gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Telefonização da Net
Contribuído por Xmal em 08-05-00 15:54
do departamento Sec-XIX
Internet Com o aumento de clientes da NetCabo, surgiram, nas duas ultimas edições do Expresso, colunas onde foi feito algum balanço da opinião dos seus utilizadores. Curiosamente, a principal queixa é a qualidade de serviço, e não a forma de taxação.
Consultando o último artigo e a secção de comentários do artigo que o precedeu, nota-se que a preocupação principal foi centrada em dificuldades na assistência técnica e em alguns problemas relacionados com a qualidade de serviço da rede. Provavelmente são questões típicas de fases de lançamento e que tenderão a ser corrigidas.

O que é preocupante, e que se pode ler nas entrelinhas, é que que a questão da cobrança assente em volume e diferenciação de tráfego, não é dominante nas preocupações dos utilizadores.

Reconstruindo um pouca a história, pode-se recordar que os serviços de comunicação telefónica implicavam, no passado, a disponibilização de um par real de fios entre os intervenientes. Tal conduzia, naturalmente, a uma cobrança em função da distância.

Desde há vários anos que este par de fios só existe entre cada telefone e a respectiva central, sendo a restante infra-estructura gerida com multiplexagem. Tal, permite uma melhor gestão dos recursos, mas não conduziu a um abandono da política de taxação em função da distância. (Claro que se eu for accionista não me queixo dessa opção)

O crescimento imprevisto da Internet, começou a mostrar aos utilizadores que a taxação podia não ser em função da distância, e deu lugar a uma panóplia de internet phones, e afins, que realizavam esta possibilidade.

Pelos vistos, alguns operadores de comunicações (como neste caso a nossa PT) não vêm com bons olhos este disparate que é a Internet não cobrar em função da distância. Daí a forma de taxação que colocou à posterirori na NetCabo, e que conduz a tarifas diferentes para trafego Internacional e Nacional.

O problema é que a Internet não está preparada para isto, e que os utilizadores não têm controlo para diferenciar a origem do trafego. Nada impede que sites em .pt estejam em IPs de redes internacionais, ou incluam conteúdos com origem nessas redes.

Penso que a consequência, é óbvia, e que quem fica a perder são os clientes de sistemas deste tipo. Trata-se de um enorme retrocesso na evolução recente, e não é argumentável que seja a única forma de racionalizar a utilização dos recursos disponíveis.

Resta saber se isto é uma aberração pontual, ou se há tanta falta de informação que isto possa vir a ser generalizado.

Crippling Virus Stuns Business World | Odisseia "I Luv U" parece chegar ao fim  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • artigo
  • o precedeu
  • Mais acerca Internet
  • Também por Xmal
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Trafego... (Pontos:2, Esclarecedor)
    por [WaR] em 08-05-00 21:41 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.GenHex.org/
    Acho que ninguem se referiu à taxação diferenciada de tráfego, porque provavelmente ainda são poucas as pessoas que são abrangidas por isso, visto que só (segundo a página da netcabo) contratos feitos a partir de Abril é que têm limites, os anteriores são "isentos" até ao fim do ano.
    Eu AINDA nao tenho netcabo (estou à espera desde fevereiro), mas visto ter contrato anterior a março tb nao estou *ainda* preocupado com isso. Se eles forem para a frente com a taxação diferenciada, no fim de ano levam o modem de volta, e volto para o meu velhinho 28800.

    Além de tudo isto, tenho dúvidas quanto à legalidade da taxação, já que de certeza não vao dar facturação detalhada (e detalhada como ? por routers??).

