gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
BeOS, é assim tão bom?
Contribuído por jmce em 10-05-00 0:41
do departamento To-BeOS-or-not-to-BeOS
Be Que acham do BeOS? mazevedo escreve "O BeOS parece uma causa perdida. Será?

Depois de ter o BeOS 5 desde Março, eis que pacientemente esperei por uma solução que me permitisse aceder ao "dito" sistema pelo meu computador, equipado com uma BE6. Esta board tem um controlador UDMA HPT366 que não é reconhecido pelo Be. Eis que experimento noutro computador. Funcionou, mas desta feita, era a SoundBlaster AWE32 que não funcionava. Volto a tentar noutro computador, agora, é a minha AMD PCNet que ele não reconhece.

Esta é a triste realidade do BeOS. Perdeu-se um bom sistema operativo (um bocado confuso, mas o pessoal aprende...). Veio tarde, esta versão gratuita.

O próprio pessoal que trabalha para o sistema, faz-me lembrar um pouco a comunidade Mac. Interessados no global em "utilizar" e não "hackear" o sistema, tentar descobrir as novas opções.

Mas também não vai ser de mim que um driver para estes três problemas vai aparecer. É muito tempo perdido num sistema operativo que poderia ser bom, mas não está altura dos actuais."

Legislação Europeia sobre E-Commerce | Comunicus contra-ataca o Google??  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • BeOS
  • BeOS 5
  • BE6
  • UDMA HPT366
  • Mais acerca Be
  • Também por jmce
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    BeOS (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 10-05-00 7:18 GMT (#1)
    Realmente axas que um sistema operativo simples e rapido pode ter suporte completo para todo o hardware existente? a rapidez de boot do beos e a sua "leveza" esta mesmo derivada de nao ter de se importar com porcarias de drivers de outro fabricantes etc... aquilo e' assim e' o que existe quem gosta usa quem nao gosta nao come! se a awe32 n bule deita-a fora e compra uma live se o udma66 nao bule compra um scsi enfim nao tens dinheiro vai ao Totta!
    AWE (Pontos:1)
    por Dehumanizer em 10-05-00 8:47 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Por acaso o BeOS detectou bem a AWE64 Gold que tinha no meu ex-emprego... por isso acho estranho que não detecte uma AWE32.

    Ainda acho que o Be tem futuro, mas na versão "completa"... a versão free, para poupar tamanho, não tem coisas essenciais como o gcc. :)


    "Nada é tão grande que não possa ser comido." - Garfield
    Re:AWE (Pontos:1)
    por ekstassy em 11-05-00 23:29 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    podes sakar o gcc no pack adicional de development tools... mas de qq maneira, ter akilo restringido a 500mb, sucka big time. mas gostei de ver o meu lilo boot com Linux, FreeBSD e BeOS. Axei incrivel que akilo, mesmo crippled, bootasse sem problemas. Ja tive o 4.x instalado, mas tinha problemas com a minha placa de som. Mais precisamente, pendurava o gajo la de vez em qdo... mas de resto era bem jeitoso ;) tou so ah espera do arranjar uma copia pirata do 5.0 completo.
    Digamos que é suficientemente bom... (Pontos:2, Informativo)
    por elclip em 10-05-00 10:10 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://accao.net

    ...realmente, não tem o gcc de base. Mas pode ir-se buscar aqui, e já temos QuakeWorld... :)

    Mais a sério: para quem quiser ter um sistema muito eficiente (corre muito bem no meu P133) "ultra-soft" (muito fácil de instalar, utilizar, etc.) e estiver disposto a aturar as limitações (no browser, em particular, apesar de vir aí o Opera), é excelente.

    Eu uso-o (numa partição dedicada no laptop) como um "soft Unix", para desenvolver scripts (tenho Perl, PHP4, shell, vi, ssh, etc.), ouvir uns MP3 e fugir um bocado ao "bloat" da habitual configuração Linux + X + E + etc.i386.rpm. É um excelente "cliente", se quisermos assim, para quem trabalha em servidores Unix.

    Mas é óbvio que tem limitações. No entanto, recomendo uma visita ao BeBits para se ver a quantidade de software que vai aparecendo. O sistema propriamente dito pode não ir muito longe (ou ganhar muita quota de mercado), mas para já é uma experiência interessante para quem usou Macs (com A/UX) e procura um compromisso entre o poder do Unix e a simplicidade do Mac...

    Já agora, o Basilisk II corre muito bem. Não tão bem como a versão para NT, mas enfim.


    http://accao.net - mais um dia, mais uma frag.
    Re:Digamos que é suficientemente bom... (Pontos:0, Despropositado)
    por pyro em 10-05-00 10:36 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    para quem [...] estiver disposto a aturar as limitações [...] é excelente.

    Qualquer sistema é excelente para quem estiver disposto a aturar-lhe as respectivas limitações.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]