gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Da (in)usabilidade do Linux no desktop
Contribuído por BladeRunner em 17-12-01 12:35
do departamento usamos-ou-não-usamos?
Linux Tenho visto muitas vezes utilizadores de Linux enviarem-me mails a partir de clientes Windows. Por outro lado, é sabido que muitos têm um dual-boot Linux / Windows nas suas máquinas.
Neste momento em casa "sou forçado" a só ter um portátil com Windows e utilizo para trabalhar IIS / MySQL / PHP. Confesso por exemplo, que tenho inveja de um "Dreamweaver para Linux" e de algumas facilidades de interface que o Windows oferece e que o Linux ainda não tem.
Afinal, discussões de GNOME vs. KDE aparte, o pessoal anda a utilizar o Linux no Desktop ou não?
Trabalhamos mesmo nele (fora aquela coisas triviais de mandar mails, navegar na web) ?
Ou é só uma curiosidade excêntrica ?

Patch para o IE | The next desktop  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Mais acerca Linux
  • Também por BladeRunner
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Quase. :) (Pontos:2, Informativo)
    por Dehumanizer em 17-12-01 12:51 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Não uso Linux em desktop, mas sim FreeBSD. Vai dar ao mesmo. :) Realmente não uso Dreamweavers (mas também não usaria mesmo que fosse em Windows, afinal não sou web designer), mas vejo sites (incluindo Java e Flash, quando quero), ouço ou faço MP3s, tenho instant messaging (yahoo, icq, msn, jabber, whatever, tudo num só cliente), tenho editores de texto, processadores de texto, folhas de cálculo, o que quiser.

    A única coisa que não tenho (mas que no trabalho não interessa tanto) são jogos, o que me obriga a ter um Win2k em casa.

    Qualquer dúvida (tipo "o que é que usas para XXX"), digam. :)


    "Prepare to be seduced by my Psycho-Power!"
    - M. Bison, Street Fighter Alpha 3
    Re:Quase. :) (Pontos:1)
    por mlopes em 17-12-01 13:08 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Tens os Quakes, o Return to Castle Wolfenstein, etc...
    Re:Quase. :) (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 17-12-01 15:15 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    E, (para mim) muito mais importante, tenho o Alpha Centauri. E o MAME.

    Mas não tenho o Planescape: Torment, o Baldur's Gate 2, o Civilization 3, o Dark Age of Camelot, o Gabriel Knight 3, o Black & White, e milhares de outros... :(


    "Prepare to be seduced by my Psycho-Power!"
    - M. Bison, Street Fighter Alpha 3
    Re:Quase. :) (Pontos:1, Despropositado)
    por mlopes em 17-12-01 15:18 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Life is a bitch!!!!
    Re:Quase. :) (Pontos:2)
    por chbm em 17-12-01 23:41 GMT (#26)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    sim. se comprares o RtCW para windows podes ir ao site da ID buscar o engine para linux. :P :)
    Vários pontos (Pontos:2, Interessante)
    por mlopes em 17-12-01 13:14 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    1. Os utilizadores de Linux têm dual booting por várias razões, entre elas o intercambio de dados em formatos proprietários com amigos ou colegas que usam Windows, a justificação do dual booting não é por falta de aplicações ou de qq outra coisa (pelo menos para quem sabe usar e tem vontade de procurar software em vez de utilizar o equivalente para windows).

