Moderação no Gildot

Este documento tenta explicar o sistema de moderação que está actualmente em uso no Gildot. Como é sabido, o Gildot está baseado no motor Slash utilizado no Slashdot. Este motor tem evoluido permanentemente desde os primórdios do Slashdot, adaptando-se às várias fases por que o fórum passou. Embora o Gildot tenha saltado por cima de várias gerações do Slash, e esperamos nós, evitado assim muitas dores de crescimento, não deixa de ser interessante conhecer um pouco da história do sistema de moderação do Slashdot. Certamente que muitas das suas dúvidas sobre os porquês da moderação serão assim esclarecidas.

Porquê

Como deve ter reparado, o gildot recebe muitos comentários. Podem ser várias dezenas ou mesmo centenas num único dia, e esse número tem tendência a aumentar. Os comentários são certamente uma das jóias da coroa do Gildot: permitem aos leitores a expressão das suas opiniões, acrescentam novas perspectivas aos artigos, e no fundo são eles que criam o espírito de comunidade de que nos orgulhamos. Mas sejamos francos, nem todos os comentários são bons. Muitos são mesmo abomináveis -- mas há outros que são verdadeiras pérolas, por vezes mais importantes que o próprio artigo.

O sistema de moderação existe para separar o trigo do joio. Se cada comentário tiver uma pontuação de acordo com a sua qualidade, os leitores podem usar um filtro que só deixe passar os comentários que cumpram o que consideram ser requisitos mínimos. Leitores exigentes podem colocar a fasquia muito alta e ler apenas as "pérolas". Mas certamente que outros leitores preferirão ler todos os comentários, mesmo aqueles que sejam de mau gosto, redundantes, ou que estejam fora do assunto em discussão. O importante é que a escolha é sua!

É também importante constatar que não há nenhuma solução que agrade totalmente a gregos e a troianos. Mesmo assim, é nossa opinião que este sistema permite preservar duas qualidades fundamentais num fórum como o Gildot: a qualidade das discussões, e a liberdade de expressão. Até os comentários mais fraquinhos se tornam visíveis se colocar a fasquia nos níveis mínimos. Não existe censura - excepto nos casos em que um comentário atente manifestamente contra as normas sob as quais se rege o Gildot, obrigando os editores a eliminá-lo.

A característica mais interessante do sistema de moderação é o facto de colocar nos leitores a tarefa de classificar os comentários. O Gildot é uma comunidade que se regula a si mesma!

Quem pode ser moderador

Esta é das questões mais difíceis de todo o processo. Poder-se-ia dizer "toda a gente", mas é preciso estabelecer alguns limites para evitar abusos:
  1. Utilizador registado: Compreendemos perfeitamente a relutância de alguns leitores, mas se o sistema não puder saber quem faz o quê, as coisas não funcionam.
  2. Leitores regulares: O sistema mantém um registo do número médio de acessos de cada utilizador registado. Os possíveis candidatos são aqueles que frequentam o Gildot com uma frequência "normal". Não se preocupe se esta definição não for muito exacta: basicamente a ideia é eliminar tanto os leitores com um comportamento obsessivo (aqueles que recarregam as páginas de 5 em 5 minutos), como aqueles que só cá aparecem uma vez por semana porque "calhou".
  3. Leitores de longa data: O sistema ignora as contas mais recentes. Isto evita que alguém crie uma conta só para ser moderador, e mais importante, significa que os novatos terão que fazer parte da comunidade durante algum tempo antes de porem as mãos num sistema que não compreenderiam doutro modo.
  4. Dispostos a moderar: Se não disposto a moderar, pode indicá-lo nas suas preferências de utilizador. Afinal de contas, não queremos obrigar ninguém a nada!
  5. Bons colaboradores: O Gildot mantém um registo do seu "Karma" (Veja as Questões Mais Frequentes). Se o seu Karma não for negativo, isto significa que contribuiu mais comentários bons do que maus, e que portanto é um candidato a moderador. Esta medida elimina contas destinadas apenas ao spamming.

