gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Nvidia drivers
Contribuído por chbm em 19-01-01 11:00
do departamento licenças-mesmo-estupidas
X neophyte escreve "Bom, parece que a nvidia decidiu finalmente mandar cá para fora drivers para o novo kernel. Ando a espera disto desde o 2.4.0-test10 (o primeiro kernel em que o driver antigo se recusava a fazer o trabalho). Embora ainda os nao tenha testado, li que alguem, algures, os acha um pouco mais rapidos (mais especificamente no unreal weeeeeeee :) o link esta aqui "

Nokia lança internet appliance a correr Linux | Apoio a software Open Source em pt  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • aqui
  • Mais acerca X
  • Também por chbm
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    patch (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 19-01-01 11:45 GMT (#1)
    ja' existia um patch para isso, mas se os novos drivers trazem melhorias em performance (o q duvido) venham eles :)
    Pergunta inocente... (Pontos:1)
    por Cyclops em 19-01-01 12:43 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    ... os drivers para o kernel sao para exactamente o que? FrameBuffer? DRI? Magia Negra?
    Le o FAQ da nvidia... (Pontos:1)
    por TarHai em 19-01-01 13:18 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    in FAQ:

    The kernel driver is responsible for managing the resources of the NVIDIA graphics accelerator chip. It is a component utilized by all NVIDIA drivers, under different operating systems, that provides a consistent mechanism for hardware initialization, mode set, offscreen memory management, and exception handling. The kernel driver assists the X server module and OpenGL drivers in setup and then steps aside while they render directly to hardware.

    Page flipping vs Blt'ting (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 19-01-01 15:51 GMT (#4)
    "The current handicap of NVIDIA's latest Linux drivers, is the fact that they don't do page flipping, but 'Blt'ting. Page flipping is a lot faster at high resolutions, but at lower resolutions the 'blt'ting has hardly got any impact." Será que já resolveram este problema?
    Re:Page flipping vs Blt'ting (Pontos:1)
    por TarHai em 19-01-01 17:59 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    nao...

    o gears diminui de velocidade dramaticamente com o aumento da janela. Penso q a causa seja a q apontaste.
    Video decente finalmente! (Pontos:1)
    por CrLf em 19-01-01 20:35 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    A aceleração de video está finalmente decente, agora já posso por de lado o windos para ver DivX ;-). Yee!
    A nVidia e o open-source (Pontos:1)
    por Shadow em 20-01-01 14:19 GMT (#7)
    (Utilizador Info)

    Depois do que a nVidia fez aos consumidores, acho que a única atitude correcta da parte de quem se preocupa realmente com o futuro do software open-source é pura e simplesmente deixar de comprar placas gráficas da nVidia. Eu sou o infeliz possuidor de uma Riva TNT, comprada na altura em que a nVidia era a única companhia que falava em drivers para SO's não-Windows. A placa é um espectáculo --- tem dois anos e a única razão que tenho para a trocar é o facto de que o fabricante andou a gozar comigo (e com todos os outros que compraram placas nVidia de boa fé como eu) ao prometer mundos e fundos. E não me falem dos drivers open-source que eles lançaram, esses parecem uma piada de mau gosto --- são lentos e não fazem uso de metade das potencialidades da placa. O que é uma pena, porque como já disse a placa para mim é muito boa (embora admita que não jogo muito), e a nVidia tem de facto as melhores placas no mercado. O único problema é que eu nunca vou poder usar a placa para algo mais do que Netscape e derivados, visto que ainda por cima uso FreeBSD e não Linux.

    Ontem passei a tarde de volta de uma G400 e várias G200 em Linux, com o X4 com suporte para DRI, e tenho de dizer que fiquei bastante impressionado. Apesar de os drivers não serem ainda muito estáveis, são bastante rápidos (uma G200 a correr o Quake 2 a 800x600 nem parece uma placa antiga "de segunda"), e acima de tudo são portáveis e open-source --- nada de estar preso a uma versão do kernel em Linux, ou mesmo ser obrigado a correr Linux.

    Depois disto tudo, acho incrível como alguém que se preocupe realmente com o futuro do software open-source ainda possa condescender esta atitude da nVidia. A comunidade open-source deve demonstrar o seu suporte às empresas que demonstrarem também mais suporte à comunidade, e não andar a comprar hardware fechado pela simples razão de ser o mais rápido. Pessoalmente, abdico de bom grado dos 60fps a 1024x768x32bpp para não ter de andar à mercê de uma empresa que se preocupa mais em lucrar do que em manter os seus clientes satisfeitos. A minha próxima placa gráfica não vai ser de certeza uma nVidia...


    Re:A nVidia e o open-source (Pontos:1)
    por CrLf em 20-01-01 18:22 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    É de facto uma pena que os drivers da nVidia não sejam open-source. Mas segundo li algures pode-se agradecer à SGI por não serem, uma vez que contêm código pertencente à Sillicon Graphics que eles aparentemente não querem libertar.
    Se nos quisermos manter 100% open-source restam-nos os drivers que vêm com o XFree86 que não têm aceleração 3D nem de video, mas que são practicamente tão bons como os da nVidia em 2D.
    Não sei porque é que não há ninguém a trabalhar para introduzir 3D com DRI nos drivers que vêm com o XFree 4.x! Existindo já suporte 3D para o XFree 3.x através do UTAH-GLX suponho que a informação necessária já esteja disponível!

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]