gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Ratos em linux
Contribuído por Xmal em 22-10-01 21:25
do departamento mickey
Hardware bgravato escreve "Tenho aqui um rato que está "a dar as últimas" e estou a pensar investir mais do que os habituais 500$-600$ e comprar um "ratito" mais sofisticado, daqueles com "rodinhas" (e espero que mais duradouro também), no entanto as marcas são muitas e os preços bastante discrepantes. Um ponto essencial é que funcione bem em linux, nomeadamente as "rodinhas" de scroll. Estou tentado a investir num Logitek pois parece que têm bom suporte em linux. Há para aí outras marcas, bem mais baratas, mas tenho receio que depois na funcionem devidamente. Peço a quem já teve experiências com ratos destes em linux que me dê algumas dicas... vale a pena comprar um rato caro de "marca"? ou qualquer um mais "fatela" faz as mesmas vezes? Obrigado. "

As novas direcções dos tentáculos | Pad para reconhecimento de texto  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Mais acerca Hardware
  • Também por Xmal
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Microsoft.... (Pontos:2)
    por z0mbi3 em 22-10-01 21:37 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://z0mbi3.sempre.nu
    Em linux nao sei, mas sei que em mac, nao ha melhor que os ratos da MS... alias, os ratos da microsoft sao uma bomba... ja experimentei logitech, genius, epa, quase tudo, e nenhum me satisfez....antes usava aquele em forma de lagrima, e agora tenho um Intelimouse Optical...o Explorer tb nao e mau, mas tem um problema...depois de te habituares ao tamanhao do rato e dificil usar um rato mais pikeno... btw, o Explorer tb nao e indicado para canhotos nem para pessoas com as maos pequenas... de resto, Microsoft is the way to go :)
    Microsoft Vs. Logitech (Pontos:1)
    por Lameiro em 22-10-01 23:18 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Eu tenho um Logitech Wheel Mouse Optical e estou bastante satisfeito quer ao nível de precisão quer ao nível da compatibilidade.
    Eu acho que a Logitech tem ratos de melhor qualidade do que a Microsoft embora o preço não seja convidativo.
    Re:Microsoft Vs. Logitech (Pontos:2)
    por TarHai em 23-10-01 0:11 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    Eu ja tive um mouseman+ da logitech. E um excelente rato a todos os niveis. A ergonomia e soberba e a construcao impecavel. Bom, a rodinha podia ser mais suave e auqeles plasticos anti-derrapantes sujam-se muito.

    Troquei-o pelo optico da microsoft porque estava farto de limpar a esfera do rato. Existe uma versao optica do mouseman+ mas neste momento estou mais q satisfeito com o intellimouse.
    ---
    Re:Microsoft Vs. Logitech (Pontos:1)
    por Lameiro em 23-10-01 0:38 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Eu tenho o meu desde Maio/2001 e ainda nao tive necessidade de o limpar!
    Re:Microsoft Vs. Logitech (Pontos:0, Engraçado)
    por Anonimo Cobarde em 23-10-01 9:20 GMT (#17)
    Badalhoco ;)
    Re:Microsoft Vs. Logitech (Pontos:2)
    por TarHai em 23-10-01 10:22 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    Com o passar do tempo a esfera perde atrito a mesa e comeca a patinar e ai comecas a notar q a mais pequena sujudade altera as propriedades do rato.

