gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Brasil, Publicidade, ...
Contribuído por Xmal em 30-11-00 16:15
do departamento desta-é-de-vez
Brasil O último artigo sugerido pelo michele levou a uma série de comentários e merece alguma reflexão. Quem tiver paciência está convidado a acompanhar o desenvolvimento.
Lógo após a edição do artigo sobre virús reparei na submissão do nmarques (que incluo abaixo) e começei a preparar-me para editar o artigo do nmarques juntando-lhe mais alguns comentários meus. Foi numa manhã fatídica em que perdi todo o texto que tinha escrito. Nessas alturas fico tipicamente furioso e tenho de recarregar baterias antes de voltar penosamente ao mesmo assunto

Por alto, o que eu dizia era que me tinha apercebido de contornos publicitáios na submissão, mas que achei que o assunto do virús poderia ser um bom tema de discussão técnica. Até porque continuo a achar curiosa a possibilidade de um virús de boot tomar controlo do modo protegido do processador e tentar criar uma sandbox para a subsequente carga do SO, mantendo a capacidade de ir puxando os cordelinhos. Numa breve discussão ao almoço com os meus colegas de grupo, ficámos a achar que aqui o entrave seria o pouco espaço disponível para armazenar código que teria de aceder directamente a file systems e fazer outras tarefas bicudas.

O que é certo é que o post do nmarques me chamou a atenção para a questão e que acabei por reparar que o mesmo utilizador michele submetia os artigos para o PTNix, o que me parece ser um claro sinal de se ter a publicidade como intenção primária. Como todos sabem, a submissão é para cada um contribuir com temas interessantes que gostaria de ver discutidos no local que mais frequente.

Tudo isto degenerou numa desagrável acção anónima anti-brasileira, que felizmente teve alguma vozes de bom senso a contrapor o xauvinismo e também algumas argumentações contrárias às opções tomadas nos acordos ortográficos.

Quanto a este meu artigo, o objectivo é esclarecer que houve aqui uma questão de intenção publicitária, e que por acaso veio do Brasil. Não se deve extrapolar que tudo o que vêm do Brasil é públicidade.

Estou solidário com a tristeza do Cláudio Machado tal como é expressa na sua submissão que também abaixo incluo, mas tal não apaga que tenha ocorrido a referida difusão de submissões.

nmarques escreve Não me levem a mal, mas porque têm aparecido tantos posts da michele no Gildot com pub a sites brasileiros, eu não tenho nada contra ... mas começo a pensar que existe demasiada publicidade feita por esse(a) utilizador... Será que o Gildot está mesmo com falta de bons posts ou apenas aparecem posts de pessoal nao PT ? Concordo absolutamente em que este site deveria ser utilizado por todos os colegas, amigos e pessoas que falam a nossa lingua (portugues), no entanto quase todos os posts de utilizadores nao nacionais levam muito a pensar em pub ...

Cláudio Machado escreve
Caros amigos da comunidade Linux de Portugal,

É com muita tristeza que escrevo essa mensagem, pois nunca imaginei que leria tantos comentários depreciativos como os que estão postados em:
página

Comentários depreciativos não ao conteúdo do texto, mas ao Brasil, que é meu país e que apesar de seus problemas tem um povo maravilhoso e que merece mais respeito.

O que é mais vergonhoso: ter sido colônia ou ter sido colonizador? Não nos envergonhamos de nossa origem portuguesa. Muito ao contrário, temos orgulho de nossa herança lusitana.

Recentemente escrevi um artigo divulgando a comunidade Linux de Portugal no Brasil para tentar aproximar as duas comunidades. Está em:
página

Mas será que vale à pena fazer isso? Será que os brasileiros serão tratados por termos depreciativos como "brazuca" ou chamados de "colonizados"?

Tenho certeza que esses comentários desrespeitosos não são aprovados por todos os portugueses, mas não podemos tolerar esse tipo de discriminação.

Continuarei acreditando que as comunidades de usuários Linux do Brasil e de Portugal ainda têm muito o que aprender umas com as outras.

Obrigado,
Cláudio Machado.

LinuxAcademics mostra o mundo Linux aos estudantes | folding@home  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • nmarques
  • nmarques
  • nmarques
  • michele
  • PTNix
  • Cláudio Machado
  • nmarques
  • Cláudio Machado
  • página
  • página
  • último
  • michele
  • Mais acerca Brasil
  • Também por Xmal
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Isto nao esta' a ser tomado demasiado a serio ? (Pontos:1)
    por leitao em 30-11-00 18:45 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    O' Carlos, desculpa la' -- mas isto nao esta' a ser tomado um bocadinho a serio de mais ?

    Nao vi nenhum comentario realmente xauvinista, e a questao do acordo ortografico e' real e bem documentada (para o bem ou para o mal) -- por isso e' que fiz o post a indicar a ortografia (incorrectamente) usada num dos comentarios.