    2.Sim, trabalhamos mesmo nele, eu trabalho em ambiente Linux desde há dois anos, e em Fevreiro de 2000 vi-me finalmente livre do dual booting (no trabalho, porque em casa de vez em quando vou (re)jogar algum dos Monkey Island's) e até hoje nunca senti necessidade de utilizar o Windows, antes pelo contrário, noto que é mais fácil optimizar o meu ambiente de trabalho para ter mais performance naquilo que faço.
    100%... (Pontos:1)
    por gibberling em 17-12-01 13:38 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Uso Linux no desktop, só, e não tenho saudades do Windows, tudo o que fazia no Win faço agora no Linux (Slackware 8), não tenho dual boot e nem preciso, se há um programa de Win que preciso correr uso o Wine ou o VMware (algo raro, com os desenvolvimentos recentes já existem bons equivalentes para Linux da maior parte dos programas "windows-only").
    Re:100%... (Pontos:1)
    por gibberling em 18-12-01 14:25 GMT (#32)
    (Utilizador Info)
    Tens de sacar sempre o código fonte e compilar, no Slackware a compilação funciona melhor do que nas outras distribuições. Para usares o VMware (já não uso há muito tempo, já que é lento para caraças) é mais complicado, tens de compilar o kernel, mas confesso que o Wine é mais do que suficiente (as ultimas versões até já vem com compatibilidade DirectX via OpenGL)...
    Uso o q me da mais jeito (Pontos:2)
    por TarHai em 17-12-01 14:12 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    As minha tarefas dividem-se em duas: bater texto e desenvolvimento em c++/mathematica.

    O 'bater texto' faco normalmente em Macs ou PCs/windows a correr o office da microsoft.

    A parte de desenvolvimento faco normalmente em workstations unix ou linux, usando como desktop ou o wmaker ou o KDE.

    Isto nao implica que nao bata texto no linux (staroffice) ou corra c++ / mathematica nos macs/windows.

    Quanto a jogos, so quake3. Corre bastante bem no linux, corre no windows e nao corre em nenhum dos macs (nao tem HW video).

    Quanto a ambientes de desktop, acho o KDE 2 de longe o mais avancado e amigavel de todos. O macos9 esta parado no tempo e condenado a ser substituido pelo macosX -- um KDE com mais eye candy ;o). O windows e uma confusao tremenda, um hibrido abastardizado entre a elegancia do macos original e o uma heranca que se nao me engano vem do CP/M. E um sistema manta-de-retalhos.


    ---
    As in "tux has the power" (Pontos:3, Interessante)
    por buckley em 17-12-01 14:39 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://buckley.evora.org
    Boas

    Confesso que tenho também uma dual boot windoze/linux. Mas a verdade é que o Windoze é pouco usado e uso linux para praticamente todas as tarefas. Posso afirmar que, depois de fazer download do StarOffice, só voltei a usar Windoze para procurar alguns episódios de Animés que não tive possibilidades de ver. E, de cada uma dessas raras vezes, acabo por ficar arrependido de ter bootado em windoze. Ecrãs azuis, general protection faults, dez mil anos para abrir mais um programa e coisas semelhantes fazem-me cada vez mais ter pena de não haver um "dreamweaver-like" para linux, que agora tenho de usar muito, devido a uma cadeira.

    Como aluno de Engenharia Informática, sinto-me bastante confortável ao saber que tenho logo ali disponíveis compiladores/interpretadores para a linguagem que estiver a codar ou para outra qualquer que me apeteça explorar. Saber que posso ficar farto do ambiente de janelas e mudar radicalmente de aspecto, como já fiz (e dúvido voltar a fazer, porque o WindowMaker "really fits my needs"). Mesmo em questão de actualizações, ao lado do desenvolvimento de kernel de linux, os upgrades da M$ são perfeitamente patéticos e lentos, IMHO.

    Em termos de email, uso o Ximian Evolution e até hoje ainda não tive nenhuma razão para considerar outro, ou mesmo noutra plataforma.

    Por último, posso garantir que o Quake III funciona tão bem ou melhor na minha máquina, em linux do que em windoze :)
    "Track number one; Mississipi number one, number two, number three and number four", Flaming Lips
    Claro que trabalhamos. (Pontos:2, Informativo)
    por Cyclops em 17-12-01 15:03 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://greymalkin.yi.org
    > Tenho visto muitas vezes utilizadores de Linux enviarem-me mails a partir de clientes Windows.
    Muitas vezes trata-se de perguica, mas as vezes ha casos onde so podem mandar atravez de um smtp server que so permite autenticacao via ntlm, e ai so ha uma hipotese para enviar... penso eu de que. Infelizmente.