    E extremamente irritante tantar manter o mousepad limpo para o rato deslizar e a rodinha ter atrito :P
    ---
    Re:Microsoft.... (Pontos:1)
    por mlopes em 23-10-01 9:38 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    Eu tenho o Logitech e digo o mesmo, mas em relação ao Logitech, creio que é uma questão de hábito, também já experimentei Genius, etc..., ao fim de pouco tempo todos se estragaram, o Logitech, para além de ser o melhor de utilizar, funciona em Linux e já me dura há mais de 2 anos, o que é um record se for comparar com os que tive antes!
    Garantia Logitech (Pontos:1)
    por Lameiro em 23-10-01 11:16 GMT (#26)
    (Utilizador Info)
    Por algum motivo os ratos Logitech têm garantia de 2 a 5 anos!
    Re:Microsoft.... (Pontos:2, Engraçado)
    por faustino em 23-10-01 15:23 GMT (#32)
    (Utilizador Info)
    O meu logitech mouseman tem 4 anos de idade e outros tantos de especialista em bungee jumping, passo a explicar como, picture this: windows encrava, são 7h30 tens um trabalho para entregar às 8h10, após uma directa os nervos, já não são o que eram, então pões uma pontinha do rato fora do tapete, levantas a mão, fechas o punho, baixas a mão com força e aí vai o teu rato pelo ar, bungeeeeeeeee jumpiiiiiiiiiiing finalmente aterra-te em cima da impressora que estava atrás do tapete.

    Aviso: Este desporto radical não faz o windows desencravar, mas alivia o stress.

    Re:Microsoft.... (Pontos:2, Informativo)
    por Czar em 23-10-01 9:38 GMT (#20)
    (Utilizador Info)

    Boas,

    Pessoalmente, tenho um Mricosoft IntelliMouse Explorer, um Logitech IFeel MouseMan e um Logitech Wheel Mouse todos opticos e todos a funcionar perfeitamente em Linux :). Se o tamanho nao e relevante, aconselho-te o MS pois e o mais "agradavel" de trabalhar ( rodinha muito soft e bom tacto ) se queres um mais pequeno, aconselho-te o Whell Mouse da Logitech, que tambem e muito bom ... o IFell e engracado, mas depois perde a piada ... embora a nivel de design e de "encaixe" na mao seja o melhor que por ai anda ... podes sempre depois deixar de usar a propriedade "IFeel" que e o meu caso, mas ai estarias a pagar por uma coisa nao util ...

    Mas acho que acima de tudo, o mais importante neste momento, é que compres um optico ... acho que foi a melhor coisa que podiam inventar para um rato :) .

    Czar.

    Re:Microsoft.... (Pontos:1)
    por _raposo_ em 23-10-01 10:08 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    Pois eu também tenho um Microsoft IntelliMouse Explorer que é muito bonito e compreio por ele ser fixe e não por ser da Microsoft.A melhor coisa que tem é a ergonomia ser usb e ser optico. Está a funcionar Muito bem no linux.
    Re:Microsoft.... (Pontos:1)
    por Nocturno em 23-10-01 14:38 GMT (#31)
    (Utilizador Info) http://nocturno.nsk.yi.org
    Penso que o "IFeel" não deve funcionar em linux, logo já não +e preciso desactivá-lo :), muito menos comprar com esta propriedade.
    noc.
    Novo wheelmouse da logitech (Pontos:1)
    por president em 23-10-01 18:16 GMT (#35)
    (Utilizador Info)
    E' assim.. os que tem a versão deste rato em azul não beneficiam da nova tecnologia optica.. os ratos opticos antigos eram bastante lentos (se jogarem jogos de porrada aka quake/hl/ut com sensividades baixas quando tentam fazer movimentos rapidos ficam a olhar para o ceu ou para o chao e o cursor nao vai para onde querem). Os ratos mais antigos da M$ tambem tem este problema. No entanto ja saiu a versao nova deste rato e os novos explorers da M$ tambem ja vem com tecnologia optica de jeito.. ou seja.. podem andar a strafar de um lado para o outro 'a velocidade que querem que o rato não se passa. Outra coisa.. quem quer qualidade para jogar nao dispensa um mousepad de jeito, faz-me lembrar os tipos que tem os boomslang 2000 que custam 25 belos e usam mousepads de pano... se querem mousepad de jeito check http://www.func.net
    Optico! (Pontos:3, Informativo)
    por TarHai em 22-10-01 21:41 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    Comprei um intelimouse explorer optico e devo dizer q estou muito contente com ele, quer em windows quer em linux.

    O facto de nao ter bolinha nem rolamentes para limpar justifica largamente o preco q se paga por um rato optico.

