gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Com a Sic, chegaram os domínios .tv
Contribuído por ajc em 29-09-00 16:51
do departamento sick-tv
Televisão Anonimo Cobarde escreve "Segundo esta notícia da Recortes, a televisão Sic vai usar o domínio .tv no seu site, ao contrário das outras estações que, coitadas, se ficaram pelo nada imaginativo .pt. Parece ainda, a fazer fé nas declarações de José Alberto Carvalho, da Sic, que eles tiveram o cuidado de registar várias alternativas, para evitar o squatting. Mas não conseguiram todas: por exemplo, sic-online.net e sic-online.org, sic-tv.net e sic-tv.org continuam disponíveis e sictv.com foi tomado por um tal de Julio Silva, de Lisboa... Estes domínios são pouco apetitosos, de resto. Já agora, ninguem quer registar o rtp.tv? Verifiquei há pouco e continuava à venda! Ignorância confrangedora, esta dos responsáveis da televisão da qual somos TODOS accionistas... "

Pontos:2, Interessante | 6GB de MP3 no Bolso  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • esta notícia
  • Mais acerca Televisão
  • Também por ajc
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    So what? (Pontos:1)
    por SUp3rFM em 29-09-00 19:05 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Hmm... Creio que quem entrou na rede primeiro foi a TVI (tvi.pt), seguido da RTP (rtp.pt). Creio que esta atitude e' muito pouco confragedora. E' mais confragedora a atitude da SIC que demora este tempo todo para por um site no ar.. perdão.. um site, nao... um portal, claro ;)

    Por outro lado, a RTP e' a unica TV que dispoe, por exemplo, dos ultimos jornais informativos, programas desportivos, programas de debate, em realvideo, entre outros programas. Acham isto confragedor? Acho que teem planos para por o arquivo deles online.
    Provavelmente, o Anonimo Cobarde que enviou a noticia nem sequer visitou o rtp.pt.

    Agora, o rtp.tv esta' 'a venda? e entao? What's the big fuckin deal? Compra-o ;)

    Ainda bem que a RTP nao comprou essa url. Isso e' que foi uma medida bem tomada. Pouparam o dinheirito e as preocupações dos accionistas com os desperdicios financeiros :)
    O percurso do URL da TVI (Pontos:1)
    por MacLeod em 01-10-00 0:55 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Agora estava-me a lembrar do primeiro site da TVI, que era alojado no consiste. Passado algum tempo, na dita página, a TVI dizia "A TVI ficou agora ainda mais independente, mudou-se para www.tvi.pt" Se não me engano, posteriormente a TVI mudou para um URL do tipo www.tvi-online.com. E hoje em dia, parece que a TVI ficou "menos independente", ao ter o domínio por baixo do iol.pt, embora os outros domínios ainda lhe pertençam.
    Ainda bem! (Pontos:1)
    por Valfreixo em 29-09-00 20:27 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Se estivéssemos nos Estados Unidos de facto seria muito mais complicado. Aqui não há (ainda) a guerra dos dominios. Dão-se verdadeiros resgates de monarcas no novo continente.
    Mas pondo um pouco tudo isso de lado, é sempre bom vermos que os media começam a apostar verdadeiramente na Internet. Foi o caso do Grupo MediaCapital (vulgarmente conhecido como "Os IOL's") que apostaram forte em colocar todo o grupo on-line com actualizações fortes e continuas.

    Se a SIC comprou o dominio SIC.TV (ALELUIA QUE SE LEMBRARAM QUE A INTERNET EXISTE) é um bom sinal. Sinal de tempos de mudanças. Quem sabe poderá haver lugar para o nosso Linux num programa na SIC?

