gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Já tem Wap ? $$$
Contribuído por Xmal em 27-05-00 19:16
do departamento vamos-todos-na-onda-e-no-iate
telecom Nos últimos meses o Wap tomou de assalto os departamentos publicitários dos nossos operadores móveis. Será que tal como está é um serviço útil para os utilizadores, ou será que para já só é útil para os operadores ?
Confesso que ainda não percebo lá muito de Wap, mas quando começei a ouvir falar deste protocolo de simplificação de conteúdos, vários meses antes deste tomar de assalto as televisões e outdoors, vi-o logo associado a uma evolução do GSM que permitiria o uso de uma camada de transporte orientada ao pacote. Tratava-se do GPRS.

Ainda na altura fui-me apercebendo que este protocolo (GPRS) fazia mesmo sentido, uma vez que o SMS é assincrono mas encontra-se limitado a 160 caracteres, e que as ligações sincronas a 9600, no canal de voz/dados, têm um elevado tempo de estabelecimento de conexão (30 sec ?), e um custo quase exorbitante. Ver aqui uma comparação das alternativas de transporte para suportar Wap

Estava pois convencido que este serviço apenas apareceria após a introdução do GPRS. Mas, como é óbvio, não foi esta a ordem das coisas e temos assistido a uma espécie de histeria de novo riquismo com este serviço.

Pelo que pude apurar indirectamente (falando com um colega que já usou) a implementação actual do serviço tem sido sobre o canal de 9600 e a conexão permanece activa enquanto o utilizador vai lendo e seguindo os links. Com o GPRS a operação seria já bastante diferente, com o envio de pedidos e recepção assincrona da resposta, a seu tempo.

Inclino-me para achar que, para já, o Wap é ainda um mau negócio. Mas seria interessante encontrar aqui utilizadores que possam partilhar a sua experiência.

DEF CON 8.0 | Programas de TV... cada vez piores  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • GPRS
  • aqui
  • Mais acerca telecom
  • Também por Xmal
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    wireless aplication poupem-me (Pontos:1)
    por Presley em 28-05-00 1:52 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Tal como tu, não tenho conhecimento suficiente para andar a dizer mal, mas...
      Vezes que precisei urgentemente (urgentemente como em pagar uns 100$) de saber onde fica o restaurante mais proximo (o restaurante de Lisboa ou Porto, julgo eu de que...) - 0
      Vezes que precisei de saber o tempo e não tinha um jornal á mão - 0
      Vezes que precisei de ler os meus mails com urgencia (e julgo eu que não posso ver todos os mails) - 0
      Vezes que precisei de saber as cotações da bolsa - 0 (esta pode dar jeito a alguns corretores de ocasião, julgo que sabem do que falo...)
     
    Conclusão: Em vez de andar a brincar á internet móvel, podiam aplicar-se a disponibilizar TODA a internet num telele. O nokia 9110 (julgo eu que é este o numero) dá para fazer isso, mas para isso preciso de ter uma assinatura (daquelas que se paga assinatura mesmo).
      Mas bem, o pessoal que acha que a net tá na moda e que não sabe ligar um pc arranjou uma maneira facil de dizer "vi isso na net" (julgo que de novo percebem o que quero dizer). Além de que um telemovel caro fica bem a toda a gente e impressiona as gajas (errrr, perceberam esta tambem, não?)
    Re:wireless aplication poupem-me (Pontos:1)
    por BillGates em 28-05-00 9:17 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.microsoft.com
    É ... acho que o WAP é uma coisa de transição. Não faz sentido termos andado 10 anos a encolher os telemóveis, para agora tentarmos navegar na Internet com eles. Já fiz algumas coisas em WAP, e a sensação é de que voltei à pré-história. Fazer páginas para ecrãs de meia dúzia de linhas ... bah !

    Acho que as coisas interessantes vão-se passar nos próximos tempos na conexão dos cada vez mais pequenos telelés aos PDA e derivados.
    Acho que o WAP só serve para coisas básicas, como ver mails, consultar acções, encomendar uma pizza, encontrar uma farmácia, comprar um bilhete, reservar uma mesa,etc...
    Já agora, a malta que é sempre bota-abaixo Microsoft, o que pensam dos novos equipamentos da Compaq, HP, etc ... com o ultimo PocketPC (aka Windows CE 3). Eu simplesmente, acho que estão geniais. Por 100-120 contos, temos um excelente PDA com o Excel, Word, IE, etc ... e ainda o MediaPlayer para tocar MP3, e o Microsoft Reader, com uma série de Livros e jornais para puxar da Web e ler calmamente na coisa.

    Voltando ao tema, acho que as coisas vão passar essencialmente por aqui, e curiosamente, a maior parte das pessoas tem andado distraída com os processos contra a Microsoft, e ela simplemente está a lançar calmamente o que eu julgo ser o seu maior actico dos próximos anos.
    www.microsoft.com/pocketpc
    E já agora, o Linux anda a fazer alguma coisa nesta área ?

    Não há PDA em Linux ?!! (Pontos:2, Informativo)
    por fog em 28-05-00 13:37 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.fog.nu/
    >E já agora, o Linux anda a fazer alguma coisa nesta área ?