    Em linux o rato porta-se adequadamente (jogo quake com ele), com o unico senao dos botoes adicionais do rato estarem mapeados para mouse2 & mouse3 (paste com o polegar e fixe). A rodinha funciona no KDE2 e gracas ao imwheel (por defeito instalado no mandrake) funciona menos mal nas aplicacoes nao QT. Nao faco ideia se o suporte para rodinha no gnome e nativo se e via imwheel.

    O rato esta ligado em USB :)
    ---
    MS Optical! (Pontos:1)
    por Lowgitek em 22-10-01 21:52 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.ideiasdigitais.co.pt
    Penso que qualquer dos ratos da ms sem bolinha (opticos) funcionam extremamente bem em qualquer lado seja em usb como em ps2.

    Recomendo vivamente desde o mais simples custa cerca de 5400$ ate aquele cheio de botões, este ultimo pese embora caso queira usar todos os botões requer trabalho adcional mas para os tres botões não tem nada que saber.

    Só ainda testei estes ratos no mandrake/redhat/suse , mas penso com mais ou menos trabalho fica a funcionar em qualquer lado, e só o facto de não se ter que andar a limpar o raio do rato ja fico contente :)

    Ainda não comprei um ca para casa mais vou apostar no rato mais simples deles que é o wheel mouse optical +/-5400$00, que serve perfeitamente para substituir o ms com rodinha (intellimouse) que ja ta velhinho :)
    Hardware Microsoft! (Pontos:1)
    por megas em 22-10-01 22:17 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Se há coisa que costuma ser boa da MS, é o hardware, os ratos são muito bons. Vale o dinheiro.
    Microsoft Intellimouse(PVP. +/- 6.000$00) (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 22-10-01 22:59 GMT (#6)
    Microsoft Intellimouse (optical, usb, good looking).
    Em linux/windows funciona muito bem(out of the box).
    Nos dias de hoje um optical e um must... no cleaning and works on every surface(besides glass). :-)
    Idem, idem (Pontos:1)
    por urgan em 22-10-01 23:10 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Microsoft óptico. Nem penses mais nisso. E é tã giro trabalhar às escuras só com a luzinha vermelha.
    O que não falta por aí são ratos.... (Pontos:1)
    por Castanheiro em 22-10-01 23:36 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/fdc10056
    Neste momento tenho um da M$ óptico, não é mau, mas não me enche as medidas. A luzinha vermelha é fixe :-) , a precisão não é má, mau são os butões, são demasiado esponjosos para o meu gosto e em situações de uso intensivo (leia-se quake) revelam-se lentos. Um familiar meu agora tem um Dexxa lindo, sem bola, sem fio, sem butões......errr butões tem :-) Funciona através de rádio, é preciso, excelente para impressionar os amigos :-p
    Não me perguntem o preço que eu não sei, mas deve rondar os 10cts.
    Ratos ha' muitos... (Pontos:3, Esclarecedor)
    por higuita em 23-10-01 0:18 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://raff.fe.up.pt/~eq92025/
    eu uso neste momento um Logitech sem fios que acho muito bom e um A4Tech tambem sem fios que apesar de ser muito mais barato que o da logitech acho que esta' ao mesmo nivel (ate' gosto mais da curvatura dele)
    e' claro, ambos com rodinha e botao central

    ratos opticos nao acho nada de especial, prefiro mil vezes sem fios, ha' quem ache ou contrario, sao tudo opinioes...
    a maioria das vezes a ma' escolha de tapetes e/ou ambientes mais sujos tornam a fama dos ratos normais ma'
    para ratos normais, a escolha do tapete certo e' importante, uns ratos gostam mais de tapetes de pano, outros de plastico, outros rugosos, etc

    ja' existem tambem ratos sem fios opticos, mas presumo que comam pilhas como doidos
    ratos mais baratos mas que na minha opiniao ainda sao bons (mas logitech, MS e A4Tech sao muito melhores) sao os da genius, ja' mexi em varios e achei-os bem feitos

    porta, aponto para USB sem nenhuma razao especial

    feitios existem muitos,pessoalmente estou habituado aos desenho classico

    o melhor e' ires experimentar os ratos aos hiper-mercados e lojas para ver o que gostas mais
    existe muita variadade, mas no fundo vai muita coisa dar ao mesmo

    eu se conprasse agora um, compraria outro A4tech sem fios, para mim eles sao iguais aos logitech, um pouco mais baratos (7c o meu)

