gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Até sempre Salgueiro Maia
Contribuído por BladeRunner em 02-04-02 20:41
do departamento dos-Homens-Justos
Portugal Num sítio como o Gildot seria um pecado deixar passar em branco os dez anos da morte daquele que foi IMHO, o Homem que nos deu a Liberdade de que podemos disfrutar hoje: Salgueiro Maia.
O Homem e Capitão de Abril que pelo seu país e por todos nós, aqueles que já se foram e os que hão-de vir, enfrentou de peito aberto um tanque a ele apontado; o Homem que com uma dúzia de milicianos mal treinados enfrentou as forças situacionistas sozinho; o Homem que derrubou o regime, mas permitiu ao seu presidente uma saída honrosa e não permitiu que fosse linchado na praça pública; o Homem a quem Portugal deve o momento da Liberdade sem uma gota de sangue; o Homem que a seguir voltou aos quartéis e nunca se meteu em politiqueces de espécie alguma ou se pôs em bicos de pés e que nunca nada quis para si; o Homem que no momento mais difícil da sua doença solicitou ao estado (com letra minúscula) uma pensão por serviços relevantes prestados à Pátria e lhe foi negada e que viu muitos passarem-lhe à frente na hierarquia militar (salvo erro morreu Tenente-Coronel); o Homem que esteve no sítio certo, no tempo certo e com a atitude certa; um Homem de coragem.
Perante si, Capitão, me curvo e lhe agradeço a Liberdade que me deu.
Nunca o esquecerei...

O novo governo | Novo Suse 8.0... promessas sem muitas perspectivas  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Mais acerca Portugal
  • Também por BladeRunner
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Poix Um homem (Pontos:1, Engraçado)
    por racme em 02-04-02 21:23 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    um homem q nao teve actor portugues a altura sendo representado por um italiano.


    .:}50 anos sobre a Terra e sobre o Mar{:.
    Re:Poix Um homem (Pontos:2, Esclarecedor)
    por PimpMastah em 02-04-02 23:42 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Este comentário é estúpido. Escolheram um actor italiano unicamente devido à grande parecença física com o homem. (pelo menos é o que a minha avó conta...)
    Re:Poix Um homem (Pontos:1)
    por racme em 03-04-02 18:11 GMT (#43)
    (Utilizador Info)
    Como eu nao tenho a idade da tua avo nao sei!
    Se calhar deviam ter esplicado isso a quem foi ver o filme,
    pq se era uma questao de semelhanca, nao me digas que tipos morenos e baizotes nao os ha em Portugal!

    Se Salgueiro Maia representa a revolucao Portuguesa entao que fosse um portugues era bom que fosse um portugues a representar Salgueiro Maia.

    Mas so estamos a falar de um filme, podes dizer.
    Claro esta, entao como pode mais uma vez ser o comentario estupido! So estamos a falar de um filme!


    .:}50 anos sobre a Terra e sobre o Mar{:.
    Re:Poix Um homem (Pontos:2)
    por jpgm em 03-04-02 9:56 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    Não sejam assim, só foi um italiano porque era a cara chapada do homem! eram iguaizinhos!
    Cumprimentos! zp
    e não só (Pontos:1, Interessante)
    por Sub em 02-04-02 21:40 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    sim, o Homem foi importante (escrevi com O grande e tudo), mas isto não ultrapassa um bocadinho o âmbito do "não só..." do gildot?

    já tive (e não devo ser o único a queixar-me disto) artigos rejeitados que eram mais relacionados com as conversas que se vê por aqui num dia normal


    Re:e não só (Pontos:1)
    por Filipe em 03-04-02 17:22 GMT (#41)
    (Utilizador Info) http://www.mamasumae.net/
    Concordo inteiramente contigo, não admira que o Gildot esteja a decair em termos de qualidade.
    Há que censurar os censores!
    Re:e não só (Pontos:2)
    por jpgm em 03-04-02 9:34 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Novela do costume és tu.... se achas que há censura porque é que não o dizes claramente em vez de fazeres posts, pseudo-engraçados, em tom conformista e como anónimo?
    Assume o que dizes...
    Cumprimentos! zp
    Hall of Fame (Pontos:2)
    por cao_negro em 02-04-02 22:00 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Devia haver no Gildot um Hall of Fame, onde poderiamos ler os melhores posts enviados, e podia-se começar com este sobre o verdadeiro Capitao de Abril. BladeRunner tens os meus pontos todos! Caoprimentos
    Sem comentarios... (Pontos:0, Interessante)
    por Anonimo Cobarde em 02-04-02 23:01 GMT (#5)
    Os nossos posts têm de ser aprovados pelos editores... e os posts dos propiros editores ? Nao deviam tb ter que ser aprovados pelos outros editores... é que se calhar poupava-se "espasmos" destes.
    Random Walks on Salgueiro Maia (Pontos:2, Esclarecedor)
    por js em 03-04-02 2:11 GMT (#8)
    (Utilizador Info)

    Lembrei-me de escrever "Salgueiro Maia" no google e clicar nuns links ao acaso. Descobri a referência a uma edição em banda desenhada da história da intervenção dos militares da Escola Prática de Cavalaria de Santarém, comandados por ele: Salgueiro Maia: o Rosto da Liberdade. Talvez tenha sido uma obra pouco divulgada, ou talvez tenha sido desatenção minha, mas a verdade é que desconheço completamente este trabalho. Alguém conhece?

    Estou um bocado pessimista. Desconfio que este livro é mais um a que ninguém ligou. Recordo-me dum episódio revelador da tristeza que nós somos: Um belo dia tropecei numa série de albuns à venda por 300$00 num hipermercado. Entre eles encontrei uma colecção de ficção contando as aventuras de Porto Bomvento (Edições Asa, ilustrações de José Ruy). Trata-se duma série de aventuras passadas em viagens durante a época dos descobrimentos. As histórias são bem giras, a qualidade gráfica não é nada má e a qualidade da edição também é boa. Os álbuns são de formato igual ao dos livros do Tintin, do Asterix e de tantos outros. Em capa dura. Estavam à venda por 300$00. Poucas prateleiras adiante estavam os tais Asterixes e Tintins à venda a preços para cima de 1200$00. Isto é realmente triste. O mercado não perdoa e revela estas coisas com toda a crueza: Se os livros do Bomvento estavam tão baratos, era porque ninguém lhes pegava. Realmente, não gostamos nada de nós!

    E finalmente, os comentários ácidos a este artigo. Não é sobre Linux? Pois não. Mas é sobre Portugal (repararam no tópico?). E está escrito em português. Os que já repararam na língua que usam para falar, são capazes de entender que o assunto não é despropositado. Os outros... enfim. Aguardemos com optimismo: Pode ser que olhem para o chão e descubram que solo estão a pisar. E por sinal é curioso verificar que, não raro, estes temas interessam mais a brasileiros e a portugueses emigrantes do que a portugueses residentes! Não gostamos mesmo nada de nós...

    25 de Novembro (Pontos:3, Esclarecedor)
    por Branc0 em 03-04-02 11:49 GMT (#27)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    Eu queria só deixar aqui uma breve referência ao 25 de Novembro de 1975 já que muita gente desconhece essa data, nomeadamente devido a influências da Esquerda que governou mal e do Centro que não governa...

    Convém lembrar que após o 25 de Abril Portugal não foi um mar de rosas, foi um pandemonio. Uma anarquia em que se confundio muitas vezes Liberdade com libertinagem.

    Convém lembrar também que se deixou a ditadura de Salazar e Caetano mas estivemos mais perto do que muitos pensam de entrar numa ditadura comunista liderada por Alvaro Cunhal.

    Tivemos ainda as lindas FP25 com os seus actos terroristas que "hoje" foram livres de julgamento uma vez que o caso prescreveu... o que me deixa boquiaberto são esses "grandes" senhores da esquerda como Mario Soares e Almeida Santos regozijarem-se e felicitarem-se por criminosos não terem sido julgados em tribunais portugueses.

