gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
LaTeX, XML e afins
Contribuído por scorpio em 16-01-02 21:18
do departamento mastigadores-de-texto
Rapidinhas Ocasionalmente deparo-me com problemas parecidos com o que encontrei descrito neste artigo do kuro5hin.org, nomeadamente quando necessito de elaborar documentos (estou-me a lembrar do relatório de estágio, alguns projectos, e de documentos em geral). Normalmente, tenta-se automatizar o processo de conversão entre formatos diferentes o mais possível, para depois se dar os retoques finais. Neste caso em particular, é interessante ver como o autor descreve o processo de conversão entre XML e LaTeX, e porque é que ele não ficou com muito boa ideia do XSLT.
Nota para a navegação: neste artigo fala-se de (blergh) Haskell.

Licenças e Companhia | Dinheiro Publico,Codigo Privado  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • neste artigo do kuro5hin.org
  • Mais acerca Rapidinhas
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Link errado -> link certo (Pontos:2, Informativo)
    por k em 16-01-02 22:00 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Err... quando estava a escrever este comentário o link para o artigo apontava para o gildot! ;) Como loops infinitos geralmente são má política decidi por aqui o link correcto para o artigo: http://www.kuro5hin.org/story/20 02/1/15/1562/95011.
    --
    k
    Quem é que usa LaTex ? (Pontos:2)
    por MavicX em 17-01-02 11:38 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Em vez de usares LaTex que tal usares html. XML para html usando o XSLT. O XSLT está especialmente vocacionado para html, para texto acho que não é grande coisa. Depois de transformares em Html podes importa-lo para qualquer editor de texto que leia html.
    Re:Quem é que usa LaTex ? (Pontos:1)
    por Shadow em 17-01-02 12:36 GMT (#3)
    (Utilizador Info)

    Comparar LaTeX com HTML é, como se costuma dizer, comparar alhos com bugalhos.

    Em geral, não podes fazer em HTML a grande maioria do que podes fazer em LaTeX. Lembro-me por exemplo das famosas expressões matemáticas, em que não há nada que chegue aos calcanhares do LaTeX. Mas há mais. O LaTeX faz mais um monte de coisas, como seja a gestão automática de referências, índices, bibliografia, e permite até fazer desenhos vectoriais simples. A saída do LaTeX tem em geral como destino o papel, por isso há que ter em atenção as margens e dimensões do papel, coisa que em HTML é impossível: em geral, nem sequer o tamanho da letra é constante entre browsers diferentes. E há ainda mais uma série de pormenores, como sejam os "ligatures" entre certas letras que o LaTeX gera, e que supostamente tornam o texto mais fácil de ler, ou o alinhamento quase perfeito do texto às margens do papel (nada de linhas com espaços gigantescos como se costuma ver em documentos saídos de certos processadores de texto muito conhecidos).

    Mas chega de publicidade gratuita ao LaTeX. Se leres o artigo no kuro5hin.org, vais ver que o objectivo é mesmo passar um ficheiro XML para LaTeX, usando apenas XSLT. A conclusão que o autor tirou desta "aventura" é que o XSLT não é bom para muito mais do que aquilo que a especificação diz: This specification defines the syntax and semantics of XSLT, which is a language for transforming XML documents into other XML documents. Portanto, o XSLT poderá não ser a melhor escolha para passar de XML para LaTeX. E como há muita coisa que pura e simplesmente não podes fazer em HTML mas podes fazer em LaTeX, duvido que usar HTML em vez de LaTeX seja uma opção válida.


    Re:Quem é que usa LaTex ? (Pontos:2)
    por MavicX em 17-01-02 13:19 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Epa miguem tá a dizer que Latex é pior que HTML (longe de mim dizer isso), apenas que XSLT e texto (ou pra LaTeX ou outro) não combinam. Que o XSLT para html é muito melhor.

    P.S. Quem não tem cão, caça com gato :-)


    Re:Quem é que usa LaTex ? (Pontos:1)
    por Shadow em 17-01-02 13:43 GMT (#5)
    (Utilizador Info)

    Aparentemente, pelo que se lê no kuro5hin.org, talvez não seja bem assim:

    I should make it clear that the substitution problem I discussed is not exclusive to the XML-to-LaTeX transformation process. The problem can occur in XML-to-XML transformations as well as in XML-to-HTML transformations. (In fact, the same project that required the XML-to-LaTeX transformation also required XML-to-HTML transformation, and the latter transformation also required the use of a substitution list and the same XSLT gymnastics.)

    Comentário completo aqui. A discussão no kuro5hin.org é longa mas interessante, recomendo a sua leitura.


    Re:Quem é que usa LaTex ? (Pontos:1)
    por MrVi em 17-01-02 15:04 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://nuno.eth.pt/
    Para responder à tua pergunta (a do subject), eu uso LaTeX para tudo que é documento que queira em papel. Desde relatórios para a Univ, como relatórios da empresa, como propostas e orçamentos da empresa e até facturação.

    Quem quer documentos em LaTeX, é pq provavelmente os quer em papel. Quem quer documentos HTML, provavelmente é para os ter na Web. Se queres documentos em papel, simplesmente não podes comparar a qualidade obtida com um e com outro.

    XSLT não está vocacionado para HTML. XSLT está vocacionado em criar templates baseados em dados, seja a apresentação em HTML, WML, LaTeX, ou whatever.



    ---------
    Nuno Loureiro

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]