    Higuita
    Re:Ratos ha' muitos... (Pontos:2)
    por bgravato em 23-10-01 1:51 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    Eu também gosto(ava) dos A4Tech, neste momento os que tenho aqui em casa são quase todos dessa marca, os mais antigos ainda duraram uns 7 ou 8 anos, o mais recente que deve ter talvez 1 ano ficou recentemente com o botão esquerdo fisicamente danificado - já não faz o "click" sonoro e basta encostar levemente o dedo para ele "disparar" (e não... não foi por excesso de força aplicada nele que ficou assim...). Já o abri para ver se estava sujo ou qualquer coisa a prender o botão mas não... Também já pensei em pegar num dos velhos que já estão ali encostados e tirar-lhe um dos botões e meter neste, mas isso implica andar a soldar/dessoldar coisas o que já é trabalho a mais sem ter a certeza que seja bem sucedido...
    Por este motivo estou um pouco de pé atrás em relação aos A4Tech.

    Cumprimentos,
    Bruno Gravato.

    Re:Ratos ha' muitos... (Pontos:2)
    por higuita em 24-10-01 20:55 GMT (#40)
    (Utilizador Info) http://raff.fe.up.pt/~eq92025/
    isso ja' me aconteceu com varios ratos de varias marcas, inclusive com um logitech (mas o outro irmao gemeo da mesma altura ainda hoje funciona a 100%)
    por acaso da A4tech nunca me aconteceu

    la' foi um mau jeito num click ou numa queda ou uma mola mais fraca, mas por vezes acontece
    quanto esta' dentro da garantia tudo bem, mas depois so trocando de rato

    defeitos todos podem ter... ainda a uns tempos um rato microsoft com roda (aqueles da expo98) ficou com a roda perra(e a pessoa usava pouco a roda), abri para ver se era sujidade mas era mesmo o plastico da roda que cedeu um pouco e comecou a raspar nas paredes do seu suporte... nunca tinha visto isto noutro rato, mesmo aqueles que teem uma utilizacao da roda muito maior

    Higuita
    Re:Ratos ha' muitos... (Pontos:2, Informativo)
    por Nocturno em 23-10-01 8:27 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://nocturno.nsk.yi.org
    ja' existem tambem ratos sem fios opticos, mas presumo que comam pilhas como doidos

    Eu tenho um desses ratos Logitech (sem fios e sem bolinha) e funciona-me bem em linux (com rodinha e tudo), não tenho nenhuma queixa até agora, e como só o tenho a pouco mais de um mês não posso falar em relação à duração das pilhas... ainda não as troquei e penso que ainda vão durar basntante mais :)) (assim espero).
    Quanto à ligação, este rato possui dois tipos de ligação, tanto PS2 como USB, o que é bastante bom.

    Também estou em contacto com um Genius, e também funciona bem a rodinha em todos os programas, mas para o configurar tive que experimentar um rato que não tinha nada a haver com ele :P

    noc.

    Re:Ratos ha' muitos... (Pontos:1)
    por asoares em 23-10-01 17:10 GMT (#34)
    (Utilizador Info)
    ...só o tenho a pouco mais de um mês não posso falar em relação à duração das pilhas... ainda não as troquei e penso que ainda vão durar basntante mais...

    Da faq da Logitech:

    Will I know when my batteries are running out?

    When you install the MouseWare software that is included with your cordless mouse, you will be able to check the battery status by clicking on the mouse icon in your system tray. The software will also warn you when the batteries need to change. Batteries are estimated to last between two and three months with Cordless MouseMan Optical.