    Convém pois deixar a informação que foi a 25 de Novembro de 1975 que um pequeno grupo de Comandos da Amadora (essa bela localidade onde vivo :)) conseguio dar alguma estabilidade a este país e coloca-lo de novo na linha certa.

    Se o 25 de Abril se fizesse sem o 25 de Novembro hoje seriamos uma Argentina, uma Cuba ou outra coisa qualquer que não a vejo ser melhor do que somos hoje... com o muito que temos que andar para a frente.


    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton

    Re:25 de Novembro (Pontos:1)
    por Cirruz em 03-04-02 12:54 GMT (#28)
    (Utilizador Info)
    Pouco se fala do 25 de Novembro, e na minha opinião foi muito mais importante para o futuro de Portugal do que o 25 de Abril. Soube-se há algum tempo que em Cuba já estavam tanques Soviéticos prontos, para dar continuidade ao desenrolar dos acontecimentos... A nossa sorte é que "o Povo é sereno". Cirruz
    Re:25 de Novembro (Pontos:1)
    por RedBot em 03-04-02 19:21 GMT (#54)
    (Utilizador Info)
    Na CIA os dolares estavam prontos e foram usados...
    Re:25 de Novembro (Pontos:2)
    por Karlus em 03-04-02 13:38 GMT (#32)
    (Utilizador Info) /dev/null
    Clap, clap, clap...
    Gastava aqui uma moderação se ainda tivesse pontos. :-\
    Re:25 de Novembro (Pontos:0, Lança-chamas)
    por RedBot em 03-04-02 14:20 GMT (#33)
    (Utilizador Info)
    E' pena nao existir aqui uma analise objectiva de todos os dados relativos ao 25 de abril e ao prec que se lhe seguiu. Aumento de instabilidade, inflacao? Claro que exitiu, penso que seria neste momento importante analisar pq tal aconteceu. E talvez ai os sempre salvadores EUA (onde estao eles, oh salvadores da liberdade qd sao realmente necessarios [Timor, Palestina, etc...]) tenham tido um papel fundamental, talvez analisando os "subsidios" dados 'a extrema eskerda (?)portuguesa (MRPPs e afins), que apenas tinham omo objectivo destruir uma verdadeira esquerda (ditos : sociais-fascistas), que tinham como objectivo evitar que o pais tivesse qq tipo de estabilidade, etc. Sera tb fundamental reparar que um dos grandes erros da revolucao de Abril, foi atravez do governo/junta do general Spinola (esse grande anti-fascista lolol) ter permitido que o grande capital fugisse de portugal sem ai nem ui. Como pode 1 pais sobreviver se as grandes empresas sao maneatadas? Como pode 1 pais sobreviver se todas as tentativas de melhorar as condicoes de vida do seu povo sao alvo de actos de sabotagem? Lembro a proposito disto um debate radiofonico em que participou um conhecido quadro do PCP, assim como representantes dos outros 3 partidos: A dada altura, e precisamente acerca dos "excessos" de Abril, o representante do PCP inicia a leitura de um livro cuja capa manteve oculta, lendo variadas partes sobre politica social e economica.Quando finda esta breve leitura pergunta apenas "O que acabei de ler?" Logo se vira o representante do PPD/PSD que diz que se trata claramente de um texto do PCP. Pois meus senhores qual nao foi a surpresa deste "Social-Democrata" quando e' revelada a capa do livro : "Programa do PPD/PSD - 1974/5" (nao me recordo se 74 ou 75, penso que seja 75). E' importante referir isto,visto que qq breve investigacao nos indicia que ate' o CDS(-PP), sim ate' esse paladino da democracia! (lol) Era na altura a favor do que definia como "Socialismo-Cristao". Chegamos aqui a' conclusao que os (agora) 3 maiores partidos do espectro partidario portugues sofrem de um agudo caso de incoerencia (ahh sim...o PS tb pos o "socialismo na gaveta"..ja o retirou do programa faz muito..coerente seria alterar o seu nome), chegamos a conclusao que defendiam falsamente ideiais que nao eram os seus so por populismo, chegamos a conclusao que apenas 1 se manteve coerente, quer na sua luta antifascista (o unico que permaneceu PERMANENTEMENTE em luta contra o antigo regime em Portugal, junto com o Povo Portugues), quer nas posicoes que defendeu no pos 25/Abril (sempre mostradas plos outros 3 grandes partidos como extremistas, sendo a maior parte das vezes confundidas as suas posicoes com as do MRPP e afins, o que nao poderia ser mais mentira). E' necessario por cobro a todas estas mentiras! E' necessario vermos que no 25/Novembro todo o potencial de Abril foi destruido. E' necessario ver que o poder foi tirado das maos do povo a' forca! (o 25 de abril, foi como ja foi aqui dito iniciado pelos militares, mas apenas possivel devido ao apoio do povo, e a sua participacao activa! enquanto que o 25/Novembro se passou completamente nas cupulas e entre militares!) E' necessario impedir que as grandes conquistas de Abril nao recuem! Pena termos voltado ao Cavaquismo sobre a capa (que ja parece ter caido) de um falso impeto de novidade! Pena estas eleicoes terem sido viciadas pois nao se elegia o primeiro ministro, mas sim 200 e muitos deputados, pena isso ter sido escondido. Pena terem impedido partidos de participarem de igual modo na campanha eleitoral! Pena o PCP sofrer um grande ataque na imprensa (2/3 paginas por dia em todos os grandes jornais) antes das eleicoes, mas tal atencao nao lhe ser dada quanto as ideias que apresentava nas eleicoes, nem quanto as iniciativas que realizou! O PCP aqui continua firme! Defensor dos direitos da classe trabalhadora (sim...continua a existir, nao acreditem nas bocas da reaccao...trabalhadores ha muitos, e explorados muito mais). Defensor dos oprimidos (e nao falsamente das velhinhas e desfavorecidos das feiras...) Por um Portugal mais Democratico e Participativo! 25 de Abril SEMPRE ! Fascismo NUNCA mais !
    Re:25 de Novembro (Pontos:2)
    por Branc0 em 03-04-02 14:52 GMT (#35)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    Quando tu dizes que os só o PCP se manteve firme às suas ideias de 1974 o que tu realmente queres dizer é que o PCP foi o unico partido politico que não evoluio desde o 25 de Abril não é?

    Um partido que nem sequer faz Congressos quando os militantes pedem não me parece um bom indicador de apoiantes "anti-fascistas".

    Também se diga de passagem que fazer Congressos como o CDS/PP fez este ano para mim é igual ao PCP. Mas isto já sai fora do âmbito...


    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton

    Re:25 de Novembro (Pontos:0, Lança-chamas)
    por RedBot em 03-04-02 18:40 GMT (#49)
    (Utilizador Info)
    Um partido que nao evouluiu? De certo nao conheces as posicoes do PCP quanto aos trabalhadores e seus direitos, quanto a' juventude, quanto ao aborto, quanto a droga, quanto a tudo o que diz respeito a este pais e ao seu povo
    Re:25 de Novembro (Pontos:2)
    por MacLeod em 03-04-02 23:40 GMT (#69)
    (Utilizador Info)
    LOL. Se disseres isso em voz alta várias vezes és capaz de começar a acreditar...
    Re:25 de Novembro (Pontos:0, Lança-chamas)
    por RedBot em 03-04-02 18:51 GMT (#52)
    (Utilizador Info)
    So 1 perguntita... evoluir e' render se ao neoliberalismo? evouluir e' desistir das suas ideias? evoluir e' defender o capitalismo (que e' mt mais antigo que o comunismo/socialismo), evoluir e' deixar de defender os trabalhadores? evoluir e' pensar so em dinheiro e tachos? se isso e' evoluir o PCP continua mt retrogado!
    Re:25 de Novembro (Pontos:2, Esclarecedor)
    por feijao em 03-04-02 18:20 GMT (#45)
    (Utilizador Info)
    Tiraste-me as palavras da boca.