    wavez,
    [WaR]
    ACKnowledge my SYNs
    sou cliente da Netcabo (Pontos:1)
    por shakazulu em 09-05-00 2:11 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Eu sou cliente da Netcabo e estou abrangido pela isenção de limites dos downloads. Mesmo assim considero que 1GB para sites internacionais e 20GB para sites nacionais pelo menos para mim chega e sobra...é muito donwload! Quanto ao serviço...o melhor da Netcabo é estar 24horas ligado á net e pagar no fim do mês 6900$00 e aqui acaba o bom deles. A velocidade? Sim é mais rápido mas nem é tanto como imaginava,muitos sites ainda não estão preparados para esta velocidade e depois á medida que vão aumentando os utilizadores(clientes) a velocidade vai diminuindo e nota-se bastante! Depois a Netcabo esteve a realizar algumas alteracções nestas últimas semanas que provocaram bastantes anomalias a todos os utentes.Não avisaram ninguém e só depois é que pediram desculpas!!! o modem é um Robotics,é bom,mas sei que vão a partir de agora utilizar outro ainda melhor e não vão mudar os que já estão montados. A velocidade para mim é agora o grande problema de resto...estou para já contente.
    Shaka it´s my name and www my swet home
    Re:sou cliente da Netcabo (Pontos:1)
    por president em 09-05-00 19:17 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    *hint* ja pensaste em usar um proxy? like o proxy.netcabo.pt deixou de existir (acho eu) e desde ai es capaz de ter problemas com a velocidade fora da rede da netcabo MAS... se usasses a cabecinha (nao tou a dizer ke nao usas) metias outro proxy.

    *prenda* proxy-net.sapo.pt:8080 depois diz se a tua velocidade melhorou ou nao :)

    P.S - eu sako a 74kb/s

    Re:sou cliente da Netcabo (Pontos:1)
    por shakazulu em 10-05-00 0:16 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    estou a experimentá-lo,de facto não me ocorreu tal ideia no entanto obrigado pela prenda ;)
    Shaka it´s my name and www my swet home
    Proxy ? sempre... (Pontos:1)
    por [WaR] em 10-05-00 1:52 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.GenHex.org/
    Atenção, que voces (e qualquer cliente Telepac/NetCabo/whatever) usam proxy, SEMPRE, mesmo sem darem por isso. Façam o teste em:
    http://www.webvolution.net/what

    e depois dêem uma olhada em:
    http://www.inktomi.com/products/network/traffic/

    Surpreendidos ?

    [WaR]
    ACKnowledge my SYNs
    NetVisao VS NetCabo (Pontos:1)
    por nmarques em 09-05-00 8:43 GMT (#3)
    (Utilizador Info)

    Nao sou cliente NetCabo mas sim cliente NetVisao, pelo menos o que posso dizer sobre a NetVisao é o seguinte, o serviço é uma vergonha, no trabalho tenho uma frame relay a 64K e uma ADSL a 8mbps, 8Mbps para a intra-net (Aveiro-Digital.net) a mesma dando um link de 512Kbps para o exterior, sendo o mesmo link equivalente ao que tenho em casa da NeVisao, no trabalho pelo link da ADSL tenho downloads a 170/250Kbps, isto num site comum que uso como referencia, ftp.helixcode.com, em casa quando tenho 15Kbps penso que ja me posso datr por feliz... Pelo menos enquanto nao acabar o Beta Testing nesta zona (Aveiro/Estarreja) isto nao dará muito mais, uma vez que a quantidade de fserv´s e cenas do genero domina... Tenho colegas meus que ja queimaram varias caixas de CDs, ora aqui esta a razao, todos abusam, afinal a percentagem de 1% de utilizdores abusadores que a NEtVisao considerou, é muito superior. Outra das questoes, apesar de ja ter enviado alguns mails para o suporte@netvisao.pt a avisar para avisarem alguns clientes senao todos sobre algumas regras basicas de segurança, esqueceram o assunto e nem ligaram, simplesmente pq existem na rede individuos com discos todos partilhados com permissoes read/write... Tão-se todos nas tintas... Quanto ao trafego... Por acaso teem ideias do que sao mirrors ?? ;p


    Nelson Marques
    Re:NetVisao VS NetCabo (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 10-05-00 11:35 GMT (#8)
    Só por curiosidade: o ADSL, quem é que to fornece?
    De qq maneira, 512Kbits / 8 = 64KBytes. Este seria o limite teórico para os teus downloads... como é que espremes os 250? 250KBytes * 8 = 2000KBits = T2 (aprox.). Será que tens uma T2 com um CIR (minimo garantido) de 512KBytes? Nesse caso, quanto é que pagas pela ligaçãozinha?

