gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
TechLinux e SuSE em discussão
Contribuído por chbm em 08-11-00 23:10
do departamento leituras
Notícias Michele Rangel escreve "Tem uma análise/comentário muito interessante sobre a TechLinux e a SuSE, feito por nosso colega Buick (do SALT - grupo de sistemas alternativos). Ele aproveita para dar algumas dicas de "amigo". Veja o seu artigo no site da Linux Aliança . "

Gazeta do Linux, edição em Português | «Uma Start-Up por dia»  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Michele Rangel
  • Linux Aliança
  • Mais acerca Notícias
  • Também por chbm
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Este jovem bate mal (Pontos:2)
    por nmarques em 09-11-00 10:31 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://nmarques.xpto.org
    É no minimo giro como pessoas destas se queixam que os programas estao repartidos por 4 CDs, estamos a falar de mais de 1800 aplicaçoes.... Obviamente na SuSE é preciso separar o trigo do joio, por isso mesmo a SuSE apresenta um grande repertorio de opçoes, claro que ocupam muitos MBs ultrapassando em numero de CDs a red hat e todas as outras distros... O homem é esperto!...

    Existe tambem em DVD como alternativa aos 6 CDs... Finalmente basta dizer que se da muito trabalho copiar os 6 CDs, entao que compre o pacote original, pq a SuSE de facto que merece... Quanto aos manuais, eu devo ser a excepçao, pq a SuSE tb por cortesia enviou-me a caixa na versao internacional e na versao PT, e na caixa em PT realmente aparecem manuais em PT... Enfim, mais uma critica mal fundamentada e que poderá levar a quem nao conhece o pacote a ficar com ma impressao do mesmo...
    ------------------------------ Melhores cumprimentos, Nelson Marques Netual Multimédia e Telecomunicaçoes nmarques@netual.pt
    Re:Este jovem bate mal (Pontos:1)
    por Buick em 09-11-00 19:36 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Sim de fato a SuSe oferece a versao em DVD, mas nao foi a qual recebi.. e de fato existe mais de 1800 programas.. na verdade o comando 'ls' nao deixa de ser um programa e deve tb ser contado tb nestes 1000 e tantos programas.

    Existem versoes baseado no Red Hat, como a Conectiva no Brasil, que coloca todos os programas principais no primeiro CD, logo vc deve encontrar o Staroffice 5.2 e o Netscape (que sao os 2 maiores programas e parrudos existentes) logo no primeiro CD e no restante deixa programas demos e etc e os CD's com os sources.

    De fato, a minha maquina tem DVD mas e' a primeira vez que precisei mudar de CD numa instalacao para uma maquina desktop.

    A Distribuicao que adoto e' o Slackware 7.x e este em sua divulgacao vem tambem com 4 CD's e dizendo + de 2200 programas e quem vai discutir isto?? ;) Obvio que uma versao comercial como o SuSe vai ter +programas do que uma distribuicao como o Slack ou Debian, alem que estes nao vao vir com o BRU (para Backup) entre outros.

    Como eu disse, o SuSe 7 esta muito bom e quem esta com uma versao desatualizada ou deseja adotar uma distribuicao esta e' uma otima distribuicao.

    E esta e' a primeira versao voltada para o mercado brasileiro. O que de 0 a 10 posso dar tranquilamente a maior nota.

    Voce tambem pode ver uma analise antiga feito pelo Grupo da SALT em http://www.salt.org.br/informacao/analise/

    Abracos e vida longa aos CD's

    Re:Este jovem bate mal (Pontos:2)
    por nmarques em 09-11-00 20:42 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://nmarques.xpto.org
    Bem basicamente o "ls" como diz faz parte das GNU tools, e apesar de ser um programa, certamente nao conta para os 1800... Não vejo pq raio alguem tripa com isso... Meu caro, cada um usa o que quiser, eu uso RedHat e no entanto recebo as distros todas da SuSE em casa, sem gastar $$$, da propria SuSE na alemanha... sei bem o que a SuSE é pq ja usei SuSE por 3 anos.... Pessoalmente é o que recomendo a quem está a dar os "primeiros passos" em linux... Já agora, você cheira a "maçarico" pq há anos que a SuSE vem com 6 CDs... 5 de pacotes e 1 sexto com o live filesystem que actualmente nao vem incluido... Se nunca pegou numa SuSE... e nao conheço está perdoado, se ja pegou anteriormente, pelo que diz obviamente está a mentir.... Basicamente o Slackware é uma piada (sem ofender quem usa slack), está bom para os gurus, eu se mudar de RedHat para alguma coisa, é para Debian, nao para outra distro qualquer....

    Nota: fato != facto
    ------------------------------ Melhores cumprimentos, Nelson Marques Netual Multimédia e Telecomunicaçoes nmarques@netual.pt
    E' sempre a mesma treta (Pontos:1)
    por pmb em 09-11-00 14:34 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Prefiro de longe os 6 CDs do Suse que tem quase tudo o que necessito (alem de muitas outras coisas que nao instalo) do que uma distribuicao que traz algumas coisas que alguem achou que eu devia ter em vez de outras.(Se instalou quase tudo e' porque quis...)

    E ja' agora, conheco muitas pessoas (nao estou em pt) que usam varias versoes do Suse (mais do que qq outra distribuicao). Eles agradecem o conselho e esperam que lhes mandem um leitor de DVD para nao terem que mudar de CD :-).

    ps: Atencao que o ultimo Suse vem em varias versoes... A profissional vem com os 6 CDs.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]