gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
GPS Descodificado
Contribuído por ajc em 29-04-00 9:48
do departamento where-am-I
Terra Segundo vi na CNN (ainda não tenho link, mas deve rapidamente aparecer no sítio do costume) os americanos vão acabar com as perturbações que introduzem no sistema GPS. A consequênicas serão óptimas: todos os receptores GPS passam a ter uma precisão de 10 metros. Só um senão: em caso de guerra voltam a introduzir as peturbações.

Livro Português sobre Linux | Duas que quase ficaram para trás  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • gildot
  • CNN
  • sítio do costume
  • Mais acerca Terra
  • Também por ajc
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Onde? (Pontos:1)
    por pmb em 30-04-00 15:27 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Notícia interessante, mas não parece estar no sitio do costume nem a encontrei na CNN ao procurar GPS.
    Alguém pode confirmar?
    Re:Onde? (Pontos:1)
    por fog em 01-05-00 17:47 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.fog.nu/
    > mas não parece estar no sitio do costume

    Afinal sempre apareceu :))
    Curioso... (Pontos:1)
    por ruben em 30-04-00 16:13 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    É curioso que, segundo li algures na net, actualmente eles mantêm as interferências ligadas em alturas de paz e desligam as interferências em alturas de guerra. Isto porque aparentemente os militares têm em uso uma grande quantidade de GPS's civis (talvez por serem mais baratos :).

    Já agora, alguem tem experiência com DGPS?

    --
    Ruben
    Ruben
    Re:Curioso... (Pontos:1)
    por nuno em 30-04-00 17:13 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Eu acho que ter ou não ter interferências ligadas futuramente irá deixar de ser relevante. Lembro-me de ouvir que os avanços nos GPS's civis fabricados fora dos USA (no Japão) aumentavam a precisão significativamente aproximando-a da militar. Acho que tinha haver com técnicas de correcção de erros e tentativa de prever quando determinada informação dada por um satélite foi sujeita a interferência ou não.
    Re:Curioso... (Pontos:1)
    por ruben em 02-05-00 1:50 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Acho isso um pouco difícil uma vez que o sinal de erro colocado propositadamente é aleatório e como tal difícil de anular no receptor. Talvez o que tenhas ouvido falar tenha sido no GPS diferencial (DGPS) que além do sinal dos satélites recebe também um sinal proveniente de uma estação terrestre que é utilizado para anular as tais interferências.


    Ruben
    GPS Europeu (Pontos:2, Informativo)
    por fsm em 01-05-00 22:52 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    A Europa está de facto a avançar com um sistema de GPS seu, o GNSS - Global Navigation Satellite System (ver, por exemplo em http://europe.cnn.com/TECH/ptech/9903/17/eu.sat.idg/). Por coincidência até está mesmo a decorrer em Edimburgo, de 1 a 4 de Maio, uma conferência acerca do GNSS, GLONASS (dos Russos), Galileo, etc. (ver http://www.gnss2000.com/). Tanto quanto sei, os satélites deste GNSS emitem em mais do que uma frequência, o que permite filtrar uma parte importante dos erros de propagação e reduzir substancialmente o erro de posicionamento. Nem tudo serão rosas, fala-se coisas como o "pay-per-view", ou seja, pagar para ter maior precisão, mas mesmo na versão à borla a precisão será muito melhor do que a actual com o sistema americano. Apesar de só lá para 2006 a coisa começar a funcionar, mais tarde ou mais cedo os americanos vão ter de desligar o "selective availability" ou ... converterem-se ao GNSS! "If you can´t beat them, join them.".

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]