gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Os dinossauros, as ervas e o metano
Contribuído por chbm em 02-08-00 17:41
do departamento cheiroso
Ciência Afrodite e serafim apontam para uma notícia do Jornal Público, Quarta-feira, 2 de Agosto de 2000 sobre a extinção dos dinossauros. Um investigador françês "descobriu" que os dinossauros se mataram lentamente enquanto o metano que geravam a digerir as quantidades brutais de comida que ingeriam destruiu a camada de ozono. Seguem os textos originais no desenvolvimento.
serafim escreve "
Cientista francês defende que problemas intestinais extinguiram animais pré-históricos
Flatulência Matou Os Dinossauros
Jornal Público, Quarta-feira, 2 de Agosto de 2000

A hipótese é algo louca, avisa-se já: o que matou os dinossauros não foi um meteorito, mas problemas de flatulência, garantiu um cientista francês ao jornal chinês "China Youth Daily". Os gases intestinais dos dinossauros, disse o cientista nunca identificado, continham grandes quantidades de metano, um gás que destrói a camada de ozono. "Os animais, pesando entre 80 a 100 toneladas, comiam uma média de 130 a 260 quilos de comida por dia. Lançavam gases intestinais sem parar", escreveu o jornal. "A atmosfera ficou tão cheia de metano que finalmente destruiu a camada de ozono e produziu grandes mudanças na vegetação." A comida foi faltando e os animais não resistiram.

Para o enigma da extinção dos dinossauros dão-se, de resto, respostas para todos os gostos: foi um meteorito que cobriu a Terra de poeiras, foi a intensa actividade vulcânica que impediu a chegada da luz solar e os matou de frio e fome, ou foi a extinção de uma planta com efeitos laxantes que os fez morrer de prisão de ventre (?!). A hipótese de um desarranjo intestinal não é nova, como se vê, mas a mais consensual entre os cientistas é a da queda de meteorito que levantou tantas poeiras que tapou a luz solar e fez desaparecer muitas plantas e animais. "


e Afrodite escreve "Afinal de contas o que é que matou os dinaussaurios? Segundo esta noticía do jornal O Público, para além das já conhecidas teorias: - meteoro que caíu na Terra e a cobriu de poeiras e intensa actividade vulcânica deste planeta, surge agora no horizonte a prespectiva de que os "bichinhos" sofriam de males intestinais. É pois especulado que devido à grande quantidade de flatos por eles soltos, sendo estes constituídos na sua maioria por gás metano, que a camada de ozono se supõe ter-se ressentido, o que por sua vez pode ter levado os dinossaurios ao que nós já sabemos - extinção -. "

LDP Guide, Securing and Optimizing Linux | Errata da revista Linux Manual está online  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • serafim
  • Jornal Público, Quarta-feira, 2 de Agosto de 2000
  • esta noticía
  • O Público
  • serafim
  • notícia do Jornal Público, Quarta-feira, 2 de Agosto de 2000
  • Mais acerca Ciência
  • Também por chbm
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Imaginem (Pontos:1)
    por tourt em 03-08-00 23:54 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Ora bem, segundo se sabe o Metano é um gás inflamável. Imaginem que a extinção dos nossos queridos dinossauros se deve a uma súbita faísca (um relâmpago ou um choque de duas pedras). BUMMMMM!!
    Se a quantidade foi tão grande como dizem, imagem o estrilho!! hehehehe

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]