 GMT (#9)
    Ehh, calma homem, controla la os niveis de testosterona. Isto de estarmos no comeco do verao e' lixado, as hormonas passam-se :) Guarda la' a artilharia toda outra vez que ninguem te atacou, nao disse o que disse com intencao de atacar o gildot, nem em parte nem na totalidade. So' me pareceu estranho o Newsforge e os outros pegarem numa historia antiga so' agora, seis meses (sim e' verdade, fui verificar no geocrawler.com e no marc.theaimsgroup.com e nem sequer e' de fevereiro ou março, mas sim de Janeiro de 2002) depois de ela ter sido tornada publica e discutida em foruns publicos. Meio ano, em informatica, e MUITA coisa. E' um terço da Lei de Moore!

    Sabes que 'as vezes as pessoas dizem coisas sem qualquer tipo de conotacao depreciativa, dizem-no apenas porque acham estranho.

    Portanto, escusas de te sentir tao ofendido e saltares logo para cima de quem so' tentou dar algum insight e alguma informacao. E tambem escusavas de duvidar da minha palavra (nao e' que ela valha muito, mas e' algo publico e facilmente confirmavel) e mandar essa boca desnecessaria do "a ser verdade". Levantavas o rabinho da cadeira e ias fazer um search ao google, e ai' podias chamar-me mentiroso directamente, sem recurso a subterfugios velados, se eu estivesse para aqui a inventar uma patranha das grandes.

    E nao contribui com um artigo na altura porque, sinceramente, nao me pareceu razao para tal. Bugs em chips, boards e derivados ha' aos pontapes. Se realmente vais comecar a publicar artigos sobre todos os bugs dos Athlons & friends, entao olha, vai ver a pagina de Errata da AMD e reserva o gildot so para ti por uns dias, para publicares artigos so sobre isso, vais ter muito que dar a dente, como se diz na minha terra. Welcome to electronics 101, hardware _IS_ buggy.

    //nfms
    Re:noticia nova? (Pontos:3, Engraçado)
    por Strange em 12-06-02 15:07 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://strange.nsk.no-ip.org/

    tipo este?

    hugs
    Strange

    Re:noticia nova? (Pontos:3, Esclarecedor)
    por bgravato em 12-06-02 19:48 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    Quando se submetem artigos actuais, logo a seguir alguém se queixa que a notícia já saiu no dia anterior no slashdot, the register, ptnix, ou no forum da maria.
    Por isso para que é que vamos submeter artigos se as notícias já foram publicadas noutros foruns? Só para ajudar os AC's a terem mais um artigo para "mandarem umas bocas" a criticar? Não vale a pena...

    Cumprimentos,
    Bruno Gravato.


    Re:noticia nova? (Pontos:1)
    por deathontwolegs em 13-06-02 17:11 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    "Quando se submetem artigos actuais, logo a seguir alguém se queixa que a notícia já saiu no dia anterior no slashdot, the register, ptnix, ou no forum da maria. Por isso para que é que vamos submeter artigos se as notícias já foram publicadas noutros foruns? Só para ajudar os AC's a terem mais um artigo para "mandarem umas bocas" a criticar? Não vale a pena..."

    desculpa mas discordo!!!!!

    para o caso de nao teres consciencia disso, nem todos os utilizadores do Gildot, registados ou nao, têm oportunidade de percorrer todos os fóruns, mailing lists or what ever...
    por isso, axo que qdo o artigo vale a pena, deve ser divulgado, quer seja aki no gildot, no forum da maria, ou no jornal das oito da tvi...

    «Em situações de crise, a imaginação é melhor que a sabedoria!»

    Albert Einstein

    Re:noticia nova? (Pontos:2)
    por bgravato em 13-06-02 23:15 GMT (#21)
    (Utilizador Info)
    Eu também não concordo... Acho que não percebeste a ironia das minhas palavras :-)

    Por falar em não ter tempo para ler os foruns todos... recentemente "converti-me" ao evolution e, apesar de alguns bugs relacionados com o PGP/GPG, gosto de algumas "features" que ele tem, nomeadamente mostrar as "headlines" de vários sites de notícias sobre linux ou generalistas (desde o slashdot à cnn). Ainda não tive tempo para investigar se dá (se sim como) para acrescentar outros sites que não venham lá listados (como o gildot por exemplo). Já agora se alguem souber e me quiser poupar algum trabalho/tempo tão precioso em época de exames eu agradeço :-)

    Cumprimentos,
    Bruno Gravato.


