gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Primeiro Workshop sobre Certificação Digital
Contribuído por chbm em 04-12-00 22:37
do departamento e-os-que-não-teem-flash-?
Cifragem jmv escreve "Gostaria de chamar a atenção para a realização do 1º Workshop sobre Certificação Digital. Informação adicional e a ficha de inscrição pode ser obtida aqui. Este evento parece-me indispensável para todos os que estão preocupados com o valor sócio-jurídico dos sistemas de informação. " [chbm: a página tá muito bonitinha, mas tá tão mal feita que considerei não aprovar isto. fica o puxão de orelhas]

OpenBSD 2.8 RELEASED | Entrevista com Kurt Seifried  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • jmv
  • aqui
  • Mais acerca Cifragem
  • Também por chbm
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    XULOS! (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 05-12-00 0:23 GMT (#1)
    vao xular a tia !
    so os estudantes da UM eh que tem direito a desconto ? e os outros estudantes tem que pagar 10 cts ?? viva o xulanco.... so os da UM eh que sao gente....

    Re:XULOS! (Pontos:1)
    por jmv em 05-12-00 8:49 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Todos os estudantes (desde que devidamente identificados) terão direito ao seu desconto. Eu sei que o pagamento da eventos educativos é um assunto complicado; a nossa única desculpa reside nos encargos que temos de suportar.
    Workshop Certificação Digital (Pontos:1)
    por jmv em 05-12-00 8:59 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Em resposta ao chbm.
    Não vejo o que tem a página de mal. Mesmo que a estética ou a proficiência "webeira" não seja a melhor acho que focar isto vai-nos distrair do ponto essencial: formação de recursos humanos numa área chave.
    Re:Workshop Certificação Digital (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 05-12-00 9:04 GMT (#4)
    se nao vês eu digo-te um dos problemas no meu p2 400 64 de ram, tava super lenta!!!!! :-)
    Re:Workshop Certificação Digital (Pontos:2)
    por chbm em 05-12-00 9:52 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    WorkShop Certificação Digital

          [EMBED]

    É isto que tem de errado. Mais valia chamar aquilo "Workshop Certificação Digital para os Flash-Enabled".
    Re:Workshop Certificação Digital (Pontos:1)
    por jmv em 05-12-00 10:01 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Vamos esquecer a "espuma da história" e passar ao que verdadeiramente interessa: já se inscreveu?
    Re:Workshop Certificação Digital (Pontos:1)
    por drdude em 05-12-00 14:26 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    do unico link que encontrei:
    http://www.di.uminho.pt/mymail1.pl

    deu erro...

    este link e' para a inscrição, suponho que não devem exister muitos inscritos! eheh

    Re:Workshop Certificação Digital (Pontos:1)
    por jmv em 05-12-00 14:50 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Existem já bastantes inscrições.
    Por curiosidade o link correcto é este
    Pequena lista das coisas más (Pontos:2, Interessante)
    por js em 05-12-00 16:21 GMT (#10)
    (Utilizador Info)

    É grave não ver o que é que a página tem de mal. Eis uma lista:

    Largura fixa.
    Porque é que não me deixam ver confortavelmente a página num browser numa janela com largura menor que a que, desnecessariamente, impõem? Isso é incómodo para 1) quem tem monitores mais pequenos e 2) quem tem várias janelas no monitor e não quer ocupar tudo com a janela do browser.

    Tamanho imutável do texto.
    Se eu tiver o browser configurado para mostrar as letras em tamanho maior (é importante para quem tem dificuldade de visão), não vejo nada na mesma. O tamanho está fixado numa imagem que não me deixa fazer nada.

    Uso desnesessário de tecnologia (que até dificulta a consulta).
    Flash não é necessário para escrever uma página como aquela. Como resultado, a página fica inacessível a quem não tem essa tecnologia à mão (primeiro tiro no pé), a página fica desnecessariamente grande, demora mais tempo a chegar (segundo tiro no pé) e, para cúmulo, tem aquelas letras a aparecer e desaparecer que não ajudam nada a quem quer consultar a página a sério. Por exemplo, não faz sentido que a palavra "programa" apareça e depois desapareça. A secção do programa merece um título normal. Assim o que acontece é que, como a página demora, eu a mando para baixo enquanto vou fazer outra coisa qualquer e quando lá vou ver se já chegou a palavra "programa" (que era para ser o título) já se foi. Resultado: Fica-se com uma secção sem título. Este é o maior e mais trágico tiro no pé: A utilização de tecnologia desnecessária foi um incentivo à introdução de caracteristicas que pioraram, pioraram e pioraram a usabilidade da página.

    A impressão em papel é muito deficiente.
    A página tem informação útil para quem queira assistir à workshop. Nada mais natural que imprimir a página com o programa e meter no bolso. Mas a tecnologia empregue destroi a impressão da página em papel, aparecendo linhas cortadas por todo o lado. E como as letras são feitas com imagem, a sua impressão é cheia de artefactos que as torna feias e difíceis de ler.

    Re:Pequena lista das coisas más (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 05-12-00 17:11 GMT (#11)
    Estou siderado, fulminado, etc.. com este comentário; um pouco como Abel perante o sapateiro.
    Re:Pequena lista das coisas más (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 06-12-00 15:33 GMT (#16)
    O comentário foi extremamente certeiro. Eu também concordo que o Flash é completamente dispensável na maioria das vezes em que o vejo ser utilizado.
    Acho que é uma ferramenta excelente, mas apenas para fazer pequenas animações ocasionais, como banners ou titulos inseridos em páginas html normais. Acho uma barbaridade completamente inqualificável o que por exemplo a Impala fez com o seu portal, quase todo feito em Flash.
    Re:Pequena lista das coisas más (Pontos:1)
    por daniel em 06-12-00 18:33 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    A questao e' sempre a da "opcao" - deve-se sempre poder ter a opcao de ver sem o plugin xpto-super-extra-whatever; nao so mas tambem para poder imprimir a "documentacao" do evento decentemente, por exemplo.