    > Neste momento em casa "sou forçado" a só ter um portátil com Windows e utilizo para trabalhar IIS / MySQL / PHP. Confesso por exemplo, que tenho inveja de um "Dreamweaver para Linux" e de algumas facilidades de interface que o Windows oferece e que o Linux ainda não tem.
    Francamente, um developer web que queira ser levado a serio edita o html e nao usa "dreamweavers", ie, sabe o que esta a fazer.
    E nao sei porque es forcado a trabalhar com IIS, MySQL e PHP. Podes perfeitamente usar o Apache, junto com o PHP e o MySQL em gnu/linux, sem correr no risco de usar extensoes proprietarias do IIS.

    > Afinal, discussões de GNOME vs. KDE aparte, o pessoal anda a utilizar o Linux no Desktop ou não? Trabalhamos mesmo nele (fora aquela coisas triviais de mandar mails, navegar na web) ?
    O que e que e nao e trivial? Editar documentos? Uso o sistema gnu/linux para desenvolver codigo, produzir documentos de texto, folhas de calculo, tratamento de imagem, administracao de sistemas, enviar e receber email, navegar na web, jogar, etc.

    > Ou é só uma curiosidade excêntrica ?
    Eu chamo-lhe apenas o desconhecimento do que existe, e a falta de abertura de mente para fazer as coisas de outra maneira. Eu diria que a unica coisa que o GNU/Linux pode ter neste momento a perder em relacao ao Windows e a grande quantidade de jogos, que de resto praticamente tudo e possivel de fazer. Algumas coisas de forma melhor, outras de forma pior, outras, simplesmente, de uma forma diferente.

    E claro que as pessoas continuam (infelizmente) a preferir um sistema operativo tao userfriendly (o windows) que para instalar uma impressora que esta numa rede tcp teem de instala-la como se fosse local.

    Go figure, sistemas complicados como o windows e ainda por cima ha quem critique o gnu/linux. So pode mesmo e rtatarem-se de casos de vitimas de FUD.

    Hugs, Cyclops
    Re:Claro que trabalhamos. (Pontos:2)
    por buckley em 17-12-01 15:17 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://buckley.evora.org
    E nao sei porque es forcado a trabalhar com IIS, MySQL e PHP. Podes perfeitamente usar o Apache, junto com o PHP e o MySQL em gnu/linux, sem correr no risco de usar extensoes proprietarias do IIS.


    Há um pacote bastante interessante chamado PHPDEV (para Win32) que pode ser encontrado aqui que é baseado no Apache+PHP+MySQL num só sistema unico. No fundo são os três, individuais para linux, com um batch para activar o server e outro para fazer o shutdown. As versões mais recentes trazem também um MySQL Navigator, que não deixa de ter a sua piada. Bastante util e prático, if you ask me.

    Mas de não esquecer que as versões de apache para Win32 são experimentais!


    "Track number one; Mississipi number one, number two, number three and number four", Flaming Lips

    Re:Claro que trabalhamos. (Pontos:2)
    por Gamito em 17-12-01 16:15 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Eu edito o código e sei perfeitamente o que estou a fazer. Foi só um exemplo.

    Mário Gamito
    "Make everything as simple as possible... but not simpler"
    Albert Einstein
    Re:Claro que trabalhamos. (Pontos:2)
    por MacLeod em 17-12-01 16:35 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    Francamente, um developer web que queira ser levado a serio edita o html e nao usa "dreamweavers", ie, sabe o que esta a fazer. E nao sei porque es forcado a trabalhar com IIS, MySQL e PHP. Podes perfeitamente usar o Apache, junto com o PHP e o MySQL em gnu/linux, sem correr no risco de usar extensoes proprietarias do IIS.

    Permite-me discordar. Parece-me que em webdesign a sério, editar o código à pata não é a regra a seguir. Para além de se perder muito tempo a ajustar posições de tabelas, forms, imagens, etc... (coisas que o Dreamweaver faz muito facilmente), ninguém disse que depois de se trabalhar com o Dreamweaver não se dê uma olhada no código. Aliás, as últimas versões do Dreamweaver já vêm cada vez mais orientadas para esta hipótese. Dreamweaver != Frontpage.

