gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Temos ajuda para a ptnet ???
Contribuído por ajc em 25-03-00 17:07
do departamento do-expresso
Portugal Vitor Domingos diz "Surgiu hoje no Expresso um artigo deveras curioso. De acordo com o nosso Querido, Paulo, a ptnet é só direitos e liberdades... " [ Continua no Desenvolvimento ]
(alguem precisa de oculos...)

Mas continuando com o artigo. Ele refere que andou pelo irc e relata a sua experiencia deveras alucinante... "O número de canais da PTnet varia por vários motivos, o principal dos quais é o servidor que utilizamos para entrar na rede. Mas são geralmente mais de 2.000. Dos 1.330 canais verificados pelo EXPRESSO a meio desta semana..." Incrivel as coisas que este rapaz sabe...

Sera que na proxima semana vamos ter um artigo na ptlink ???

Lets wait and see...

MegaBarraca? MegaMail perde contas! | Linux nas caixas registadoras...  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
(Álvaro Lopes) Não percebo (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 25-03-00 18:16 GMT (#12)
(Utilizador Info)
Sinceramente não percebo pq é que você(s) teimam em massacrar todas a noticias sobre a PTnet, sejam elas pró ou contra a dita num sentido geral.

Há coisas mais importantes pra discutir do que o artigo do PQ (Paulo: acho que neste ponto até deves concordar comigo).

Não vamos outra vez insultarmo-nos uns aos outros só porque alguem gritou PTnet.

Álvaro
(Paulo Querido) Re: Não percebo (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 26-03-00 17:50 GMT (#548)
(Utilizador Info)
"Há coisas mais importantes pra discutir do que o artigo do PQ"

concordo em absoluto. aliás, nem percebo como conseguem perder tanto tempo em torno de um artigo como aquele, uma simples e curta viagem sobre aspectos engraçados do irc, como os topicos e nomes de canais. não vos vi tão empenhados quando publiquei (na semana anterior) factos sobre o netcabo...

(Anónimo) M**** la' para o IRC (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 25-03-00 18:17 GMT (#28)
(Utilizador Info)
Muito bem... la' vamos nos para mais uma Top-hit-break-record thread sobre este importantissimo assunto que e' o IRC (ou, se quiserem ler nas entrelinhas, Como-Usar-O-Gildot-Para-Promover-Uma-Pseudo-Rede-De-Irc-Que-Por-Acaso-Se-Chama-PTlink -E-Que-Precisa-De-Users-A-Qualquer-Preco-Nem-Que-Seja-A-Ir-A-Outras-Redes-Fazer-Publicidade).

E' fantastico como, depois de ler tanta patacoada junta do nosso bom amigo e inteligente articulista que e' o Paulo Querido, em vez de se criticar a notoria falta de conhecimentos para escrever o artigo, ainda ha' a distinta lata de trazer direitos e deveres da PTnet (ou de outra rede qualquer) 'a baila... quando o assunto nao e', nem de longe nem de perto esse.

Uma pequena resenha de factos:
- O numero de canais nao depende do servidor ao que te ligas, desde que estejam todos na mesma rede (sera' que sabias disso, Paulo Querido ? Ou e's tao mau jornalista que nao te deste ao trabalho de investigar antes de escrever ?)
- 2000 canais ?! WOW Se te ligasses cerca de 1 hora, ou hora e meia antes, deparavas com 3500+ ...

Haveria muito mais a dizer... mas acho que chega para exemplo.

3 reparos para terminar:

- Gildot: PAREM com a m**** dos posts sobre IRC. O IRC serve (pelo menos para mim) para encontrar amigos, conhecer pessoas, divertir-me um bocado e tentar 'dessetressar'. E' pena o Paulo Querido nao se ter dado ao trabalho de ver os canais onde as pessoas se riem um bocado com umas anedotas ou se divertem a falar de assuntos mais ou menos corriqueiros. Nao deixei de notar uma tendencia do dito 'reporter' (sim... entre aspas) para procurar deliberadamente referencias sexuais no IRC. Andamos 'a procura de alguma coisa ?

- Senhores da PTlink: Nao acham que ja' chega ? Francamente ja' vomito este genero de publicidade...

- Paulo Querido: Uma sugestao: Quando quiser escrever algo sobre algum assunto que nao conheca, experimente informar-se primeiro sobre esse assunto.
Este tipo de noticias e' um exemplo do pessimo jornalismo que se faz em Portugal.
Para a proxima vez que quiser escrever sobre IRC ou outro assunto qualquer que desconhece, fale com quem esta' por dentro do assunto, investigue, tire um curso, emigre, faca o que for necessario para nao dizer asneiras. Se nao o quer fazer, entao MANTENHA-SE CALADO. As pessoas que gostam de se manter informadas agradecem.
Em ultimo caso, dedique-se 'a Agricultura.

Cumprimentos a todos.
(João Luís Marques Pinto) Re: M**** la' para o IRC (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 25-03-00 22:40 GMT (#80)
(Utilizador Info)
Só para comentar a seguinte frase:
" - Senhores da PTlink: Nao acham que ja' chega ? Francamente ja' vomito este genero de
publicidade... "
A PTlink não é diridiga por um grupo de senhoras mas sim por um conjunto de pessoas que trabalham todos os dias para o seu desenvolvimento, se em vez deste senhor anónimo (que demonstra uma profunda ignorância cybernauta) vir para aqui fazer críticas arrogantes apontando o dedo a pessoas que desempanham um trabalho sério , fosse consultar outros sites relacionados com Linux (no qual se enquadra a Gildot) e consultasse por exemplo os lançamentos na freshmeat de hoje (http://core.freshmeat.net/), aprenderia concerteza que os senhores da PTlink têm mais que fazer do que entrar em capanhas de falsa propaganda como o referido artigo faz em relação à PTnet.

(wizeman) Re: M**** la' para o IRC (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 25-03-00 23:24 GMT (#84)
(Utilizador Info)
"A PTlink não é diridiga por um grupo de senhoras mas sim..."

O que tens contra as senhoras, hem? :o)
(buffer) Re: M**** la' para o IRC (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 25-03-00 23:53 GMT (#112)
(Utilizador Info)
wizie.. tu e k nao percebeste que essa pequena incorrecçao deve-se ao facto du lamego tar a pensar em senhoras.. nice ah ??

