gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Criação da Associação Nacional para o Software Livre
Contribuído por jmce em 15-01-02 8:11
do departamento software-livre-pt-PT
GNU Da Comissão Instaladora da ANSOL, um Convite à Participação:
Como alguns de vós poderão já ter tomado conhecimento, está a iniciar-se o processo de criação da ANSOL - Associação Nacional para o Software Livre. Esta associação, há muito pensada por quase todos os entusiastas da comunidade Nacional do Software Livre, tem como objectivos ser uma representação institucional da comunidade, divulgar o Software Livre, alertar a sociedade para a importância da liberdade na informática, mas também servir de apoio legal e ponto de união para todos os projectos Nacionais na área, como consta no seu site.

Sendo uma associação nacional, é importante a participação de todos na criação da ANSOL e nas suas actividades futuras.

Como associação democrática que pretende ser, o processo de criação da ANSOL segue os trâmites legais e democráticos normais. Ou seja, criou-se a mailing-list de discussão ( http://listas.ansol.org), registou-se o nome ANSOL no Registo Nacional de Pessoas Colectivas, e procedeu-se hoje, dia 14 de Janeiro de 2002, à escritura no 1º Cartório Notarial de Competência Especializada em Matosinhos.

Neste momento existe portanto uma Comissão Instaladora composta pelos presentes na escritura, que são: Jaime Villate, João Miguel Neves e Rúben Leote Mendes. Um próximo passo a ser tomado será a organização, pela comissão instaladora, de uma Assembleia Geral à qual comparecerão todos os interessados sem qualquer restrição, onde serão aprovados os estatutos, o regulamento interno e eleitos os órgãos sociais da ANSOL.

Contudo, ainda antes terá lugar uma sessão de esclarecimentos e discussão aberta a todos os interessados, que se realizará no dia 2 de Fevereiro de 2002 no auditório do ISCTE em Lisboa, na qual seria importante que todos participassem. Esta discussão tem como objectivos esclarecer e debater todas as questões relativas à criação da ANSOL com vista a um consenso tão grande quanto possível na matéria.

Assim que a Comissão Instaladora considerar satisfeitas algumas condições (como número suficiente de interessados, existência de listas candidatas aos órgãos sociais, correcta divulgação do processo de criação), marcará a data da primeira Assembleia Geral.

Tal evento será publicitado nos canais habituais: Gildot, ANSOL, e pt.comp.so.linux

É importante a participação de todos. Se queremos finalmente dar um passo em frente neste nosso Portugal e ter uma associação verdadeiramente Nacional, devemos todos participar no processo de criação da ANSOL. Só assim, a legitimidade de uma associação Nacional pode ser assegurada.

Bem hajam e até breve.

A comissão instaladora.

Bases de dados "caseiras" | Ah, onde está a ADSL ?!  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • http://listas.ansol.org
  • Gildot
  • ANSOL
  • pt.comp.so.linux
  • site
  • Mais acerca GNU
  • Também por jmce
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Burocracia... (Pontos:2, Despropositado)
    por leitao em 15-01-02 9:46 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://linuxfreesite.com/~nunoleitao/

        Caramba! "Actas" para a frente, "estatutos" para tras... isto ja' parece uma reuniao da assembleia do Benfica!

        Regards,

    -- "Why waste negative entropy on comments, when you could use the same entropy to create bugs instead?" -- Steve Elias
    Re:Burocracia... (Pontos:2)
    por GdoL em 15-01-02 10:03 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.userfriendly.org
    E devias ver a mailing ist, parece o diário da república a discutir o quanto o software é livre ou livre!! Arre!

    eBoX:email

    Re:Burocracia... (Pontos:2)
    por GdoL em 15-01-02 10:07 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.userfriendly.org
    Mas penso que toda agente deve participar e dar o seu contributo. Pelo menos pare evitar que a AnSol, com o seu belo logotipo, se torne letra morta. Agora não se vá discutir quanto é livre ou deixa de ser em que percentagem.

    eBoX:email

    Pensar leis ou deixar a programação aos advogados? (Pontos:5, Esclarecedor)
    por jmce em 15-01-02 11:22 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/

    Convém lembrar que quando se fala de software livre estão em causa questões legais. E essas exigem discussão e tratamento dos problemas acima do nível de conversa inconsequente e superficial de café. Será que a indiferença deriva do mau funcionamento do sistema judicial em Portugal?