    Re:Claro que trabalhamos. (Pontos:1)
    por hununu em 17-12-01 17:25 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://dequim.ist.utl.pt
    Pega em 20 webdesigners profissionais que dominem praticamente toads as áreas de web design e diz-me qual é que é mais eficiente a trabalhar com o dreamweaver em vez de fazer o código à mão...

    Eu às vezes pego no dreamweaver para fazer qualquer coisa e depois pego logo no código, o resto é conversa.

    hununu, LTI-DEQ@IST, Portugal
    Re:Claro que trabalhamos. (Pontos:2)
    por Branc0 em 17-12-01 17:44 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://www.branc0.f2s.com
    as vezes ha casos onde so podem mandar atravez de um smtp server que so permite autenticacao via ntlm, e ai so ha uma hipotese para enviar...

    Em relaçao a isto vale a pena contar uma curiosidade... Tive uns problemas com o qmail ha uns tempos atras e inscrevi-me na ML do qmail a partir do Outlook Express. Quando acabei de escrever e enviei o meu mail para ver quem me ajudava com o problema recebo um reply automatico com qualquer coisa do genero "nao aceitamos mensagens vindas de Outlook".
    Ora toma la que ja embrulhei... vamos la mandar um mail do Linux que aqui do windows nao da com nada ;)


    "A mais louca das mulheres consegue dominar o mais inteligente dos homens"

    Nem mais ! (Pontos:2)
    por NT em 17-12-01 15:19 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://amiga.L33tz.com
    Quando aparecer o Photoshop e o Flash no Linux faço format c: de vez !
    Gimp é fixe mas prontes há que ser realista... e Flash não há nada.
    É tudo muito bonito mas um gajo tem que comer e para isso trabalhar, logo fico-me pelas partições por enquanto.
    Windows porque ? (Pontos:2)
    por nmarques em 17-12-01 15:37 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://nmarques.xpto.org
    Jovem há mais de meio ano que o meu computador em casa nao vê a cor de um Windows... Porque ? 1. Nao preciso de Dreamweaver... Pessoalmente o vi-enhanced e' muit mais poderoso e fazer html ha pata nao ha problema :] Se queres uma coisa tipo dreamweaver tens o websphere da IBM :] Bate o DW aos pontos!!!... So falta dizer que agora tambem queres com integraçao com fireworks! 2. Do ponto de vista utilizador comum, trocar ficheiros ? Bem quais sao os ficheiros de um windoze que eu nao consigo abrir em linux ? os .reg ? Nao tou a ver essa desculpa, o StarOffice lida muito bem com .doc, .xls e ate .ppt... mp3 ? Tambem sao reconhecidos em linux :] 3. Do ponto de vista multimedia, tens os plugins do netscape que correm até flash!... Tens players de DVD, DivX, MPG2 etc etc etc... 4. Software ludico: Existe mais alguma coisa digna deste nome que nao seja Quake/II e Unreal Tournament ? :] Talvez o chuckie egg, no entanto tens emuladores para jogares o Chuckie Egg do ZX80. 5. Se queres realmente um toque a' la windoze metes um fvwm95 ou um Icewm... Nao vejo onde esta a espiga...! Sejam sinceros, tirando raros motivos de trabalho de desenvolvimento em alguns campos como VB ou Flash, ou bostice M$, tudo o resto existe em Linux... Desculpas de mau pagador so vos faz parecer mal... BladeRunner: no entanto eu compreendo a tua posiçao... Sempre escolheste o que de pior havia, ex: KDE e SuSE...

    --------------------------------------------
    If there is such a thing as too much power...
    I've not discovered it...
    Re:Windows porque ? (Pontos:2)
    por Gamito em 17-12-01 17:33 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    "BladeRunner: no entanto eu compreendo a tua posiçao... Sempre escolheste o que de pior havia, ex: KDE e SuSE..."

    Honestamente, começas a aborrecer-me com esses teus apartes. Aliás perfeitamente escusados, uma vez que até nos conhecemos pessoalmente.