;-))
(buffer) Re: M**** la' para o IRC (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 25-03-00 23:45 GMT (#96)
(Utilizador Info)
lamego strikes back.. eh isso ai cara.. lol ;-)
(jmce) Vozes humanas, bem ou mal... (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 25-03-00 18:38 GMT (#40)
(Utilizador Info)
"A powerful global conversation has begun. Through the Internet, people are discovering and inventing new ways to share relevant knowledge with blinding speed. As a direct result, markets are getting smarter-and getting smarter faster than most companies.
These markets are conversations. Their members communicate in language that is natural, open, honest, direct, funny and often shocking. Whether explaining or complaining, joking or serious, the human voice is unmistakably genuine. It can't be faked.
"
-- in Cluetrain Manifesto

O artigo tem um tom que faz pensar num correspondente do princípio do século em paragens exóticas (ou locutor de programa matinal no zoo) que vai descrevendo superficialmente (e como pegando em tudo com pinças) o folclore dos nativos ou o comportamento dos animais com ar de superioridade para gáudio da populaça (sorry, audiência/público-alvo/segmento de mercado/faixa sócio-económica) que lê/escuta o jornalista como se fosse o seu guia divino para o "admirável novo info-mundo" a contar-nos histórias das suas aventuras audaciosas na "fronteira electrónica".

Como para qualquer caçador de audiências que se preze, os ingredientes privilegiados são o sexo, o futebol, o bizarro e a violência. Na boa tradição jornalística da equação

Internet = (Sexo + Ilegalidade + Adolescentes desajustados) = Negócio chorudo

Pena que não haja capacidade (ou espaço na coluna?) para descer um pouco abaixo da superfície, do que salta mais à vista, e para perceber que "até" no IRC pode estar não apenas o mais primário ou caricato da experiência humana mas também, às vezes, o que há de melhor. Afinal, mais um espelho do que é a nossa espécie, apesar das distorções e dos "reflexos" selectivos que ajudam a ver mais daquilo que tantas vezes está escondido.

Se o Paulo Querido tivesse estado hoje de manhã num certo canal da PTNet, podia ter tido, por exemplo, a oportunidade de ajudar um jovem de talvez 14 anos que estava à procura de conselhos sobre programação com sockets em Unix. Mas certamente isso iria destoar na crónica. É melhor e mais simples etiquetar tudo por igual, para não confundir as cabeças dos pobres leitores habituados a heróis e vilões absolutos.

Sim, o IRC tem os seus defeitos e algum uso que tantas vezes vemos ser-lhe dado poderá ser um violento desperdício de recursos ou mesmo mais uma forma de alienação. Mas com todos os seus defeitos e virtudes, talvez o IRC atraia tanta gente por permitir "ouvir" tão intensamente outras vozes genuinamente humanas. E será que os media tradicionais não deviam reflectir mais sobre a responsabilidade deles perante esta sociedade que vemos espelhada no IRC? Será que não são uma parte muito mais séria do problema? Será que nos falam com uma voz humana? Ou são apenas mais uma peça numa infra-estrutura de fornecimento de pão e circo que tenta capturar o nosso olhar para o vender aos patrocinadores? E será que, finalmente, estão com medo do merecido desprezo?

(|The-Crow|) Re: Vozes humanas, bem ou mal... (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 25-03-00 23:55 GMT (#136)
(Utilizador Info)
Eu tenho que saber o que é que o nosso Querido(not) Paulo toma antes de escrever
tais barbaridades e nosence num artigo de baixo nivel, nem baixo é pois não se pode
classificar tal coisa abstracta como um artigo.
Pois bem foi para preencher páginas, ok, Paulo podias escrever sobre "A Influência
dos Mosquitos Gregos na Fabricação de Discos de em Silicon Valey" irias ter o mesmo
sucesso de sempre. Eu fico parvo é como é que tens emprego no Expresso, ha' sabias navegar
na internet, poix ok, siga...
"As pérolas poéticas do IRC" não wrong title!!! Devia ser algo como "A minha primeira
experiência sexual com o /list". Muito bem fizeste um /list e tiveste a ler os topics
dos canais, boa, clap,clap,clap. Olha prá próxima faz um /quote quit $list ptnet.org
para leres coisas muito belas :)
O IRC é uma sociedade, e ainda por cima uma sociedade em que podes ser que quiseres
lógico que numa sociedade assim á belas merdas que metem esses topics e têm essas
conversas para parvos como tu lerem e baterem umas e coisas e tal.
O IRC é uma ferramenta muito util, não estragues ao revelar o podre que lá existe,
existe na PTnet na PTlink na Undernet existe em todos os lugares, fds se existem pessoas o podre
está presente pois nós é que o fazemos. Para a próxima entra nos canais onde não
entras-te ou seja naqueles que têm conteudo, onde as pessoas se ajudam, trocam informações,
debatem, riem-se e não vás atrás da merda que andas sempre a perseguir.
É certo que os podres são para ser desvendados, e a PTnet têm podres que tu nem sonhas
saber, mas á coisas muito acima disso, começa por cima e não por baixo.
Eu queria ver se nós investigasemos uma beka os podres do jornalismo, hehehe devia
ser muito bonito os topics que arranjava-mos!!!
---
Quanto á censura de Topics no GilDot Não, não e não!!
Agora fazer do Gildot um local de publicidade é que não, pq já agora metiamos
uns banners entre posts e no header e footer do site o k acham? :|
Tenham juizo, não são obrigados a clickar em todos os Topics do GilDot.

PLUR
~ Carlos aka |The-Crow|Eu tenho que saber o que é que o nosso Querido(not) Paulo toma antes de escrever
tais barbaridades e nosence num artigo de baixo nivel, nem baixo é pois não se pode
classificar tal coisa abstracta como um artigo.
Pois bem foi para preencher páginas, ok, Paulo podias escrever sobre "A Influência
dos Mosquitos Gregos na Fabricação de Discos de em Silicon Valey" irias ter o mesmo
sucesso de sempre. Eu fico parvo é como é que tens emprego no Expresso, ha' sabias navegar
na internet, poix ok, siga...
"As pérolas poéticas do IRC" não wrong title!!! Devia ser algo como "A minha primeira
experiência sexual com o /list". Muito bem fizeste um /list e tiveste a ler os topics
dos canais, boa, clap,clap,clap. Olha prá próxima faz um /quote quit $list ptnet.org
para leres coisas muito belas :)
O IRC é uma sociedade, e ainda por cima uma sociedade em que podes ser que quiseres
lógico que numa sociedade assim á belas merdas que metem esses topics e têm essas
conversas para parvos como tu lerem e baterem umas e coisas e tal.
O IRC é uma ferramenta muito util, não estragues ao revelar o podre que lá existe,
existe na PTnet na PTlink na Undernet existe em todos os lugares, fds se existem pessoas o podre
está presente pois nós é que o fazemos. Para a próxima entra nos canais onde não
entras-te ou seja naqueles que têm conteudo, onde as pessoas se ajudam, trocam informações,
debatem, riem-se e não vás atrás da merda que andas sempre a perseguir.
É certo que os podres são para ser desvendados, e a PTnet têm podres que tu nem sonhas
saber, mas á coisas muito acima disso, começa por cima e não por baixo.
Eu queria ver se nós investigasemos uma beka os podres do jornalismo, hehehe devia
ser muito bonito os topics que arranjava-mos!!!
---
Quanto á censura de Topics no GilDot Não, não e não!!
Agora fazer do Gildot um local de publicidade é que não, pq já agora metiamos
uns banners entre posts e no header e footer do site o k acham? :|
Tenham juizo, não são obrigados a clickar em todos os Topics do GilDot.

