gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
O Clube PHP-Nuke por apenas $10
Contribuído por BladeRunner em 25-04-02 12:19
do departamento bugs-com-5-dias-de-antecedência
News vd escreve "Foi lancado recentemente o clube PHP-Nuke, weblog do Francisco Burzi.
Por apenas 10 dolares, podemos pertencer ao clube e ter acesso a updates e addons, com pelo menos 5 dias de antecedencia relativamente ao acesso publico.
Este esquema vem no seguimento de alguns usados na Mandrake para financiamento do portal e suporte, bem como de todo o desenvolvimento.
Será este um bom método para os projectos de software livre ?"

Linux sem GNU/ atrás | LIP em Aveiro  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Mais acerca News
  • Também por BladeRunner
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    $$$$ (Pontos:2)
    por Gamito em 25-04-02 12:44 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://gamito.freezope.org/
    Eu não sei se este é um bom modelo para fazer dinheiro com o software livre. Mas como é baseado em software livre, desde que legal, é tão bom como outro qualquer. Essa é a beleza do software livre... lá voltarei.

    O caso do Francisco Burzi é paradigmático: programador, bom rapaz, com uma filha (não, não estou a cometer nenhuma inconfidência, foi ele que o disse uma vez publicamente no fórum), um produto pessoal utilizado por dezenas de milhares (estimo eu) de sites em todo o mundo e... à borliú.

    Ora o que se passa é que uma pessoa sozinha tinha um software utilizado na web por milhões e estava a continuar o seu trabalho para aquecer, enquanto via muitos dos sites que utilizavam o seu trabalho engordarem a conta bancária.

    Ora agora especulo eu: provavelmente o Francisco levantou-se numa bela manhã com os pés fora da cama e pensou "eu estou mas é a ser um otário do c*".
    E assim apareceu a sua wish list na Amazon, depois a pub no site, depois o patrocínio da Mandrake e agora o clube a 10 USD / ano.

    E aqui voltamos à história dos melões: só alguém que tenha nascido com gorda conta bancária incluída é que se pode dar ao luxo de trabalhar em exclusivo em algo que não tem retorno.
    A questão que sempre se esqueçe aqui é que as pessoas precisam daquilo com que se compram os melões. E, especulo eu, o Francisco Burzi que trabalha em full-time no PHP-Nuke é só mais uma delas.
    Porque raio é que ele não há-de ter retorno daquilo que faz ?
    Pôrra, ele só fez um clube dos amigos disney, o código continua disponível para todos, mas com 5 dias de antecedência para os amigos do clube (ou de atraso para os outros :P). Só entra quem quer e atendendo a que o código vai continuar disponível para todos, não vejo qualquer mal nisto.
    O homem quer ganhar dinheiro, so what ?
    Lembremo-nos de que ele nem é obrigado a ter o seu - utilizado por milhões - produto sob GPL.
    Podia perfeitamente vendê-lo que com a popularidade que tem, dava-lhe muuuuuuito mais e ainda sobrava para contratar advogados para perseguirem quem prevaricasse.

    Claro que há críticos disto, mas esses são os que querem ver o Linux no Estado e nas empresas, mas simultaneamente longe do vil metal.

    Não dá.

    Mário Gamito
    Re:$$$$ (Pontos:2)
    por joao em 25-04-02 13:59 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    Podia perfeitamente vendê-lo que com a popularidade que tem, dava-lhe muuuuuuito mais e ainda sobrava para contratar advogados para perseguirem quem prevaricasse.

    No caso do PHP NUKE não pode por dois motivos:

    - o programa foi desenvolvido à custa de contribuíções de outros programadores e código GPL. Se ele fosse o único autor podia tornar o programa proprietário quando lhe apetecesse.

    - mesmo que pudesse, o código já está sob GPL e existem projectos de qualidade superior grátis.

    Ao escolher este modelo de desenvolvimento ele aceitou as vantagem (código disponível e voluntários) e as desvantagens (dificil de ganhar dinheiro). É bom não esquecer que se ele tem popularidade foi àcusta deste modelo de desenvolvimento e nunca a teria com outro.

    ----
    joao
    nonio.com - ciência, tecnologia e cultura

    Re:$$$$ (Pontos:2)
    por vd em 25-04-02 14:18 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    A meu ver, e' apenas uma forma "legal" de o programador principal e coordenador do projecto poder sustentar a sua familia, trabalhando num produto que e' usado por milhoes de programadores e uns outros quantos sites (comerciais e nao comerciais).

    Tudo o que gira 'a volta do GNU/Linux, desde distros, principais softwares, convergem para o modelo de documentacao, suporte e informacao adicional (ou addons) num sistema pago.

    No entanto o essencial e' visado via GPL.

    A Mandrake tambem fez uma grande aposta, incluindo de raiz o phpnuke no seu SO.
    Manter um site, um programa, uma comunidade, suporte, actualizacoes e etc, custa!
    Se existem outras pessoas que nao querem pagar e que estao disponiveis para continuar com o trabalho do FB, entao ... ja' o estao a fazer!
    Basta olhar para os varios nuke clones.