    Portanto só tens mais uns tempos antes de mudar de pilhas ao... rato. :-)

    --
    antonio soares
    Windows has stopped. Press CTRL+ALT+DELETE to restart your computer.
    MS (Pontos:1, Redundante)
    por Gamito em 23-10-01 9:10 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Eu tenho um rato da Microsoft dos baratuchos e a rodinha funciona 5 estrelas em Linux.
    Só tens que correr o imwhell, mas é um processo muito straightforward.

    Mário Gamito
    educação, ensino
    O meu rato (Pontos:1)
    por NecroMancer em 23-10-01 9:14 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://student.dei.uc.pt/~trindade
    Tenho um rato A4Tech WinMouse 4D+. Tem 3 botões em cima, um ao alcance do polegar e duas rodas (uma horizontal e outra vertical). Funciona às mil maravilhas em Windows (98, 2000, XP...) BeOS e Linux. Só tenho pena que a roda não tenha o mesmo feeling que os rato da M$, mas não se pode ter tudo...
    Re:O meu rato (Pontos:1)
    por Lameiro em 23-10-01 11:21 GMT (#27)
    (Utilizador Info)
    Mas se tiveres um monitor de 17" ou +, a segunda "rodinha" começa a embaraçar!
    Rato no RH 7.1 (Pontos:1)
    por Vampiro em 23-10-01 9:43 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://www.abelha.net
    Eu tenho um Logitech revendido pelo Compaq, instalado no Linux Red Hat 7.1, e não fiquei com a rodinha de scroll activa... já tentei algumas dicas e nada a fez voltar a vida... Eusébio
    Filipe Eusébio
    Re:Rato no RH 7.1 (Pontos:0, Informativo)
    por Anonimo Cobarde em 23-10-01 11:01 GMT (#25)
    Se ainda não foi o teu caso, tenta seguir as instruções que encontras aqui . Não sei ao certo como o RH tem os ficheiros de configuração do X instalados mas é bom que te certifiques de estares a modificar o ficheiro correcto. Talvez /etc/X11/XF86Config-4.
    Optical, comentário (Pontos:2)
    por Gimp em 23-10-01 10:22 GMT (#23)
    (Utilizador Info)
    É engraçado, pelos vistos os ratos ópticos começam a generalizar-se. Lembro-me em 92 estar a mexer num Unisys com um rato óptico e perguntar.-me porque raio é que não haveria mais ofertas...isto e os ratos trackball. Se não há necessidade de mover muito rápidamente o ponteiro não há nada melhor que um trackball e mesmo assim não teve muito sucesso, deduzo que pelos preços praticados, que pelos vistos agora já não são entrave na compra de um óptico.


    "Os meus 2 Duh!" Gimp zZzZz

    Re:Optical, comentário (Pontos:2)
    por Xmal em 23-10-01 11:40 GMT (#28)
    (Utilizador Info) http://gsd.di.uminho.pt/cbm
    Os que me lembro de ver em 92 eram mais primitivos, pois requeriam um mouse pad especial com um padrão reticulado. Os de agora apenas se dão mal com algumas superficies.

    P.S. Tambem tenho um USB da MicroSoft e estou satisfeito.

    Re:Optical, comentário (Pontos:2)
    por higuita em 24-10-01 21:14 GMT (#41)
    (Utilizador Info) http://raff.fe.up.pt/~eq92025/
    eu usei um na minha escola em 89 tambem assim

    era uma festa, os ratos que viamos era dos mac classic e mais dois "normais" muito pessados em 2 8086 para usar o drhalo (um programa de desenho para DOS) em monitores CGA

    o rato optico estava no unico 286, monitor EGA (Uau!!) e era usado para o drhalo e mais uns programas

    era muito melhor que os outros, apesar do tapete metalico reticulado ser pequeno e frio
    claro que fora do tapete nao anda um milimetro
    (nem em papel quadriculado 8)

    com o passar dos anos questionava-me sempre porque e' que esses ratos tinha desaparecido... reapareceram passados 10 anos

    Higuita
    Ideias: off-topic/2 (Pontos:2)
    por Gimp em 23-10-01 12:13 GMT (#30)
    (Utilizador Info)
    Acho que o rato ideal seria um pad do tipo dos portáteis dividido em 2 áreas. Uma para controlo do ponteiro e a outra para o scroll simulando a rodinha. Claro que um analisador da focagem dos olhos como os dos piltos de caça seriam uma loucura mas além de caros ter algo diante dos olhos é chato. Mas só são ideias...