PLUR
~ |The-Crow|
(|The-Crow|) Re: Vozes humanas, bem ou mal... (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 25-03-00 23:57 GMT (#150)
(Utilizador Info)
rrr... repeti duas bezes sorry :)) CTRL+V * 2 :)
(goat) Re: Vozes humanas, bem ou mal... (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 26-03-00 12:58 GMT (#214)
(Utilizador Info)
http://members.xoom.com/antipauloq/
não és o unico que pensa assim.. a saga drop dead PQ continua....

(Thrust) Do melhor e do pior num único thread. (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 26-03-00 21:27 GMT (#736)
(Utilizador Info)
Após a crítica constructiva da JMCE ao artigo do Paulo Querido, eis que surge um exemplo do que de mais primário se faz nesta nossa Web. Refiro-me ao URL do post anterior

Que bela ideia esta dos sites antixxxx que agora polulam por cá. Desculpem lá, mas estas coisas para alem de infantis são da maior covardia. Se têm algo a dizer de mal de um xxxx digam-no, mas assumam o que dizem.

Agora isto de criar sites e andar neles a dar corda a obcessões anais (pelo que vi era o tema dominante) é sem dúvida uma pérola da critica boçal.

Em resumo, Dêm-se ao respeito se querem respeito.

Thrust, para que um dia haja,
http://members.xoom.com/antithrust/

(Anónimo) Re: Vozes humanas, bem ou mal... (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 28-03-00 19:49 GMT (#1194)
(Utilizador Info)
Quem me dera ser famoso ao ponto de já ter o meu anti-site!
Parabéns Paulo Querido!

http://members.xoom.com/antianonymouscoward/
(eNKr1pt3d) Re: Vozes humanas, bem ou mal... (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 26-03-00 15:52 GMT (#458)
(Utilizador Info)
Epá, mas vcs acham mesmo q um "cyber-parolo" como o Querido sabe seker o q é a Gildot?

Tenham juaize pah...

Tão prai a falar como se o gajo tivesse a ler isto...not gonna happen...

*click* "Gravar bolacha"
(Paulo Querido) Re: Vozes humanas, bem ou mal... (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 26-03-00 17:34 GMT (#520)
(Utilizador Info)
Como vês tavas enganado...

(Marco Santos) Re: Vozes humanas, bem ou mal... (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 26-03-00 22:08 GMT (#808)
(Utilizador Info)
Em primeiro lugar, saúdo o jmce pelo seu domínio das ideias e da língua portuguesa. Com os conhecimentos de informática que tem, mais a lucidez, maturidade e jeitinho para escrever, jmce daria um cronista imbatível. Muitas das suas intervenções no Gildot são crónicas, na mais pura das tradições jornalísticas.
Infelizmente para os leitores de jmce e de outros como ele, o Gildot está entregue à bicharada. Se eu tivesse de escolher entre o nível dos comentários que suscitou o artigo do Paulo Querido e o artigo propriamente dito, é óbvio que escolheria o artigo. Mesmo concordando que Paulo Querido não esteve para se chatear muito e resolveu "inventar" uma peça fácil e rápida de se fazer...
Jmce, no seu comentário, desafiava os jornalistas a assumir um fardo muito pesado: o de se sentirem responsáveis pela sociedade sobre a qual escrevem.Isto não é só um desafio à inteligência, mas também à maturidade. Um maior esforço da parte do jornalista quando escreve um artigo contribui para enriquecermos e aprofundarmos os nossos conhecimentos... E isto tanto vale para a vida lá fora, como para o IRC. Mas verifico que a maior dose de irresponsabilidade encontro-a aqui, no Gildot, e não tanto no Paulo Querido. Alguns de vocês irritam-se porque ele não percebe nada de informática... Mas, para além da informática, de que percebem vocês?
(João Luís Marques Pinto) Re: Vozes humanas, bem o (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 27-03-00 2:07 GMT (#814)
(Utilizador Info)
Podemos não ter a formação jornalística de algums destes sehores que muito bem escrevem, mas graças a Deus temos a clarividência suficiente e muitas horas de conversação num determinado meio, para sabermos criticar visões distorcidas desse mesmo meio, frases tão irrealistas quão bonitas para leitores menhos conhececedores sobre um meio em que nós convivemos todos os dias ? Não muito obrigado.

(Anónimo) Re: Vozes humanas, bem ou mal... (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 27-03-00 22:40 GMT (#1126)
(Utilizador Info)
ora nem +! Bem dito Lamego!
(buffer) ^3 coders (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 25-03-00 18:48 GMT (#44)
(Utilizador Info)
entao e o #coders ?? topic do custume .. lol enfim.. ma escolha de canais pq.. desculpa que te diga.. mas o canal e o melhor que ha.. (tah la o rob_)..


b2k(moi);
(ninfomaniaca) Censura?? (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 25-03-00 18:50 GMT (#46)
(Utilizador Info)
Abaixo todas as tentativas de censurar tópicos na GilDOT!! Venham artigos osbre IRC, PTNet, PTLink, UnderNet, pesca do caranguejo, lotaria das ameixas, malha cibernética, enfim, tudo o que nos apetecer! Quem não gosta não lê! Ninguém é obrigado a clikar nos links todos dos cabeçalhos do dia!
(ninfomaniaco) Re: Censura?? (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 25-03-00 21:44 GMT (#54)
(Utilizador Info)
Ora lê:

"O Gildot é uma iniciativa do Grupo de Investigação de Linux da Universidade do Minho e o seu objectivo principal é constituir um ponto de encontro onde a comunidade Linux possa troca ideias e opiniões, para além de ficar a par das últimas novidades relacionadas com este Sistema Operativo."
(buffer) anti.censura .. spell.check .. (..) (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 25-03-00 22:27 GMT (#58)
(Utilizador Info)
" onde a comunidade Linux possa troca ideias "

eh capaz de faltar um 'r' em 'trocar' .. acho eu que falta..

(apeteceume.. )

outra cena.. tb acho que nao se devem censurar ' topics ' ou seja.. 'tudo o k for X nao se fala ' .. ' tudo o que for Y fala.-se '

deve.se ter em conta a situaçao..