    Quase todas pois sou de opiniao que um partido que nao aceita discussoes internas nao merece o meu voto. Um partido que afasta um importante quadro de uma lista apenas porque ele levantou a voz nao merece muito. Provavelmente (que me perdoe o Honorio Novo que também é um grande homem) mas se o Joao Amaral não tivesse sido afastado, muito provavelmente o PCP não tinha perdido um deputado no Porto (pelo menos tinha levado o meu voto).

    Deixo ainda uma questão de que te deves ter esquecido. E o MDLP? Não eram terroristas? Não fizeram atentados? Porque é que ninguem fala deles? Será porque importantes quadros eram/são membros conhecidos dos partidos de direita (O boavisteiro Tininho Loureiro? por exemplo)

    Um abraco,
    Re:25 de Novembro (Pontos:1)
    por RedBot em 03-04-02 18:44 GMT (#50)
    (Utilizador Info)
    Que eu saiba o PCP fez um congresso ha cerca de 1 ano atras... que eu saiba toda a gente participou de igual forma. Que eu saiba alguem que nao concorda com os estatutos de um partido nao e' obrigado a participar nele. Que eu saiba kem nao concorda com a ideologia deste tb nao.. www.pcp.pt (estao la os estatutos que essas pessoas recusaram cumprir) todos os militantes teem o direito de falar e dizer o que quisererm e de em tal serem ouvidos e tidos em conta nos organismos em que pertencem! nao nos media onde nem todos podem falar! uma questao de DEMOCRACIA. Afastado? Que eu saiba as listas estao em permanente evolucao...em todos os partidos. E mais uma vez o PCP mostro que para si nao eram os votos que importavam, mas sim uma ideia! uma ideia de que o mundo pode e ira ser melhor!
    Re:25 de Novembro (Pontos:2)
    por grumbler em 07-04-02 8:44 GMT (#86)
    (Utilizador Info)
    Please, get a life.. tira um pouco dos olhos as vendas que alguns te colocaram e pensa por ti mesmo. Os congressos do PCP estão decididos sempre á partida, não sendo espaço para debate, nem aqui nem na china (literalmente). O pouco debate que existe é dentro dos colectivos, mas mesmo quando estes têm opniões contrárias á orientação geral esta acaba por ser abafada pelo CC, nunca chegando a ser discutida de uma forma séria.

    Já alguém disse que o PCP era irreformável.. até à algum tempo pensava o contrário, mas infelizmente cada vez me parece mais o contrário

    --
    What, Me Worry?

    Re:25 de Novembro (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 03-04-02 22:51 GMT (#63)
    (Utilizador Info)
    Então será devido a quê? "The Second Coming"?


    "We have no choice! Our Communist overlords will slay us if we fail in our mission!"
    - A chinese military officer, "Tales of Suspense" #50, 1964
    Re:25 de Novembro (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 04-04-02 8:55 GMT (#76)
    (Utilizador Info)
    Nope. BSD. :)


    "We have no choice! Our Communist overlords will slay us if we fail in our mission!"
    - A chinese military officer, "Tales of Suspense" #50, 1964
    Re: 25 de Novembro (Pontos:2)
    por joaobranco em 03-04-02 15:07 GMT (#36)
    (Utilizador Info)
    O 25 de Abril foi o destapar de uma rolha onde as coisas que estavam amordaçadas à muito tempo saltaram para fora.

    Claro que houve excessos após o mesmo. Foi preciso aprender a usar a liberdade, que tinha sido negada durante 48 anos. Mas para além dos excessos, foi uma época de utopias, de deconstrução, de sonho. Eu estava lá, ainda com pouca idade, é certo, mas lembro-me do que era poder começar a ler o que não se podia, poder falar do que não se podia, poder sentir o que não se podia antes. Lembro-me do entusiasmo, da esperança no futuro.

    Infelizmente ninguém consegue viver só de sonho. E por isso foi necessário o 25 de Novembro. Não nego a sua necessidade e oportunidade, e o Portugal moderno é tanto uma criação do 25 de Novembro como do 25 de Abril e não existiria sem ambos. De qualquer forma, em relação ao 25 de Abril, para mim, a época imediatamente a seguir (até ao inicio do Gonçalvismo e dos excessos do Verão Quente de 75, que é aquilo que a maior parte das pessoas critica no 25A) foi de facto, como cantou o José Mário Branco, "um sonho lindo, que findou".

    Para mim, o 25 de Abril será sempre o primeiro amor, aquele que se lembra como o tempo das oportunidades, da inocencia, da juventude. O 25 de Novembro é o decidir assentar, ter responsabilidades, escolher a pessoa com quem se quer construir a vida a dois. Não peço desculpa por afirmar que o primeiro, a um nível emocional, me diz muito mais que o segundo.

    JB

    Re: 25 de Novembro (Pontos:0, Despropositado)
    por RedBot em 03-04-02 18:47 GMT (#51)
    (Utilizador Info)
    Claro que "Portugal moderno é tanto uma criação do 25 de Novembro como do 25 de Abril". Claro que a exploracao e a submissao ao neoliberalismo sao subjacentes as duas datas, principalmente ao 25/Nov...claro tens toda a razao! O Amor pode ser 1 excesso, mas se nao houver alguem a tentar destruir esse amor, ele podera ir ate' ao seu fim! continuar,,,nao foi o seu caso, valore$ mai$ alto$ s€ l€vantaram!
    Re:25 de Novembro (Pontos:1)
    por amartins em 03-04-02 15:39 GMT (#37)
    (Utilizador Info)
    Peço desculpa desde já por isto nada mais ser que um simples "me too".

    Parabéns pelo post, já que se tem de comer com esta merda de politica no gildot ainda bem que há quem saiba esclarecer e talvez criar um pingo de dúvida ou vontade de esclarecer em alguma gente, assim a verdade não morre.

    Há por aí muito "fundamentalista" da revolução de Abril que não tem conhecimento ou consciencia da balburdia que isto foi pior ainda há outros que sabendo o caos que foi esse periodo culpam o regime Salazarista por tudo o que veio a ser o Portugal (ou será não ser) de 74 a 86.

    Tenho esprança que um dia (normalmente é só depois de morrerem) que Mario Soares, Almeida Santos, Alvaro Cunhal e outros dejectos que por aí venham a ser expostos pelo que verdadeiramente são e responsabilizados por centenas de milhares de mortes nas que passaram.

    António.
    Please don't interrupt me while I'm talking to myself!
    Re:25 de Novembro (Pontos:2)
    por chbm em 03-04-02 18:12 GMT (#44)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    > responsabilizados por centenas de milhares de mortes nas que passaram

    centenas de milhares ? elucida-nos
    Re:25 de Novembro (Pontos:2)
    por jpgm em 03-04-02 21:18 GMT (#59)
    (Utilizador Info)
    Há por aí muito "fundamentalista" da revolução de Abril que não tem conhecimento ou consciencia da balburdia que isto foi pior ainda há outros que sabendo o caos que foi esse periodo culpam o regime Salazarista por tudo o que veio a ser o Portugal (ou será não ser) de 74 a 86.
    Veio a ser ou não ser? Portugal era, praticamente, o ultimo reduto do colonialismo, estavamos, praticamente, excluidos da europa, viviamos a teses do "Orgulhosamente sós"!!! ainda Hoje sofremos parte do atraso em que essa mentalidade nos colocou!
    Tenho esprança que um dia (normalmente é só depois de morrerem) que Mario Soares, Almeida Santos, Alvaro Cunhal e outros dejectos que por aí venham a ser expostos pelo que verdadeiramente são e responsabilizados por centenas de milhares de mortes nas que passaram.
    Agora não posso deixar de o dizer:
    Estou em pulgas para descortinar um pouco de sentido nesta conversa!!!!
    centenas de milhares de mortos? mas falamos de quem?
    Cumprimentos! zp
    Re:25 de Novembro (Pontos:2)
    por chbm em 04-04-02 9:09 GMT (#79)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    > Hehehe ok ok... Os portugueses sofrem de uma coisa chamada "complexo de ilheu" e foi isso provavelmente o impeto para a epopeia dos descobrimentos.. nada tem a evr com o orgulhosamente sos ou com o Salazarismo!

