gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Tarifa Plana vs Acesso Local
Contribuído por Xmal em 21-10-00 14:00
do departamento ái-os-investimentos
News O público de hoje trás a visão/resposta da PT comunicações à recente contestação, por parte de vários ISPs, à tarifa plana. Aparentemente alguns destes andam a evitar a construcção de redes locais com FWA. Será que a tarifa plana vai ser a alavanca para o necessário investimento no acesso local por rádio ?
A parte relevante do artigo de Carlos Lemos Antunes (presidente executivo da PT Comunicações, SA) é a seguinte:

"... Acrescente-se que alguns dos ISP que também apresentaram a sua posição nesta coluna do PÚBLICO dispõem de licenças de operador de redes públicas de telecomunicações e de licenças de acesso local via rádio(FWA), nada os impedindo da construção de redes locais, cujas obrigações constam das respectivas licenças, e muito pouco têm feito neste domínio, como se pode depreender das preocupações manifestadas publicamente pelo presidente do Instituto das Comunicações de Portugal."

Será que a PT colocou aqui o dedo na ferida, ou há ainda alguma história por contar ?

Message to Hotmail members | GNU: Vantagens e desvantagens  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • artigo
  • Mais acerca News
  • Também por Xmal
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Portugal != Lisboa (Pontos:1)
    por bgravato em 22-10-00 5:01 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Em alguns países considerados do "3º mundo" já há algum tempo que existem ISP's tanto quanto sei a funcionar praticamente só com FWA... Nós estaremos onde? no "4º mundo"?

    Já chega de elitismos geográficos... Portugal não é só Lisboa (e Porto)... também existem outras pessoas, nos mais recônditos locais de Portugal, com os mesmos direitos que os cidadãos das grandes cidades...

    A TVCabo já adoptou a solução wireless, para levar a televisão por cabo aos locais para onde talvez não seja rentável estar a "esticar" um cabo, devido ao reduzido número de potenciais clientes... no entanto não foram esquecidos...

    Esperemos que seja desta que as empresas de telecomunicações em Portugal deixem de pensar apenas a curto prazo e em $$$ imediato... e se decidam por investir um pouco no futuro e abandonem o comodismo tipico de esperar que os outros façam as coisas para depois as usarem...
    Há que ter espírito de iniciativa e inovação... :)

    Aqueles que estão agora a viver em Lisboa e a trabalhar em empresas de Telecomunicações pensem um bocadinho naqueles fins-de-semana raros em que vão à terrinha visitar a famelga... e que se vêm privados das T1's, E1's e afins que têm no emprego, ficando reduzidos a um modesto modem analógico de 56k na melhor das hipoteses :)
    Pensem nas pessoas que lá vivem todo o ano e para quem T1 é apenas um apartamento com um quarto :P

    Sem mais...

    Cumprimentos,
    Bruno Gravato.


    Re:Portugal != Lisboa (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 22-10-00 12:30 GMT (#2)
    T1 e' apenas um quarto! Bem, pelo menos na europa. Ca' nao temos T[123], apenas E[123]. E o q e' mais engracado, e' q as Ex correspondentes as Tx, sao ligeiramente mais rapidas! Viva a CE!
    Re:Portugal != Lisboa (Pontos:1)
    por Anonimo Cobarde em 22-10-00 12:30 GMT (#3)
    T1 e' apenas um quarto!

    Bem, pelo menos na europa. Ca' nao temos T[123], apenas E[123]. E o q e' mais engracado, e' q as Ex correspondentes as Tx, sao ligeiramente mais rapidas!

    Viva a CE!

    Re:Portugal != Lisboa (Pontos:2)
    por fog em 22-10-00 14:11 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.fog.nu/
    >Ca' nao temos T[123]

    Por acaso até temos, as interligações internacionais entre Portugal e os backbones Americanos são feitas com T3/DS-3 e também com OC3 ;)


    Re:Portugal != Lisboa (Pontos:1, Informativo)
    por Anonimo Cobarde em 22-10-00 23:29 GMT (#6)
    Depende. Aos fds visito os meus pais numa pequena cidade do centro do país onde já chegou o cabo de uma operadora regional. Já existe bidirecionalidade e lá para Novembro devo assinar o serviço de Internet. Uma linha de 256K no campo não está nada mal. É óbvio que fora das cidades não existe esta possibilidade. Mas, há sempre o serviço por satélite da EuropeOnline, mas tem uma desvantagem clara que é o uso de dial-up analógico/rdis para o uplink.
    Re:Portugal != Lisboa (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 23-10-00 8:59 GMT (#8)
    Porra... moro no Porto á frente do campus universitario, em cima do H.S.Joao e a TvCabo ainda nao me chega a casa.
    Já poem NetCabo na Foz e Bavista e nos TvCabo nos "montes" circundantes mas TvCabo ao longo da circunvalação nem todos.
    Planeamento da treta...
    Re:Portugal != Lisboa (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 24-10-00 16:48 GMT (#10)
    Certo. E a TVCabo opera em Portugal há quantos anos ? ... Bem mais que as novas operadoras, não é ?