..
(Anonimo) Re: anti.censura .. spell.check .. (..) (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 26-03-00 10:01 GMT (#176)
(Utilizador Info)
Este buffer é mesmo engraçado, mas se fosses para a escola fazias melhor.

Apeteceume? E depois metes um post a corrigir uma frase.. como diz o outro (you know who.. :).. enfim!

buffer :*
(buffer) nao percebeste.. (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 26-03-00 13:44 GMT (#234)
(Utilizador Info)
pa.. é suposto pensares assim..

" uhm.. estes gajos chegam e corrigem o que digo.. bah.. apeteceme corrigir tb.. "

btw.. eu ando na escola..

kisses..
(Anonimo) Re: nao percebeste.. (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 27-03-00 12:02 GMT (#900)
(Utilizador Info)
ah ok :)
Ainda bem q andas na escola, aprende-se muita coisa la'.

Ja' agora em q ano? no 7º?

Regards.
(MrWho) Re: anti.censura .. spell.check .. (..) (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 26-03-00 10:11 GMT (#192)
(Utilizador Info)
Essa dos tópicos censurados é porreira... Afinal o grande interesse disto não é discutir-se sobre os interesses da comunidade? Posso estar enganado mas... eu não uso Linux, mas continuo a achar o Gildot a maior invenção desde o pão torrado!

(Anónimo) Re: anti.censura .. spell.check . (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 26-03-00 13:48 GMT (#258)
(Utilizador Info)
Meu querido Buffer..

Olha quem fala..hahahaha.

Tu que escreves dessa maneira tão grotesca com "k" e "eh" e sei lá mais o que, pensa duas vezes antes de te meteres a
corrigir o que outros dizem.

Olha, vai frequentar umas aulinhas de Português em vez de estares na net... Os teus pais agradecem.

(buffer) spell check .. (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 26-03-00 14:07 GMT (#272)
(Utilizador Info)
la tao voces..... e exactamente por isso.. you spell check me.. I spell check you....

a vossa cabeça é dura nao ??
(Anónimo) Re: spell check .. (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 26-03-00 20:31 GMT (#658)
(Utilizador Info)
Oh buffer, mas vamos lá ver.
Fazer spell checking de que? Os teus posts não dizem nada! Já deve ser compulsivo carregares no "responder", não é?
Limitas-te a responder mal e porcamente (com o teu l33t talk, que te é tão característico)
Será que não és capaz de ler a porra da threads sem ir lá ajavardar com o teu nick? Poupa-nos.
(Coma_White) Re: spell check .. (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 27-03-00 12:41 GMT (#946)
(Utilizador Info)
Apesar de concordar ctg acho melhor parar com os insultos, seja ao buffer, ou outra pessoa pq o gildot nao serve para isto. Estamos aqui para discutir calmamente sobre assuntos importantes.

Neste caso calhou ser sobre a PTnet, rede esta q como todos sabem tem os seus problemas, assim como qualquer outra rede.. ate' a 'minha' PTlink :)

Como diz o outro, vamos continuar mas sem malicia.. :P
(Cobarde Anonimus) Re: anti.censura .. spell.check (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 26-03-00 14:45 GMT (#334)
(Utilizador Info)
uma coisa é debater outra coisa é tra prá ki a dizer mal do people, deixem o bufas em paz ele é tótó mas prontos...
(buffer o tótó) Re: anti.censura .. spell.check .. (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 26-03-00 14:50 GMT (#380)
(Utilizador Info)
fag commets are.. always welcome.. o k nao ker dizer k seja verdade..

love();
(|The-Crow|) Re: Censura?? (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 25-03-00 23:53 GMT (#108)
(Utilizador Info)
Gildot Notícias sobre Linux... e não só! :)
(Anónimo) Re: Censura?? (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 26-03-00 17:52 GMT (#552)
(Utilizador Info)
Eu continuo a dizer:


A CULPA E' DO CAVACO!
(Paulo Querido) Re: Censura?? (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 26-03-00 18:20 GMT (#598)
(Utilizador Info)
BAHAHAH!!!!
(MrWho) Sem assunto (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 26-03-00 10:17 GMT (#198)
(Utilizador Info)
"HAJA direitos e liberdades antes, durante e depois do fim-de-semana - pedia o tópico do canal #30-50"

Quem precisa de óculos pareces ser tu - O rapaz estava a citar o tópico do #30-50!

(MrWho) Sem assunto (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 26-03-00 10:21 GMT (#204)
(Utilizador Info)
... no entanto, e voltando ao artigo "*a* rede portuguesa de IRC". *A* rede portuguesa? Quem diz isto até parece que não existe mais nenhuma! Mail pró homem! Segue já um daqui!

(jmce) Re: Sem assunto (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 26-03-00 15:30 GMT (#412)
(Utilizador Info)
Cuidado com mais uma resposta da serie "Amantes". Tivemos ja' uma sobre "Os Amantes do Linux/Gildot/etc" quando foi criticado um artigo (puramente mas nao assumidamente publicitario) no Expresso, pelo que e' bem possivel agora uma resposta com titulo como "Os Amantes do IRC" (versus os pobres jornalistas arriscando a vida na Internet para informar os leitores), se o numero de respostas por email for muito grande... :-)


(buffer) calling for mr pq (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 26-03-00 14:09 GMT (#284)
(Utilizador Info)
Paulo Querido chamado a recepção.....


(Anónimo) Re: calling for mr pq (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 26-03-00 21:32 GMT (#746)
(Utilizador Info)
Mais um belo post extremamente informativo, cheio de argumentos e ideias novas -- em suma, do melhor que ha' no GilDot.

Sinceramente, ja' acho isto irritante. Os comentarios no GilDot ultimamente reduziram-se a comentarios do buffer / insultos ao buffer, cada um pior que o outro. E ainda dizem que querem mais liberdade de expressao... se e' para isto que serve a liberdade de expressao, entao viva a censura.