O resultado final é um conjunto de candidatos que representam (esperamos nós) a malta fixe que visita o Gildot. De vez em quando (cada 30 minutos, para sermos mais exactos), o sistema verifica o número de comentários que foram publicados, e atribui "senhas" a um número proporcional de utilizadores. Quando um utilizador adquire um certo número de senhas, torna-se um moderador. Isto significa que terá que ser candidato a muitas destas senhas antes de se tornar um moderador. Mais uma vez, a ideia é que todos tenham a sua vez, ninguém abuse do sistema, e que os leitores regulares se tornem moderadores. (Em vez de alguma alma perdida que por acaso passou por aqui).

Como é que funciona

Quando lhe é concedido acesso como moderador, você recebe um número n de pontos que lhe permitem classificar os comentários. Cada comentário que modere deduz um ponto. Quando se esgotarem os pontos, a sua vez de ser moderador termina até à próxima vez que for seleccionado.

Um moderador executa a sua tarefa seleccionando um adjectivo numa lista que aparece junto a cada comentário. Estes adjectivos são bastante descriptivos, e tanto podem aumentar por um ponto a pontuação de um comentário ("Interessante" ou "Engraçado") como diminuí-la também por um ponto ("Redundante" ou "Gozão"). Todos os comentários têm uma pontuação absoluta numa escala de -1 a 5. Um comentário de um utilizador registado têm uma classificação inicial de 1 ponto (embora isto possa variar entre 0 e 2 dependendo do seu historial na contribuição para as discussões). Os comentários anónimos têm uma pontuação inicial de 0.

Moderadores não podem moderar numa discussão onde tenham colocado um comentário. Esta medida serve para combater abusos, e apesar de controversa, é mesmo necessária.

Os pontos de moderação perdem a validade ao fim de 3 dias se não forem utilizados. A ideia é evitar que um moderador armazene pontos até surgir uma discussão onde tenha fortes opiniões pessoais.

Concentre-se mais na promoção dos bons comentários do que em deitar abaixo os mais fraquinhos. O principal objectivo é encontrar as tais pérolas para que todos possamos desfrutar delas. Não se deixa levar pelas suas opiniões pessoais. Tente ser imparcial! O facto de discordar da opinião expressa num comentário não significa que o comentário é mau. Da mesma forma, concordar com uma opinião não significa por si só que o comentário é de qualidade. Não se esqueça que a ideia por detrás do sistema de moderação é aumentar a qualidade do Gildot -- e você como leitor regular só têm a ganhar se jogar de forma justa.

Questões mais frequentes

Acabo de me tornar moderador. O que faço?

Se se deu ao trabalho de ler este documento já prova que está no caminho certo!

Porque é que de repente deixei de poder moderar?

  • O acesso como moderador só dura três dias.
  • Não pode moderar e submeter um comentário na mesma discussão.
  • Ainda tem pontos de moderação disponíveis?...
  • Se classificou um comentário de forma injusta pode lhe ser retirado o estatuto de moderador, mas esta situação é rara, e geralmente o motivo está numa das possibilidades anteriores.

    Encontrei um comentário moderado de forma injusta!

    A meta-moderação lida com a maior parte destes casos. De qualquer das formas, se se tratar de uma injustiça flagrante comunique-nos o caso.

    Isto é censura?

    Bem, não estamos a eliminar nenhuns comentários. De facto, os editores do Gildot nem estão sequer a controlar coisa alguma. Em teoria a comunidade regula-se a si mesma. E não se esqueça que pode sempre colocar a fasquia em -1 e ler todos os comentários, desde as pérolas até aos mais absurdos e idiotas. Se ainda assim acha que isto é censura, bem, sinceramente não lhe podemos fazer nada. (Mas se tiver uma ideia melhor estamos interessados em ouví-la, naturalmente).

    O que constitui um bom Comentário? E um mau?