    "Os meus 2 Duh!" Gimp zZzZz

    A cena do scrool button e mto simples. (Pontos:2, Informativo)
    por m3thos em 23-10-01 15:36 GMT (#33)
    (Utilizador Info) http://mega.ist.utl.pt/~mmsf
    Basta configurares o X .. usando o ZAxisMapping e a rodinha passa a funcionar em quase todas as aplicacoes, mozilla, eterm, xchat, etc..etc..etc..
    More Human than Human.
    Novo wheelmouse da logitech (Pontos:1)
    por president em 23-10-01 18:21 GMT (#36)
    (Utilizador Info)
    E' assim.. os que tem a versão deste rato em azul não beneficiam da nova tecnologia optica.. os ratos opticos antigos eram bastante lentos (se jogarem jogos de porrada aka quake/hl/ut com sensividades baixas quando tentam fazer movimentos rapidos ficam a olhar para o ceu ou para o chao e o cursor nao vai para onde querem). Os ratos mais antigos da M$ tambem tem este problema. No entanto ja saiu a versao nova deste rato e os novos explorers da M$ tambem ja vem com tecnologia optica de jeito.. ou seja.. podem andar a strafar de um lado para o outro 'a velocidade que querem que o rato não se passa. Outra coisa.. quem quer qualidade para jogar nao dispensa um mousepad de jeito, faz-me lembrar os tipos que tem os boomslang 2000 que custam 25 belos e usam mousepads de pano... se querem mousepad de jeito check http://www.func.net (se quiserem encomendar mandem vir de http://www.everglide.de)
    Cuidado com as imitações !! (Pontos:1)
    por Ludos em 23-10-01 21:11 GMT (#37)
    (Utilizador Info)
    Atenção e falo disto porque para além de Logiteks já vi Logitechs muito bem falsificados vendidos a um preço iagual ao de um Logitech Original, tipo só para alertar que ratos com fio Logitech tem o logo da logitech a preto e branco, nunca a cores´, os únicos com o logo a cores são os wireless ( caso do meu ), Logitek's também já vi por aí á vendas mas acho que aí só é comido quem quer ... Ainda assim para mudar de rato só tou á espera que a logitech lance um Wireless igualzinho ao meu mas optico ( ja tou farto de limpar a m**** que os rolamentos acareiam ...). Cump. Luís Silva
    -------- Some man see things as they are and say, Why ? E dream things that never were and say, Why not ??
    A4tech (Pontos:1)
    por zaroastra em 24-10-01 10:23 GMT (#38)
    (Utilizador Info)
    Tenho 2 a4tech 4d+ mouses, um deles com mais de 2 anos e outro com quase tanto. Para alem de limpar os rolamentos de vez em quando (coisa que faco semi-regularmente para manutencao e nao quando ja estao tao porcos que so com palha de aco) nunca me deram problemas.
    Em windows sao espectaculo. as 2 rodinhas dao imenso jeito em especial para aplicacoes de desenho (photoshop, etc) pois permitem fazer scroll em x e em y. Os botoes sao todos programaveis(e sao 4).
    Como em linux nao consigo fazer scroll em x, utilizo a segunda roda completamente mapeada (todas as combinacoes possiveis de C-S-A) no emacs, para trabalhar com outlines, passear pelas sexp's, etc.
    O que realmente me convenceu neste rato foi o facto de custar menos de 3 contos! Mas para mim funciona tao bem ou melhor do que muitos outros mais caros.

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]