(João Luís Marques Pinto) Re: calling for mr pq (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 27-03-00 2:17 GMT (#822)
(Utilizador Info)
O buffer é como um puto quanto mais atenção lhe dão mais berreiro ele faz, por isso ao responderes aos comentários dele tás simplesmente a pedir mais POSTs. (Buffer nao percas bytes a responder e deixa as palhaçadas para o IRC)
(João Luís Marques Pinto) Comunicação Social e Int (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 26-03-00 14:35 GMT (#292)
(Utilizador Info)
Começo por referir que o título do assunto nao se refere a todos os meios comunicações em geral mas no entanto o número de de artigos desqualificados sobre assuntos relacionados com a Internet começa a ser tão grande que merece o título de saga, foi fazer uma pequena analise do artigo como user antigo que sou da PTnet, começo pelo título :"As pérolas poéticas do IRC", na realidade existem canais na PTnet em que o tema é poesia e conseguem respeitar muito bem o seu tema, no caso deste artigo a julgar pelo seu conteudo presumo que o tema poético para o artigo é palavra liberdade no tópico de um canal.
"(operadores de canal, os que têm o privilégio de definir os tópicos" - Esqueceu-se de referir que se algum IRCop não gostar do tópico de imediato entra no canal e muda sem dar qualquer satisfação aos Operadores. "Os canais, sobretudo os mais populosos, servem de ponto de encontro de amigos que depois conversam em privado, ignorando o debate público. " - isto é a frase tipica do user que entra pela primeira vez e que apenas conhece o #Portugal (tb conhecido como lame) , frequento alguns canais onde se costuma conversar, palpita-me que o Sr. Querido não se deu ao trabalho de entrar em muitos canais, provavelmente foi atras dos numeros graúdas no /list, que a maior parte das vezes indica falta de qualidade no debate publico, (felizmente alguns canais como o #Porto são excepção).

(buffer) Re: Comunicação Social e Internet - A sag (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 26-03-00 14:46 GMT (#356)
(Utilizador Info)
" "(operadores de canal, os que têm o privilégio de definir os tópicos" - Esqueceu-se de referir que se algum IRCop não gostar do tópico de imediato entra no canal e muda sem dar qualquer satisfação aos Operadores. " "

eles andam sobre pressoes filhu.. ;-=)) desculpas..

alem disso eles nao andamn em tudo o k eh canais.. duvido k se deem ao trabalhpo.....

# "Os canais, sobretudo os mais populosos, servem de ponto de encontro de amigos que
depois conversam em privado, ignorando o debate público. " - isto é a frase tipica do user que entra
pela primeira vez e que apenas conhece o #Portugal (tb conhecido como lame) , frequento alguns
canais onde se costuma conversar, palpita-me que o Sr. Querido não se deu ao trabalho de entrar em
muitos canais, provavelmente foi atras dos numeros graúdas no /list, #

se calhar pediu a lista dos chans com + de n users.. enfim.. se tem ppl eh bom (not..) ou seja canais onde eh impossivel conversar .. mais vale tar calado a boa moda do #canal_do_custume..


#porto ?? erm.. com a ch..... la ? credo... censura .. enfim nao falo pk nao sou user do canal..

..
(Anonimo) Re: Comunicação Social e Internet - A sa (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 26-03-00 21:42 GMT (#758)
(Utilizador Info)
Eu ate' nao tinha nada contra este pobre coitado (buffer), mas ultimamente tens me andado a cansar bastante!

Os teus posts sao no minimo sem sentido, sem objectivo nenhum. Nao sei bem onde queres chegar.

Nao e' q tenha alguma coisa contra ti, mas e' a verdade.. ja' cansas com estes threads.
Ve bem a quantidade de posts q fizeste. Ha' pessoas q fizeram apenas 1 e dizem mais q tu nos teus 20 posts.

Regards.
(buffer) Sem assunto (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 26-03-00 14:38 GMT (#310)
(Utilizador Info)
agora a serio.. eu nao vejo nenhum interesse no artigo do Paulo Querido.. e´mesmo pra 'outsider' ver.. nao passa dali..

/join #this #that #andthat

e copy and paste aka ctrl+v pra uma folha branca e depoios meia duzia de words la pro meio.. andou a procura de love*channels pra dizer que +e o meio de engate mais usado ??

eu nunca usei irc pra *engate* mas conheço pessoas que ja o fizeram.. waste.. mas prontos.. estao nos seus direitos (que na ptnet valem o que valem..)..
enfim..

essa sobre o artigo 'na ptlink' .. ;-) era capaz de se favar com menos lag e uns canais nao*tao*seila.. something.. mas alguns (nao tenho habitos de lists por isso nao posso precisar) dos canais da ptnet tb existem na ptlink (com o mesmo staff) (#coders e outros..) ..

" uma visao de um outsider ".. bom titulo para um artigo..


b2k(constipaitesr)();
(João Luís Marques Pinto) Re: Sem assunto (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 26-03-00 15:26 GMT (#388)
(Utilizador Info)
"existem na ptlink (com o mesmo staff) (#coders e outros..) .." - mesmo staff no #Coders da PTlink ?? nunca lá vi nem o kha0s nem o Rob_ nem a Diva


(buffer) Re: Sem assunto (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 26-03-00 15:58 GMT (#476)
(Utilizador Info)
staff do canal
(Anónimo) paulo, querido (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 26-03-00 15:42 GMT (#434)
(Utilizador Info)
não tenho aqui o URL à mão, mas li o artigo do PQ do Expresso deste FDS e parti-me a rir. Primeiro, pela inexactidão dos factos (os quais os posts acima descrevem bem) e depois pela imagem que o PQ dá do sítio. Permitam-me sugerir este URL, que já tem uns anitos mas que deve dar para perceber onde quero chegar: http://www.expresso.pt/ed1299/x141.asp

imprimam os dois artigos (em papel reciclado, não nos vamos meter a desperdiçar mais arvorezitas) e comecem a sublinha os pontos em comum, desde a falsa tendencia para estabelecer tendencias onde não as há, à completa ignorância sobre o que se está a escrever...e a lista podia estender-se indefinidamente.
o PQ (aka ptdarling) é uma criatura que se agarra qual lapa ao que está "in" na net (veja-se o blatante caso do seu livro...err, que já nem me lembro do nome). ele é amigo dos gurus. ele anda nos talkers "in". ele cracka Rc5 e faz uma festa diabólica no Expresso e depois passa ao SETI e diz que é a melhor coisa do mundo a seguir ao pão com queijo... O PQ é o que se usualmente se nomeia um wannabee. Um wannabee medonho.
(goat) Re: paulo, querido -> another Barata (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 26-03-00 17:13 GMT (#498)
(Utilizador Info)
Tal como já foi referido ninguém gosta do Paulo Querido. Isto não é novidade para ninguém...
o Gajo pensa que é bom...não possui é nada naquela cabeça oca...é por estas e outras que apoio sites como este: http://members.xoom.com/antipauloq/
Até me admira isto não ter sido discutido no gildot: talvez porque originaria um flood intenso no gildot..
(Anónimo) Re: paulo, querido (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 26-03-00 17:59 GMT (#580)
(Utilizador Info)
Em resumo, o PTdarling e' o heroi dos tempos modernos... e' assim uma combinacao de Robin Hood com Flash Gordon (isto deve-se ao facto de vir do Planeta Mongo tambem, cujos habitantes, como se sabe, sao os "mongos", ou mais carinhosamente, os "mongoloides"), com uns pozinhos de Songoku e Kevin Mitnick. PTdarling, EMIGRA PRA SIBERIA!

