gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Projetos open source da Sun são centralizados
Contribuído por scorpio em 07-06-01 10:19
do departamento Open-Sun
Sun michele escreve "A Sun Microsystems anunciou o lançamento do SunSource.net, um novo portal desenvolvido para Web que centraliza todas as informações de projetos livres e de código aberto da Sun, além de ser um espaço aberto para discussões da comunidade. O SunSource.net demonstra o comprometimento da Sun com o avanço do software open source, assim como tem feito nos últimos dois anos. "Diferente de nossos competidores, a Sun está atualmente contribuindo com código real para a comunidade open source", afirma o vice-presidente da Sun, Doug Kaewert. Leia mais em LinuxAliança. "

Portugal no seu melhor ! :) | Mirror CVSup *BSD  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • michele
  • SunSource.net
  • LinuxAliança
  • Mais acerca Sun
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Muito bom .. bah (Pontos:1)
    por kaser em 07-06-01 11:28 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://kaser.nsk.yi.org

    bah
    muito fixe... o problema sao os outros site da sun (estou a falar dos de Forums, no caso particular de JavaMail) que ninguem liga, só se ve pessoal a fazer perguntas e ninguem a ajudar.. tristeza.
    a minha pergunta é .. não deveriam eles manter todas a paginas que fazem?

    Pedro Tarrinho

    Ps. Alem disso, estão de parabens por colocarem uma pagina de bons programas Open Source!!
    Ps2. Foi um desabafo!!!!
    Sun Vs Competitors (Pontos:2, Interessante)
    por Strange em 07-06-01 12:03 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://strange.nsk.yi.org/

    "Diferente de nossos competidores, a Sun está atualmente contribuindo com código real para a comunidade open source"

    Pessoalmente e pelo que me e' dado ver, a Sun encontra-se a milhas (atrasada) em comparação com a IBM e a SGI. E esses ha' que tempos ja' tem paginas dedicadas aos seus projectos opensource.

    O Java e' um exemplo da Sun em como se comportar anti-opensource...

    hugs
    Strange

    Tens uma certa razao... (Pontos:1, Interessante)
    por monge em 07-06-01 12:59 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://go.to/monk
    ... a Sun acordou tarde para o movimento open-source (ver o caso do StarOffice). Mas tambem, mais vale tarde do q nunca! =)

    Cumps.

    It doesn't matter who made it... It matters who got the idea (monk)
    Re:Tens uma certa razao... (Pontos:2, Interessante)
    por Strange em 07-06-01 16:27 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://strange.nsk.yi.org/

    Mas sera' que acordou? O unico produto opensource que conheco por parte da SUN e' o StarOffice, que ainda por cima nao foi desenvolvido por ele. De resto, parece-me tao closed minded como antes. A IBM e a SGI pelo menos convertem software de casa para open source, como filesystems (xfs, jfs, afs, etc), a STL, OpenGL, SDKs, java, snmp, smtp, etc; como também desenvolvem o software existente (samba, kernel (NUMA, kdb, profiling, drivers, suporte powerpc, etc), mozilla, apache, php, etc).

    A Sun nao se tem portado muito bem na area open source, como demonstram o Java, o NFS e o Solaris, mas parece querer mudar. A minha questao e' qual a sua razao? E' por acreditar no movimento open source? Claro que nao, duvido ate' que a IBM ou SGI acreditem no movimento, mas pelo menos reconheceram-no como algo importante. Qt a mim a Sun viu que se estava a deixar passar e tenta agora alterar a situacao usando conhecidas estrategias de marketing.

    hugs
    Strange

    Re:Tens uma certa razao... (Pontos:1)
    por Czar em 07-06-01 16:44 GMT (#5)
    (Utilizador Info)

    So falta agora saber quanto e marketing, e quanto passara a realidade ... ca para mim acho que se vao manter pelo marketing ainda algum tempo ...