    1. Os bons comentários são esclarecidos e interessantes. Acrescentam novas perspectivas à discussão, e espera-se que sejam bem escritos. Também podem ser espirituosos: o humor deve ser recompensado! Em resumo, um bom comentário é aquele que o faz sentir-se mais rico depois de o ler.
    2. Um comentário médio provavelmente não vai mudar a sua vida, mas pode ainda valer a pena lê-lo. Pode ser ligeiramente desviado do assunto em discussão, pode ser redundante, pode ser um comentário "eu também acho" mas que não acrescenta nada de novo. Constituem geralmente a maior parte dos comentários.
    3. Os maus comentários são as ervas daninhas que estragam o prazer do fórum. Podem ser comentários absurdos ou comentários que têm como único objectivo começar "guerrinhas". Alguns nem sequer têm nada que ver com o assunto em discussão. Um mau comentário ridiculariza uma opinião apenas por ser diferente, é insultuoso, ou utiliza palavrões.

    Que história é essa do Karma?

    O Karma é a soma de todas as moderações feitas a um utilizador. O Karma é um dos factores utilizados para determinar se você pode ser escolhido como moderador. Os novos utilizadores têm um Karma inicial de 0, e desde que o seu Karma não seja negativo, você é um potencial candidato a moderador. (O que não é uma garantia que venha a sê-lo!)

    3 dias não chegam para moderar!

    Antes pelo contrário, 3 dias chegam perfeitamente. Mais uma vez, a ideia por detrás deste princípio de "consumir de preferência antes do fim de" é evitar que um moderador acumule pontos para utilizar numa discussão onde tenha fortes opiniões pessoais, pondo em causa a sua objectividade. Não se preocupe se os seus pontos perderam a validade antes de ter tido oportunidade de os utilizar: o sistema há-de dá-los a outra pessoa.

    Como é que posso melhorar o meu Karma?

    10 dicas para melhorar o seu Karma:
    Submeta comentários inteligentes:
    Comentários interessantes, esclarecidos, e que nos fazem pensar são geralmente bem pontuados.
    Submeta comentários com calma:
    Ninguém com vida própria gosta de perder tempo em guerrinhas. Se o seu comentário é apenas uma provocação destinada a instigar cabecinhas quentes, certamente que será penalizado. E o seu Karma vai sair também prejudicado.
    Se não sabe ser profundo, seja engraçado:
    Mesmo que o seu comentário não seja dos mais esclarecidos, o humor é sempre bem-vindo! Tenha no entanto em atenção que existe uma diferença entre ser espirituoso e apenas gozão. E não se esqueça que o humor é bastante subjectivo: o que para si merece uma estátua pode ser apenas uma graçola inconsequente para outra pessoa.
    Não espere muito para submeter um comentário:
    Se um artigo tem já muitos comentários, é menos provável que o seu comentário venha a ser moderado. A maior parte dos moderadores já deve ter abandonado este artigo concentrando-se nos mais recentes, e à medida que a lista dos comentários aumenta, mais difícil é encontrar as pérolas.
    Submeta frequentemente:
    Se apenas submete um comentário uma vez por mês, é natural que o seu Karma permaneça baixo. Além do mais, as discussões animadas são o sal do Gildot. Dê também a sua contribuição!
    Não mude de assunto:
    Comentários que se desviam do artigo ou do assunto em discussão são também penalizados pelos moderadores.
    Seja original:
    Evite ser redundante e repetir o que já foi dito. Evite repetir o que já foi dito e ser redundante. (Irrita, não irrita?). Um dos maus adjectivos é "redundante", pelo que se o seu comentário não acrescenta mais à discussão do que um "eu também", mais vale não o colocar.
    Leia o seu comentário antes de o submeter:
    Tem a certeza que o seu comentário diz mesmo aquilo que você queria? Verifique se a ortografia e a gramática estão decentes. Verifique se não existe nenhuma palavra perdida que inverta o sentido da sua opinião. Ponha-se no lugar de quem lê o comentário: é suficientemente claro ou pode ser interpretado de forma ambígua?
    Não se esqueça de fazer login:
    Obviamente que o sistema não lhe pode dar pontos se não souber quem você é. E à noite todos os anónimos são pardos.
    Leia o Gildot frequentemente:
    Fazendo parte da comunidade terá uma perspectiva mais clara sobre os assuntos em discussão, e certamente que aprenderá bastante.