    Re:Ainda bem! (Pontos:1)
    por SUp3rFM em 29-09-00 21:42 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Ja' tou mesmo a ver o Baiao a entrevistar o Linus com a ajuda do Macaco Adriano! 8)
    Re:Ainda bem! (Pontos:1)
    por MacLeod em 01-10-00 1:10 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Isso quase parece uma contradição. Linux e SIC ... Como a TVI diz, trata-se da TV Globo. Já repararam na % de transmissão da SIC que é dedicada a telenovelas? Tou mesmo a ver. E agora, mais um capítulo da aguardada novela M$ vs Opensource, ou então a batalha GTK contra QT. Ou simplesmente a relação incestuosa StarOffice e OpenOffice? ;P
    qual a importancia do domain? (Pontos:1)
    por BuBbA em 29-09-00 22:52 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.BuBix.net
    Antes de mais não vejo qual a grande importância de um domain do tipo *.tv , *.pt ou seja ele qual for... se a pagina estiver bem feita, acessível, com updates regulares e com informação decente, por mim até podia estar no terravista... erm, deixem-me re-escrever isto... no terravista não por causa dos popups... ehehe mas até podia estar numa porcaria de um free webhost qualquer que eu não ia achar grande relevância... alias, para quê ir encher os bolsos de uma empresa de fdp's qualquer que ja esta mais rica que sei lá o quê a vender os domains *.tv ao mundo inteiro?! Eles que metam o *.tv in a place were the sun doesnt shine...
    Re:qual a importancia do domain? (Pontos:1)
    por joao em 30-09-00 11:21 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    É muito interessante essa tua opinião. Só não percebo porque é que usas um dominio como bubix.com.

    Mas se queres mesmo entender a problematica dos domínios lê as discussões antigas sobre o assunto

    ----
    joao
    nonio.com

    Re:qual a importancia do domain? (Pontos:1)
    por BuBbA em 30-09-00 12:13 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://www.BuBix.net
    erm... quem usa o *.com es mesmo tu, eu uso *.net. Para além deque me custa 3 contos e quinhentos por ano e não o absurdo que será pedido pelos domanis *.tv, para além de que não dava para usar um free webhost quando se tem uma maquina dedicada... a não ser aquela porcaria do ods.org ou lá como é que se chama... para alem de que os mails ficam muito mais bonitos=)
    Re:qual a importancia do domain? (Pontos:1)
    por joao em 30-09-00 13:11 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    erm... quem usa o *.com es mesmo tu, eu uso *.net.

    Sabes, eu sei que tu usas o *.net só que resolvi escrever bubix.com de propósito para te mostrar uma coisa: a tua reacção de ofendido só mostra como a identidade é importante e como os nomes e os dominios são importantes. Se fores ler o teu email inicial vais ver que dizes que não te importas nada com o domínio. Mas agora já achas importante dizer que usas um *.net e não um *.com e até confessas que os mails ficam mais bonitos. Tanto quanto sei até podias usar o número de IP em vez de um dominio, se o dominio não fosse importante era o que farias. Agora pensa um pouco: se para ti o dominio tem essa importancia então imagina a importancia que não tem pra uma empresa como a SIC que gera milhões e que vive da imagem.

    ----
    joao
    nonio.com

    Re:qual a importancia do domain? (Pontos:1)
    por BuBbA em 01-10-00 1:42 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://www.BuBix.net
    Bom, apesar de aquela frase inicial ser suposta para acabar com ";)", eu eke apaguei sem kerer, tenho ke admitir q estiveste bem, ate ja estou quase convencido a comprar um domain .tv para mim... ;) de qq maneira n achas absurdo dar montes de guita por um domain .tv? n acredito q n aches... por mais que a imagem conte muito... para mim um domain .tv nao me diz nada, pronto .. se calhar é problema meu.
    Re:qual a importancia do domain? (Pontos:1)
    por joao em 01-10-00 2:43 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    de qq maneira n achas absurdo dar montes de guita por um domain .tv?