    E' uma questao de escolha e gostos!

    Se formos a ver a medida ate' nao e' muito "grande". Estava a pensar que ele fosse mais "duro" nas medidas.

    Percebe-se que a primeira versao de documentacao do software seja ja' em sistema pago.
    Como seria de esperar.


    Cumprimentos,
    vd
    Re:$$$$ (Pontos:1)
    por NokiaMan em 25-04-02 14:29 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    umas das razões pela qual o GPL não é a liçensa que uso nos meus programas é o que acontece com o php-nuke e o post-nuke, mesmo que o FB de um dia para o outro torna-se o phpnuke comercial, não podia porque as pessoas viravam-se todas para o post-nuke.
    ------------------------------ - BigBrother is Watching You - ------------------------------
    Re:$$$$ (Pontos:2)
    por vd em 25-04-02 14:36 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    Depreendo entao, que estar em GPL e' uma ma' escolha e depreciativa de nao se poder ganhar lucro com isso...
    certo ?

    Ainda bem que as maiores distros sao baseadas em GPL, senao aplicando a mesma analogia, voltavam-se todos para a MSFT...



    Cumprimentos,
    vd
    Re:$$$$ (Pontos:2)
    por NokiaMan em 25-04-02 14:54 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Eu não disse isso, disse apenas que não gosto de algumas clausulas do GPL, claro que gosto de usar programas em GPL, mas imagina: eu era o programador de programa qualquer que carradas de gente usa e punha-o sob GPL, depois vinha um espertinho que pegava no meu codigo e fazia um programa deriavado, depois eu pensava melhor e visto que o meu programa estava a ter sucesso transformava-o num projecto comercial, mas claro que ninguem me o ia comprar visto que existia um outro programa capaz de fazer o mesmo ainda por cima gratis e usando o meu codigo, por isso é que não uso GPL nos meus programas, sinceramente não me agrada a ideia de não ser dono e senhor dos programas mque faço.
    Rusumindo: Aconselho os outros a usarem GPL mas eu não uso pelas razões que expliquei ou melhor como dizia aquele provérbio: olha para o que te digo e não para o que eu fasso.
    ------------------------------ - BigBrother is Watching You - ------------------------------
    Re:$$$$ (Pontos:2)
    por Strange em 25-04-02 15:44 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://strange.nsk.yi.org/
    Ou seja, que os outros te ofereçam almoços grátis, pois tu não estás para oferecer a outros.

    Isso é egoísmo puro da tua parte, não quereres que outros usufruam das liberdades que queres usufruir, e não quereres que outros possam melhorar um programa teu e que a comunidade possa usufruir desses melhoramentos.

    hugs
    Strange

    Borg Alert! (Pontos:2)
    por CrLf em 26-04-02 0:39 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/~cer09566
    (...)eu era o programador de programa qualquer que carradas de gente usa e punha-o sob GPL, depois vinha um espertinho que pegava no meu codigo e fazia um programa deriavado, depois eu pensava melhor e visto que o meu programa estava a ter sucesso transformava-o num projecto comercial, mas claro que ninguem me o ia comprar visto que existia um outro programa capaz de fazer o mesmo ainda por cima gratis e usando o meu codigo, por isso é que não uso GPL nos meus programas, sinceramente não me agrada a ideia de não ser dono e senhor dos programas mque faço.(...)

    Acabaste de defender com soberba energia o software proprietário (porque isto é permitido pela GPL, LGPL, BSD, ...) ao mesmo tempo que demonstraste egoísmo. Usas os dos outros mas o contrário...

    Se todos pensassem como tu não teríamos Linux, *BSD, nada... Tens a certeza que não te enganaste no site?

    -- Carlos Rodrigues
    Re:Borg Alert! (Pontos:3, Interessante)
    por Dehumanizer em 26-04-02 8:10 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Acho que egoísmo não é aqui a palavra... acho que é pior.

    Se definirmos "egoísmo" como a Ayn Rand, ou seja, viver para si mesmo, para a sua própria felicidade, sem achar que se tem um dever para com a sociedade ou com os outros, é uma coisa.

    Claro que a definição mais corrente é "um tipo que espezinha os outros para conseguir o que quer".

    Mas o que o nosso amigo NokiaMan fez foi, basicamente, admitir que diz aos outros para lhe "DAR" coisas, quando ele próprio nunca o faz ou faria. A mim, isso parece-me uma tentativa de manipulação.

    É com ele...


    "We have no choice! Our Communist overlords will slay us if we fail in our mission!"
    - A chinese military officer, "Tales of Suspense" #50, 1964
    Re:$$$$ (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 26-04-02 8:18 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    Prefiro não comentar a falta absoluta de ética que demonstras, limitando-me nesse aspecto a dar graças por não te conhecer pessoalmente.

    Vou, apenas, corrigir o teu erro (técnico, não ético) sobre a GPL.

    A situação de fazeres um programa em GPL, depois "pensares" melhor e quereres torná-lo proprietário, não é impedida somente pela GPL. Se usasses qualquer licença livre (ex. BSD) isso também aconteceria.

