gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Palm em apuros
Contribuído por AsHeS em 20-05-01 21:01
do departamento Palm-going-down
Pilot leitao escreve "A Palm está oficialmente em sarilhos. Alguns analistas comecam já a especular que a Palm poderá muito brevemente abandonar o negócio de licenciação do seu software PalmOS. Um dos problemas da Palm é que muito do que é oferecido nos seus dispositivos comeca a aparecer em normais telemóveis, criando um mercado concorrente muito forte. O valor das acções da Palm voltou a descer, estando agora a 1/3 do pico de dois anos atras. "

Nvidia drivers | O Pai Natal é tão nosso amigo  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Palm
  • sarilhos
  • PalmOS
  • Mais acerca Pilot
  • Também por AsHeS
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Problema (Pontos:3, Interessante)
    por Dehumanizer em 21-05-01 8:11 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Creio que o maior problema (não o único, sem dúvida) é que os Palms não ficam facilmente obsoletos, como por exemplo os PCs c/ windows.

    Há montes de gente que usa o PDA *exclusivamente* para agenda, lista de contactos, e guardar meia dúzia de passwords. Digam-me, se essas pessoas têm um Palm III ou um m100, que razão terão para comprar um m505? Não vão aproveitar nada do que este tem de novo...

    Curiosamente, são essas mesmas pessoas que são capazes de comprar um iPAQ para mostrar aos amigos. Continuam a usá-lo exclusivamente para agenda, contactos e guardar passwords... "Passam-se" a aprender a "grafitti" diferente... provavelmente instalam a demo de um jogo qualquer para exibir a capacidade gráfica... mas, apesar dos 150 contos gastos, a utilização é equivalente à de um Palm m100. :)

    Já agora, tu aí, que estás a pensar "este gajo está a falar de mim", não, não estou. Tu nunca tiveste um Palm. :)

    Anyway, voltando ao assunto incial: a meu ver, o maior problema da Palm é que eles têm milhares e milhares de clientes satisfeitos... que não estão a dar dinheiro, porque os Palms III ainda funcionam perfeitamente.


    "Ford, you're turning into a penguin. Stop it." - Arthur Dent
    Re:Problema (Pontos:2)
    por chbm em 21-05-01 9:32 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    Exactamente. Se não fosse um megalomano que sonha com carregar 1.5M de páginas web e outro tanto de mapas ainda teria o meu III (em vez do IIIxe). Na realidade o meu "velho" III ainda funciona perfeitamente e é utilizado pela minha mulher.
    Quem lhes mandou serem bonzinhos e não planearem a longo prazo. Onde já se viu lançarem o PalmOS3.5 para o III ? Obviamente não contrataram os consultores certos :)
    Re:Problema (Pontos:1)
    por kossak em 21-05-01 14:37 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.hackers-pt.org/kossak
    Eu acho que o problema é mesmo que o palm _só_ serve para guardar numeros de telefone e agenda simples... Não quero ser chato e nao vou impingir aqui nada a ninguem, mas já experimentei varias vezes um palm e continuo sem saber porque tanta gente continua a compra-los, existindo tantas alternativas que fazem muito mais e ao mesmo preço (nao tou a falar de PocketPC's)

    A verdade é que a plataforma PalmOS é muito má, e façam a quantidade de software que fizerem vou continuar a pensar assim.

    Não é preciso mais processador para fazer um OS melhor, e a plataforma EPOC da psion, agora licenciada pela Symbian está ai para prova-lo.

    Acho que a Palm devia esquecer compatibilidades e orgulhos e ceder à vontade que tem (segundo rumores recentes) de comprar a Psion (que infelizmente anda em maus lencois financeiros) e assim ficar com uma boa quota do consorcio Symbian.
    Re:Problema (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 21-05-01 16:44 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Não acho que o PalmOS seja a melhor coisa desde o pão às fatias, mas sem dúvida uso o meu Palm para muito mais do que agenda. AvantGo, ebooks, jogos (e não, não são todos tão básicos assim), passwords, gestão de aniversários, gestão de dívidas, desenhos básicos, e podia fazer muuuuito mais...