    Samsung YOPY

    Nokia Mediascreen

    Transmeta Crusoe


    Adivina que sistema operativo correm ;)
    Re:wireless aplication poupem-me (Pontos:2, Interessante)
    por jmce em 28-05-00 13:48 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://artenumerica.com/
    O anonimato sistematico de quem chama aqui a atencao para produtos Microsoft e' medo de "represalias" da "perigosa comunidade", vergonha de escrever no Gildot perante os empregadores ou apenas parte da estrategia de marketing da Microsoft portuguesa?

    Re:wireless aplication poupem-me (Pontos:1)
    por nuno em 28-05-00 16:59 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    O problema é que o nokia 9110 é um "tijolo" :)). Por mim e por enquanto (e se podesse), a melhor solução seria ligar um telemóvel com modem a um palm (quer via IR (a melhor solução), quer via cabo série). Pagava uma chamada de dados mas ou menos não tinha tantas restrições. Podia usar web browsers (que há vários para palm), wml browsers (com ou sem suporte wap), smtp/pop, telnet, ssh, nntp (?), ... etc... name or need (pay with palm memory :)) )
    Re:wireless aplication poupem-me (Pontos:1)
    por gk em 28-05-00 23:30 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Posso ja confirmar que de facto "navegar" na net com o Palm em IrDA e' possivel e ate funciona bastante bem. Tenho um Ericsson SH888 (atencao que grande parte dos Nokias nao tem IrDA verdadeiro) e um Palm III e ligo-me atraves da minha conta da IP.
    As aplicacoes mais giras para mim sao o AvantGo (posso fazer sync das noticias do dia no transporte publico quando nao faco sync de manha) e o e-mail (assim como o SMS, mas ja nao tem a ver com o topico).
    O maior incomodo e' mesmo o tempo de estabelicemento da chamada que demora 25s (na Optimus), ao modico preco de 30$00/min (tarifa Boomerang)

    Re:wireless aplication poupem-me (Pontos:1)
    por nuno em 29-05-00 0:32 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    eu estava mais a pensar numa ligação ao clix (ver atentamente as FAQ do clix) que fica ao preço de uma chamada móvel-móvel (qualquer que seja o plano) e que o estabelicimento da chamada é bastante rápido :) (experiências com um PC ;( )
    Re:wireless aplication poupem-me (Pontos:1)
    por gk em 29-05-00 10:26 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    Bem o que o Clix tem e' exactamente o que a IP tem. Ha o tal numero de acesso com tarifa movel-movel (dai os 30$/min que eu referi) mas sem
    qq desconto de Pioneiros (pagas a tarifa real movel-movel do plano em que estas inscrito).

    Tambem tens de te registar no servico de dados da Optimus para poder ligar ao Clix/IP.

    Quanto ao tempo de ligacao, e novamente para o Clix ou IP, demora-me exactamente 25s o que e' perfeitamente normal ja que os WAPs que eu vi demoram o mesmo tempo.. Nao sei como consegues faze-lo mais rapido, mas agradecia que explicasses melhor (sera' alguma init string que me escapou?)
    Re:wireless aplication poupem-me (Pontos:1)
    por nuno em 29-05-00 11:47 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    Quanto ao tempo depende de quando é que começas a contar 25s (e da configuração, etc... (lembra-te que eu estava a utilizar um PC)) ... fiquei com a impressão que demorava o mesmo que um modem antigo de 9600bps ligado ao meu computador. É lógico que não se compara a velocidade de ligação de um modem RDIS ligado ao mesmo PC. A "init string" não depende do "modem"/"telemóvel" (não é a string de inicialização do device de comunição) ? (eu estava a usar um Nokia)

    Acerca da diferença entre Clix e IP ... exacto ... são exactamente os mesmos equipamentos :) (li algures).

    Acerca do meu plano eu estava a ser um pouco injusto porque é uma "Solução 90 - Pioneiros" meia esquisita. É pago pela empresa onde trabalho que ainda por cima é do grupo Sonae (e não tenho a certeza se o plano foi "negociado"). Em conclusão eu praticamente não vejo os custos reais do que estou a gastar :(.
    Re:wireless aplication poupem-me (Pontos:1)
    por Sub em 29-05-00 11:40 GMT (#21)
    (Utilizador Info)
    confirmo o que o gk confirmou
    navego habitualmente na net (IRC, mail, web, wap) com um nokia 8210 (os 7110, 8210 e 8250 já tem IrDA) e um Palm Vx ligado ao Netc.
    O preço da chamada é o mesmo de uma chamada móvel-móvel (variando assim conforme o plano tarifário que tens) e é normal demorar tanto tempo a autenticar. É que embora o suporte seja digital, esperas o tempo que esperavas para autenticar se tivesses um modem de 9600 bps...
    hum... (Pontos:1, Engraçado)
    por Anonimo Cobarde em 28-05-00 1:53 GMT (#2)
    Eu é mais bolos!
    Re:hum... (Pontos:1)
    por Presley em 28-05-00 1:55 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    rotfl. pensava que ninguem se lembrava desse programa :)
    Re:hum... (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 28-05-00 14:10 GMT (#7)
    o pasteleiro e' a personagem mais genial alguma vez criada pelo Herman, como esquece-la? :> alem de que, "bolo" e' tambem um eufemismo utilizado para se referir a "orgaos genitais femininos" ... cof cof cof ;>
    Telecel experimenta GPRS (Pontos:2, Interessante)
    por Xmal em 28-05-00 16:33 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://gsd.di.uminho.pt/cbm
    Reparei na Dígito que a Telecel está a testar GPRS, e o serviço poderá ser de custo fixo mensal, ou em função da quantidade de tráfego. Se lerem a notícia vão poder reparar que "Para usufruir das velocidades de navegação permitidas pelo GPRS será necessário adquirir um telemóvel compatível com esta tecnologia (ainda não existe nenhum disponível no nosso mercado).".