    Isto porque podes mudar a licença da versão actual, mas não podes (independentemente do que o Darren Reed diz) mudar licenças rectroactivamente.

    P.S. - eu não usaria software que soubesse ser teu, nem que me pagasses para isso.


    "We have no choice! Our Communist overlords will slay us if we fail in our mission!"
    - A chinese military officer, "Tales of Suspense" #50, 1964
    Re:$$$$ (Pontos:1)
    por tOkIo em 26-04-02 9:19 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    Tou contigo pah !
    Os estupidos que façam progaramas sob GPL... assim podemos usar a vontade, mas nos para fazer um programa...vamos é ganhar $$...

    lol

    "Rusumindo: Aconselho os outros a usarem GPL mas eu não uso pelas razões que expliquei ou melhor como dizia aquele provérbio: olha para o que te digo e não para o que eu fasso."-NokiaMan '02

    Isto é como aquela questão que tb se passa no Napster, audiogalaxy... Que é tirar os mp3 da sua querida pasta, para os outros não poderem sakar musicas, mas quando nos queremos, la estamos para aproveitar.

    NokiaMan o que vale é que tu tambem não deves fazer nada de jeito, portanto é igual para o mundo, se queres ganhar dinheiro ou nao.
    Mas a Internet que era um meio que vivia mt dum espirito de ajuda, começa a perde-lo com gente com os SiemensMan's e outros ... é triste..

    tOkIo
    Re:$$$$ (Pontos:2)
    por vd em 26-04-02 9:31 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    In Genesis - "Jesus He Knows Me"

    I'll get you everything you wanted
    I'll get you everything you need
    [...]
    Won't find me practising what I'm preaching
    won't find me making no sacrifice
    but I can get you a pocketful of miracles
    [...]
    just do as I say, don't do as I do


    Cumprimentos,
    vd
    O problema do software proprietário (Pontos:3, Esclarecedor)
    por jneves em 25-04-02 15:43 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://silvaneves.org/
    Queria agradecer-te por explicares tão concisamente qual é o problema do software proprietário. Traduzindo a tua última frase:

    Quando os utilizadores do programa acharem que sozinhos conseguem fazer melhor que o autor, não podem porque senão o autor pode não fazer tanto dinheiro.

    Acho que isto tem a ver com a minha visão de que alguém deve ser pago por um serviço prestado, não por um não serviço prestado.

    Nota: este comentário é apenas ao comentário do NokiaMan e não ao esquema arranjado pelo autor do PHP-Nuke (que espero que faça uma excepção à regra dos 5 dias para bugs de segurança) e que consiga desta forma suportar o desenvolvimento do seu programa.
    phpnukes e derivados (Pontos:1)
    por brandon em 25-04-02 18:27 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Boas, Sobre o dinheiro e essas coisas, nao me oponho, alias ha pessoal que perde dinheiro a tornar as coisas livres/GPL, mas em relação à programação do dito é extremamente complicado, faz as coisas mto confusas, ja tive que mexer no phpnuke e é mesmo complicado, tudo bem, o codigo eh gpl, quem quer, quer, quem n quer mete na beira do prato, e concordo com isso, mas não daria os 10$ para ter 'acesso' a código que provavelmente apenas serviria para encostar num dir qq. abraços,

    a minha .sig já aceita euros:
    just my 0.1€'s.
    Re:phpnukes e derivados (Pontos:2)
    por vd em 25-04-02 20:54 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    Concordo com a programacao "defeituosa" e deveras complicada.
    No entanto, se formos a ver a evolucao do phpnuke, podemos assistir a alguma modificacoes estruturais e essenciais para o funcionamento da "coisa".

    No entanto e como alguem disse, "O phpnuke e' uma manta de retalhos".

    Mas tambem e' a plataforma mais usada em weblogs e com um numero crescente de adeptos.

    O problema aqui verifica-se igualmente em qualquer empresa que queira fazer dinheiro (leia-se pagar aos colaboradores o tempo dispendido e recursos tecnicos), so' o conseguem fazer se colocarem a documentacao, suporte tecnico e algumas actualizacoes urgentes para um grupo restrito de utilizadores que suportam financeiramente o software.

    A meu ver, tal atitude compreende-se facilmente.

    Alias, se formos a ver o panorama politico da terra do F.B., bastava para perceber a situacao que ele e conterraneos estao a passar.
    E' obvio que ele tente, com um sistema ao qual se dedicou, fazer-se cobrar por isso.

    Provavelmente o postnuke nao ira' alinhar na mesma linha ideologica do phpnuke, no entanto o tempo o dira'.

    Cumprimentos,
    vd
    Hackarus (Pontos:1)
    por BuBbA em 25-04-02 22:51 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://www.BuBix.net
    Isso parece a típica coisa que muitos hackarus (da caca, claro) vão curtir bué! Imaginem só o que significa ter acesso a um bug 5 dias antes da maior parte da comunidade... pode dar muita confusão. A única coisa que pode vir a acontecer é toda a gente estar interessada em ter acesso a toda a info 5 dias antes e acabarmos todos a ter acesso a informação 5 dias antes, deixando de ser relevante esse avanço.

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]