    Na verdade é irrelevante o que eu acho. Em economia é irrelevante o que cada individuo acha e é mais importante o que o mercado acha. Isto é, eu posso achar que um perfume não vale 10 contos, mas isso é completamente irrelevante porque de facto há perfumes que custam 10 contos e é mais que certo que há pessoas que pagam 10 contos por um perfume. Em economia o valor das coisas é precisamente o valor que as pessoas pagam por elas. Tu bem te podes gabar que tens um carro que vale 1000 contos mas se ninguem te der 1000 contos por ele o carro não vale 1000 contos. Assim, se alguem está disposto a pagar 6000 contos/ano por um dominio (que acho que é o preço do sic.tv) quem sou eu para dizer que não vale 6000 contos/ano? Alias, em economia não há opinioes. Se tu acreditas numa coisa então deves apostar todo o teu dinheiro nisso. Foi o que as pessoas da sic aparentemete fizeram. Eles acreditam nesta ideia e pagaram por ela.

    Mas vamos tentar perceber esta opção da sic. A sic tem um mercado potencial de, digamos 20 milhoes de pessoas, que são os 10 milhoes de portugueses mais 10 milhoes de pessoas espalhadas pelo mundo que falam portugues e que ao mesmo tempo podem estar interessadas em ver sic. É claro que este mercado pode ir até aos 200 000 milhoes que é o numero de pessoas que falam portugues, mas vamos imaginar que são só 20 milhoes. Se 1 em cada 100 destas pessoas gostar mais de um nome como sic.tv do de um nome como sic.pt são 1 milhão de pessoas. Muitas destas pessoas são emigrantes portugueses em paises como os Estados Unidos, Canada ou Australia para quem o dominio .pt diz muito pouco. Seguindo este raciocinio a sic consegue agradar a 1 milhão de pessoas apenas por 6000 contos/ano ou seja por apenas 6 escudos por pessoa por ano. 6 escudos é o preço de uma visualização de um banner num site como o sapo. O sapo tem pouco mais de 1 milhão de visualizações por dia. Assim a sic em vez de comprar publicidade no sapo durante 6 dias optou por comprar o dominio sic.tv Acho que foi uma boa opção. Em todas estas decisões tanto a minha opiniao como a minha são irrelevantes. O que interessa é a opinião de 1 milhão de pessoas que nenhum de nos conhece.

    É claro que estas decisões não são tomadas com esta racionalidade toda. O que pode levar uma empresa como a sic a fazer esta opção pode passar por uma atitude defensiva. O nome sic é uma marca a ser protegida e os directores da sic devem ter achado por bem que o nome não fosse comprado por uma marca de detergentes ou por uma empresa de pornografia ou qualquer outra porcaria que lhes estragasse a imagem.

    ----
    joao
    nonio.com

    Re:qual a importancia do domain? (Pontos:1)
    por joao em 01-10-00 2:45 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    Se 1 em cada 100 destas pessoas gostar mais de um nome como sic.tv do de um nome como sic.pt são 1 milhão de pessoas.

    fiz mal as contas, deve ser 1 em cada 20 pessoas e não 1 em cada 100

    ----
    joao
    nonio.com

    Re:qual a importancia do domain? (Pontos:1)
    por daniel em 02-10-00 18:02 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    > Tanto quanto sei até podias usar o número de IP em vez de um dominio, se o dominio não fosse importante era o que farias

    Errado, erradissimo.
    Usar o IP e' "colar-se" a um servidor num ISP qualquer.
    Mudar de IP, would be a pain in the arse, whereas se usarmos um nome qualquer, the trick lies in the DNS server!

    De resto, toda esta discussao roda em torno do classico "what's in a name?"

    The answer lies in each and one self.

    Abracos,
    Daniel Fonseca
    Re:qual a importancia do domain? (Pontos:2)
    por joao em 02-10-00 20:43 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    Usar o IP e' "colar-se" a um servidor num ISP qualquer. Mudar de IP, would be a pain in the arse, whereas se usarmos um nome qualquer, the trick lies in the DNS server!

    Que queres dizer? Podes sempre usar como endereço qualquer coisa como http://123.456.789.101/~123 ou não ?

    ----
    joao
    nonio.com

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]