gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Linux kernel 2.4.16 já saiu.
Contribuído por BladeRunner em 28-11-01 23:31
do departamento another-kernel-bites-the-dust?
Linux Anonimo Cobarde escreve "Saiu ontem (ou anteontem?) o kernel 2.4.16.
Além da resolução dos problemas das versões anteriores, notam-se melhoras significativas de performance. Como habitualmente, encontram-no aqui "

Netcabo - proxy.telepac.pt e o trafego internacional | Novas tecnologias para o fabrico de chips  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • aqui
  • Mais acerca Linux
  • Também por BladeRunner
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    E como habitualmente.... (Pontos:1, Lança-chamas)
    por Lowgitek em 29-11-01 2:56 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.ideiasdigitais.co.pt
    Bom a nova versão semanal já esta por ai ehehe.

    Resta saber quantas coisas mais esta novas versão vem dar cabo de tudo ou estragar ainda mais. Resta saber e se a proxima versão sai ainda para a proxima semana o quiça mais cedo.

    Enfim... ta cada vez pior
    Re:E como habitualmente.... (Pontos:2)
    por Gimp em 29-11-01 9:59 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Como já disse há já alguns dias atrás, boa oportunidade para colaborares e melhorar o que cada vez está pior.


    "Os meus 2 Duh!" Gimp zZzZz

    Re:E como habitualmente.... (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 29-11-01 10:42 GMT (#4)
    Como já disse em outra questão destas, prefiro obter uma versão melhor passado uma semana, do que esperar 6 meses. Se não gostares do intervalo das actualizações, nada de impede de actualizares só de ano a ano.
    Re:E como habitualmente.... (Pontos:2)
    por MavicX em 29-11-01 16:59 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    "Enfim... ta cada vez pior"

    Não tá nada :-)

    Ainda me lembro do tempo que demorou a passar do 2.2.0 para o 2.2.19.

    Agora do 2.4.0 para o 2.4.16 foi uma questão de meses. Será que o 2.4.16 é mais estavel do que o 2.4.0 ? acho que não.

    O linus é que está a matar a versão 2.4.x, ver se agora o "brazuca" põe isto como deve ser, ou por amor de deus chamem de volta o Alan.
    Re:E como habitualmente.... (Pontos:1)
    por cgd em 29-11-01 18:05 GMT (#6)
    (Utilizador Info)

    cuidado com os exageros. o linus nao está a matar a 2.4.*. pode nao estar a fazer um excelente trabalho de manutencao, mas existem algumas coisas das quais ele nao tem muita culpa.

    a 2.4.* acrescentou e alterou muitas coisas, que as pessoas queriam. muitas delas nao foram testadas suficientemente bem, nem poderiam se-lo atraves das beta releases, porque o kernel está demasiadamente grande e configuravel, para a comunidade linux-dev poder testar todas as features e combinacoes de features (esta é a parte pior) em tempo util antes de avancar para as stable.

    a partir do momento em que se decide pelo lancamento de uma 2.4.x, comeca um ciclo, que nao é caótico, mas nao é totalmento controlado-- uma release é feita, descobrem-se x bugs em "N" configuracoes particulares e especificas (hardware, combinacao de configs do kernel-- o mesmo driver pode ter problemas se compilado como modulo mas ja funcionar bem se for integrado no kernel, ou pode funcionar bem se for compilado sozinho e dar problemas se for compilado com outro especifico).

    esses problemas depois têm de ser rapidamente corrigidos, mas entretanto ja foram integradas novas features que podem ter varios outros problemas... como disse em cima, o ciclo nao é caótico, mas nao é totalmetne controlavel.

    por exemplo, eu tenho um freecom traveller light (um cd burner portatil, que se pode ligar por usb,paralelo,firewire ou pcmcia), mas so tenho o cabo USB. so a partir da versao 2.4.15 é que o kernel trouxe suporte para a minha freecom. o ficheiro interessante neste caso é o freecom.c que estava na rcs revision 1.15 por alturas da 2.4.14. na linux-usb (o projecto que mantem o usb de linux) esse freecom.c ja ia na 1.18. Agora na 2.4.15/16 o freecom.c é o 1.19 e funciona ok, mas SÓ agora é que foi integrado, e entretanto podem ter havido outras coisas a quebrar, e mesmo estas dao problemas com outras partes do kernel (ex: APIC e USB têm dado problemas). agora essas coisas que quebraram vao ter de ser corrigidas, e quando forem, podem ter implicacoes com outras que funcionavam bem, para nao falar das novas integracoes...

    seja como for, como alguem salientou em cima, na sexta foi lancada a 2.4.15, pouco tempo depois ja tinha sido dscoberto o bug, no sabado havia um patch, ainda nao oficial na altura, e na segunda ja havia uma nova release fixed. menos de tres dias uteis de uma versao buggy-- parece-me aceitavel: a maior parte das pessoas nem deve ter chegado a instalar a 2.4.15!

    ja agora, se tiverem este problema com algum device USB: "usb.c: USB device not accepting new address=2 (error=-110)"... desliguem o APIC em "processor type and features".


    -- carlos

    performance?! (Pontos:3, Informativo)
    por cgd em 29-11-01 9:19 GMT (#2)
    (Utilizador Info)

    o kernel saiu na segunda feira, algures na hora de almoco (quando eu sai para almocar, nao tinha saido, quando cheguei já estava).

    o patch 2.4.15 -> 2.4.16 sao 5782 bytes bz2.

    alem de corrigir o bug dos inodes, a maior parte do patch sao fixups à arquitectura PPC. existem ainda um ou outro bugfix menor, e sao adicionadas dois novos parametros do kernel configuraveis em run-time (antes eram #define's):
    /proc/sys/vm/max-readahead
    /proc/sys/vm/min-readahead

    (façam ls -al /proc/sys/vm numa 2.4.15 e numa 2.4.16)

    é mesmo só isto. nao existe qualquer melhoria de performance, nem adicao de features. é mesmo uma bugfix release.


    -- carlos

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]