    Netcabo (Pontos:2, Informativo)
    por Bruno em 09-05-00 10:12 GMT (#4)
    (Utilizador Info)

    Sou cliente da netcabo, mas acho q vai ser por pouco tempo.
    Infelizmente, e na minha opiniao esta dita empresa ou servico como lhe queiram chamar caracteriza.se por uma falta de etica, competencia e por um total desrespeito pelos clientes, nada de novo pertencendo esta `a PT Multimedia - Portugal Telecom.
    Assinei contracto no final do mes de Marco com objectivo de poder beneficiar do serviço sem limitação de consumo até 31/12/00. Nesta altura ainda nao existia bidireccionalidade na minha zona, e em conversa com o comercial, foi me dito q a minha zona seria a proxima a te-la, o q demoraria aproximadamente um mes. Consultei a pagina da netcabo e a previsao de servico apontava para a data de 4/20/99. Esta passou entao para 5/30/99 e hoje fui presenteado pela bela data de 3/9/00. Eu sei q o q eles dao e´ uma previsao mas por favor aja moderacao nas mesmas e um pouco de respeito pelos clientes.
    Que mais posso dizer .... mails, telefonemas pouco efeito parecem ter, so mesmo um cancelamento do servico parece fazer algum efeito.
    Alias, agora q a revolta ja passou :) e como so pago o q consumo, acho q vou por de parte o cablemodem ate Setembro e voltar ao modem de 56k.


    Miséria (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 10-05-00 11:55 GMT (#9)
    Sou cliente Netcabo desde fevereiro, com bidireccionalidade, portanto só me vou preocupar com a taxacção ao Giga a partir de Janeiro. Nessa altura, e se eles me cobrarem realmente pelo trafêgo, tenciono cancelar o serviço. Surge então uma questão interessante: como não comprei o cable-modem, sou obrigado a permanecer cliente por 12 meses. No entanto, eles alteram as condições do contrato a meio desses 12 meses, alterações essas que me são prejudiciais... será que isto não invalida o contrato de leasing do cable-modem?
    outra coisa: se um ficheiro, que supostamente está nos US, já estiver no cache do proxy dos gajos, sou cobrado por onde? Aliás, qualquer ligação via proxy é contabilizada como nacional, não? afinal, estou-me a ligar a um servidor nacional, e esse servidor é que está a puxar lá de fora, não é? Será que foi por isto que eles disseram aos clientes para deixar de usar proxy? ;)
    E trafêgo que não fôr originado por mim? e se um tipo qq lá fora se lembra me de fazer um Ping Flood? Tb me vão cobrar por isso?
    Acho que, se chegar a isso, vou mesmo exigir a facturação detalhada... eheheh
    Quanto ao serviço deles... bem, se acordasse às 3 da manha, e me deitasse às 6 da tarde até o achava bom... agora, sacar ficheiros a 4KBps? nem o 56K me dava tao pouco! Será que não temos um flagrante caso de publicidade enganosa?

