gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Programar, o que?
Contribuído por BladeRunner em 30-04-01 16:30
do departamento developers-stand-up
News Cobardolas Anonimo escreve "Numa thread anterior surgiu um comentario do vaf onde ele dizia que "No fundo o que eu quero dizer é que para actividades como web design, meter um engenheiro informático é como andar no trânsito com um Golf GTI. Não que tenha mal andar no trânsito, mas se é para isso, então compra-se um AX. ". E surgiu outro comentario a dizer que muitos dos engenheiros informaticos estão a trabalhar realmente em desenvolvimento web.
A minha questão é: que tipo de trabalhos para programadores existem actualmente em Portugal? Que tipo de desenvolvimento se faz? Web, CDroms multimedia, etc..? "

phpMyAdmin lives again | Concurso de webdesign  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Cobardolas Anonimo
  • Mais acerca News
  • Também por BladeRunner
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Competencia (Pontos:1)
    por gc em 30-04-01 17:21 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Ao que parece, os chamados web designers nao percebem nada de HTML e nao adianta tentar explicar. A maior parte dos sites, para serem bem feitos, teem de ter HTML e/ou PHP/Perl/Python/whatever. Por esse motivo e' que se recorre tanto a engenheiros informaticos, penso eu de que..
    Re:Competencia (Pontos:2)
    por vaf em 30-04-01 20:04 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/vaf12086/
    Realmente convém que percebam um mínimo de programação (nada de mais, um simples python ou php vai servindo) :-). Não precisam de ser EIs, mas dá jeito saberem algumas coisinhas.:-)

    Será que a maioria dos uebe disainers não percebe nada disso como dizes? Eu diria que muitos sim, mas a maioria ainda vai sabendo algumas coisas. Temos até aqui bem perto de nós um Sysadmin que é uebe disainer e não tem nenhum curso de engenharia, contudo as páginas dinâmicas que faz são além de eficientes, esteticamente agradáveis. E sim, percebe de html.

    Claro, contudo, que há muitos que só mexem no Frontpage... Coitados, também não irão longe.

    Cumprimentos,

    Vasco Figueira
    webdesign vs webdevelopment (Pontos:1)
    por drdude em 30-04-01 21:01 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    um site de apenas de webdesign, pouco ou nada de webdevelopment terá, por isso um entendido em HTML/DHTML/JavaScript/DynApi/Whatever é necessario na equipa. Mas um projecto mais evoluido necessita de pessoas que saibam estruturar o projecto, definir estruturas e componentes, que será por final implementado com a equipa de programadores Scripts/Java/etc e SQL, e claro nunca esquecer a componente do design, pq afinal uma coisa feia vende menos! ;-)
    Forum portugues sobre webdesign e afins.. (Pontos:1)
    por ThE_KiLLeR em 02-05-01 9:03 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Bom aproveito para divulgar um forum portugues dedicado ao design, mas tambem a webdesign, webservers, linux , etc

    dêem uma vista de olhos :)

    http://www.chaostrance.net/hosted/pixel/
    another one.. (Pontos:2)
    por buffer em 02-05-01 14:47 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://www.coders-pt.org
    cidadela.org :
    Foruns de PHP, ASP, C/C++, Visual Basic, Linux, Windows, Lógica, SQL, Zope, Hardware, Javascript, Java, Flash, HTML e outras .. Alem de foruns tambem tem documentação escrita pelos utilizadores..


    -- what was my problem with man You ask? No.. I ask you what was man's problem with me..

    trabalhos (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 02-05-01 14:27 GMT (#5)
    Acho que em Portugal (e em outros paises) o trabalho para programadores para a web (sites, backoffices, etc) é abundante. E o uso das mais diversas tecnologias nesta área faz com que haja trabalho para todos os gostos. Desenvolve-se cada vez mais para linux, mas ainda existem muitas empresas a desenvolver para windows/NT.
    Linguagens e tecnologias tipo HTML, PHP, ASP, XML, Python, Zope, Perl e C são muito usadas no desenvolvimento de websites e aplicações web. Ou seja, ha espaço para todos ficarem felizes e trabalho para muita gente.
    Outro tipo de desenvolvimento são aplicações de gestão. Penso que nesta aarea o que mais se usa é o Visual Basic.
    Em ambas as áreas as SGBD são muito usadas.

    Em suma, quer se seja um programador windows savyy ou quer se prefira ambientes linux e ou unix, é fácil arranjar um trabalho em que se faça desenvolvimento para esses sistemas.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]