    Mas não vais ficar sem resposta:
    Uso desktop Linux sim. E só.
    O que se passa é que de momento só tenho em casa o portátil W2k da minha mulher e para não estar a perder tempo a instalar software, meti-lhe o IIS com o MySQL e o PHP para despachar pequenas coisas cá em casa.
    Há coisas mais importantes em casa, como um filho de 3 anos por exemplo em que ocupar o tempo.

    Vê se atinas comigo, ok ?
    Ou então desliga. Tanto me faz.

    Mário Gamito
    "Make everything as simple as possible... but not simpler"
    Albert Einstein
    Re:Windows porque ? (Pontos:2, Engraçado)
    por avalonagain em 17-12-01 18:20 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    Deixa lá... Deve ser daqueles que pensa que vai ser hacker para sempre... Ou pior: pensa que é hacker.
    ~avalon~ -- "Oh my gawd, they killed Tux! Bastards!"
    Re:Windows porque ? (Pontos:2)
    por jmce em 17-12-01 18:44 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/
    Precisamente quando há coisas mais importantes, o tempo é demasiado precioso para o desperdiçar em plataformas deficientes, instáveis e (ainda por cima) caras... Uma das razões para preferir Linux é precisamente ter fiabilidade e não ter que pensar em problemas desnecessários com soluções obscuras ou demoradas (como reinstalar de raíz em desespero...). Não é nada trivial que se perca "menos tempo" a instalar software em Windows, mesmo admitindo que se consegue arranjar soluções decentes nele.
    Re:Windows porque ? (Pontos:2)
    por Gamito em 17-12-01 20:50 GMT (#25)
    (Utilizador Info)
    Não quando se tem um disco "cheio de Windows" e para limar umas arestas em casa que se fez no trabalho em Linux se arranca o IIS e se se instala o MySQL e o PHP com meia dúzia de cliques.
    Parece-me que está aqui a passar a ideia de que estou a defender o Windows, o que não é de todo verdade.
    Remeto-te para as questões do artigo.

    Mário Gamito
    "Make everything as simple as possible... but not simpler"
    Albert Einstein
    Re:Windows porque ? (Pontos:2)
    por nmarques em 18-12-01 10:10 GMT (#27)
    (Utilizador Info) http://nmarques.xpto.org
    OK Mario :] Foi giro enquanto durou :] Modo hostil off!... Cumprimentos, Nelson Marques

    --------------------------------------------
    If there is such a thing as too much power...
    I've not discovered it...
    Re:Windows porque ? (Pontos:2)
    por Gamito em 18-12-01 10:15 GMT (#28)
    (Utilizador Info)
    Roger that então.

    Mário Gamito
    "Make everything as simple as possible... but not simpler"
    Albert Einstein
    A minha experiência (Pontos:4, Interessante)
    por MacLeod em 17-12-01 16:15 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Eu posso muito bem dizer que uso Linux no Desktop. Para o que trabalho, uso essencialmente Linux. Não sou programador nem administrador de sistemas (só por curiosidade), o meu trabalho é essencialmente Física teórica e tratamento de dados. Uso o Emacs+LateX2e para os artigos/trabalhos, uso a versão do Mathematica para Linux, o Acrobat Reader para visualizar os trabalhos, é porreiro porque dá para usar com o mozilla e ver directamente pdf's do arxiv. Para o tratamento de dados a sério não há melhor que linux! (em arquitectura x86, é claro) Programas como o IRAF para tratamento de imagem, o GEANT, desenvolvido no CERN para simulação de trajectórias de partículas (com multiplas aplicações em ciencia); e o poderosissímo IDL correm muito bem em Linux (só o IDL também corre em Windows).

    Isto para além das aplicações essenciais: xmms, evolution, xchat ;-) O desktop no linux é o dia-a-dia!