    Não se trata de uma discussão fútil e picuínhas sobre gostos pessoais: é que não se fala aqui de questões estéticas com muitas possíveis soluções agradáveis ("eu gosto de licenças azuis, tu das verdes com riscas amarelas"), já que o quadro legal nacional e internacional não é adaptável ao gosto subjectivo de cada um.

    Mesmo aparentes pormenores de uma licença poderão ter efeitos legais importantes na nossa liberdade como utilizadores e programadores. Os que agora se enfadam com o que consideram picuinhices legalistas esquecem-se que correm, também eles, o risco de ter de *programar* e *usar* em permanente esgrima com picuinhices legais mais tarde.

    Provavelmente todos nós preferiríamos utilizar e desenvolver software sem ter de pensar nestas questões. Suponho que poucos leitores do Gildot trabalham ou gostariam de trabalhar em ramos do Direito. Mas o que preferem, pensar agora com pachorra e "legalisticamente" nas questões de liberdade (não ideais vagos mas questões muito concretas sobre liberdades em causa já hoje) ou mais tarde ter de programar com advogado ao lado?

    É que há quem tenha menos reservas do que nós a lidar com questões legais. E que talvez prefira mesmo investir mais em advogados do que em programadores para competir e dominar no mercado. Se eles fizerem o respectivo trabalho de casa (veja-se o protagonismo da ASSOFT nos últimos tempos) e nós não, o que acham que irá parar ao... Diário da República?

    Enquanto acharmos incómodo e chato discutir "quanto é livre ou deixa de ser em que percentagem", outros como o departamento de newspeak da MS não terão problemas em escarrapachar nos jornais a *sua* nova definição de liberdade a la MS-shared-source, depois de sucessos anteriores como "propriedade intelectual" e "pirataria".

    Re:Burocracia... (Pontos:0, Informativo)
    por Anonimo Cobarde em 15-01-02 13:59 GMT (#5)
    Quanto ao logotipo, o que esta na pagina e' temporario. O Jaime Villate esta' a desenhar um logotipo melhor.

    Chamo ainda a atençao que existe na ptlink o canal #ansol que, embora pouco frequentado, tem por vezes umas discussoes interessantes.

    --
    Ruben

    Re:Burocracia... (Pontos:2)
    por GdoL em 15-01-02 14:03 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://www.userfriendly.org
    E quando veremos o logotipo? Será o logo discutido e aprovado na mailing list?

    eBoX:email

    LOGOS!?!? Pecam ao ICP (Pontos:0, Interessante)
    por Anonimo Cobarde em 15-01-02 15:37 GMT (#7)
    O logo ta porreiro! esse ppl ai em cima e q nunca ta contente com nada!

    Epa mas se querem logos novos pecam ao ICP/Anaconda e ja agora uns estatutos novos tb! ;) eles agora e q sao especialistas.

    Visto q nao existem assim tantas associações de software, ou da sua promocao,
    seria interessante ver o q a Assoft tem a dizer sobre o surgimento da ansol!!!

    E q a cassete da assoft e q tao a perder milhoes, triilieoss!!!!

    Vejam la é se voces nao apanham por tabela com a historia do Software a borlix ;)

    "Por outro lado, a Assoft tem vindo a falar com as software houses no sentido de baixarem o preço das aplicações para que os utilizadores verifiquem que existe um esforço no sentido de encontrar uma solução equilibrada. Existe ainda um outro processo, em que a Microsoft tem sido pioneira, e que passa por construir pacotes preferenciais de licenças que se apresentam como soluções indicadas para determinados segmentos de mercado."

    Ok contenham a risada, sem piadinhas, isto nao e pra rir! ;)

    Se este governo/Ministério da Ciência e da Tecnologia fizesse mais por apostar no OpenSource/Free Software, nao so nao tavamos a gastar dinheiro em software proprietario estrangeiro bem como incentivavamos a industria nacional!!!

    DE software FREE!

    ja sei, ja sei vao dizer. E como vivem as empressas na producao de software GNUGPL,LGPL,LBSD, etc,etc

    os ganhos passam pela consultadoria, exigencias especificas, localizacao, etc,etc!!!

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]