    Tem a ver com o paupérrimo grau de cultura que essa época nos deixou. Os baixos indices de alfabetismo, a falta de habito de ir à escola, o sindroma do sr doutor, e o suprassumo (suprassumo ? é uma palavra ? será que tou a precisar de ir à escola?) "pobrezinho mas limpinho".


    Re:25 de Novembro (Pontos:1)
    por feijao em 03-04-02 18:23 GMT (#46)
    (Utilizador Info)
    Acho muita piada a isto tudo, mas, e o MDLP? Não eram terroristas? Não fizeram atentados? Porque é que ninguem fala deles? Será porque importantes quadros eram/são membros conhecidos dos partidos de direita (O boavisteiro Tininho Loureiro? por exemplo)

    Não há pachorra!!!
    heróis ou talvez não... (Pontos:0, Engraçado)
    por Anonimo Cobarde em 03-04-02 16:42 GMT (#39)
    esta história de garndes heróis que fizeram o 25 de Abril para mim é uma grande treta, só fizeram a revolução quando o antigo regime caíu de podre, por isso não me parecem ser grandes heróis....
    Re:heróis ou talvez não... (Pontos:1)
    por RedBot em 03-04-02 18:39 GMT (#48)
    (Utilizador Info)
    Que eu saiba o PCP manteve sempre uma luta activa contra o antigo regime durante a duracao deste.
    Não há pachorra! (Pontos:3, Informativo)
    por feijao em 03-04-02 18:28 GMT (#47)
    (Utilizador Info)
    Acho muita piada a isto tudo, mas, e o MDLP? Não eram terroristas? Não fizeram atentados? Porque é que ninguem fala deles? Será porque importantes quadros eram/são membros conhecidos dos partidos de direita (O boavisteiro Tininho Loureiro? por exemplo)

    Achei muito triste (mas isto é uma democracia) alguem ter a distinta lata de, durante um debate sobre o 25 de Abril, dizer que tinha colocado bombas por este pais, mas que as considerava apenas "manobras de distracção"!!? e nunca ter sido preso!!

    Não há pachorra!!!
    Bah... que palhacada.. (Pontos:1, Lança-chamas)
    por nmarques em 03-04-02 19:15 GMT (#53)
    (Utilizador Info) http://nmarques.xpto.org
    Pois e' Gamito, e' pena quando tolos falam mal do velho regime, se esquecerem de um ponto importante... Se calhar era preferivel que Portugal tivesse entrado em guerra, e teres a porta um camiao militar a carregar a tua familia para um campo de concentracao!... Esqueces-te que o Prof. Oliveira Salazar recuperou portugal da recessao de 29... Esqueces-te tambem que quando o velho regime caiu, Portugal estava muito melhor economicamente que agora, ve bem os valores dos cambios nessa altura... Esqueces-te que a Seguranca Social Portuguesa suportava custos de Guerra... Hoje em dia nao o raio do pessoal portuga sustenta... Esqueces-te que as reformas foram introduzidas pelo Marcelo Caetano... Esquecem-se de tanta coisa... Depois tens casos giros de Capitaes que passam quase a general de imediato... sim o ex-leader do PRD... Tens tanta coisinha num paraiso chamado portugal... Caso nao saibas ha 900 anos atras Afonso Henriques de Portugal tinha como brasao uma cruz azul sobre fundo branco, quando se intitulou como Rei pus nas armas deles 16 escudetes em forma de 5 quinas, que significam a liberdade de cunhar moeda... hoje em dia um dos simbolos da nacao, a moeda, o escudo, ate isso desapareceu... So falta mesmo proclamarem a lingua oficial inglesa e dizer que Portugal e' um estado da Comunidade Europeia e obedece a Portugal... Enfim a tua democracia trouxe algo como "Portugal e' um pais que vive das glorias do passado"... Onde esta o direito das minorias ? Sim sao ignoradas... nao que no antigo regime nao o fossem... mas enfim... Digam o que disserem, entao mais vale honrar o soldado Milhais que na Batalha de La Lin sozinho enfrentou um regimento alemao de metralhadora em punho e isso fez com que a rectaguarda dos aliados fosse formada de forma organizada 30Km atras do Milhais... um homem sozinho... O mesmo que ostenta uma Ordem de Torre Espada, Valor Lealdade e Merito de 5 grau ao peito... Caso tb nao saibas, tem as mesmas honras militares que o Presidente da Republica... Mas enfim... Vivas os frustrados dos Capitaes que se serviram dos cofres do estado para lucros individuais... Man... enoja-me ver portugueses que esqueceram a historia e veem em falsos herois coisas como as que mostras... Le bem a quem e porque uma Ordem de Torre Espada é concedida...

    I - Das ordens honoríficas e seus fins Artigo 1º 1 - As ordens honoríficas destinam-se a distinguir, em vida ou a título póstumo, os cidadãos portugueses que se notabilizarem por méritos pessoais, por feitos cívicos ou militares ou por serviços prestados ao País. 2 - Poderão também as ordens honoríficas ser atribuídas a estrangeiros, de harmonia com os usos internacionais. Artigo 2º As ordens honoríficas portuguesas são as seguintes: I) Antigas ordens militares: a) Da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito; b) De Cristo; c) De Avis; d) De Sant'Iago da Espada; II) Ordens nacionais: a) Do Infante D. Henrique; b) Da Liberdade; III) Ordens de mérito civil: a) Do mérito; b) Da Instrução Pública; c) Do Mérito Agrícola, Comercial e Industrial . Artigo 3º A Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito destina-se a galardoar: a) Méritos excepcionalmente relevantes demonstrados no exercício das funções dos cargos supremos que exprimem a actividade dos órgãos de soberania ou no comando de tropas em campanha; b) Feitos de heroísmo militar e cívico; c) Actos excepcionais de abnegação e sacrifício pela Pátria e pela Humanidade.

    ve bem o ponto C... nao se enquadrava ? Entao porque nao foi atribuida ? Porque isso nao foi reconhecido... meu caro... o 25 foi uma fantochada!.

    --------------------------------------------
    If there is such a thing as too much power...
    I've not discovered it...
    Re:Bah... que palhacada.. (Pontos:2)
    por jpgm em 03-04-02 21:39 GMT (#60)
    (Utilizador Info)
    Esqueces-te que o Prof. Oliveira Salazar recuperou portugal da recessao de 29...

    Hitler recuperou a Alemanha de uma Grande Guerra, e tornou-a uma das nações mais poderosas do Mundo, e olha como a coisa acabou...

    Portugal estava muito melhor economicamente que agora, ve bem os valores dos cambios nessa altura...

    Não queiras comparar dois mundos que são diferentes, a realidade económica mundial à 30 anos não tem nada haver com a realidade económica dos dias de hoje, o facto de o governo actual não conseguir acompanhar essa realidade não quer dizer que o antigo regime o conseguisse, simplesmente não tinha de enfrentar os mesmos problemas que hoje em dia existem....

    Depois tens casos giros de Capitaes que passam quase a general de imediato... sim o ex-leader do PRD...

    e tens outros que, por recusarem abandonar ideais, nunca passam de tenente coronel, tal como o referido Salgueiro Maia...
    E no anterior regime tinhas casos de militares que eram demitidos por recusarem participar em manifestações de apoio a Marcelo Caetano, casos de Spinola e Costa Gomes, no caso da Brigada do Reumatico...