    Olha.. uso menos do que usava antes (Pontos:1)
    por m3thos em 17-12-01 18:22 GMT (#23)
    (Utilizador Info) http://mega.ist.utl.pt/~mmsf
    Epá, eu á coisa de um ano/6 meses.. tinha apenas linux instalado no pc.. e conseguia fazer tudo nele, quer dizer.. quase tudo.. :)
    Mas ultimamente.. tou com dual-boot winxp/debian, e embora o default esteja para debian.. sou muito menos produtivo lá do que o sou em windows, o XP está mto mais robusto que os anteriores (win2k tb é bom), e o linux para mim está cada vez mais instavel, desde o X.. que me crasha MUITO.. (já ouve um dia que me crashou 3s vezes), e outras aplicações. Por exemplo.. nao conseguir por o instant messaging a funcionar decentemente em linux. E o mozilla é bastante mais lento que o IE no XP, o cliente de emails também é mais pratico, que o do mozilla que é o que uso, ou seja.. ainda vou pra linux para fazer manutenção e melhorar a usabilidade, mas a instabilidade de programas cruciais, como o X, web browser e mail client, acaba-me por fazer vir pra windows. É uma questão de paciencia, para configurar a impressora, o palm, um instant messenger(já que agora muitos dos meus amigos usam o messenger da M$), enfim, dá mais trabalho do que devia, sobretudo quando não gostamos de desktop environments (gnome/kde).

      Por causa disso vou mas é meter solaris que pra desenvolver cenas para unix dá-me mais jeito visto que na univ o unix de referência é solaris, e parece que é bem mais robusto e suporta melhor SMP que o linux. Assim sempre vou vendo outros unixes..

      Básicamente. .depois de quase um ano sem windows, acho que linux ainda tem cenas mta chatas, e todas as afinações que um gajo tem (e deve) fazer, diminui muito a produtividade.
      Mas, quando o E17 estiver pronto.. devo voltar para linux! :)

    Miguel F. M. de Sousa Filipe handle: m3thos email mmsf@rnl.ist.utl.pt More Human than Human.
    Re:Olha.. uso menos do que usava antes (Pontos:2)
    por CrLf em 19-12-01 1:25 GMT (#34)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/~cer09566
    (...)desde o X.. que me crasha MUITO.. (já ouve um dia que me crashou 3s vezes)(...)

    Não estarás a usar os drivers da nvidia?

    (...)E o mozilla é bastante mais lento que o IE no XP, o cliente de emails também é mais pratico, que o do mozilla que é o que uso(...)

    Realmente o mozilla não impressiona ninguém, muito pelo contrário (mas isto sou só eu que detesto o mozilla), mas tens alternativas, o konqueror ou o opera para webbrowsing são bastante bons e o kmail como MUA.

    (...)e parece que é bem mais robusto e suporta melhor SMP que o linux.(...)

    Podes dizer isso para SPARC agora em x86 isso não é necessáriamente verdade.

    -- Carlos Rodrigues
    Eu uso! (Pontos:2)
    por CrLf em 18-12-01 16:52 GMT (#33)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/~cer09566
    Uso o Linux para quase tudo, o Windows é só para jogos e para fazer alguns trabalhos da faculdade quando não há a possibilidade de os fazer em Linux. De resto raramente vou à net em Windows.

    Agora é natural que recebas muitos mails de clientes Windows, tal como também é natural que o gildot receba muitos hits de Windows. Há muita gente que envia os mails do trabalho, que visita o gildot a partir de máquinas que não são a sua. Podem crer que recebem muitos hits meus a partir de Windows 2000, pois muitas vezes sou forçado a usar o Windows na faculdade.

    -- Carlos Rodrigues
    Re:Eu uso! (Pontos:2)
    por xeon em 19-12-01 14:32 GMT (#35)
    (Utilizador Info) http://pthelp.org
    "tal como também é natural que o gildot receba muitos hits de Windows"

    Pois ... eu tou a usar Opera em Linux e o meu hit foi de um .. hmm... "Identify as MSIE 5.0".

    E' que ainda ha' sites que dizem que o meu browser nao funciona em condicoes...
    Go figure :-P

    Anyway, em relacao ao artigo:

    - Work -> Linux (rh7.2, ximian, mutt, openoffice pros mails com attaches m$)

    - Casa -> Windows Perna-de-porco. Cada vez mais me recuso a trabalhar em casa, e preciso de um S.O. de game console, pronto :-)

    --
    Nao ha' mulheres feias ... um gajo e' que bebe pouco ...

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]