    OFFTOPIC (Pontos:2)
    por xeon em 12-06-02 23:34 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://pthelp.org
    O' Gamito ... tu, a escrever "submetes-te" !?

    Nem parece teu ;-)

    Como dizia a minha saudosa DªMaria Helena, Professora (com "P" maiusculo, pois sim senhor) da 1ª 'a 4ª classe, "- Submetes-te ... 'te', a ti. Nao e' a mesma coisa que 'submeteste' ".

    Desculpa la' o puxao de orelhas... mas e' um erro comum demais para deixar passar em branco ;-)
    -- Reading the FM
    Re:OFFTOPIC (Pontos:1)
    por floWS em 13-06-02 6:17 GMT (#18)
    (Utilizador Info)

    ja' quase disparatadamente off topic...

    outra maneira talvez ainda mais facil e' passar para a negativa a palavra em duvida:

    submetes-te - nao te submetes
    submeteste - nao submeteste

    nunca falha....

    P.S. - Anos a ler o gildot e primeiro post ignora metade dos Elementos Importantes. enfim...
    yeah right.. (Pontos:0, Interessante)
    por Anonimo Cobarde em 12-06-02 14:43 GMT (#7)
    Pelos vistos andam aqui uns AC's actualizadissimos! So nao submetem noticias (mesmo como AC) pq da muito trabalho..
    Ja agora.. tb sei o que e o uncle bill anda a tramar, e o cox a codar, mas nao me apetece falar (ate rima! sou um poeta ahn?:) ). Daqui a uns meses submeto um post quando a noticia ja for velha, pq sou demasiado leet para a submeter agora..
    Re:yeah right.. (Pontos:1, Engraçado)
    por Anonimo Cobarde em 12-06-02 15:03 GMT (#10)
    E claro, depois aparecem logo os "Yes Men" todos atras a dizer "esfola", quando um diz "mata". E curiosamente insurgem-se contra os AC's sendo eles proprios AC's. Ri-se o roto do nu...

    Se queres saber o que Alan Cox anda a codar, ve o diario dele. E publico, http://www.linux.org.uk/diary. E neste momento nao deve andar a codar nada porque esta em Toquio. Quanto ao Uncle Bill, o unico que conheco vem acompanhado de um Belisha beacon. (hint: "My Iron Lung")

    Re:noticia nova? (Pontos:2)
    por TarHai em 12-06-02 14:44 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    Umm... qual e a diferenca entre este bug e o de a uns meses?

    Ambos parecem ter a mesma solução a curto prazo (mem=nopentium), mas o bug mais antigo só ocorria para os processadores AMD mais antigos (stepping 6, se não me engano).

    Seja como for, mem=nopentium aumenta significativamente a estabilidade da minha maquina com um custo de performance negligenciavel. O quake 3 continua mais rápido que no windows e não crasha mesmo ao fim de muitas horas de jogo (para teste de estabilidade da maquina obviamente).


    ---
    Re:noticia nova? (Pontos:2)
    por higuita em 12-06-02 19:51 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://raff.fe.up.pt/~eq92025/
    segundo sei o anterior tinha a ver com o tamanho das paginas, que com o AGP corrompiam os dados usando as paginas grandes (4Mb) em vez do antigo tamanho de 4K anterior aos pentiums

    este parece que e' relacionado com o cache e, mais uma vez, o AGP

    tens aqui a explicacao deste bug e o "short term patch":
    http://marc.thea imsgroup.com/?l=linux-kernel&m=102376926732464&w=2


    repara neste paragrafo:
    "Simply avoiding the use of 4MB pages (by using a boot line
    option of mem="nopentium") also does not solve the problem..."

    logo o nopentium nao resolve o problema completamente (mas julgo que ajuda, alias faz parte do patch)

    Higuita
    hmm (Pontos:4, Informativo)
    por racme em 12-06-02 21:05 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    #vi /etc/lilo.conf
    append="mem=nopentium"
    #/sbin/lilo



    .:}The Power to Serve{:.
    nao resolve. (Pontos:3, Informativo)
    por higuita em 13-06-02 18:34 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://raff.fe.up.pt/~eq92025/
    caso nao tenhas reparado no meu post, verifica-o

    http://www.gildot.org/ comments.pl?sid=02/06/12/127252&cid=14

    isso ajuda mas nao resolve...

    Higuita

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]