gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Mason-1.00 is out
Contribuído por scorpio em 01-02-01 11:03
do departamento perlmongers
Perl Saiu, finalmente, a versão 1.0 do Mason. Para quem não conhece, passem os olhos por aqui. Esta versão pode ser encontrada, para download, aqui, na homepage do Mason, ou aqui, no CPAN. Happy coding!

RedHat Fisher (Beta release) available | Opera grátis(?)  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Mason
  • passem os olhos por aqui
  • aqui, na homepage do Mason
  • aqui, no CPAN
  • Mais acerca Perl
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    HTML+Codigo+Conteudo=Caos (Pontos:3, Interessante)
    por mvalente em 01-02-01 11:48 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.ruido-visual.pt/
    Para quem não conhece, passem os olhos por aqui.

    • Features
    • Simple embedded Perl syntax.

    This is bad. This is VERY bad.

    O caos gerado quando se têm paginas que incluem presentation (ie HTML), logic (ie codigo) e data (ie. dados ou conteudos) é enorme. Foi a razao porque tivemos de desistir do PHP, porque ignoramos o Midgard e o Mason e porque não achamos boa ideia o Cold Fusion ou o Vignette Story Server (nestes 2 ultimos a narta implicada tb foi factor de decisao :)

    Quando começam as paginas a passar entre programadores, web designers e editores... é ve-los a passarem-se quando os webdesigners apagam linhas de codigo, os programadores alteram textos ou os editores limpam 1 ou 2 BRs.

    Numa logica de 3-tiered/N-tiered o melhor mesmo é ter um sistema que obrigue/garanta/ajude à separação destes níveis e das respectivas tarefas.

    Nao resisto, obviamente, a sugerir que a malta do Perl considere o Zope 2.3 que já inclui os PerlScripts. Vide:

    http://classic.zope.org/pipermail/zope-perl/2000-October/000131.html
    http://www.linuxplace.com.br/sqush_place/959874811/index_html
    http://www.usenix.org/publications/library/proceedings/als2000/full_papers/aas/aas_html/in dex.html
    http://www.zope.org/Products/Zope/2.3.0/zope_230_release
    http://www.zope.org/Members/michel/ZB/ScriptingZope.html

    Cumprimentos

    Mario Valente

    PS - O Zope.org está neste momento em baixo por causas multiplas: falha do RAID, upgrade tecnico e update de segurança ao BIND. Se falhar, please try it later...
    Re:HTML+Codigo+Conteudo=Caos (Pontos:2, Interessante)
    por leitao em 01-02-01 13:26 GMT (#2)
    (Utilizador Info)

        Tudo depende se sabes o que estas a fazer ou nao.

        Se tiveres uma boa equipa de desenvolvimento que sabe o que esta' a fazer e esta' bem coordenada nao tens problemas. Claro que se tiveres um monte de miudos a trabalhar para ti sem o minimo de gestao vai dar bronca.

        Alem disso, usando o Mason/PHP/Vignete consegues separar conteudo da logica. Tudo o que tens que fazer e' programar a logica por forma a que va' buscar o conteudo estatico a qualquer sitio.

        Cheers,

    -- "Why waste negative entropy on comments, when you could use the same entropy to create bugs instead?" -- Steve Elias
    Re:HTML+Codigo+Conteudo=Caos (Pontos:2)
    por mvalente em 01-02-01 15:45 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.ruido-visual.pt/
    O transito rodoviario tb depende se sabes o que estas a fazer ou nao.

    Se tiveres um bom conjunto de condutores, nao há problemas. Se forem todos bebados, vai dar bronca.

    É claro que mesmo assim consegues ter um transito normal. Tudo o que tens a fazer é conduzir pela direita e os outros pela esquerda.

    ... Assim como assim, prefiro ter leis, codigo rodoviario e policia.