    Czar

    IMHO Estas totalmente errado... (Pontos:3, Esclarecedor)
    por leitao em 07-06-01 17:18 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://linuxfreesite.com/~nunoleitao/
    E' preciso distinguir "open" de "open source".
        A Sun e' "open", e agora esta' a se tentar tornar mais "open source".

        E' preciso ver que ser "open" e' tao importante como ser "open source". Por exemplo, a Sun quando definiu o NFS/RPC/NIS embora nao tenha lancado o codigo fonte definiu as especificacoes e deixou toda a gente implementar a sua propria especificacao. Isto e' *bom*, lancar o codigo fonte de algo ao publico nao e' essencial desde que permitas que outras organizacoes/individuos usem a tua tecnologia.

        A propriedade intelectual nao e' necessariamente o codigo -- sao os standards e os interfaces. Publicar estes e' o que *realmente* importa -- e' o que avanca a tecnologia e nao necessariamente publicar o codigo fonte de algo.

        Regards,

    -- "Why waste negative entropy on comments, when you could use the same entropy to create bugs instead?" -- Steve Elias
    Re:IMHO Estas totalmente errado... (Pontos:2)
    por Strange em 07-06-01 17:25 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://strange.nsk.yi.org/

    Tens uma certa razão, mas é preciso notar que a prórpia Sun não segue correctamente a especificação NFSv3 (segundo ouvi dizer). Mas o que me chateia mesmo e mostra o closed mind da Sun, é que os donos de uma máquina com Solaris nem podem divulgar strace/ltrace/gdb|dbx dos binários da Sun. E para isso não há desculpa. Alguém que descubra uma vulnerabilidade qualquer num programa desses não pode divulgar os detalhes à comunidade devido à restringente licença da Sun...

    hugs
    Strange

    Re:IMHO Estas totalmente errado... (Pontos:2)
    por Strange em 07-06-01 19:03 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://strange.nsk.yi.org/

    Oops, enganei-me na questao do NFSv3. A implementação de NFS com kerberos da Sun e' que tem problemas de interoperabilidade...

    Anyway, eu gosto da Sun! Gosto por ter definido o que um OS deve ser (VFS, HAL/VM, etc.), por nos ter dado o NFS (embora nao seja o melhor network fs), NIS, *SPARC, etc.

    Como também gosto da ex-DEC pelos Alphas, Ethernet (+ Xerox) e coisas relacionadas com a Ethernet e o Digial Unix; SGI pelas bonitas workstations e OpenGL e ter continuado o MIPS; HP por, err...; IBM pelos mainframes, o PC, etc.

    E tens razão quando dizes que "é bom definir as especificações e deixar toda a gente implementar a sua própria especificação", mas continuo a achar que isso não basta para uma empresa que diz se comprometer com o Open Source.

    hugs
    Strange

    Re:IMHO Estas totalmente errado... (Pontos:1)
    por E-Factor em 08-06-01 4:23 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Oops, enganei-me na questao do NFSv3. A implementação de NFS com kerberos da Sun e' que tem problemas de interoperabilidade...
    Certo... NFSv3 mau, e' no Linux, mesmo :-) Mas ja' esteve muito pior
    ...FS (embora nao seja o melhor network fs), NIS, *SPARC, etc.
    Nao e' o melhor? Entao o que porias no seu lugar? Coda? Quanto ao NIS... Deixa-o la' estrebuchar em paz. Foi giro enquanto durou, mas ja' ha varias alternativas melhores (kerberos, LDAP, NDS)

    Quanto ao resto... a HP faz as melhores maquinas que conheco para correr Oracle. Sao caras, mas valem o que se paga por elas. O HP-(s)UX e' um cancro, mas isso e' outra historia.
    Voltando um bocado ao topico do artigo... A Sun sempre foi open. Mas nao foi free. O codigo de muita "Sunzice" estava disponivel para quem usava Solaris/SunOS. E sinceramente, o que me interessa a mim e' poder auditar o codigo que corro, ou chafurdar nele se houver problemas. Se ha uma maior ou menor abertura para o resto do mundo, e' secundario.

    --
    Failure is a human trait. Luckily, I'm not human.

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]