gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Unix Comerciais
Contribuído por BladeRunner em 24-02-02 1:02
do departamento pim-pam-pum
Unix comercial NokiaMan escreve "Gostava de saber o que os leitores do Gildot pensam em relacção aos vários Unix comerciais, prós e contras de cada um deles. Pessoalmente gosto do Solaris, mas gostava de saber as vossas opiniões."

Mário Valente na ZDNet portuguesa :) | BIOS para que te quero  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • NokiaMan
  • Mais acerca Unix comercial
  • Também por BladeRunner
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Deixa ver (Pontos:3, Esclarecedor)
    por MavicX em 24-02-02 13:01 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Bem o Sabado á noite foi louco em aprovações.

    Vamos ao topico.

    Só tenho conhecimento de algums unix's comerciais principalmente do Solaris e do tru64 e algo do antigo unixware da SCO e do AIX da IBM. Os outros não conheço muito bem mas tenho uma ideia sobre eles.

    Hoje em dia tirando o Unixware 7 e seus familiares, como o OpenUnix 8 e o SCO openserver, todos da caldera, são todos ligados a plataforma próprias. O solaris 8 ainda corre em Intel mas o 9 já não. Os productos da caldera são para esquecer são completamente desatualizados e já estão só quase em fase de manutenção. Não há suporte USB novas drivers são dificeis etc... O solaris 8 tambem só vai estar em manutenção durante os proximos anos.

    Por isso a escolha de um Unix comercial tem subretudo a ver com o SO/plataforma e não podes desligar muitos os dois. Os dois mais usados por essas razões são o Solaris da SUN que é lider de mercado e da IBM com o AIX que está logo a seguir. Depois tems o HP-UX da HP e o tru64 da Compaq. O Irix da SGI tambem ocupa a sua cota de mercado. o HP-UX e o tru64 estão em completa mudança porque ambas as plataformas vão desaparecer a médio prazo e estão a fazer o port para o Itanium.

    Os dois mais avançados e melhores são sem duvida os recentes Solaris 9 e o AIX 5.1, destacam-se claramente dos outros todos. Ambos estão a convergir para a plataforma Linux claramente com a inclusão de libraries para compilar aplicações linux entre outras coisas. Ambos são exelentes no VM e no TCP stack e no SMP embora o Solaris aqui leve vantagem suporta muitos mais processadores que o AIX (32 do aix contra 106 do Solaris). Ambos estão muito acima do Linux nestas coisas internas e que verdadeiramente fazem o SO.

    Em termos de ferramentas estão ambos side-by-side desde clustering até adminstração remota o AIX tem o Web-based System Manager em comparação com o management console e o Solaris WBEM Services. Exelente são as administração dos volumes (discos) quer num quer noutro.Tambem ambos despensam o samba com AIX Fast Connect Version que permite file e print sharing, mas o solaris tem o PC NetLink 1.2 que bate aos pontos os outros com suporte para windows 2000 e autenticação, alias ele feito com codigo da microsoft portado para Solaris.

      Mas acho que o Solaris tem mais empresas outside a desenvolver ferramentas para ele que depois são integradas, ou compradas á parte, entre a mais espetacular está o filesystem da Veritas que é verdeiramente espetacular (tambem suporta o HP-UX), é nisso que o Solaris bate aos pontos os outros Unix's. Alem disso é á borla ao contrario dos outros todos e quase todas as ferramentas são free enquanto os outros cobram por tudo e por nada até para upgrades pequenos.

    Quanto aos outros o tru64 não gostei muito tinha algumas ferramentas de administração mas muito aquem dos outros. o HP-UX tambem é bastante bom mas não sei porque sempre tive algo contra a HP.

    Podes ver mais info sobre o AIX e Solaris em:

    http://www.ibmlink.ibm.com/usalets&parms=H_201-090

    e http://www.sun.com/software/solaris/ds/ds-sol8oe/

    Pedro Esteves

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]