gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Portar Linux Network Drivers para Solaris.
Contribuído por chbm em 23-08-00 21:47
do departamento eles-andam-no-crak!!
Sun amanuel escreve "A Sun acaba de disponibilizar um Kit (The Solaris [tm] Operating Environment (IA Platform Edition) Network Driver Porting Kit for Linux Drivers) que permite, a partir do código source do driver de Linux, gerar o binário para Solaris (versão Intel). Toda a historia (e download) em página " [chbm: alguém alguma vez vai usar isto ? :)]

Mirror .pt do PHP | Nova versão do Gambit  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Intel
  • amanuel
  • página
  • Mais acerca Sun
  • Também por chbm
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    O Solaris vale a pena??? (Pontos:1, Interessante)
    por amanuel em 24-08-00 9:50 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Um pouco de polemica (salutar!!!): O problema de determinadas posições sobre noticias relativas ao Solaris, por exemplo, é pensarem numa realidade nacional. Duvido que muitos "IT Colleagues" tenham o Solaris instalado num PC de casa (eu tenho) e duvido tambem que tenham aproveitado a promoção da Sun de encomendar o Solaris por 75USD (eu encomendei). Quando são colocadas noticias (como a de portar drivers de Linux para Solaris) estamos a falar de um sistema operativo (Solaris 8) que 260.000 utilizadores adquiriram, aproveitando a promoção "Free Solaris [SM] Binary License Program" (ver noticia http://www.sun.com/smi/Press/sunflash/2000-06/sunflash.20000628.5.html). Embora concorde que em Portugal a esmagadora maioria dos utilizadores tenham nos seus PC's Linux e MS Windows, há outros sistemas operativos tão bons ou melhores (pelo menos que o Windows !!!). Só para terem uma ideia da nossa realidade, sou um utilizador intensivo do Palm. A empresa onde trabalho (uma Multinacional Americana) tem um projecto que engloba umas largas dezenas de Palm's para recolha de dados (e outras utilizações). Apos contacto com varios fornecedores de serviços, não encontrei nenhum que desenvolve-se em Palm. Conclusão: o projecto vai ser desenvolvido noutro país. Julgo que a ideia aqui é de que o Palm é uma "maquineta" engraçada, que sincroniza com o seu Outlook e da para colocar uns jogos engraçados.... Conclusão: temos que ter uma "mente aberta" em relação a determinadas noticias pois elas reflectem uma realidade que existe, mas diferente (infelizmente) da nossa. Cumprimentos,
    Antonio Manuel
    Re:O Solaris vale a pena??? (Pontos:1)
    por amanuel em 24-08-00 10:28 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Antes que alguem me repreenda, uma correção: Não são "estamos a falar de um sistema operativo (Solaris 8) que 260.000 utilizadores adquiriram" mas sim de "Sun Microsystems today announced that registrants who have signed up for the Free Solaris [SM] Binary License Program within its first 90 days of availability have indicated that they plan to install Sun's operating environment on 260,000 systems. In addition, nearly 65% of the planned installations will take advantage of the no-cost licenses for the Intel Platform Edition of the Solaris Operating Environment. Further, over half of the systems are for users new to the Sun's operating system." Aqui esta a correcção.
    Antonio Manuel
    Re:O Solaris vale a pena??? (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 24-08-00 20:28 GMT (#4)
    De facto, vivemos noutro mundo... Ainda há uns meses havia um post a correr no pt.internet.usenet para criar um NewsGroup relacionado com o Palm. Claro que não foi criado (obviamente por não haver pessoal a apoiar). Tenho amigos meus que trabalham em empresas de informatica é dizem-me que se fartam de vender Palm's. Para poder tirar duvidas lá tenho que ir aos newsgroups de outros países. Sobre o Solaris não sei, mas eu utilizo o BeOs e tambem é tratado de maneira marginal. É preciso ver que não há so o Linux e o Windows!!!
    Re:O Solaris vale a pena??? (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 25-08-00 13:21 GMT (#5)
    Tens o meu total apoio! Precisamos de criar um newsgroup pt.comp.so.minix! Ainda deve haver por aí pessoal que use o minix.
    Re:O Solaris vale a pena??? (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 25-08-00 17:14 GMT (#6)
    Parabens. É com posturas assim que este país vai para a frente.
    Re:O Solaris vale a pena??? (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 25-08-00 22:21 GMT (#7)
    Porra ! Parem lá com isso de julgar que os comentarios no gildot reflectem o que se passa no País ou não ! O "País" nem conhece a existencia do Gildot. É para aí a 3º vez hoje que leio esta frase aqui . Porra!!
    Re:O Solaris vale a pena??? (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 27-08-00 15:59 GMT (#10)
    Agora já conhece.... Veio no montão de papel com 50 cadernos mais conhecido por "Expresso"
    Re:O Solaris vale a pena??? (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 26-08-00 11:29 GMT (#8)
    Uma ideia que eu tenho do "nosso" GilDot é que quando são colocadas noticias sobre Unix's que não sejam Linux (tipo Aix, Solaris, etc) vem logo á cabeça um comentario "a deitar a baixo..." pelo pessoal da GilDot que coloca a noticia. Acho que nãp deviam comentar a noticia "á cabeça", pois estão a deformar a mesma com o comentario. Se a querem comentar, façam no mesmo local que nós... E ja chega de comentarios....
    Re:O Solaris vale a pena??? (Pontos:1)
    por vaf em 26-08-00 22:02 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/vaf12086/
    Por acaso concordo.

