gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Contagem descrescente Netfast (ADSL Telepac)
Contribuído por AsHeS em 30-12-01 14:30
do departamento desabafos
News amartins escreve "Vivam! Estamos a +/- 48horas do inicio da contagem de tráfego nos acessos ADSL da Telepac no entanto e até agora o que se nota é a ambiguidade (falta-de-ou-des-informação da parte da Telepac). O mais recente rumor (com backup de ser um suposto copy&paste de uma Rita no CRM da Telepac) indica que a contagem será o somatório de upload e download indiferente ao facto de ser nacional ou internacional (algo que eu próprio confirmei com eles em Novembro). "

"Como disse a 48 horas do all-systems-rob-the-user-blind não há qualquer indicação ao cliente (nem o contracto se refere em qualquer ponto a isto) do local aonde pode controlar o seu tráfego nem uma forma do cliente impor a si próprio um limite diário a partir do qual seria desligado sem possibilidade de fazer login até ao próximo dia (sim, sei que isso não interessa à Telepac).

Não vou aqui estar a dizer coisas que todos aqui sabem mas mesmo do grupo PT não esperava tamanha barbaridade um produto para supostos "power users" ou uso profissional vem minado com custos que podem ser astronómicos bastando para isso estar consciente de que cada 100 megas adicionais custam 490$.

Não me choca a imposição de limites mas choca-me ver que o cliente netcabo tem routing nacional em tudo (nenos os hops que a netcabo usa para contagem de trafego) igual ao da Netfast pior ainda em termos de performance nos routes testados hoje exaustivamente a netcabo está com desempenho melhor que a ADSL (Netcabo central Laranjeiras Lx e Netfast central de Belém Lx) com a agravante dos 100 megas custarem 50$ na netcabo e 10x mais na Netfast.

Não falem da QoS porque todos conhecemos a Telepac e de há uns 2 meses para cá o netfast tem tido bastantes problemas... felizmente a minha estada no netfast acabará em Abril no entanto ou volto para a RDIS ou aposto no netcabo poque a PT continua com sucesso a estrangular os outros proponentes de serviço DSL que continuam a ver barrado o acesso às centrais da PT.

End of desabafo."

Phrack58, at last | Cuscuvilhar as entranhas das consolas  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Mais acerca News
  • Também por AsHeS
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Bastantes problemas !? (Pontos:2)
    por fog em 30-12-01 16:15 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.fog.nu/
    >Não falem da QoS porque todos conhecemos a Telepac e de há uns 2 meses para cá o netfast tem tido bastantes problemas...

    Desculpem lá a minha ignorancia (até porque eu não sou cliente da Telepac) mas o que é isso dos *bastantes* problemas ?!!
    Re:Bastantes problemas !? (Pontos:1)
    por amartins em 30-12-01 17:37 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Para um produto que se pretende profissional ou mesmo semi-profissional desde Outubro que as falhas se tornaram regulares (cá para mim comecaram em fim de Agosto mas a desculpa à altura foi o code red).

    Existem com alguma regularidade falhas na autenticação, se já lá estas passa-te ao lado mas se estas a estabelecer ligação a questão é outra com as consequências que imagins. Ao que parece o pessoal na Invicta não tem tido queixas eu em Lx já me posso queixar e não se trata de prob na minha central visto que tenho 2 acessos em Lx e quando um está com probs o outro vai pelo mesmo caminho.

    A fiabilidade também tem vindo a sofrer no que diz respeito a routing essencialmente na CPRM como tem sido referido na mailing list adsl_utilizadores na yahoogroups

    Volto a salientar, o pior nisto é a falta de informação da própria empresa a definir especificamente os limites e como os contam.
    Na linha de produtos profissionais netcabo por exemplo indicam limite de trafego internacional *mas* nenhum limite do nacional. Pior que esta ambiguidade é a já referida falta de ferramentas (contador) para controlo do uso e na falta de mailboxes nas soluções ADSL Netfast o cliente terá de ser informado por escrito. Amanhã é dia 31 a contagem terá inicio às 0:00 do dia 1 mesmo com número reduzido de clientes estou para ver cmo nos contactam a tempo.