    Abracos,
    Daniel Fonseca
    O prestígio a escorrer (Pontos:1)
    por jmce em 06-12-00 10:14 GMT (#13)
    (Utilizador Info)

    O que nos distrai do essencial no anúncio (e os avisos são relativos a isso, o que é precisamente o contrário de denegrir o essencial) é a tecnologia usada; mais exactamente, a forma como ela foi usada. Se há conteúdo importante para mostrar, o responsável pelo trabalho é tanto mais profissional quanto melhor fizer passar o conteúdo.

    Ou seja, o design (gráfico e não só) é suposto ser usado para honrar o conteúdo, não o contrário: usar conteúdo dos clientes (pagantes ou não) como pretexto para exibir virtuosismos duvidosos. O Flash tem usos muitos úteis, saber trabalhar com ele não é em si mau. Só que saber trabalhar com as tecnologias inclui saber quando não as usar. Já era assim com a tipografia desde o princípio e não deixa de ser na WWW. Ler livros do Tufte, do Tschichold e do Bringhurst é profiláctico...

    Acredito que em Portugal fazer design puramente gráfico e folhetos vistosos (sob qualquer forma) seja um excelente negócio. Afinal, há imensas entidades com pouco para dizer (ou que julgam isso) desesperadas para "salvar o prestígio" por malabarismos gráficos. Quer-se comemorar/fazer/promover/vender seja o que for e como sistematicamente falta gente para fazer algo realmente relevante (ou dá mais trabalho encontrá-la) pode-se sempre encomendar imensos folhetos, livros vistosos de capa dura com muitos bonecos e, claro, Flash, até o "prestígio" escorrer abundantemente pelas paredes e pelos browsers. Mesmo quando há conteúdo que merece destaque o vício mantém-se e o tal "prestígio" continua a ser o centro das atenções.

    Claro que o que tantas vezes foi dito aqui no Gildot (e muitas vezes antes pela Internet fora, desde há 5 anos pelo menos) para chamar a atenção para estes problemas são conselhos gratuitos. No sentido de não serem pagos. E como são gratuitos e estão no Gildot há quem ache que são lixo, já que há tantos folhetos e livros coloridos a dizer precisamente o contrário. Boas notícias para esses: podem pagar para vos dizerem basicamente o mesmo. Por exemplo, metam-se depressinha num avião para Estocolmo e talvez ainda apanhem alguma coisa. Ou se preferirem uma opção mais "prime"/"prestige"/"platinum"/etc., podem sempre pagar 2000-4000 contos por uma visitinha de 4 horas (ver ao fundo). Talvez um dia possam pagar a alguma gravata da Andersen Consulting para papaguear o mesmo. Quando as interfaces ganham ou perdem clientes, até se aprende a fazer interfaces.

    Entretanto, os menos "prestigiados", mas que sabem ler, podem continuar a aproveitar conselhos gratuitos, por exemplo sobre Flash. E perguntar, a quem não tenha chegado ontem à Internet, como evoluíram tantos dos maiores sítios WWW nos EUA.

    Eu até queria comentar... (Pontos:1)
    por [WaR] em 05-12-00 10:43 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.GenHex.org/
    Mas não consigo ver nada na página.
    Realmente reflecte o estado da Certificação Digital em .pt... blank

    -- [WaR]
    ACKnowledge my SYNs


    Cambada de Akarus (ups K0ders) ignorantes ! (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 06-12-00 0:18 GMT (#12)
    Se tivessem um pouco de testa e não perdessem o vosso tempo a dizer como são bons uns aos outros no IRC, a alterar páginas ou fazer sites "merdosos" como, por exemplo, aquele da Tavola Redonda... :)

    Recapitulando, se por entre essas betumeiras a que chamam cerebro ainda persistisse uma restia de inteligência percebiam que embora a página não esteja como voçês (akar^Uc0ders) gostam o objectivo do evento é o essencial.

    Além disso, custa ver como certos pivetes se dirigem a uma pessoa que é considerada dentro e fora do meio académico como uma instituição no que toca a criptografia/certificação digital.

    Tomara a muitos de vós pivetes um dia chegar a 1/5 do percurso.

    Back to reality... já podem voltar ao IRC, ao #portugal, #akaru^Uc0ders... vão em paz e que o Linus vos acompanhe... mas atenção com o q tenho lido aqui acho q muita gente vai passar o fim de semana a instalar versões *BSD em casa...

    É mais "in" e sempre se tem uma história a mais para contar ao "people"

    BEIJOS!

    porno para pyros

    Boiola (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 06-12-00 11:50 GMT (#14)
    "voçês" ?

    Enfim... Além de mandares abaixo também sabes ser construtivo ? É que ainda não li os outros posts, mas o teu como era o último nesta altura chamou-me a atenção.

    Mandas abaixo o pessoal mas não mostras tu, porque que é que o evento é muito importante para a estratégia de certificação portuguesa - quer em termos individuais quer em empresariais.

    Bem hajas...
    Re:Boiola (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 06-12-00 12:04 GMT (#15)
    'pivetes' fear.. deves ter 500 anos não? no entanto na posso deixar de dizer que o post mais acertado ;) ja agora que historia e aquela da tavola? ASS: toneca

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]