gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Morreu Stephen Jay Gould
Contribuído por mvalente em 21-05-02 18:13
do departamento gurus
Ciência Nom_de_plume escreve "Morreu Stephen Jay Gould, de cancro, aos 60 anos.
Cientista, divulgador científico, homem de humor e visão. Lutou contra o obscurantismo, a ignorância e por um mundo mais esclarecido e conhecedor das suas origens. Participou na recente revolução que houve na teoria da evolução sem nunca perder a capacidade de o explicar á mais simples criança. (Quantos professores e cientistas podiam com ele aprender...)
De mim fez um homem melhor. Ficamos mais sozinhos. "

[MV: On a related note, saiu hoje o opus A New Kind of Science do Stephen Wolfram, génio certificado e autor do famoso Mathematica sobre quem podem ler mais na Forbes. O trabalho de Stephen Wolfram sobre automatos celulares (ex: Game of Life) conflitua com as teses de Gould]

PHP Coding Contest | MB.NET  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • CNN
  • Nom_de_plume
  • de cancro, aos 60 anos.
  • A New Kind of Science
  • Stephen Wolfram
  • Mathematica
  • ler mais na Forbes
  • conflitua com as teses de Gould
  • Mais acerca Ciência
  • Também por mvalente
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Wolfram = Génio certificado?? (Pontos:2, Interessante)
    por Nom_de_plume em 22-05-02 12:25 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    O Wolfram "foi" um génio certificado... Agora têm que dar voltar a dar provas. Não é o homem que certifica a obra. A obra têm que se aguentar pelos seus méritos próprios... (bem vindos ao mundo hiper-competitivo da ciência. Ainda bem que só sou espectador... :)

    Com a mania de centralizar, estragou o Mathematica. As vantagens de uma ferramenta unificadora nas disciplinas científicas, foram perdidas, existindo neste momento o matlab, o maple, o octave, o não sei que mais... Aqui a concorrência não ajudou.. mais valia o Mathematica ser livre e a concorrência aparecer na produção do código.

    Não acho que a decisão de ser proprietário augure muito sobre o caracter do Sr. Wolfram. Ele não pensa no bem comum, mas no seu ego individual.
    Muito do trabalho que ele pressupostamente iniciou, foi criado pela "Cabala do Caos". Na minha opinião muitos automatos celulares são aproximações discretas ás equações diferenciais que descrevem a realidade. Agora, se o Sr Wolfram tivesse criado uma demonstração e critérios generativos ou de equivalência entre estes dois, seria ciência real e prática. O problema não passará de sistemas formais diferentes (leiam lógica matemática). Mas ainda não li o li o livro de modo que reservo a minha posição mais completa para o futuro.
    Re:Wolfram = Génio certificado?? (Pontos:2)
    por joao em 22-05-02 12:44 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    Não há evidências de que a realidade seja descrita por equações diferenciais. As equações diferenciais pressupõem que a realidade é continua , quando tudo indica que seja discreta.

    ----
    joao
    nonio.com - ciência, tecnologia e cultura
    Re:Wolfram = Génio certificado?? (Pontos:1)
    por Nom_de_plume em 22-05-02 12:51 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    As equações diferenciais e os automatos celulares podem descrever a realidade. Não são a realidade...

    Como sistemas formais são implicitamente limitados (leia-se teorema de godel). Só a construcção de novas matemáticas permite uma melhor aproximação á realidade.

    Agora a realidade ser discreta? Talvez... Mas se calhar nem é discreta nem contínua ;)
    Re:Wolfram = Génio certificado?? (Pontos:1)
    por Nom_de_plume em 22-05-02 12:53 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    É quântica... Discreta e contínua :)
    Re:Wolfram = Génio certificado?? (Pontos:2)
    por MacLeod em 22-05-02 17:51 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    As equações diferenciais pressupõem que a realidade é continua , quando tudo indica que seja discreta.

    Wow, esta aqui foi profunda... Gostava que partilhasses connosco essas indicacoes da realidade ser discreta. Mas para comecar as equacoes diferenciais nao pressupoem que a realidade (o que quer que seja isso da realidade) seja continua. Alias, foi ao resolver equacoes diferenciais que os Fisicos se depararam com as primeiras quantificacoes (Eq. de Schrodinger ring a bell?).

    Ha evidencias que a realidade e descrita por equacoes diferenciais. Muito boas, por acaso. Perdendo alguma generalidade, pode-se muito bem dizer que em primeira ordem a realidade e descrita por equacoes diferenciais (ou sistemas dinamicos, se quiseres ser mais geral). E uma coisa que ja foi vista e revista milhares de vezes, e da certo com a experiencia. Agora evidencias que a "realidade" e discreta... enfim. Vais-me dizer que uma funcao de onda e discreta?

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]