    Ou seja, quem comprou uma destas maravilhas Wap, antes do tempo, ficou prejudicado. E pensar, que cheguei a ponderar a hipótese ...


    Re:Telecel experimenta GPRS (Pontos:1)
    por nuno em 28-05-00 16:50 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Todos os nossos telemóveis mais tarde ou mais cedo ficam desactualizados. Então quando chegarem os 3g vai ser a desactualização geral. É apenas uma questão de tempo (e de outras coisas também $$$)

    Re:Telecel experimenta GPRS (Pontos:1)
    por fog em 28-05-00 17:06 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://www.fog.nu/
    >quem comprou uma destas maravilhas Wap, antes do tempo, ficou prejudicado

    Se um tipo estiver a aguentar a compra de uma determinada coisa, porque brevemente irá aparecer uma melhor, então ninguem comprava nada. (Digo isso porque também me acontece a mim :)
    Re:Telecel experimenta GPRS (Pontos:1)
    por nuno em 28-05-00 17:15 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    Neste caso só existem dois modelos de telemóveis que suportam Wap. Talvez não custe esperar até ao Verão por novos e diversificados modelos inclusive com suporte para GPRS (estou a lembrar-me de algo que li na Nokia acerca de Portugal).
    Re:Telecel experimenta GPRS (Pontos:1)
    por fog em 28-05-00 17:27 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://www.fog.nu/
    >Talvez não custe esperar até ao Verão por novos

    Tarde de mais ;)
    Re:Telecel experimenta GPRS (Pontos:1)
    por Xmal em 29-05-00 9:14 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://gsd.di.uminho.pt/cbm
    Se um tipo estiver a aguentar a compra de uma determinada coisa, porque brevemente irá aparecer uma melhor, então ninguem comprava nada. (Digo isso porque também me acontece a mim :)

    Tens razão, sempre que se compra tecnologia é sempre o mesmo dilema, pois esta fica desactualizada logo a seguir.

    Neste caso, como tenho um SH888 e um Palm com IR, já tenho (apesar de não usar muito) pela mesma chamada de dados a hipótese de navegar decentemente sobre o WWW clássico.

    Nestas circunstâncias, é para mim mais vantajoso esperar pelo novo setup Wap.

    gildot wap (Pontos:3, Informativo)
    por nuno em 28-05-00 16:43 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Para quem estiver a gastar dinheiro (a fazer ligações de dados com um telemóvel WAP) e não souber o que fazer nos últimos 10 segundos de chamada (antes que acabem os 30 seg ou 1 min):

    http://gildot.org/wap
    (devia ser wml mas wap é mais rápido de escrever (tempo é dinheiro))

    Ainda são experiências (pouco $$$ *grin* ) e por isso ainda só tem headlines (possivelmente a curto/médio prazo terá links para o resumo/desenvolvimento do artigo). Se alguém fizer a experiência façam feedback para aqui ou para gildotcontact@grupolinux.org. Se ainda tiverem alguns segundos por gastar ainda podem experimentar: http://gildot.org/perguntas.wml
    GPRS (velocidade) (Pontos:1)
    por serafim em 29-05-00 9:45 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    Desculpem o dump... mas não tenho tempo para traduções, mas achei pertinente...

    Speeds Much Lower in Reality

    Achieving the theoretical maximum GPRS data transmission speed of 172.2 kbps would require a single user taking over all eight timeslots without any error protection. Clearly, it is unlikely that a network operator will allow all timeslots to be used by a single GPRS user. Additionally,the initial GPRS terminals are expected be severely limited - supporting only one, two or three timeslots. The bandwidth available to a GPRS user will therefore be severely limited. As such, the theoretical maximum GPRS speeds should be checked against the reality of constraints in the networks and terminals. The reality is that mobile networks are always likely to have lower data transmission speeds than fixed networks.


    estou mesmo a ver...
    vamos ficar com 33,6 Kb, se calhar...
    e com cortes de comunicação a torto e a direito...



    Serafim Gomes
    Re:GPRS (velocidade) (Pontos:1)
    por nuno em 29-05-00 10:28 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    Desde que seja mais que 9600/14400 bps tudo o que vier é bom :). Repara na quantidade de "conteúdo" que foi criado a pensar em utilizadores 28k/56k.

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]