    tanta coisa (Pontos:1)
    por humble_mind em 24-10-00 20:27 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    ai ke cena! a malta ker eh net mais barata possivel, se viesse ah borla era melhor mas n temos essa sorte! por exemplo perguntem ah netc qtas pessoas se inscreveram nos seus serviços kdo souberam ke a net ia ser ah bola durante 8 dias? (lixaram-se pois pra se usufruir disso tinha-se de ser cliente netc a uma data anterior a essa promoçao) nao se xateem esperem e vejam
    Re:tanta coisa (Pontos:1)
    por bgravato em 25-10-00 17:36 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    A minha questão nada tem a ver com o preço dos serviços.
    O que critico é a desigualdade de serviços disponíveis entre dois cidadãos cuja única diferença é o local geográfico onde habitam...

    Eu não quero ter net à borla, quero é ter os mesmos serviços à disposição que têm as pessoas que vivem em Lisboa, por exemplo...

    É claro que compreendo que a nível de infraestruturas não é tão rentável estar a investir numa zona em que o número de potenciais clientes por metro quadrado é bastante reduzida... mas era nestes casos que o governo devia intervir e dar apoios... (que finalmente apareceu com a flat-rate)

    A solução wireless penso que é a mais rentável para os ISP's, no caso destes locais mais recônditos.

    Cumprimentos,
    Bruno Gravato

    FWA ? Ja' temos em stock ! (Pontos:1)
    por Anonimo Cobarde em 22-10-00 20:01 GMT (#5)
    Que eu saiba, tanto a Jazztel como a Novis ja' tem o servico FWA a funcionar. O preco para um link de 2 Mbits e' metade do preco normal de uma linha digital de 2 Mbits por outros ISP's, Eunet, Netc, Telepac ou mesmo PT Prime ( sim, agora estao um por cada lado. Don't ask ... )
      Agora acho que e' so' para empresas... eles por exemplo tentam sempre por servico telefonico em cima... mesmo para quem nao quer...

      Para o publicozinho deve levar mais tempo, se chegar a vir...
    Re:FWA ? Ja' temos em stock ! (Pontos:2)
    por bgravato em 23-10-00 0:08 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    A PT também já está a fornecer *DSL há algum tempo... mas mais uma vez é só para empresas e entidades governamentais...
    Só no próximo ano é que (A)DSL vai estar disponível para o "utilizador comum".

    Acho que já era altura de também extenderem isso a FWA, pelos motivos que já mencionei noutro post.

    Cumprimentos,
    Bruno Gravato.

    Re:FWA ? Ja' temos em stock ! (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 24-10-00 16:45 GMT (#9)
    A PT já tem toda a infraestrutura a cobrir Portugal inteiro feito com o $$ dos impostos do meu pai e algum meu. Daí naturalmente deveria estar ainda à frente de todos os outros TelCo na gama de ofertas. Além da liberalização ter sido atrasada dois anos. Por isso acho estranho falar-se dos novos operadores (que ainda estão a expandir a sua rede - wireless, pois só agora têm autorização para passar cabos) e ter mais espectativas neles do que no telco [ex]publico.

    A FWA não é nada barata e não vai ser nos próximos tempos que chegará ao utilizador domestico. A não ser que façam acordos de prédios inteiros. Notem que isso é o que já se passa com a TV Cabo por exemplo. Em certos locais não vão lá instalar cabo a não ser que haja um número minimo de subescritores (com o gas natural idem).

    Alguns dos novos TelCo já têm produtos (poucos é certo) competitivos com a PT mas é natural que só possam apostar para já em certas larguras.

    Re:FWA ? Ja' temos em stock ! (Pontos:1)
    por bgravato em 25-10-00 17:42 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    > A FWA não é nada barata

    Se calhar em alguns casos é mais barata e prática do que andar a abrir buracos e a "esticar" cabo (e até talvez a única viável em certos casos...)
    Mas estou a falar sem conhecimento de causa... Posso estar errado...

    Cumprimentos,
    Bruno Gravato.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]