Como diria o Songoku: LHAME HAME HAAAA!
(Paulo Querido) Porque baixam o nível do Gildot? (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 26-03-00 18:41 GMT (#612)
(Utilizador Info)
São 18:20 de domingo.
O Gildot: Notícias sobre Linux... e não só! apresenta-se assim:

* Linux nas caixas registadoras...
1 comentários
* Temos ajuda para a ptnet ???
42 comentários
* MegaBarraca? MegaMail perde contas!
6 comentários
* Fórum Software Livre em .br
1 comentários
* (Mau) Software Engineering
1 comentários
* Caldera Systems no mercado bolsista = +110%
0 comentários
* Napster permite download de programas e video?
0 comentários
* AOL$ kill -9 Gnutella
5 comentários
* Linux na FNAC
13 comentários
* Distribuição Linux Nacional?
50 comentários
* SCO: da arrogância ao desespero
6 comentários

Quer dizer: um artigo de um semanário de informação geral sobre aspectos gerais/curiosos/engraçados - obviamente destinado a um público que é pouco ou nada conhecedor das profundezas técnicas da net - é discutido nos seus ínfimos detalhes por membros anónimos de uma comunidade que se supõe tecnologicamente avançada...

O que me faz pensar. Será só uma descompressão de fim de semana, ou... esta gente adora é dar porrada nos estúpidos dos media, cantar de galo o seu gabarito tecnológico superior ao de um jornalista (e então? um jornalista tem de ser um nerd em TI?) e não se interessa pêvas pelos assuntos que, aparentemente, deviam motivar discussões acaloradas e trocas de informação?

Um conselho aos editores do Gildot, posso? Tentem chamar a vossa comunidade à razão. Andar a cascar no Paulo Querido do Expresso pode ser giro para promover alguns cobardes anónimos desejosos de publicidade, e a malta (incluindo o visado) até se ri um bocado... mas se o Gildot acaba a viver só dessas querelas, então perde a sua força.

Nota: o artigo tinha uma imprecisão técnica, a do número de canais. Mas, meus queridos, talvez o defeito seja do meu irc-client que umas vezes me
dá coisas como
3569 channels formed
I have 502 clients and 1 servers 34125 34607
e outras
2541 channels formed.
O meu comando /list nunca fornece o mesmo número de canais...
Sem dúvida, my problem. Mas... era caso pra tanta gritaria»??

abraços nada anónimos

(João Luís Marques Pinto) Re: Porque baixam o níve (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 26-03-00 19:16 GMT (#618)
(Utilizador Info)
Ui ui, acho que o assunto diz tudo "porque baixam o nível?", parece que os artigos bem como o seu conteúdo são criados pela Gildot, quem baixa os níveis são os escritores com a mania do jornalismo, um jornalista nao precisa de saber nada sobre um assunto para dar uma notícia, mas é isso que distingue um bom jornalista de um mau jornalista, o bom jornalista tenta perceber primeiro alguma coisa sobre a notícias que vai dar. Acho engraçada a do "nerd em IT" 75% das pessoas que estam na PTnet pouco sabem de IT e provavelmente sabem bem mais de IRC do que tu.
(Agora continua a fazer de conta que só lês POSTs anónimos)


(Paulo Querido) Re: Porque baixam o nível do Gildo (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 26-03-00 19:33 GMT (#636)
(Utilizador Info)
Ui!

"Acho engraçada a do "nerd em IT" 75% das pessoas que estam na PTnet pouco sabem de IT e provavelmente sabem bem mais de IRC do que tu"

You bet!

"mas é isso que distingue um bom jornalista de um mau jornalista, o bom jornalista tenta perceber primeiro alguma coisa sobre a notícias que vai dar"

Hum... posso perguntar se leste o artigo? é que... 63% do ppl que aqui fez posts não o leu... limitou-se a reagir ao meu nome e às coisas que dizem de mim... como sabes, o gildot (e tudo o que é discussão on line) é do género se eu digo mata tu dizes esfola - isto mesmo que ninguem saiba onde tá o bicho.

(João Luis Marques Pinto) Re: Porque baixam o níve (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 26-03-00 20:35 GMT (#666)
(Utilizador Info)
Tenho por costume ler os documentos a que me refiro, ainda existem algumas pessoas que tem algum sentido de responsabilidade quando escrevem algo de sentido critico, o artigo até nem está mal de todo se se olhar para o IRC como sendo o #30-50 naquele instante, so que feliz/infelizmente o IRC (e uma rede em particular) é bem mais de um canal a um instante particular, a próxima vez que te aventures pelo mundo do IRC aconselho vivamente abrires melhor os olhos e deixares de fazer propaganda.

(ajc) Re: Porque baixam o nível do Gildot? (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 26-03-00 20:39 GMT (#672)
(Utilizador Info)
Fiquei deveras espantado com esta pergunta. Eu nunca consideraria que uma referência a um artigo do Paulo Querido pudesse ser interpretado como baixa de nível.

Devo dizer que tenho a máxima consideração pelo PQ e que o artigo que fez sobre o Gildot foi de longe a melhor cobertura que tivémos nos "main-stream media".

Em relação ao caso do IRC a única coisa que me espantou foi que tratásse o caso sem a mínima referência às polémicas que se têm gerado.

Como está demonstrado que o Paulo Querido lê o Gildot, não lhe teria faltado material para fazer algumas perguntas realmente pertinentes...

Exemplos:

Afinal de _quem_ é a PTNet? Quem lucra com ela?

Não será um caso típico de abuso de posição dominante?

Não estará a usar software em violação da respectiva licença (GPL)?

Algumas pessoas acusam-me de usar o IRC como forma de aumentar os hits do Gildot, mas o que se passa é que eu gostaria de perceber um pouco melhor a real situação desta componente da Net, que tantas pessoas julgam fundamental.

(Paulo Querido) Re: Porque baixam o nível do Gildo (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 26-03-00 20:45 GMT (#678)
(Utilizador Info)
Obrigado pelo elogio. hoje foi melhor recebido do que seria noutras circunstâncias... :)

"Em relação ao caso do IRC a única coisa que me espantou foi que tratásse o caso sem a mínima referência às polémicas que se têm gerado."

Bem, eu limitei-me a fazer (mais um) artigo leve sobre a ptnet. Não foi o primeiro nem o último. Desta vez, era sobre os topicos engraçados (foi a semana em que houve um Dia Mundial da Poesia e ele há tantos candidatos a poetas na ptnet...).
Haverá concerteza tempo e espaço para outros - e, quem sabe, dessa vez focado em questões como as que sugere.

