gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Encerramento I Forum Internacional Software Livre
Contribuído por ajc em 06-05-00 16:20
do departamento estamos-a-ficar-para-trás
Brasil Patricia Pessi escreve " Durante a cerimônia de encerramento do I Fórum Internacional Software Livre 2000, o Governo do Estado e a Prefeitura de Porto Alegre assinaram um Protocolo de Intenções para a instalação da Unidade de Desenvolvimento em Softwares Livres no Condomínio de Empresas de Eletrônica e Informática do 4º distrito, em Porto Alegre."
"O secretário de Produção, Indústria e Comércio de Porto Alegre, Milton Pantaleão, destacou que o objetivo é construir um projeto alternativo de desenvolvimento econômico, contrário ao monopólio existente hoje.

O Protocolo de Intenções foi assinado pelo presidente da PROCERGS, Marcos Mazoni, representando o Governo do Estado; pelo prefeito de Porto Alegre, Raul Pont, e pelo secretário de Produção, Indústria e Comércio de Porto Alegre, Milton Pantaleão. Também foi anunciada a publicação no dia 30 de maio de edital da IETEC (Incubadora Empresarial Tecnológica) para a incubação de sete projetos dirigidos à pesquisa e desenvolvimento de Softwares Livres. A IETEC já está cadastrando as pessoas interessadas no processo de seleção pelo site da Prefeitura de Porto Alegre www.portoalegre-rs.gov.br

Outra iniciativa apresentado no encerramento pelo deputado federal Walter Pinheiro (PT-BA) foi o lançamento da Campanha de Apoio aos Projetos de Lei que incentivam o uso de Softwares Livres em administrações públicas. "O Fórum abriu a perspectiva para romper a cultura do monopólio e dos ciclos fechados", afirmou Pinheiro. Ele reforçou que o Governo Federal gastou cerca de R$ 120 milhões no ano passado apenas com softwares proprietários. Se o governo adotasse a lei agora, neste ano poderia ser economizado R$ 80 milhões em compra de softwares. O deputado convocou todos os participantes a pressionarem a Câmara do Deputados, através de seus representantes, para que o projeto de lei de sua autoria possa ser discutido e aprovado pelos deputados.

Já o presidente da PROCERGS, Marcos Mazoni, destacou no encerramento do ato o lançamento do Projeto Software Livre RS realizado durante o evento. Entre as iniciativas do projeto estão o estudo, a pesquisa e a divulgação do tema, além do desenvolvimento de soluções na área. Será criada uma rede de laboratórios que irão pesquisar o mercado de programas livres, cadastrá-los e torná-los disponíveis para os interessados. Informou ainda que os participantes do Fórum sugeriram a formação de um consórcio entre as instituições acadêmicas para troca de experiências. "

linux distribuído nas revistas, sim ou não ? | Netscape 4.73 (is out and bugy)  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Patricia Pessi
  • Mais acerca Brasil
  • Também por ajc
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Algém sabe de alguma coisa? (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 07-05-00 18:56 GMT (#1)
    Aqui há uns tempos, foram lançados alguns projectos dedicados ao estudo do ‘software’ ‘open-source’ por parte da comissão europeia; alguém sabe o que é feito desses ditos cujos?
    Re:Algém sabe de alguma coisa? (Pontos:1)
    por Xmal em 08-05-00 13:24 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://gsd.di.uminho.pt/cbm
    Pelo que sei, foi enviado um documento com uma análise da situação e propostas a um dos comissários da UE. Este envio foi há duas semanas.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]