    Nept
    NetCabo das Tormentas (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 10-05-00 16:16 GMT (#10)
    Chamo-me Marco. Sou assinante da NetCabo há dois meses. Bem, mais ou menos; às vezes sou, outras vezes não. Às vezes o login é válido; outras vezes não. Como nestes últimos dois meses só consegui estar online durante meia-hora, penso que esta é uma questão irrelevante. Entre o processo de assinatura do contrato e a instalação do serviço, decorreu mais de um mês. Não me estou a queixar; depois de ler os testemunhos de outros clientes, chego à conclusão de que sou um priviligiado. Na verdade, devia telefonar-lhes a agradecer por terem sido tão rápidos... Ainda por cima são bastante coerentes: sempre que eu telefonei a protestar pela demora na instalação, informaram-me que era por não ter fornecido o meu número de contribuinte. Por quatro vezes fui obrigado a dar-lhes o número... Escusado será dizer que já o tinha fornecido quando assinei o contrato, mas isso são pormenores. Num dos dias em que eu protestei por nunca mais ser feita a instalação, a NetCabo telefonou-me lá para casa a perguntar se eu estava interessado em assinar o contrato... O que só comprova a agressividade daquele departamento de publicidade: devem ter calculado que eu estava à beira de rasgar o contrato original e anteciparam-se. Nessa solene e inesquecível ocasião em que eu me preparava para aderir a essa espécie de Via Verde da Internet, o vendedor decidiu que o meu Diamond Express tinha o protocolo V90 e que, por isso, não seria necessário pagar os dez contos adicionais do modem para retorno telefónico. Quando os técnicos chegaram, decidiram que não, não podia ser, era incompatível. E o modem Elsa, um lindo aparelho tão branco e elegante como um hospital, afinal tinha de ser instalado. A propósito: o barulho que a coisa faz quando se liga, lembra uma daquelas composições modernas do Jorge Lima Barreto, é mesmo bestial — acho que vou ver se há maneira se converter aquilo para mp3. Finalmente, após um demoroso processo de instalação e configuração (correu tudo bem, excepto um pequeno pormenor: esqueceram-se de aparafusar um dos parafusos da placa de rede, o que mesmo assim dá uma taxa de sucesso de 50 por cento, nada mau); depois desse processo, lá ficou o modem instalado e a funcionar — mas em velocidade de tartaruga. Era de manhã e lá fui eu trabalhar. Quando cheguei, à noite, e depois de muitas peripécias, descobri que o modem por cabo estava avariado. E assim recomeçou o processo dos telefonemas, com uma saudável excepção: desta vez ninguém me pediu o número de contribuinte. Passaram-se mais duas semanas sem internet. Ontem, finalmente, eles voltaram ao local do crime — e traziam um modem novo. Tudo correu bem, mas infelizmente alguém se esqueceu de aprivisionar o modem, de forma que não consegue ser registado e continuo sem internet. Nesta altura em que vos escrevo, voltei ao processo dos telefonemas. Ontem à noite, desculparam-se com o apagão; hoje de manhã, estavam a trabalhar nisso; depois do almoço, o sistema informático tinha ido abaixo. Suponho que amanhã alguém me cantará a cantiga do I Love You. Penso que este texto já vai longo e eu não quero abusar da paciência dos leitores do Gildot; só queria aproveitar a oportunidade para pedir desculpas ao pessoal da Eunet por ter saído sem me despedir...
    Re:NetCabo das Tormentas (Pontos:1)
    por president em 10-05-00 18:24 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Tive o mesmo problema com a instalacao da netcabo ca em casa.. puseram isto a funcionar e depois o modem estava avariado.. passaram-se semanas e semanas.. sempre ke ligava recebia uma resposta "nos ligamos ah noite" e assim foi durante 3 semanas ate que telefonei pra la a refilar com tudo e todos e ameacei anular o contrato.. depois la vieram eles instalar o modem novo.. mas tava avariado tambem.. (maravilhoso como nao testam o equipamento).. depois passado 3 dias voltaram ca.. deixaram isto instalado mas nao ligava.. e eles nao sabiam do que era.. telefonei pra netcabo a perguntar o ke se passava.. as 23:30 (ja me estava a deitar) telefonou pra minha casa um tecnico da netcabo ke teve a BRILHANTE IDEIA DE RENOVAR A MINHA PASSWORD DE ACESSO.. resumindo.. nenhum dos modems estava estragado.. os tecnicos de instalacao eh ke sao os gajos mais labregos do mundo.. agora ta a funcionar a 100% Por isso telefona pra la a dizer para te renovarem a pass no computador..

    Btw, essas desculpas do sistema informatico estar avariado, da base de dados da telepac estar em manutencao sao todas bullshit... se assim fosse.. como eh ke eles faziam instalacoes?!? faziam bruxaria?!? :)

    Re:NetCabo das Tormentas (Pontos:1)
    por shakazulu em 11-05-00 1:22 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    e eu que pensava que estava pior...afinal existem utentes piores que eu,puxa...obrigado meu Deus! Uma ideia: nós os utentes da Netcabo não podíamos nos juntar numa associação de utentes para zelar os nossos direitos? Fica a ideia,eu alinho e penso que mais gente concordará com a ideia,quem avança mais ?
    Shaka it´s my name and www my swet home

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]