    (Isto não é de modo nenhum específico ao chbm)

    Quando um moderador/editor comenta a notícia à cabeça, está a aproveitar-se - talvez inconscientemente - do estatuto de editor dar mais notoriedade à sua opinião. Nada mais natural no ser humano e não há que sentir vergonha sobre isso.

    Agora, que é errado é. Quando um editor aprova uma submissão, aí está como editor. Quando comenta, deve, a meu ver, perder esse estatuto. Deve comentar onde os outros comentam.

    Acho que foi o js, ou o jmce, que uma vez colocou uma notícia é logo a seguir um comentário à mesma.

    Separar as coisas é muito saudável. Mais sudável ainda é pensar em como separá-las.

    Gostava que os editores que lessem isto, pensassem e se quisessem, comentassem.

    Cumprimentos,

    Vasco Figueira
    Chapéus (Pontos:1)
    por jmce em 27-08-00 18:30 GMT (#11)
    (Utilizador Info)

    O princípio geral da separação de papéis de editor e comentador é importante, e é também importante os leitores lembrarem-nos isso se disparatarmos. Mesmo num sítio onde os comentários dos leitores têm tanto peso, os editores devem evitar os "pecados" dos media tradicionais e usar o "chapéu de editor" com cuidado. Sem com isto perderem o direito a ter opinião e mostrá-la de forma apropriada. É melhor a sinceridade, muitas sinceridades subjectivas em discussão, do que a falsa imparcialidade e objectividade que infecta tanta imprensa.

    Para além das fraquezas humanas, talvez haja por vezes o problema de ser difícil marcar uma fronteira clara entre o complemento que um editor pode dar à notícia submetida e os comentários mais pessoais, especialmente quando se tem pouco tempo. A apresentação dos artigos no Slashdot, que talvez influencie muitos de nós até inconscientemente, está cheia de exemplos disso, às vezes com comentários bastante coloridos (mas no geral cuidados) que até estabelecem o estilo do sítio.

    O caso desta notícia até não me pareceu nada de especial, dado o estilo informal do Gildot (que também se deve ter sempre em conta), embora qualquer coisa que se diga possa sempre ferir susceptibilidades. Algumas reacções, pelo contrário, pareceram-me um pouco fortes demais. A pergunta, que talvez pudesse ser posta de outra forma, não deixa de ser pertinente e pode ser vista também como pergunta em vez de apenas comentário depreciativo: quem conhecer bem a situação da plataforma Solaris pode aproveitar o desafio para informar os que não sabem (mas gostariam de saber) qual será o real impacto do "porting" dos drivers... A notícia é feita também com as respostas.

    Quanto ao alegado desprezo do Gildot por plataformas não Linux, de que alguns se queixam, já discordo. Naturalmente, este não é um fórum específico sobre Windows, por exemplo, mas muitos dos que aqui editam e comentam usam ou usaram muitos outros sistemas, conhecem as vantagens e desvantagens de alguns, e desconfio que Palm Pilots não devem faltar no arsenal diário. Não há guidelines para rejeitar notícias sobre BeOS ou Palms ou AIX ou... Cada editor do Gildot não tem possibilidade de conhecer tudo, usar tudo e gostar de tudo, mas o fórum não é só dos editores e todos os outros participantes podem e devem enriquecê-lo com a sua visão e conhecimentos.

    Venham artigos bem compostos, com os links relevantes, com notícias ou mesmo reflexões pessoais que mereçam discussão, e terão publicação rápida (lembram-se do factores preguiça+falta de tempo que o AJC mencionou em tempos?). Vá lá, façam um brilharete...

    Mais vale estares calado... (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 24-08-00 18:22 GMT (#3)
    > [chbm: alguém alguma vez vai usar isto ? :)]

    O' chbm, guarda os comentarios estupidos para ti...

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]