    "Ford, you're turning into a penguin. Stop it." - Arthur Dent
    Palm ... (Pontos:1)
    por Czar em 21-05-01 9:12 GMT (#2)
    (Utilizador Info)

    Boas,

    Depois de ter feito um projecto para PalmOS ( em que por a caso a Palm que usavamos era uma Vx ), fiquei muito desiludido com as capacidades deste dipositivo ... tudo bem que para guardar contactos, reunioes e passwords serve, mas estava a espera de algo mais, e na verdade e que um processador de 16Mhz ( se nao me engano, embora possa ser overclockado ) deixa muito a desejar ( principalmente contra as verdadeiras "bombas" que ha no mercado, tipo o IPaq, com um processador a 206Mhz, que ate nao e assim muito mais caro do que uma Vx ). Em relacao a memoria, se bem que a Vx so tem 8Mb ( comparativamente com o IPaq que tem 32MB ) estes sao mais do que suficientes, uma vez que as aplicacoes para PalmOs sao muito pequenas.

    Em conclusao, na minha opiniao, embora a palm tenha um sistema operativo bastante complexo, este e muito rapido, mas quando se pretende desenvolver aplicacoes a serio ( criptograficas, no meu caso ) esta vai deixar muito a desejar devido ao baixo poder de computacao ... outro grande mal, sao os dispositivos baseados em WindowsCE ( muito mais bem conseguido e desenhado do que qualquer outro Windows ) se precisamente isso, um Windows, o que facilita bastante a interaccao com os xx% de PC's que infelizmente correm Windows ...

    Czar

    PS : outra grande vantagem do IPaq, e que este pode vir a correr linux, como se pode ver aqui, e com uma microdrive da IBM de 1Gb ( que tambem pode ser adicionado pela ligacao PCMCIA ) fica uma verdadeira Linux Machine ( ao nivel de tantas firewall que por ai andam e que tao bem servem os seus propositos :) ).

    Filosofias diferentes... (Pontos:2, Interessante)
    por Anonimo Cobarde em 21-05-01 17:25 GMT (#6)
    Para quem anda a comparar Palm e PocketPc ao Mhz e ao Mb, gostava só de acrescentar um comentário: Não há comparação possivel.

    Porque? A filosofia dos Palm e a principal razão do seu sucesso é exactamente a sua simplicidade. Ou seja, fazer bem aquilo que é suposto fazer. Um PDA é um PDA, não é um portatil. Não quero ter uma firewall no bolso... para que? Também não preciso de processadores de texto avancados como o Word, ou o Excel... para que? Para fazer relatórios de 40 páginas escrevendo letra a letra num teclado virtual? Com tempo que demorava, já tinha passado o prazo da entrega... ;)

    Um PDA é uma especie de canivete suiço e não uma caixa de ferramentas da Black & Decker. Já experimentaram por uma caixa de ferramentas no bolso da vossa camisa? Não dá lá muito jeito pois não?

    A filosofia dos PocketPC é vender, 99.9% marketing (tal como quase qq coisa que tenha Microsoft inside). Os iPacs dão para ouvir mp3... Porreiro, 32 Megas não levam muita musica e alem disso ficava sem espaço para o resto. Pelo preco compram um pda e um mini-disc e ainda sobra dinheiro. Querem autonomia? Um Palm tem uma autonomia de cerca de um mês ou mais para uma utilização normal. Um iPaq dura quanto, uma semana, se calhar nem tanto. Se calhar não sabem que um ecra a cores consume *MUITO* mais que um lcd... Ou que afinal os 206 Mhz também comem um bocado mais que os 16 ou 20 normais nos Palm. E para que serviram os 206 Mhz e 32 Mb? Como foi dito em cima, provavelmente para mostrar aos amigos.

    Além disso, para o palm existem mais de 10000 aplicações, muitas delas freeware ou a custarem menos de 10 dolares...

    Não quero dizer com isto que não se deva evoluir para melhor, mas evoluam quando as baterias tiverem mais autonomia, os processadores consumirem consideravelmente menos e os ecras a cores tenham qualidade suficiente para ser lidos debaixo do Sol da rua e que tudo isto continue a caber num bolso de camisa.

    Ainda havia muita coisa para ser dita... mas não há tempo :)

    Valter

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]