    Vivas os frustrados dos Capitaes que se serviram dos cofres do estado para lucros individuais... Man... enoja-me ver portugueses que esqueceram a historia e veem em falsos herois coisas como as que mostras... Le bem a quem e porque uma Ordem de Torre Espada é concedida...

    Não se trata de esquecer as glórias passadas, não se trata de as negar, trata-se simplesmente de saber honra-las mas perceber que são passadas, outras glórias virão. O mundo actual nada tem de comun com o de há 30 anos, não podes querer comparar coisas linearmente...
    Os Capitães de Abril FORAM herois, quanto mais não seja porque tornaram possivel que nós estejamos a ter uma conversa civilizada, em que eu posso assinar sem medo, em que posso dizer o que penso, certo ou errado, isso não diz nada para ti?

    o 25 foi uma fantochada!.

    pergunto mais uma vez, a Liberdade de Expressão nada te diz? Achas que podiamos ter uma conversa deste tipo em público antes do 25 de Abril?
    Cumprimentos! zp
    Re:Bah... que palhacada.. (Pontos:2)
    por nmarques em 04-04-02 7:02 GMT (#73)
    (Utilizador Info) http://nmarques.xpto.org
    Foi um golpe bastante perigoso, por acaso a Marinha e a FAP manteram-se semi alienadas, porque se uma delas tomava o lugar o regime ou da PIDE/DGS tinhamos guerra civil em PT. Felizmente tudo correu bem e nao houve sangue... Apenas cerca de 30 homens armados com Walter's e tres metralhadoras ligeiras se mantiveram fieis ao regime, que foram salvaguardados por um regimento de fuzileiros evitando o linchamento dos mesmos. Mas tens a dignidade de uma nacao que nao soube dar a independencia as ex-colonias, que apenas deu uma ordem de evacuacao geral, deixando atras tudo, fugimos como caes das ex-colonias, quando se trata de honra, um pais que se diz civilizado nao faz as coisas assim, deixamos atras paises desorganizados e em guerra civil... Abandonamos tudo o que centenas de homens seculos antes deram a vida para conquistar... A bandeira nacional outrora um simbolo de honra e prestigio que apenas os holandeses e ingleses desafiaram passou de um dia para o outro um alvo de chacoca... Temos hoje em dia por exemplo o Presidente de Mocambique a gozar o governo portugues e a mandar ultimatos... se fizesse uma piada identica ha 40 anos atras tinha os senhores da PIDE a engaiola-lo em minutos.... Hoje em dia a bandeira nada diz as pessoas... Portugal e' um pais em vias de desenvolvimento, tendo em conta a nomenclatura antiga... Pais do Terceiro mundo...!

    --------------------------------------------
    If there is such a thing as too much power...
    I've not discovered it...
    Re:Bah... que palhacada.. (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 04-04-02 9:02 GMT (#78)
    (Utilizador Info)

    Temos hoje em dia por exemplo o Presidente de Mocambique a gozar o governo portugues e a mandar ultimatos... se fizesse uma piada identica ha 40 anos atras tinha os senhores da PIDE a engaiola-lo em minutos....

    E isso era bom, na tua opinião?!?

    Hoje em dia a bandeira nada diz as pessoas...

    O problema talvez seja que, depois dos governos que temos tido, dos escândalos, da merda toda que fizeram, que razões há para ter orgulho?

    Não leves isto como um anti-patriotismo - eu adorava que o meu país, actualmente (e não há 500 anos atrás) me desse razões para ser patriota. Mas não dá - desde o 25 de Abril, que foi 3 meses antes de eu nascer.

    Preferes que as pessoas se iludam? "My country, right or wrong"? Talvez prefiras, não sei. Sei que muira gente prefere. Eu prefiro que o meu país me dê razões para o respeitar, primeiro. E até estou disposto a fazer a minha parte para isso.


    "We have no choice! Our Communist overlords will slay us if we fail in our mission!"
    - A chinese military officer, "Tales of Suspense" #50, 1964

    Re:nunca recorri à baixaria aqui... (Pontos:2)
    por BlueNote em 03-04-02 21:55 GMT (#62)
    (Utilizador Info)
    ...mas para ti abro uma excepção: vai bardamerda, mentiroso do caralho.
    Re:Bah... que palhacada.. (Pontos:2)
    por Gamito em 03-04-02 23:05 GMT (#64)
    (Utilizador Info) http://gamito.freezope.org/
    És um idiota que nem sabes do que falas.
    Só para o provar deixo uma coisa: qualquer militar que seja eleito Presidente da República é imediatamente promovido a General, senão como é que podia ser o Comandante Supremo das Forças Armadas.

    E a esse ex-líder do PRD foi-lhe há pouco tempo oferecida a possibilidade de ser Marechal e recusou.

    Quanto ao resto das tuas palavras só mostram aquilo que és: um ignorante.

    Mário Gamito
    Re:Bah... que palhacada.. (Pontos:2)
    por nmarques em 04-04-02 6:44 GMT (#72)
    (Utilizador Info) http://nmarques.xpto.org
    Eu so te respondo assim, tenho aqui pessoas que conheco com familiares com numeros de serie tatuados nos bracos... Pessoas que experimentaram uma realidade diferente da de Portugal durante o Novo Estado, queres perguntar a esses pessoas se se importavam de ter la vivido ? Trocariam de certo, por fome, opressao o que lhe quiseres chamar, porque a realidade delas foi, Treblinka, Sobibor e Bergen Belsen... Elas adoravam ter um Salazar... Por isso nao me digas que o Salazar foi este ou aquele, porque assim que houvires como as coisas foram noutros lados, ias-te sentir um priveligiado por teres alguem como o Professor Oliveira Salazar.

    --------------------------------------------
    If there is such a thing as too much power...
    I've not discovered it...
    Re:Bah... que palhacada.. (Pontos:1)
    por Tuaregue em 04-04-02 8:52 GMT (#75)
    (Utilizador Info)

    Se tu fosses preso por algum bufo nao gostar de ti, e ir bufar ao cú da PIDE/DGS que apenas tinhas dito que nao gostavas do Prof. e depois ires para ao Tarrafal sem saberes porquê, e seres torturado, de certeza que não ias gostar de viver esses tempos.
    Se fosses preso e torturado pela mesmos senhores por apenas estares a ouvir a BBC rádio, porque querias estar informado das notícias do mundo, também não ias gostar muito.
    Tenho "pena" e respeito pelos teus familiares que viveram os horrores de Treblinka e afins, mas olha que as coisas por cá também nãol eram nada fácil.


    --------------------------------------------------
    OMNIA MUTANTUR, NOS ET MUTANTUR IN ILLIS
    Todas as coisas mudam, e nós mudamos com elas.

    Obrigado Capitão. (Pontos:1, Despropositado)
    por Tuaregue em 03-04-02 20:56 GMT (#57)
    (Utilizador Info)

    Obrigado Capitão.

    Obrigado pela liberdade que conquistas-te para nós.
    Obrigado pela democracia.
    Obrigado pelo poder que nos deste.

    Mas se o Capitão fosse vivo quase de certeza que já estava arrependido de ter lutado pela liberdade de uma nação:

    • que tem vergonha de ser patriota, sou PORTUGUÊS e depois?? Eu sei que muita coisa está mal mas tenho orgulho de ser PORTUGUÊS
    • que tira poderes aos polícias, para dar aos criminosos, vai-se lá saber porquê?
    • que despreza as forças armadas, aquelas que lutaram pela liberdade da nação
    • que já não dá valor á sua História, que antes prefere saber a história dos EUA ou de outro povo qualquer á História do seu povo.
    • Existem mais mas de momento não me lembro

    E sim tenho vergonha de ter um país que a cada dia que passa se afunda mais, que se tinha uma grande fortuna e que agora não tem nada, mas tenho orgulho de um pais que tem uma Historia de bravura e de coragem, mas tenho vergonha de ver um povo que sabe que está mal e que nada faz para mudar para melhor, mas tenho orgulho de ter um pais com uma Grande Historia como é o nosso, e é com esperança que espero que o futuro do meu pais venha a ser o que já foi no passado.