    Re:Bastantes problemas !? (Pontos:2)
    por fog em 30-12-01 18:02 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.fog.nu/
    Obrigado pelo esclarecimento, mas houve ainda uma coisa que não percebi:

    A fiabilidade também tem vindo a sofrer no que diz respeito a routing essencialmente na CPRM
    Re:Bastantes problemas !? (Pontos:2)
    por fog em 31-12-01 12:09 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://www.fog.nu/
    A minha duvida não era bem essa :(

    A CPRM ou a Marconi ou o AS8657, como queiram, como qualquer IAP(Internet Access Provider) deve ter varios STM-1(155Mbps) e DS-3(45Mbps) para outros IAPs,(como pode ser comprovado em qualquer looking glass) ora o routing entre ISP também não é estatico, como deves saber o routing entre peerings de internet é feito dinamicamene utilizado BGP e tipicamente (no caso de se receber full-routing) são actualmente mais de 100mil rotas por cada peering.

    Agora a minha duvida é: que problemas de routing é que têm havido na CPRM para por em causa a fiabilidade do routing. E já agora essa intabilidade tem sido notada no routing de saída ou no de entrada ?
    Re:Bastantes problemas !? (Pontos:1)
    por psm em 01-01-02 23:37 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    Agora a minha duvida é: que problemas de routing é que têm havido na CPRM para por em causa a fiabilidade do routing. E já agora essa intabilidade tem sido notada no routing de saída ou no de entrada ?

    Mudancas no ultimo router da Marconi ... tiram o shaula-g10.cprm.net e metem o shaula-g20.cprm.net para a mesma rota perdendo-se muitas vezes acesso [packet loss > 0] por alguns segundos e tambem aconteceram alguns problemas na interface da Marconi com a Cable and Wireless (cw.net) ... como por exemplo mudancas frequentes no peer dos EUA o que da' novamente packet loss > 0.
    Re:Bastantes problemas !? (Pontos:2)
    por chbm em 02-01-02 10:16 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    >Mudancas no ultimo router da Marconi ... tiram o shaula-g10.cprm.net e metem o shaula-g20.cprm.net
     
    Tens preferência especial sobre a gigabitethernet do router por onde os teus pacotes passam ?

    Re:Bastantes problemas !? (Pontos:1)
    por amartins em 02-01-02 23:25 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    Os mais regulares sao na entrada ou seja entre a telepac e a marconi.
    Re:Bastantes problemas !? (Pontos:2)
    por MavicX em 30-12-01 18:07 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    "Para um produto que se pretende profissional ..."

    ADSL não é para ser profissional no maximo para PME's com enfanse nas pequenas empresas e profissionais liberais, que usam a Net para aceder a conteudos e não para conduzirem negocios.

    Nunca um produto que seja assimetrico (downloads maiores que uploads) e que tenha limites e pode ser um produto para empresas.

    Se queres qualidade paga. Aluga um circuito dedicado.
    Re:Bastantes problemas !? (Pontos:1)
    por amartins em 30-12-01 18:30 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Estou a vender da mesma forma que comprei afinal optei por pagar mais para ter algo melhor que o acesso por cabo e no fim progride (ou será o contrário) noutro sentido.

    Bem sei que não tenho nenhuma garantia de nivel de serviço prestado mas no momento da decisão e comparando aos acessos netcabo este apresentava segundo eles outras garantias garantias de quê? Se for de não ter mais ninguem na mesma linha entre o meu acesso e a central?

    As tacticas "strong arm" continuam os outros operadores não conseguem meter o pé na porta... sempre é melhor que fosse como em França com "dumping" da oferta ADSL do operador histórico.