    Alias, se me perguntas a minha opiniao ate' devia haver mais posts a gozar um bocado com os brazileiros. Igualmente os brazileiros dao tanga aos Portugueses, e se calhar ja' esta' na altura de retribuirmos o favor (IMHO, a melhor coisa era mandar para o brasil o Emidio Rangel e o staff da SIC(k) TV).

    Olha o pessoal do UK goza a valer o pessoal dos US e ninguem ve isso como xauvinismo. Por exemplo:

    http://www.theregister.co.uk/content/archive/14739.html

    Se calhar nos vemos isto como xauvinismo porque nos sentimos culpados da forma como se colonizou o brasil (mas isso e' outra historia...).

    Por isto meus senhores, "lighten up" e deem mais tanga aos brazileiros! Nao tem mal nenhum e e' *muito* saudavel! Ate' pode ser que os Portugueses ganhem um bocado de identidade nacional com isso!

    Regards,

    -- "Why waste negative entropy on comments, when you could use the same entropy to create bugs instead?" -- Steve Elias
    Re:Isto nao esta' a ser tomado demasiado a serio ? (Pontos:1)
    por Ph0bic em 30-11-00 19:15 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://ph0bic.net
    Concordo plenamente,
    ora porra, todos os brasileiros dizem que tem orgulho no pais que os colonizou mas no fundo no fundo tao-se a c@g@r.

    Sao um pais tao evoluido como o nosso e n sao nenhuns coitadinhos para haver tanto estrilho por causa dumas bocas.

    Tal como o leitao disse acho muito bem que se goze e se mande umas bocas pq eles tambem o fazem e niguem discorda.
    Ora pode-se gozar com os alentejanos e com os acorianos e n se pode mandar bocas ou gozar um pouco com pessoal de outro pais? porra, n sera isso um pouco triste? :)

    cheers
    "Jesus Christ is coming... act busy!"
    não é isso que está em causa (Pontos:2)
    por joao em 30-11-00 19:41 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    O que está em causa é este post:

    "argh.... agora so vemos brazucas no gildot... irrraaaa... Sera que eles nao tem um gildot deles para fazerem os posts... "

    De um AC. Este post pressupõe que o GilDot é um site exclusivamente para portugueses e que os outros não são bem vindos. Se esse é espirito da coisa, eu não concordo, mas se não é, este tipo de comentários só cria um mau ambiente. As relações entre as pessoas podem correr mal de muitas maneiras. Este é um dos motivos que faz com que corram mal. Numa palavra: diplomacia.

    E o mesmo é valido para as bocas sobre o acordo ortografico. Se cada vez que um brasileiro faz um post no gildot é gozado por causa da maneira como escreve isso não contribui em nada para as boas relações entre portugueses e brasileiros. Só se goza com as pessoas quando elas compreendem que se trata realmente de uma piada. Aliás, eu não entendo as bocas sobre o acordo ortográfico. Nunca se fez acordo nenhum (ou fez ?) e não há razões para se implicar com a forma como os outros escrevem. É uma forma como outra qualquer.

    ----
    joao
    nonio.com

    Re:não é isso que está em causa (Pontos:1)
    por Xmal em 30-11-00 20:27 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://gsd.di.uminho.pt/cbm
    O que está em causa é este post:

    "argh.... agora so vemos brazucas no gildot... irrraaaa... Sera que eles nao tem um gildot deles para fazerem os posts... "

    Correcto. Este foi o post que me fez cascar no chauvinismo AC.

    Quanto às normalizações ortográficas eu nem sequer gosto muito de certas propostas (apesar de não perceber nada do assunto) e até sou um pouco conservador. Acho detestável a maior parte do neologismos nas traduções de termos Ingleses.

    Agora, que um Brasileiro, Moçambicano, ... possa escrever no seu Português sem estar sujeito a piadas, acho que é , no mínimo, desejável. Até porque aqui o GilDot nunca foi propriamente uma boa expressão da ortodoxia literária portuguêsa.

    De qualquer modo o meu post foi mais para esclarecer a questão da pub do que propriamente para cascar em chauvinismos.

    Cheers People,
    Aproveitem bem os 3 dias.

    Re:não é isso que está em causa (Pontos:1)
    por leitao em 30-11-00 23:56 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    "argh.... agora so vemos brazucas no gildot... irrraaaa... Sera que eles nao tem um gildot deles para fazerem os posts... "

    Desculpa la', achas isto xauvinista ? Tens que levar as coisas com um bocado mais de sal... o tipo estava provavelment frustrado com o facto de que 4 em 10 posts veem do brazil... um bocado como a televisao em Portugal...

    Quanto ao acordo ortografico, sim fez-se... e nao e' uma questao de "mandar bocas", e' uma questao de fazer as coisas como deve ser e exigir dos outros o que eles exigem de ti.

    E se achas que dar um bocado de tanga a brazileiros no gildot e' grave, entao talvez devas sair mais e beber uns copos de vez em quando.