    Eu que já defendi os AC’s, depois das baboseiras que eles para aqui proferiram, já me arrependo por lhes ter dado apoio, AC’s  só se forem registrados.
    Acabem com eles.

    Pois é nmarques, eu sei que o Prof. Salazar foi um dos maiores economistas, mas fez algumas coisas mal deu muito poder à PIDE ou à DGS, se esse senhores não tivessem o poder que tiveram eu diria que não me importava de viver no antigo regime mas assim não, outro ponto foi que  fechou muito o comércio português.


    --------------------------------------------------
    OMNIA MUTANTUR, NOS ET MUTANTUR IN ILLIS
    Todas as coisas mudam, e nós mudamos com elas.

    Re:Obrigado Capitão. (Pontos:2)
    por nmarques em 03-04-02 21:02 GMT (#58)
    (Utilizador Info) http://nmarques.xpto.org
    Pois foi caro senhor, mas problema nao é propriamente do Sr. Salazar, se calhar as culpas que ele arca as costas, ja veem de tras, do tempo do Sr. Rei D. Carlos... Devia ter estudado o licao... Quanto ha PIDE/DGS... houvesse PIDE/DGS novamente apenas com a alteracao do sentimento politico, e acabavam-se as burlas, acabam-se muitas coisinhas obscuras que se passam em PT.

    --------------------------------------------
    If there is such a thing as too much power...
    I've not discovered it...
    Re:Obrigado Capitão. (Pontos:2)
    por jpgm em 03-04-02 21:45 GMT (#61)
    (Utilizador Info)
    Quanto ha PIDE/DGS... houvesse PIDE/DGS novamente apenas com a alteracao do sentimento politico, e acabavam-se as burlas, acabam-se muitas coisinhas obscuras que se passam em PT.

    Muita coisa acabava se a Pide ainda por cá andasse, a primeira seria com toda a certeza esta conversa, depois o Gildot, os Forums na Internet, as tomadas públicas de posição e quem sabe a própria Internet em Portugal!
    Cumprimentos! zp
    Re:Obrigado Capitão. (Pontos:2)
    por Gamito em 03-04-02 23:07 GMT (#65)
    (Utilizador Info) http://gamito.freezope.org/
    " e acabavam-se as burlas, acabam-se muitas coisinhas obscuras que se passam em PT."

    És um burro reincidente... fosca-se, não está ao alcançe de todos.

    Acho um piadão a este arautos da liberdade para o software virem com estas ideias bafientas :-)


    Mário Gamito
    Re:Obrigado Capitão. (Pontos:1)
    por Tuaregue em 04-04-02 9:00 GMT (#77)
    (Utilizador Info)

    Se repares bem no que eu escrevi, de as policias perderem força de autoridade e de os criminosos ganharem força perante uma polícia fraca, esse ponto(PIDE/DGS) enquadra-se aqui.
    E passo a explicar:

    • se as policias (PJ, GNR, PSP) tivessem mais poder de actuação o crime pelo menos o mais baixo não era tão evidente
    • se não fossem paradas certas investigações, porque os suspeitos são pessoas muito importantes e com influencias, essas burlas e coisas obscuras como tu dizes não existiriam ou nao eram tantas

    E olha que naquele tempo também existiam muitas coisas obscuras, e se eras amigo do estado ou da PIDE tinhas a vida muito mais facilitada. Lembra-te da série que deu na RTP "Ballet Rose" ou lá como se chamava isso apenas foi aponta do véu do que acontecia em Portugal.

    P.S:E não precisas de tratar por senhor por eu ainda sou jovem, mas como tu tens na familia pessoas que viveram os horrores nazis, e tenho na familia pessoas que viveram os horrores dos PIDES, e dos dois lados, gente que ando perseguida por eles e gente que trabalhava para eles, por isso é que sei +/- o que se passou naquele tempo em Portugal.


    --------------------------------------------------
    OMNIA MUTANTUR, NOS ET MUTANTUR IN ILLIS
    Todas as coisas mudam, e nós mudamos com elas.

    Re:Obrigado Capitão. (Pontos:2)
    por nmarques em 04-04-02 6:39 GMT (#71)
    (Utilizador Info) http://nmarques.xpto.org
    Portugal nao tem infra-estruturas para ser um grande ponto de comercio... Tem um localizacao geografica, mas mesmo assim preferem Rotherdam, que apesar de quase 100x mais caro que matosinhos ou leixoes, tem infra-estruturas modernas, mas o problema nao esta ai... esta na distribuicao, seguem enormes filas de camioes por auto-estradas modernas em direcao a Frankfurt, Munique e Schiphol, pelo Eisel seguem barcos de carga com direcao a alemenha, onde a distribuicao em si e' processada... O factor do Rio, portugal nao pode aproveitar, mas podia ser melhorada muita coisa e elevar matosinhos ou leixoes as capacidades de Rotherdam... Entrar por mar em Rotherdam e' o um risco enorme, existem companhias que apenas teem uma funcao, guiar os navios ate rotherdam do mar... enfim, isto dito por uma pessoa que ja esteve encarregado do departamento financeiro de uma dessas empresas... Essa pessoa diz que portugal poderia tomar um lugar semelhante se fossem contruidas infra-estruturas, nomeadamente canais de escoamento de mercadoria... Penso que ele esta certo... mas todos nos conhecemos as auto-estradas portuguesas, e empresas como a LusoSCUT e Brisa que pouco mais fazem que abonarem-se a conta do Estado e dos utentes!... mas enfim...

    --------------------------------------------
    If there is such a thing as too much power...
    I've not discovered it...
    Re:Obrigado Capitão. (Pontos:2)
    por chbm em 04-04-02 9:20 GMT (#80)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    Já tens um fabuloso projecto pra de vida, mudar Leixões 2000km para norte.
    Re:Obrigado Capitão. (Pontos:2)
    por leitao em 04-04-02 10:45 GMT (#81)
    (Utilizador Info) http://linuxfreesite.com/~nunoleitao/

        Pa', eu ja' li muita coisa idiota -- mas esta e' o cumulo. A razao porque Roterdao e' um porto de mar enorme, e Leixoes nao e' -- e' simplesmente porque Roterdao fica no centro da Europa (com Alemanha, Franca, UK, Belgica, Dinamarca e a propria Holanda a 300km de distancia), enquanto Leixoes fica a 150km de Espanha, 800km de Franca e 1900km da Alemanha... go the picture ?

    echo '[dO%O+38%O+PO/d00]Fi22os0CC4BA64E418CE7l0xAP'|dc
    Re:Obrigado Capitão. (Pontos:1)
    por RedBot em 05-04-02 15:35 GMT (#85)
    (Utilizador Info)
    got :)
    Re:25 de Abril (Pontos:2)
    por grumbler em 03-04-02 8:45 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Acho que conheceres melhor a história de Portugal não te fazia nenhum mal..
    Claro que o 25 de Abril teve os seus defeitos, correram coisas de formas diga-mos algo discutiveis, mas o poder instituido caiu de podre e senão tivesse caido na altura, certamente estariamos bem pior.. como as coisas estavam não podiam continuar, e grande parte dos problemas que ocorreram durante o 25 de Abril foram causados por 48 anos de ditadura que não quis ou não soube acabar por si mesma.
    Quanto a termos imensos recursos em ouro, do que é que esses recursos nos valiam se não serviram para desenvolver o país? Até o Franco dizia isso ao Salazar (e não nos esqueçamos que Espanha saiu relativamente bem melhor da ditadura que nós).. mas que é que se há-de fazer.. calhou-nos um ditador que geria o pais como quem gere uma casa, e que tinha a visão do belo do país rural, pobrezinho mas honrado

    --
    What, Me Worry?
    Re:Mas o que isto tem a ver com o Gildot? (Pontos:2)
    por Gamito em 03-04-02 9:27 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://gamito.freezope.org/
    Vou-te responder só para te dizer que apesr de ser essa a vossa informação, não estão 37 posts por aprovar, mas não interess aqui explicar o porquê desta discrepância.
    Neste momento deves estar no máximo 3.

