gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Documentação do POLI
Contribuído por npf em 16-07-01 13:46
do departamento dead-or-alive?
POLI zé do telhado escreve "O POLI foi a seu tempo um site inovador em termos de documentação traduzida e alguma feita de raiz em pt_PT. Pelo que se sabe, até chegaram a editar uma revista de Linux (Linux Manual) entre outras actividades editoriais que também desenvolveram... Já há bastante tempo que no POLI não existe nada de novo em termos de documentação, o que se passa? Já morreu esse projecto, ou estão todos os "mentores" de férias? "

XFS | PostNuke  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Mais acerca POLI
  • Também por npf
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    POLI (Pontos:4, Esclarecedor)
    por Gamito em 16-07-01 14:07 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Viva!

    O POLI de facto atravessa uma fase complicada por um único motivo: as pessoas que o mantêm/mantinham vivo só têm dias de 24 horas. Todos têm ocupações profissionais muito envolventes, muitos têm família e quando assim é, torna-se muito difícil manter a chama acesa.

    É muito complicado chegar a casa às 20/21 depois de um dia de trabalho e "pegar no POLI". Mais ainda quando a velocidade a que as coisas se processam no software livre é estonteante.

    O POLI não sei se está morto ou não (talvez não). Quando ouve a "mudança de poiso" (penso que já não é segredo para ninguém que foi o PLUG que nos deu a mão) comprámos uma máquina nova toda PIII/SCSI hi-tech para a qual existiram muitas ideias - renovar a forma e os conteúdos do site, apoiar quem precisasse de servidor para whatever, etc. Mas a falta de tempo...

    Para piorar as coisas, há um encravanço com o DNS do POLI (do qual não vale a pena aqui contar pormenores) que se bem que não lhe dificulte propriamente a vida, também não a facilita (e aqui faço a minha vénia ao Paulo Trezentos por ter estado sempre disponível quando tem sido preciso).

    Nevertheless... Temos feito algumas coisas por fora. Ainda no 25 de Abril estivemos em Vila Franca de Xira a dar umas lições aos putos das Secundárias do Concelho.

    Quanto à revista, não foi culpa nossa. Não nos pertencia e ponto final.

    Em parte, a revista foi um pouco "culpada" pelo estado em que está o POLI. Dedicámos-lhe demasiado tempo (um ano), desviando os nossos parcos recursos de tempo do POLI.

    Mas o problema é mesmo... falta de tempo.

    Mário Gamito
    educação, ensino
    Re:POLI (Pontos:2)
    por GdoL em 16-07-01 21:32 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.gazetadolinux.com
    O grande problema deste tipo de projecto, como visto no Gildot e outros vários, é manter as pessoas interessadas. O segredo, pela pouca experiência que tenho é tentar que novas pessoas possam aderir ao projecto.
    Neste caso do POLI não me parece que a atracção de novo "sangue" funcionou. Ou então apostaram pouco na captação de valores. Ou estou errado. Deviam aproveitar o espaço que o Gildot lhes dá e tentar aproveitar melhor os apoios oferecidos.

    visite a Gazeta do Linux.com

    Re:POLI (Pontos:2)
    por Gamito em 16-07-01 21:43 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Nop!

    Existe uma grande diferença entre o Gildot e o POLI.
    É que o primeiro funciona em piloto automático (basta que 1/5 dos editores perca 5 min. por dia) e o segundo exige muitas horas de trabalho.

    Quanto a gente nova, aparece muita interessada, mas depois... olha, portuguêsmente falando e com vossa licença, há uma boa expressão para isso: tesão de mijo.

    Já agora, lembrei-me de outra coisa: o kde.poli.org também está a trabalhar em força na tradução do KDE.

    Mário Gamito
    educação, ensino
    Re:POLI (Pontos:2)
    por GdoL em 17-07-01 11:06 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.gazetadolinux.com
    As semellhanças com o GILDOT podem passar por delegar mais responsabilidades noutras pessoas, tais como a manutenção das páginas do site e actualização de novidades.
    Eu sei que não é fácil fazer um projecto destes em part-time mais quantos mais melhor, não é?
    Em relação aos voluntários, é natural em todos os projectos, sejam desta natureza ou não, que apareçam muitos, mas não estejam dispostos a fazer tudo ou não tenham tempo, ou só estejam de passagem, ou ... Mas se se aproveitar todos os interessados talvez se consiga alguma coisa.

    visite a Gazeta do Linux.com

    LaTeX (Pontos:2, Informativo)
    por ambs em 16-07-01 15:16 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.parasita.org
    Embora ainda nao incluido no POLI, temos em www.parasita.org a versao completa (bem, vamos ter hoje ao fim do dia) do manual de LaTeX -- The not so short introduction to LaTeX 2E.
    -------------------------------------- Estes romanos são doidos...
    Re:LaTeX (Pontos:2)
    por Gamito em 16-07-01 15:47 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Pois, o Projecto de Tradução do Lyx está bem vivo no POLI.

    Mário Gamito
    educação, ensino
    Re:LaTeX (Pontos:2)
    por GdoL em 17-07-01 11:45 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://www.gazetadolinux.com
    Poderias aproveitar e disponibilizares-te para revisor do textos. Terias assim maior control sobre o tipo de "sintaxe" final. Experimenta!

    visite a Gazeta do Linux.com

    GnuCash no POLI (Pontos:1)
    por dnloreto em 16-07-01 22:50 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Boas

    Permitam-me acrescentar aqui uns promenores...

    Além dos 2 projectos já mencionados pelo Gamito (kde e lyx), e o LaTeX (anunciado pelo responsável da tradução), o POLI tem ainda um outro projecto que tem estado activo: GnuCash em pt_PT. Disso tenho tentado fazer noticia por aqui.

    Alguns outros projectos estão quase parados pois, como já disse o Gamito, os recursos não abundam. Depois há pessoas que se oferecem mas nunca apresentam trabalho. E há ainda as que, quando contactadas para saber se desistiram, dizem que estão a trabalhar mas nunca nada se vê. Estou-me a lembrar em particular de um jovem que contactei para saber se sempre ia entregar a tradução do Ethernet HowTo pelo qual se tinha responsabilizado há uns meses. Respondeu que estava a trabalhar nisso e mais outros tantos (6) meses se passaram e nada...

    Em breve teremos um mecanismo (que se encontra em desenvolvimento) um pouco mais automático de gerir projectos e documentações, bem como inscrições. O tempo não abunda e por isso os desenvolvimentos atrasam-se. Mas acreditamos que esse será um bom início para novas actividades. Além de que o recurso que está aplicado nesse desenvolvimento ficará livre para outras coisas... :)

    Devagarinho as coisas vão-se fazendo... Pelo menos sempre é reconfortante saber que a nossa falta de trabalho é notada e sentida. Esperamos em breve poder voltar a apresentar trabalho com a qualidade que de nós esperam.

    Cumprimentos

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]