    Regards,

    -- "Why waste negative entropy on comments, when you could use the same entropy to create bugs instead?" -- Steve Elias
    Re:não é isso que está em causa (Pontos:2)
    por joao em 01-12-00 0:19 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    Quanto ao acordo ortografico, sim fez-se... e nao e' uma questao de "mandar bocas", e' uma questao de fazer as coisas como deve ser e exigir dos outros o que eles exigem de ti.

    E se achas que dar um bocado de tanga a brazileiros no gildot e' grave, entao talvez devas sair mais e beber uns copos de vez em quando.

    Bem, eu podia dar um bocado de tanga aos emigras que escrevem "brasileiro" com "z" e nem sequer usam acentos. A verdade é que nem tem piada. Não te preocupes que eu não exijo de ti aquilo que tu exiges dos outros.

    ----
    joao
    nonio.com

    Re:não é isso que está em causa (Pontos:1)
    por leitao em 01-12-00 8:46 GMT (#11)
    (Utilizador Info)

    Ui... essa doeu... :)

    -- "Why waste negative entropy on comments, when you could use the same entropy to create bugs instead?" -- Steve Elias
    Re:não é isso que está em causa (Pontos:2)
    por joao em 01-12-00 14:13 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    Ui... essa doeu... :)

    Não ligues ... , era uma piada :)

    ----
    joao
    nonio.com

    ups... (Pontos:2)
    por nmarques em 30-11-00 20:06 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://nmarques.xpto.org

    O que queria basicamente dizer é que se o gildot se mantem livre de banners e penso que a maior parte dos utilizadores apreciam esse pormenor, por isso tambem deveriamos dispensar certos posts de publicidade. O que realmente interessa, nao é se ela posta para PTnix ou nao, e se posta para a Gildot, da minha parte penso que é absurdo e que qualquer um de nos tem todo o direito de postar onde vem quiser e lhe apetecer, agora os posts vêm com "demasiado" conteudo publicitario, nao fui eu o unico a reparar, pq varias pessoas que conheço e que "frequentam" o Gildot assim o notaram tambem.
    Algo que para mim é muito importante é isto: Eu nada tenho contra o pessoal do brasil, entre os quais tenho bons amigos, e pessoalmente tb nao concordo com os termos "Colonizadores" ou "colonizados", vejam vem a historia, os que nao sao portugueses como nós e nao sao aborigenes, sao descendentes de escravos e desterrados, portanto todos vimos do mesmo sangue basicamente.... Esqueçam as guerras e contribuam para um melhor gildot, de todos e sobretudo o ponto aonde queria chegar era UNICAMENTE a publicidade.... nada mais!!...
    Cumps, Nelson Marques
    ------------------------------ Melhores cumprimentos, Nelson Marques Netual Multimédia e Telecomunicaçoes nmarques@netual.pt

    http://www.gildot.org/article.pl?sid=00/11/28/2172 (Pontos:2)
    por buffer em 30-11-00 21:30 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://www.coders-pt.org
    Like I commented..

    achei esse post muito.. pouco.. seila.. tipo.. era/é sobre um artigo disponivel numa certa pagina.. disponivel no texto do post estava um link para um site brasileiro que tinha por sua vez uma referencia ao artigo.. é assim.. é normal aqui pelo gildot quando se faz referencia a um artigo.. linkar para esse artigo (e quando se viu o link noutro site, referenciar esse site..).. E pá.. pos.. eu na vi/li nenhum link para o artigo..

    foi muito.. like.. um redirect para levar o ppl ao tal site brasileiro.. não gostei (lol)..

    tipo.. next time, metam o raiu do url pro link directo..

    puff**
    -- what was my problem with man You ask? No.. I ask you what was man's problem with me..

    Re:http://www.gildot.org/article.pl?sid=00/11/28/2 (Pontos:2)
    por Vitor Domingos em 01-12-00 3:04 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Ora nem mais...

    Porque levar com um link do link do link .. e nao levar directamente com o link original ??

    Sera o Gildot um gateway para o linuxbrasil (em modos genericos)...

    Basta reparar em "TODOS" os artigos que sao colocados pelos nossos amigos brasileiros, que vimos que todos tem um link a apontar para um portal deles.. e nao para o link original..

    Isto .. uma.. duas.. tres.. vezes ainda se leva.. agora ja conto pelo menos cinco...

    Ufff... Ja basta nao ??

    Mas como alguem disse... as noticias so sao colocadas pelos editores. Compete a eles saber se existe publicidade ou nao...

    Cumps.

    Re:http://www.gildot.org/article.pl?sid=00/11/28/2 (Pontos:1, Engraçado)
    por Anonimo Cobarde em 01-12-00 3:50 GMT (#10)
    Sobre os links apontado para site brasileiros, acredito eu, que seja apenas uma pessoa que esteja fazendo isto, pois no Brasil os sites Linux similares ao GilDot e PTNix também tem os mesmos links e as mesmas matérias e o mesmo nome Michele, tudo apontando para o tal linuxaliança, que ao meu ver é um site horrível e com muitos erros de português misturado com espanhol, arghhh.

    Mario Marques
    Brasil

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]