    Mário Gamito
    A qualidade do Gildot e de alguns Posts... (Pontos:3, Esclarecedor)
    por jpgm em 03-04-02 9:53 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    Parece-me de facto incrivel que exista alguem capaz de debitar tamanha asneirada em tao poucas linhas.... mais incrivel pareece-me que alguem consiga ter a leveza de espirito para moderar um post destes com um "esclarecedor"...
    às vezes custa-me muito ver o modo como alguns elementos encaram a sociedade. São estes anónimos que depois dizem que "isto está muito mal, só acontece neste pais", etc... quando, meto as minhas mãos no fogo por isso, este senhor não levantou o cu da cama dia 17 para votar...
    Gosto muito do Gildot, e geralmente encontram-se posts e discussões de qualidade, gosto principalmente porque não é uma coisa pensada ou estruturada como é uma revista, cresce á medida que as ideias aparecem, cria-se uma teia de conhecimentos entre pessoas, há certas threads em que, ao começar a ler, tenho a curiosidade de ir ver a opinião da pessoa X ou Y sobre o assunto... Já o disse uma vez, e torno a repetir, os editores, na minha opinião, só deviam ter uma intervenção meramente técnica sobre a aprovação ou não de artigos, um mau artigo morre à partida, um bom artigo atinge as várias dezenas de Posts...
    Nunca me agradou a ideia de não poderem existir Posts anónimos, sempre achei que devia ser o direito de qq pessoa permanecer anónima numa discussão, principalmente porque somos todos crescidinhos e conseguimos distinguir o bem do mal, e na maioria dos casos, a verdade da mentira. Infelizmente de algum tempo para cá a maioria dos Posts de ACs são de uma qualidade baixissima... dá vontade de não os ler só para não nos irritarmos, só me lembra outro periodo porque passei na, breve, história da Internet, que foi a popularização de chats online, que em menos de um ano deixaram de ser um local de convivio entre amigos para se tornarem num ponto de alarvidades debitadas por putos escondidos numa cobarde anonimidade....
    Enfim, os cães ladram, a caravana passa...
    Cumprimentos! zp
    Re:A qualidade do Gildot e de alguns Posts... (Pontos:2)
    por cgd em 03-04-02 10:48 GMT (#21)
    (Utilizador Info)

    atencao que o esclarecedor aqui pode ter outras razoes: o post está a -1, já com o esclarecedor. o que significa que esteve a -2, o que o tornava invisivel para a maior parte das pessoas. se calhar quem deu o esclarecedor, fe-lo para tornar o post visivel, e nao por ser de facto esclarecedor. mas posso estar errado!

    seja como for, acho que nao deviam haver posts a -2, um comentario pode ser estupido (etc), mas se provoca respostas, é frustante ler as respostas completamente descontextualizadas.


    -- carlos

    Re:A qualidade do Gildot e de alguns Posts... (Pontos:2)
    por jpgm em 03-04-02 12:59 GMT (#29)
    (Utilizador Info)
    De facto é verdade. Por vezes é frustrante não conseguir ver alguns posts.
    Qualquer post que gera respostas devia ser visivel!
    Cumprimentos! zp
    Re:A qualidade do Gildot e de alguns Posts... (Pontos:2)
    por MacLeod em 03-04-02 13:29 GMT (#31)
    (Utilizador Info)
    Pois é. Mas quem moderou como Esclarecedor também podia ter moderado simplesmente como Sub-estimado.
    Re:A qualidade do Gildot e de alguns Posts... (Pontos:1)
    por grumpy bulgarian em 03-04-02 17:15 GMT (#40)
    (Utilizador Info) http://oink.com/bizarrity/bizarrity.html
    ah! é para isso que serve o Sub -Estimado! e o sobre-estimado deve ser para quando o moderador anterior se entusiasma... para a proxima vez já sei... obrigado!
    Grumpy B)
    Re:25 de Abril (Pontos:3, Informativo)
    por jpgm em 03-04-02 10:02 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    Felizmente que agora podes aparecer aqui a dizer isso, e melhor, não sei se já te disseram, não precisas de te esconder atrás de uma cobarde capa de "Anónimo Cobarde" para o dizeres publicamente, podes mesmo assinar o teu nome verdadeiro! Já ninguem te vai prender por crimes de pensamento!
    mesmo sem esses "imensos recursos em ouro" (daahhh????) parece-me que vivemos melhor!
    Cumprimentos! zp
    Re:25 de Abril (Pontos:1)
    por PR em 03-04-02 10:19 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    Bem pior mesmo, vê lá que agora tu até podes dizer barbaridades como esta sem teres medo de represálias. Coisa chata isto da liberdade de expressão.
    Re:25 de Abril (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 03-04-02 10:44 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    " Vejam se acordam...depois do 25 de Abril ficamos *pior* do que estavamos."

    Caro puto estúpido:

    - aprende história;
    - não acredites cegamente nas baboseiras que os teus amiguinhos skinheads te metem na cabecinha;
    - cresce;
    - investiga como *realmente* eram as coisas (e sim, é possível saber como elas eram ANTES de teres nascido... espanto!!!);
    - não fales do que obviamente não sabes.

    Moderem-me para baixo se quiserem - talvez eu mereça, pelo desabafo. Mas a pachorra para ACs idiotas e infantis tem limites.


    "We have no choice! Our Communist overlords will slay us if we fail in our mission!"
    - A chinese military officer, "Tales of Suspense" #50, 1964
    Re:25 de Abril (Pontos:2, Interessante)
    por ribeiro em 03-04-02 11:05 GMT (#23)
    (Utilizador Info) http://ruka12.tripod.com
    É óbvio que existem comentários infantis.
    No entanto, posso acrescentar que em termos de segurança estamos muito pior.
    Foi com um enorme desgosto que vi gente da Cova da Moura a dar tiros aos policias, e estes a não responderem e tratarem com mãos de veludo as pessoas que prendiam por: - poderem ter um processo disciplinar; - as cameras estarem em cima deles.
    Outro meu desgosto, é a permissividade com que permitem a existência dos "arrumadores"/ladrões de ocasião. Se é permitido a permanência constante destes em certos locais, deixa de existir o factor de os detectar em ambientes que estes não se enquadram.
    Isto para não falar dos maiores ladrões, que são os politicos.
    Os resultados deste estado de sitio, todos o conhecem.
    Abraços, Rui Ribeiro
    --
    Re:25 de Abril (Pontos:3, Interessante)
    por Dehumanizer em 03-04-02 11:08 GMT (#24)
    (Utilizador Info)
    Concordo com tudo o que dizes...

    Mas não trocaria a liberdade que tenho por toda a segurança do mundo.

    O simples facto de podermos estar a ter esta conversa sem termos medo de represálias já diz tudo, para mim.