    >usando o Mason/PHP/Vignete consegues separar conteudo da logica

    Consegues é diferente de podes e de deves . E são todos diferentes de garantes,

    Cumprimentos

    Mario Valente
    Re:gosto particularmente do teu website (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 03-02-01 11:22 GMT (#6)
    E em especial do HTML "cuspido" pelo link http://www.ruido-visual.pt/index.html.flash
    What if $HTML+$Codigo+$Conteudo!=$caos ? (Pontos:1)
    por tfp em 01-02-01 15:54 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Nada como usar as coisas correctamente...

    http://marc.theaimsgroup .com/?l=mason&m=96847803012912&w=2

    Cumprimentos
    Tiago Pedroso
    Re:HTML+Codigo+Conteudo=Caos (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 02-02-01 19:13 GMT (#5)
    PHP4 + Zend Cache = Rocks !
    Re:HTML+Codigo+Conteudo=Caos (Pontos:1)
    por js em 04-02-01 3:42 GMT (#7)
    (Utilizador Info)

    Simple embedded Perl syntax não é bad. É good. Claro que não se compara com a simple embedded Python syntax que anda algures por aí (e que é tão fácil que até eu fiz uma implementação caseira). Não há comparação: Perl faz funções mas python faz objectos... basta uma coisinha para "soltar o python dentro do html" que acontecem maravilhas.

    Na minha opinião, Zope sai a perder disto tudo, pois oferece uma simple embedded dtml syntax e dtml é muito mais fraco (e muito mais difícil de ler) que python. É certo que Zope oferece muito mais que isso, pois permite incluir python, perl, acessos a bases de dados relacionais, autenticação... No entanto python também oferece acesso a bases de dados e também permite encapsular código doutras linguagens. Além disso python facilita muito a inclusão de python. Ou seja, se me dizem que Zope é bom porque serve de intermediário, eu pergunto para que preciso de intermediários se faço tudo com fluência na ferramenta original...

    Resta a autenticação (e delegação). Há a autenticação do filesystem e a dos servidores, mas toda ela é um pouco mais pobre que a do Zope. Isso é conseguido à custa de meter tudo dentro duma estrutura própria (o Data.fs), coisa que faz perder muito mais do que o que se ganha: Como o Data.fs é uma espécie de filesystem (se quiserem, é um "object system"), o que se perde são todas as ferramentas que há para mexer no filesystem "convencional". É o grep que costuma ser mencionado, mas se procurarem nos vossos /bin e /usr/bin encontram mais umas centenas.

    Falta mencionar a interface gráfica. Zope tem uma interface interessante para manipular os objectos. Isso permite visualizar estrutura lógica e ajuda a organizar o código. No entanto a ajuda muito depressa é insuficiente, e para qualquer coisa com tamanho que se veja vai ser preciso voltar ao bom velho monte de papéis espalhados por cima da mesa, cadeiras, chão, etc.. Ou seja, a interface o Zope acaba por ser simplesmente um chamariz que ajuda a malta a entrar naquilo mas depois, quando fôr "a doer", não ajuda nada e até acaba por empecilhar. Isso recorda-me o Excel, que tem um fantástico sistema de help integrado e permite fazer muitas tarefas simples rapidamente, mas que quando as coisas se complicam deixa de ser capaz de acompanhar as necessidades. A ferramenta dá a ilusão de que resolve problemas e incentiva a entrar, mas depois não resolve nada "sério". Ou antes, resolve mas era mais fácil sem a ferramenta. Isto é a verdadeira incarnação do Mal, pois as pessoas (todas) apegam-se ao que aprenderam e, depois de investirem um par de meses a entrar numa ferramenta, têm uma terrível (e compreensível) dificludade em aceitar que aqueles meses foram um investimento inútil. A reacção natural é investir "só mais um pouco" para resolver "isto" (que afinal é -- e é mesmo -- melhor que começar do zero de novo), e a vítima enterra-se cada vez mais.

    Qualquer um que tenha usado TeX (ou LaTeX) e Word, e que tenha tido a experiência de escrever um texto extenso e que leva várias revisões em cima, como uma tese, sabe do que estou a falar. É muito mais fácil escrever uma carta em Word, mas é de loucos usar Word para uma tese.

    Por estas razões é que, na minha opinião, Zope não é bad. Zope é Evil.

    PS.: A última vez que editei um Data.fs no Emacs e fiz search pela minha password, encontrei-a lá escrita em claro. Aquilo ainda está assim?

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]