(buffer) quem manda na ptnetq (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 27-03-00 8:31 GMT (#848)
(Utilizador Info)
Eu nao sou..

Meus senhores.. se virem as coisas, muitas das pessoas que `têm acesso a Internet, usan-na para IRC.. (eu disse muitas.. nao todas..).. logo os ISPs têmn muito interesse na historia (e a PT..), o que leva-me a pensar se atras da ptnet, atras dos ircops, atras dos ircadmins, nao havera alguem " maior " a ditar as regras..

(isto foi um pequeno aparte, nao tem nada a ver com o artigo do paulo querido (so o facto de ser a mesma rede), e foi uma pequena opiniao (as opinioes sao como ..... ) de resposta a uma pergunta no post do acj .. )

b2k


(Xmal) Re: Porque baixam o nível do Gildot? (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 26-03-00 21:55 GMT (#766)
(Utilizador Info)
"Quer dizer: um artigo de um semanário de informação geral sobre aspectos gerais/curiosos/engraçados - obviamente destinado a um público que é pouco ou nada conhecedor das profundezas técnicas da net - é discutido nos seus ínfimos detalhes por membros anónimos de uma comunidade que se supõe tecnologicamente avançada..."

...

"Um conselho aos editores do Gildot, posso? Tentem chamar a vossa comunidade à razão. Andar a cascar no Paulo Querido do Expresso pode ser giro para promover alguns cobardes anónimos desejosos de publicidade, e a malta (incluindo o visado) até se ri um bocado... mas se o Gildot acaba a viver só dessas querelas, então perde a sua força."

É inegável que se observa muitas vezes este padrão de reacção no GilDot. Faz-me sempre lembrar algumas discussões sobre Futebol onde cada um tem sempre o seu palpite a dar e o dá da forma mais exaltada possível. Aqui acontece o mesmo, muitos ficam (talvez inconscientemente) a roer-se por não terem o acesso que o Paulo Querido tem a um meio de comunicação em massa, e mal podem não se contêm em dar as suas pedradas. É bom criticar, mas da maneira certa e não de uma forma primária como muitas vezes é feito.

É claro que estas oportunidades de mandar umas bocas para o ar sem pensar muito, e quando o ar ainda cheira a sange, são as que levam mais gente a participar (aliás é se calhar o cheiro a sange que me está a estimular esta escrita). Acho que tudo isto se resolve com um sistema de moderação entre os leitores que permita premiar as intervenções de jeito e que remeta para niveis de menor visibilidade as bocas ociosas que não digam nada de jeito. E tudo isto, "graças a deus" da forma mais democrática possível.

Não é por causa destas rave parties que se deve pensar que o Gildot é só feito disto. Há muita gente que dá boas contribuições e que tem a coragem de se expor com comentários tecnicos. Mais uma vez, a vantagem das bocas, é que não obrigam o tipo que manda a boca a tentar ir ele para o campo chutar a bola e ver se sempre sabe como fazer melhor.

Animem-se, se isto fosse a televisão o GilDot era só rave parties e nunca se escrevia nada de jeito. Assim, isto só acontece de vez em quando, para nos lembrar de como é a feita a natureza humana.

De novo os parabéns ao Paulo Querido por ser um dos poucos jornalistas que tem a coragem de se expôr nestas arenas.

(ninfomaniaca) Re: Porque baixam o nível do Gildot (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 27-03-00 10:09 GMT (#864)
(Utilizador Info)
Mais outro a querer moderação... e lápis azul, já agora?

Algo que não percebo em Portugal é esta mania que agora se instalou: todos querem proibir qualquer coisinha -- livra!!

Sejam livres. Não chateiem. Vão proibir para o r@io que p@...
(Anónimo) Re: Porque baixam o nível do Gild (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 27-03-00 14:16 GMT (#948)
(Utilizador Info)
Não é bem proibir, é mais construir aterros para as lixeiras :-)
(Cármen Arez) Re: Porque baixam o nível do Gildot? (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 27-03-00 16:56 GMT (#1028)
(Utilizador Info)
Carisimo Paulo,

Não quero ensiná-lo a fazer o seu trabalho, tem concerteza conhecimentos que eu não tenho, nem mesmo para dizer se o seu trabalho jornalístico é bom ou mau, mas...acha que, e usando as suas palavras, “um público que é pouco ou nada conhecedor das profundezas técnicas da net” ficou esclarecido com o seu artigo? Veja, o pai “X” que lê o artigo mencionado vai achar que o seu filho “até aprende eventualmente umas coisas” ou que pelo contrário “anda a gastar dinheiro nestas porcarias”?
Infelizmente, quer por falta de conhecimentos quer por alguma DESinformação, a maior parte das pessoas associa a “net”, nas usas várias formas (WWW, IRC, etc.), a um ambiente menos próprio para os seus filhos. Ainda à bem pouco tempo li um artigo na BIT sobre um relatório da ONU onde era mencionado que a Internet fomenta o uso/consumo de drogas existindo sites onde se explica os “métodos de produção” e onde inclusive se podem comprar “kits” para produção de Marijuana em casa...Se calhar, digo eu, nesse artigo não era referido que todas as coisas da vida, boas ou más, passam pela educação que se dá aos filhos, pelo tempo que se investe na formação do seu carácter, na possibilidade de saber distinguir o que é bom do que é mau. Infelizmente isso também não era referido no seu!
A Net, e o IRC, tem de tudo!
O IRC tem pessoas que valem a pena e outras que “nem por isso”...o tão falado “mundo virtual” não é muito diferente do “real”, está é de certa forma mais exposto porque as suas “portas” estão completamente abertas permitindo assim a livre (entre “”?) comunicação e troca de ideias. Seria talvez mais virtuoso o tal “público pouco ou nada conhecedor” saber que pode, ao custo de uma chamada local falar em tempo real com alguém que está por exemplo na Austrália ou em Hong Kong...Não é a “net” e neste caso o IRC que faz as pessoas...cada um de nós só extrai a informação pedida, no caso - só tem aquilo que procura. Se entrou no canal #sexopratodos não vai concerteza esperar que se fale de ponto cruz...mas os 100% de utilizadores da PTnet, ou de outra rede com os mesmos canais, são livres de não “entrarem” no canal.
Paulo Querido, uma pergunta (e um repto se o quiser aceitar como tal): Porque não procurou saber quem/o quê gere “a” rede portuguesa de IRC? Porque não procurou saber da legalidade do artigo 7º do seu regulamento, sobre o qual eu própria escrevi pelo menos um post aqui no Gildot? Não interessaria mais aos leitores do EXPRESSO, como eu contribuintes portugueses, saber se o dinheiro dos seus impostos é ou não usado pela FCCN?
O IRC, neste caso a PTnet, não tem só coisas más. Tem pessoas muitíssimo interessantes, com as quais eu aprendi muitas coisas, tem IRCops que desempenham as suas funções em consciência, etc. Basta saber filtrar...ninguém tem uma conversa com ninguém, por mais horrorosa que seja se não houver interesse na mesma. Se a coisa se tornar abusiva basta fazer /ignore [nick].
E agora deixe-me que lhe diga Paulo que, tal como o Marco Santos, eu preferi ler o seu artigo (apesar das limitações que lhe achei) a ler certos comentários...não acho porém que o Gildot perca força por causa desse ditos comentários nem que os deva censurar. Afinal “liberdade de imprensa” e liberdade de expressão passam por ai, não concorda?? “Vozes humanas bem ou mal”...

