gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
O Fantastico Robert Hanssen
Contribuído por Xmal em 20-01-02 17:51
do departamento anunciado-na-tv
Terra A fantastica vida de Robert Hanssen, um dos últimos espiões desmascarados nos EUA, nunca chegaria aqui ao Gildot, por auto-contenção face aos protestantes off-topic, se não fosse por ter há pouco descoberto que uma mais das suas facetas era ser um activo utilizador de Linux. Quem engolir o isco que siga a história:
O Slashdot faz em Fevereiro uma menção ao assunto a partir da informação disponível na altura, mas a história que pude ver ontem no 60 minutos da SIC noticias é bem mais completa.

Robert Hanssen trabalhava para o FBI e era um bom pai de familia, com uma bonita mulher e uma vasta ninhada de petizes que teve o cuidado de colocar a estudar em boas e conservadoras escolas religiosas. Aparentemente o amor sincero (sem ironia) que nutria pela mulher não impedia de a partilhat visualmente com os amigos, pois não só enviava fotografias reveladoras da sua beleza a um amigo, como se deu ao trabalho de montar uma camara escondida no quarto por forma a emitir para o televisor de um outro compartimento da casa, onde o seu amigo podia partilhar da odisseia sexual do casal.

Nada a estranhar, não fosse existir uma dimensão religiosa na vida de Hanssen. Este era membro do que foi descrito no programa como "uma conservadora ordem religiosa católica romana, de nome Opus Dei".

Hanssen foi um dos mais (ou o mais) produtivos agentes ao serviço do Bloco Soviético, tendo revelado a identidade de vários espiões no activo no bloco e conduzido à sua detenção e execução. Trabalhando para o FBI apenas revelava informação de outras agências, o que contribui para que apenas fosse descoberto quando denunciado a partir do bloco e após ter cometido alguns deslizes que permitiram aos seus contactos soviéticos a determinação da sua identidade.

Curiosamente, no início do processo, o sentimento de culpa levou-o a confessar tudo ao seu padre da congregação. Infelizmente, o conselho recebido não foi o melhor pois foi-lhe aconselhada uma penitência de oração e o envio dos proveitos para a obra da Madre Teresa de Calcutá. Posteriormente, veio a confirmar-se que os primeiros pagamentos da sua actividade de delação foram enviados como donativos para a Madre Teresa.

Outra faceta de Hanssen é este ter gasto 50 000 euros com uma striper ao longo de um ano na tentativa de a converter à sua fé e recusando sempre os seus avanços. Aparentamente teria feito o mesmo com outras duas tendo tido sucesso na conversão de uma.

O que me levou à faceta Linux de Hanssen foi ter tentado verificar o artigo pelo qual este colocou no alt.sex.stories uma história da qual a sua mulher Bonnie era a protagonista, ver aqui. Naturalmente, fui ao Google Groups tentar encontar a história e encontro-a após passar por uma série de posts do comp.os.linux que assumi serem missed hits da keyword escolhida. Após descobrir, num outro artigo que Hanssen estaria ligado ao Linux, finalmente decido-me a expandir os outros hits e detectar uma faceta não documentada da vida de Hanssen: Linux Geek

Eis um exemplo:

From: Robert P. Hanssen (hanssen@nova.org)
Subject: Question on Sound with 2.0.21
Newsgroups: comp.os.linux.development.system
Date: 1996/10/07

When I compiled and ran 2.0.21 my sound driver went back to replaying the tail of the sound and delivering an error. I have a GUS/MAX card. Going back to 2.0.20 fixed the problem. I haven't seen this since somewhere in the mid 1.3 kernels. Does anyone know why this is occuring? Using libc-so.5.2.18. Didn't retry it after I upgraded the libraries to newer versions. Should I retry compiling with the new libraries. Does anyone know the answer before I charge off wildly.

Para ver o prato todo basta usar a busca "hanssen@noga.org" no Google groups. Quem quiser conhecer a imagem deste complexo senhor faça "Rober Hanssen" no Google images.

Fora de brincadeiras, fiquei estupefacto com a complexidade da personalidade deste indíviduo.

AOL compra Red Hat ? | Bug grave no PHP-Nuke  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • gildot
  • uma menção
  • aqui
  • Mais acerca Terra
  • Também por Xmal
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Alves dos Reis (Pontos:2)
    por leitao em 20-01-02 22:57 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://linuxfreesite.com/~nunoleitao/

    Fora de brincadeiras, fiquei estupefacto com a complexidade da personalidade deste indíviduo.

    Personalidade complexa, sim. Mas eu nao diria que ele seja um "role model" para ninguem. Alem de se ter vendido "para o outro lado" durante uma boa parte da guerra fria, tinha uns certos comportamentos compulsivos em relacao a religiao e muitos outros assuntos -- eu descreveria a personalidade dele mais como a de alguem que era profundamente perturbado.

    Uma vida muito mais interessante (e que muita gente em Portugal nem conhece) e' a do Alves dos Reis (tambem conhecido como "O Homem de Lisboa", titulo do livro que conta a sua historia) -- talvez um dos Portugueses mais admiraveis do sec.XX (apesar de ter levado uma vida criminosa) -- pela astucia que ele teve merece certamente mais respeito do que este nabo.

    Best Regards,


    -- "Why waste negative entropy on comments, when you could use the same entropy to create bugs instead?" -- Steve Elias

    Re:Alves dos Reis (Pontos:2)
    por Gamito em 20-01-02 23:55 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.startux.org/
    É verdade.
    Mas as manigâncias de Alves dos Reis só foram possíveis numa época em que as comunicações andavam a passo de caracol.
    Ainda assim, não lhe retiro o "mérito" e tenho a certeza que se fosse hoje ele seria capaz de imaginar um turn around para conseguir os mesmos objectivos.

    Mário Gamito
    "Make everything as simple as possible... but not simpler"
    Albert Einstein
    Re:Alves dos Reis (Pontos:2)
    por Xmal em 21-01-02 10:50 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://gsd.di.uminho.pt/cbm
    Personalidade complexa, sim. Mas eu nao diria que ele seja um "role model" para ninguem.

    Claro que sim. É conveniente que fique bem claro que uma apreciação estética sobre a complexidade de algo (o cancro e a sida são com certeza temas complexos e interessantes) não implica a sua apologia e admiração.

    Cheers,

    Também vi (Pontos:2)
    por Gimp em 21-01-02 10:15 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Mas o que foi incrível é que nos 10 minutos iniciais a reportagem só focava a vida privada do homem, e com um ênfase deplorável. O título português da reportagem era "O espião". Alguma coisa a ver com "O pervertido"? A divulgação destas actividades só prejudica ainda mais uma pessoa que era a mulher dele. Morbidez e voyeurismo é o que é. Deplorável também a atitude do confessor.


    "Preciso mudar o nome de um ficheiro! Faça rm " in BOFH stories Gimp zZzZz

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]