    Mas não percamos o fio à meada.. o prob. aqui é o inico da contagem sem informação ao cliente como atras referi.
    Re:Bastantes problemas !? (Pontos:1)
    por racme em 31-12-01 3:10 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    "Se queres qualidade paga. Aluga um circuito dedicado" acho q nao merecia resposta este teu comentario mas sinceramente assim nao vamos la!
    Re:Bastantes problemas !? (Pontos:1)
    por jorgelaranjo em 30-12-01 20:59 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.jorgelaranjo.com
    Eu acho, que já li em qualquer lado que eles não vão avisar nem acham que tal é necessário... Mas atençao... eu apenas acho.. Nao tenho a certeza... tenho a impressao que isso foi no canal 2 que vi... naquele programa de computadores..
    Atentamente, Jorge Laranjo
    Webprof
    Re:Bastantes problemas !? (Pontos:1)
    por Shadlan em 30-12-01 23:50 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://arjoc.cjb.net
    O pessoal da invicta também tem razão de queixa. Desde problemas de facturação até avarias que ninguem sabe de onde vem me aconteceram...
    Referencia ao último post (Pontos:1)
    por blane em 01-01-02 13:03 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Aquele "anónimo cobarde" era eu :)
    Re:Bastantes problemas !? (Pontos:1)
    por blane em 01-01-02 23:39 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    "falhas (...) regulares";
    "falhas na autenticação";
    "2 acessos em Lx";

    Hmmm... no mínimo estranho.
    Tanto quanto me lembro, o meu único problema foi o modem, q, após 2 valentes quedas, acionava o alarme no concentrador local. Embora n tivesse implicações na performance, o problema foi diagnosticado e resolvido pela PT e Telepac.

    Existem 2 pontos importantes q vi relatados n'outros comentários:

    • Relativamente aos problemas de autenticação, bem... a última vez q fiz login foi à 69 dias (instalação de mais um Hotfix da microsoft). De qq dos modos, todas as tentativas de autenticação foram bem sucedidas.
    • Relativamente à performance, isso n tenho dúvidas. Tenho um mini-servidor pessoal, para aceder na faculdade, e a verdade é q as velocidades são sp as máximas. Em casa, na mais simples navegação e carregamento de alguns ficheiros, raramente está abaixo dos 29 Kb/s (256/64).

    N me interpretem mal, mas, n haverá possibildiade de o problema n estar no lado da Telepac?

    Para win, experimentem instalar o protocolo PPPoE (RASPPPOE) manualmente e criar uma ligação dial-up comum, em vez de usarem aquela aplicação manhosa chamada "EnterNet".


    Re:Bastantes problemas !? (Pontos:1, Gozão)
    por Abdula_X em 30-12-01 19:06 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    ADSL ao preço que a TELEPAC anda a praticar nem pensar. Será que realmente é assim tão mais rápida que o cabo. E os custos tanto de subscrição e a mensalidade não são para qualqer um. Mal por mal, mais vale a netcabo. Têm todos é falta de concorrência das novas operadoras com as suas próprias redes.
    Abdula X
    Re:Bastantes problemas !? (Pontos:2)
    por higuita em 01-01-02 7:09 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://raff.fe.up.pt/~eq92025/
    o problema do preco e' que e' caro.
    nao te esquecas que ainda pagas a assinatura do telefone, logo fica pelo menos 12contos (60€)

    ora com 60€ por mes podes comprar um BOM PC novo

    se houvesse flat-rate, nao era, mas assim tens apenas estas hipoteses:

    -navegas sem limite de dados mas pagas por tempo online com modem/rdis e pagas uma fortuna
    -navegas muito pouco sem limite de dados mas pagas por tempo online com modem/rdis e pagas pouco ( nao estou a considerar a assinatura do telefone, senao pagas ainda um bom pedaco)
    -queres navegar sem limites de tempo (mas aturas o limite de dados), usas a netcabo, pagas muito por um servico de ma qualidade (se houvesse telefone via cabo ainda poderia compensar, mas pelo menos tens a hipotese de nao ter telefone)
    -queres navegar sem limites de tempo (mas aturas o limite de dados), usas o ADSL, pagas mais que a netcabo por um servico igual a' netcabo e ainda tens de pagar a assinatura do telefone

    ou seja, para nao teres limites de dados pagas sempre uma fortuna, para nao teres limite de tempo pagas sempre uma fortuna, para te livrares da assinatura do telefone so' com a netcabo e usar telemovel

    o que ainda vai safando sao as outras pequenas operadoras, mas estao muito limitadas na area de actuacao.

    o que a PT precisa e' de mais (alguma) concorrencia a nivel nacional, nao apenas num ou dois locais

    Higuita
    adsl_utilizadores (Pontos:1)
    por psm em 01-01-02 23:27 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    http://groups.yahoo.com/group/adsl_utilizadores/

    ... passe a pub

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]