gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Novas tecnologias para o fabrico de chips
Contribuído por chbm em 29-11-01 10:00
do departamento a-ver-vamos
Tecnologia Lameiro escreve "A Intel anunciou recentemente que os seus investigadores desenvolveram uma estrutura inovadora para os transístores em novos materiais, verificando-se melhorias significativas na velocidade, consumo de energia e na redução de calor.
Como é do conhecimento comum, a tecnologia está quase a atingir os limites do silício, e esta nova descoberta dá um novo alento à Lei de Moore.
O artigo completo publicado pela Intel pode ler-se aqui. "

Linux kernel 2.4.16 já saiu. | isp esquecem o linux  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Intel
  • Intel
  • aqui
  • Mais acerca Tecnologia
  • Também por chbm
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Inovação (Pontos:2, Interessante)
    por avalonagain em 29-11-01 15:33 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Não sei se concordam comigo, mas parece-me que desde a invenção (ou será descoberta...) do transístor, nunca mais houve nenhum dispositivo verdadeiramente inovador.
    O transístor vei mudar a nossa vida de muitas formas é certo, mas julgo que hoje falta esse espírito inovador que despoletou o surgimento do transístor. Tudo o que conhecemos hoje tem esse transístor, elemento básico e por muito melhores que as técnicas sejam nos nossis dias, continua a ser o mesmo transístor, baseado em semicondutores. Há os nanotubos, os transístores moleculares, etc que não são emicondutores no verdadeiro sentido da palavra, mas que se baseiam exactamente no mesmo princípio, do interruptor controlado.
    Não é nenhum desabafo nem crítica nem nada, apenas um pensamento que gostaria de ver partilhado.
    Transístores a todos.
    ~avalon~ -- "Oh my gawd, they killed Tux! Bastards!"
    Re:Inovação (Pontos:2, Esclarecedor)
    por raxx7 em 30-11-01 11:21 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://raxx7.no.sapo.pt/
    Já agora os computadores a válvulas também se baseavam em comutadores controlados. E todos os computadores digitais se baseiam na álgebra de Boole...
    A descoberta do primeiro tipo de transistor apenas veio permitir circuitos mais pequenos e mais fiáveis, e posteriormente a integração em chips, que sofreu depois um grande impulso com os MOSFETs. Provavelmente a descoberta do circuito integrado (se bem que impossivel sem ele) teve mais impacto que o transistor enquanto componente discreto.
    Por outro lado, se queres invovação, tens computadores quânticos, por exemplo.
    Há uns tempos li um artigo que reflectia sobre o facto de não haver quase ninguém que se destacasse no campo da electrónica depois de 1950. Mas isso não quer dizer que a electrónica não tenha evoluido desde 1950, apenas que o mundo actual é demasiado complexo para alguém se destacar. O que se passa com as pessoas passa-se com as suas descobertas.
    Todos ouviram falar de transistores, mas quantos já ouviram falar dos klystrons que permitem as comunicações por satélite, entre outras coisas?
    Na verdade, o esforço colectivo consegui feitos que espantosos comparadas com 1950.

    Remember to be the Killer, not the Victim! (Nuklear Girl)

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]