    "We have no choice! Our Communist overlords will slay us if we fail in our mission!"
    - A chinese military officer, "Tales of Suspense" #50, 1964
    Re:25 de Abril (Pontos:3, Interessante)
    por cgd em 03-04-02 11:12 GMT (#25)
    (Utilizador Info)

    atencao que muitos dos pontos que remetes ao "puto estúpido", podem ser aplicados a ti, a mim, e provavelmente à maioria das pessoas.

    eu nao tenho uma atitude destrutiva em relacao ao 25-4, em principio concordo que o efeito global foi mais bom que mau, mas tb nao o vejo como um mar de rosas.

    existem muitas coisas que as pessoas nao sabem: por exemplo, os niveis de inflacao galoparam apos 74. portugal demorou cerca de 17-18 anos (cerca de 91, 92) para atingir alguns indices de desenvolvimento que tinha em 1971 (depois de 71 houve tb uma pioria desses indices, devido à crise petrolifera). outras coisas más, que acabaram por desaparecer: instabilidade politica (fixed 87), regime de pseudo golpes palacianos (fixed 76), expropriacoes, problemas sociais, atentados bombistas(!) (fixed final da decada 70), problemas financeiros (fixed inicio 90).

    mas todos estes problemas sao desprezados face ao beneficio da liberdade, que é sempre o apogeu do 25-4. aqui a minha grande duvida desde sempre (atencao que nasci no proprio ano de 74), foi sobre as reais intencoes dos militares ao fazerem o golpe. uma coisa acho estranha: é de repente terem-se lembrado que nao havia liberdade de expressao e escolha politica, e iniciaram um golpe de estado por isso. claro que o golpe em si, ficou atribuido a essas razoes.

    enfim, ha que ter um certo pragmatismo em relacao a este assunto, queira isso dizer o que quiserem, especialmente tendo ja volvidos quase 28 anos (sim, estou a ficar velho :))


    -- carlos

    Re:25 de Abril (Pontos:2)
    por Branc0 em 03-04-02 11:41 GMT (#26)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    Não foi de repente que os militares se lembraram, foi quando o Marcelo decidiu retirar-lhes os beneficios que os Capitães (os de Abril) tinham.

    Nada acontece por acaso, mas enfim, neste forum de esquerda gildotiana não convem muito entrarmos por estas partes que a esquerda (sem ser gildotiana porque ainda não havia Gildot) preferiu silenciar.


    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton

    Re:25 de Abril (Pontos:2)
    por jpgm em 03-04-02 13:19 GMT (#30)
    (Utilizador Info)
    Não me parece que as coisas sejam assim tão básicas! É facto conhecido o que despoletou o movimento de capitães, eram a classe mais fustigada pela guerra colonial, e uma lei permitia que oficiais com menos tempo e habilitações lhes passassem à frente na hierarquia.
    Agora dizer que o 25 de Abril ocorreu por causa disso parece-me simplificar o assunto. Algo desencadeou a revolução, mas o regime estava podre, se não fosse o caso dos capitães era outro qualquer, atenta na frase de Salgueiro Maia sobre o cerco ao quartel do Carmo:

    "A marcha para o Carmo foi extraordinária pelo apoio popular que agregou, que contribuiu bastante para que o Carmo perdesse a vontade de resistir. Nunca tinha visto o povo a manifestar-se assim. No Carmo, ao chegar houve desde senhoras a abrir portas e janelas até ao simples espectador que enrouquecia a cantar o Hino Nacional. O ambiente que lá se viveu foi de tal maneira belo que depois dele nada mais digno pode acontecer na vida de uma pessoa.

    ... o MFA é um Estado de espírito, por isso nunca pretendeu a institucionalização ou a sua continuação; foi criado com um objectivo e deixou de existir quando o alcançou."


    MAIA, Fernando Salgueiro, CAPITÃO DE ABRIL, HISTÓRIAS DA GUERRA DO ULTRAMAR E DO 25 DE ABRIL, Notícias Editorilal/ Diário de Notícias, Lisboa, 1997, pp 94 e 100

    Não podes justificar o apoio popular recebido como sendo "apoio às reivindicações dos capitães", pois não?
    podes ainda seguir a cronologia dos acontecimentos que é descrita nesta página, presta especial atenção ao facto de, apesar dos apelos, a população ter saido à rua em apoio aos militares, ao facto de várias colunas militares que deviam impedir os revoltosos se lhes terem juntado. Não podes justificar isso com a desculpa das reivindicações dos capitães, quem fez o sucesso da revolução foi, maioritariamente, o apoio popular, e não os militares...

    É verdade tambemq ue a esquerda preferiu silenciar muitas coisas, como continua a querer hoje em dia, e como a direita prefere não falar de muitas outras, estamos a discutir a história recente, em que grande parte dos intervenientes ainda estão vivos, e muitas das situações não estão completamente esclarecidas... talvez daqui a 50 ou 100 anos os nossos filhos possam ter uma visão mais facil do que a nossa geração sobre o assunto! É nossa obrigação permitir que isso possa acontecer, sem colocar entraves à verdade, apenas porque desfavorece a esquerda ou a direita!
    Cumprimentos! zp
    Re:25 de Abril (Pontos:2)
    por Branc0 em 03-04-02 14:46 GMT (#34)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    Podes ter a certeza que a legislação aplicada aos militares teve a sua influência no 25 de Abril. Nota que não estou a dizer que não havia 25 de Abril se as coisas não tivessem sido assim, mas teria sido certamente diferente e provavelmente mais tarde que 1974.


    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton

    Re:25 de Abril (Pontos:2)
    por jpgm em 03-04-02 20:53 GMT (#56)
    (Utilizador Info)
    Se me colocas as coisas em termos de "Podes ter a certeza que..." não me parece que tenha muitos mais a dizer que possa alterar a discussão!
    Rendo-me por aqui!
    Cumprimentos! zp
    Re:25 de Abril (Pontos:2)
    por cgd em 04-04-02 13:03 GMT (#82)
    (Utilizador Info)

    depois do 25/4, a economia passou a ser tanto, ou menos livre, em relacao ao que era antes. os monopolios continuaram a existir (ainda hoje existem situacoes de quase monopolio), só que passaram para as maos do estado, na pessoa colectiva dos diversos empregos.

    nao percebo muito de economia, mas tenho a franca sensacao que houve falta de capacidade para gerir o pais no periodo imediato pos 25/abril, e muito disso deveu-se a instabilidade.

    em 87, tinhamos uma media de quase 1 governo por ano. acho dificil conseguir fazer seja o que for nessas condicoes.

    quanto à italia, vive uns furos acima de nos, gracas aos estados do norte, mas nao andam la muito bem. se vires os indicadores, vês que a italia tem vindo a atrasar-se face aos outros paises desenvolvidos (chegaram a ser mais ricos que a inglaterra, recentemente foram ultrapassados em pib, pela china [eua jap alem ing fra can chin ita]). acho que nao sao exemplo para ninguem, e sobretudo, nao provam que com instabilidade se conseguem bons resultados.

    cya


    -- carlos

    Re:25 de Abril (Pontos:2)
    por BlueNote em 04-04-02 20:21 GMT (#83)
    (Utilizador Info)
    Sem querer meter a colher, quem te dera a ti os problemas italianos...
    Re:25 de Abril (Pontos:2)
    por cgd em 05-04-02 7:22 GMT (#84)
    (Utilizador Info)

    se vivesses no sul de italia, nao tinhas a mesma opiniao.


    -- carlos

    Re:25 de Abril (Pontos:2)
    por cgd em 03-04-02 10:56 GMT (#22)
    (Utilizador Info)

    sim, mas os recursos em ouro por si só, nao valem nada.

    em que é que tu, ou os teus pais, por exemplo, beneficiaram com os "imensos recursos em ouro"?


    -- carlos

    Re:25 de Abril (Pontos:2)
    por chbm em 03-04-02 18:01 GMT (#42)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    > Vieram para ai os filhinhos de papais ricos que andavam fugidos à guerra para ser primeiros ministros

    os filhinhos de papais ricos precisavam de andar fugidos ? pensava que eram só os filhinhos de papais pobres

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]