gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Microsoft.com - DNS a correr em Linux
Contribuído por scorpio em 29-01-01 11:55
do departamento casa-de-ferreiro,-espeto-de-pau
Aliens Fred escreve "Segundo este artigo, a Microsoft fez outsourcing da propagação do domínio microsoft.com à Akamai. Ora, há muito tempo que a Akamai usa Linux na sua tecnologia de distributed-cache/dns. Podem ver também a notícia na Wired. Ok, são 8 nameservers, mas apenas metade são da Akamai. Mesmo assim, é algo irónico a Microsoft ir contratar os serviços de backup/distributed cache/dns à Akamai depois de horas a fio em blackout causado por uma má configuração de um funcionário. Digamos que eles próprios afundaram o lançamento inicial do .NET e deram uma imagem pouco digna do gigante que quer dominar a Web. "

IRC - O Ataque | Especulação sobre a AMD comprar a Transmeta  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Wired
  • artigo
  • Wired
  • Mais acerca Aliens
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Já estou cansado (Pontos:1)
    por MavicX em 29-01-01 14:34 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Já estou cansado de ouvir falar nesse caso já é o terceiro post aqui no gildot. Esta bem que a Microsoft deu um tiro no pé mas isso todos nós já sabemos.
    Re:Já estou cansado (Pontos:1)
    por Devils_Advocate em 29-01-01 15:05 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Idem ... como já disse por aqui, eu sou um utilizador habitual de produtos da MS. Desenvolvo software e sites, essencialmente em ASP, SQL e Com/Com+..., mas venho muitas vezes aqui ao Gildot porque gosto. Mas chateia estarem sempre a bater no ceguinho...

    BTW, surgiu-me a possibilidade de fazer um site que terá obrigatoriamente de ser feito em PHP/My SQL e Linux. Não percebo nada de Linux nem PHP, mas lancei-me ao desafio. Recordo que trabalho em informática há uns 10 anos, mas nunca peguei em nada que não fosse MS.

    Pergunto: Estavam interessados em acompanhar o ponto de vista dum "inimigo" ou se preferirem dum "aspirante a convertido" :-) Poderia aqui semanalmente publicar o andamento da experiência, dos principais problemas e dificuldades, e, espero, das alegrias e prazeres ...

    Para começar não correu mal, fui ontem à FNAC, comprei um livro em português para começar de maneira mais fácil, dum tal de Fernando Pereira (Linux-FCA), que trazia os CD's do RedHat 7.
    Instalei numa partição vazia da minha máquina que já tem W98 e W2000 Server. A instalação não correu mal de todo, estranhei um bocado a setinha do rato e as checkbox's que não são checkbox's, estagnei um bocado na parte das partições por causa do Linux Swap, mas lá ao fim de 30-40 minutos já estava dentro duma coisa chamada ambiente Gnome, e já tinha servidor de Web. Esperam-me horas dificeis em conseguir configurar o meu cablemodem, e claro, o firewall (IPChains, não é?). A primeira critica: pelo menos no livro que tenho estado a ler uma pessoa fica louca com tanta sigla e tantos Xisqualquercoisa86yz....
    A máquina depois no reboot não arrancou no Linux, apareceu-me apenas a habitual escolha entre W98 e W2000, mas lá resolvi o problema com um software chamado bootmaster...

    Bem voltando ao assunto, gostava de ter alguma ajuda incial, e gostava de saber se não queriam acompanhar este processo, pois, voltando ao inicio, acho que perdem demasiado tempo a criticar a MS em vez de ajudarem a melhorar e a debater o Linux em si mesmo, pois parece-me que tem algumas arestas para limar, mesmo admitindo que não sejam importantes em termos criticos, mas apenas estéticas superficiais:-).... O que acham ?
    Re:Já estou cansado (Pontos:1)
    por MavicX em 29-01-01 17:58 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    10 anos e nunca tinhas mexido em linux/unix ? O problema com o linux é que não é tão intuitivo como os produtos Microsoft, é preciso ler e praticar como tudo na Vida. Mas o que custa é os primeiros seis meses depois de começares a perceber como tudo funciona vais ver que é um SO muito mais completo que qualquer windows.
    Re:Já estou cansado (Pontos:2)
    por chbm em 29-01-01 18:19 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    >"uma pessoa fica louca com tanta sigla "

    1: "Qual é a SDK do WNT?"
    2: "É o VC++ com MFCs"
    1: "Ah .. e isso dá para fazer ASPs ?"
    2: "Com VB e VJ++. Precisas do IIS para HTTP e do FP para HTML"
    1: "Ah .. e XML ?"
    2: "Dá pra SOAP com .NET"

    O problema dos acronimos é que há tantos por onde escolher.
    Os acronimos que para ti são complicados para mim provavelmente são obvios. Os que para ti são obvios para mim provavelmente são indecifraveis.

    Quanto ao resto, força :)
    Re:Já estou cansado (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 29-01-01 21:19 GMT (#10)
    LOLOLOL
    Re:Quem corre por gosto... (Pontos:1)
    por scorpio em 29-01-01 15:16 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://gil.di.uminho.pt/~scorpio/
    O que foi discutido anteriormente foi o problema do DNS da Microsoft, e não a solução que eles encontraram para resolver o problema, nomeadamente o facto de, afinal, a tal da Akamai usar alguns servidores Linux para alojar o DNS da M$.


    Re:Quem corre por gosto... (Pontos:1)
    por Devils_Advocate em 29-01-01 16:13 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Oi ! Só te pergunto uma coisa. Haverá no mundo inteiro alguma empresa que esteja "under fire" tanto tempo e constantemente como a MS ??? Pensa bem nisso ... Acredita que qualquer servidor Linux que estivesse na mira de tanta gente não aguentaria um par de horas ....
    Re:Quem corre por gosto... (Pontos:1)
    por scorpio em 29-01-01 17:00 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://gil.di.uminho.pt/~scorpio/
    Independentemente de concordar ou não contigo, o que tem isso a ver com o facto de o artigo não ser repetido, que foi a única coisa que comentei?

    Quanto ao under-fire, chamem os bombeiros...
    Re:Quem corre por gosto... (Pontos:2)
    por chbm em 29-01-01 18:11 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    > Haverá no mundo inteiro alguma empresa que esteja "under fire" tanto tempo e constantemente como a MS ???

    Tipo yahoo.com ?
    Ou o hotmail.com ? Se calhar é por isso que ao fim de 3 anos ainda não conseguiram migrar o hotmail para NT ...
    (sim eu sei, são *bsd, same diference ;))
    Mais UM (Pontos:2)
    por fog em 29-01-01 18:28 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://www.fog.nu/
    Aos poucos parece que o pessoal está a chegar lá.
    Liberdade (Pontos:2)
    por Gimp em 29-01-01 23:49 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    De escolha! Se nao me interessa um assunto nao leio:)
    zZZzzZZ
    Atencao (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 30-01-01 0:58 GMT (#12)
    Well ha que ter atencao as coisas !
    As coisas podem nao ter sido tao lineares assim, ja que surgiu sexta feira o post duma exploit para o Bind 8 e 4 (para todas as versoes existentes) logo pode muito bem estar relacionado o blackout com isto....
    Nao é de todo mah a ideia de um kid qq se divertir a crashar constantemente o server de dns com o bug....É perfeitamente plausivel :)

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]