Cármen Arez aka KUIKY

(Paulo Trezentos) PQ, IRC e sonhos de uma noite de (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 27-03-00 11:11 GMT (#890)
(Utilizador Info)
Vivam!

Claro que sempre que há um artigo sobre IRC no gildot, o número de posts "explode".
Não é motivo para surpresas, pois metade deste país utiliza intensivamente o IRC, enquanto se falarem sobre "Software engineering" isso apenas diz alguma coisa a 5% dos utilizadores do GilDot.
Agora, é mt interessante ver que apesar de tantas linhas (e pois claro, LB) muitas questões continuam em aberto. Questões que podiam aqui ser discutidas ou "investigadas" por um jornalista. Pq ser jornalista é mesmo isso, não é? Esclarecer. Informar. Divulgar.
Então aqui ficam as questões...

1.- Quem é que gere a PTnet. A FCCN continua a patrocinar? É a UA está à frente do WG que a gere?
Neste momento acho que a PTnet está bem gerida e ultimamente os casos polémicos de gestão têm ocorrido em muito menor número que há uns tempos atrás. Mas o limbo em que estamos pela indefinição da gestão da rede só favorece quem pretende vê-la prejudicada.

2.- Mas pq é q os responsáveis da PTlink fazem um marketing tão intensivo/agressivo?

A PTlink não se consegue impor pela qualidade (estabilidade, lag =0,...)? É pq as críticas destrutivas que se ouvem dos gestores da PTlink só a desfavorecem.

3.- Pq é que "batem" tanto no Paulo Querido?
Preferem ter artigos sobre "Windows 2000: estabilidade e segurança" do Eurico da Fonseca?
Entre os artigos dele, com o devido desconto, e o que estamos acostumados na imprensa de informática (Exame Informatica...) não tenho dúvida sobre os que prefiro.
Isso não invalida que os artigos dele sejam um pouco sensionalistas. Porque o são. IMHO, a Rita Hasse-Ferreira (Publico), Nuno Barata & Miguel Maio (A Capital) e Pedro Figueiredo (ex-bit) sempre trataram a questão Win Vs. Linux com mais sobriedade.

4.- Existem contra-indicações na utilização do IRC?
Aqui sugiro que dêem uma vista de olhos a trabalhos de Sociologia do ISCTE ou ao Livro do Gustavo Cardoso, "Para uma Sociologia do Ciberespaço" (Celta editores).
Nos primeiros encontrarão uma opinião técnica sobre virtudes, atropelos e vícios do IRC. No segundo, uma perspectiva muito interessante sobre comunidades virtuais.

Perguntarão agora: Porquê "sonhos de uma noite de verão" no título?
Os títulos do Gildot são como os "topics" dos canais de IRC: quanto mais sensionalistas, mais pessoas entram no canal/artigo. ;-)

Abraços.

Paulo Trezentos (AKA Tintim, já que estamos numa thread de IRC).
(Vitor Domingos) Re: PQ, IRC e sonhos de uma noite (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 27-03-00 12:17 GMT (#922)
(Utilizador Info)
Ora finalmente um post que mereca um comentario.

Eu quando mandei este artigo foi para ver a quantidade de vIRciados que o iriam ver. Ou seja sao muitos...

Quando vemos que um simples artigo, com algumas palavras inflamam um certo tipo de gente, em deterioremento de outros muitos mais importantes, como referido de Software engineering.

Daqui so podemos tirar uma conclusao, todos ou quase todos, os que visitam a gildot, pertencem a comunidade de irc.

De certo que as questoes levantadas neste post, sao importantes... Mas quantas vezes foram elas perguntadas ou debatidas aqui e que nao obtiveram resposta nenhuma ??

Claro que nao posso responder as perguntas que faz, decerto que as consegue obter mais rapidamente visto o iscte ter um servidor de irc na ptnet...

A ptlink nao faz publicidade agressiva, nem tao pouco intensivo. Pelo menos pelo que sei, visto que agora nao pertenco a ptlink. Sei sim que comeca a meter "nojo" as noticas que so visam uma rede e deixam as outras todas de parte. Para isso e preciso combater. Quando a publicidade esta a favor de um certo sentido, tera que se lutar contra ele para conseguir alguma justica e liberdade. Pelo que sei a ptnet parece a microsoft em temos de dominio de mercado.

Bater no paulo querido ?? Como refere ele e um jornalista, logo tera que fazer uma publicacao imparcial, visando todas as identidades, bem como nao entrar em artigos de opiniao.
Isto faz-me lembrar uma seccao da Ciberguia, referida de irc, que era ou ainda e dirigida pelo Paulo Pinto aka Gatilho aka Xeon.
Na qual era so referido a Ptnet como a rede de irc, e uma outra a cosmos, visto sendo o gatilho ircop la. Nao tenho nada contra as outras redes, apenas acho que quando se faz parte de um corpo editorial, tem de se manter imparcial. Ora isso nao existe em portugal, todos os que pertencem a revistas / jornais, tentam puxar a brasa a sua sardinha.
A titulo de exemplo tambem, existe uma revista americana de seu titulo "boot" onde eles fazem uma analise completamente imparcial de produtos e servicos. E preciso se estar nos estados unidos para se obter imparcialidade ?

Contra indicacoes no uso do irc ???
Ora para ter um nick e estar no irc de certo que leu o livro que refere, porque senao nao estava la. Eu nao li, e certamente irei ler. E talvez consultar o meu medico.

Um abraco,
Vitor Domingos aka Badfile
(Paulo Trezentos) Re: PQ, IRC e sonhos de uma noit (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 27-03-00 17:04 GMT (#1060)
(Utilizador Info)

> Claro que nao posso responder as perguntas que faz, decerto que as consegue obter mais rapidamente visto o iscte ter um servidor de irc na ptnet...
E que juntamente com outros colegas meus tive o prazer de o montar/linkar. :-))
Agora as respostas às perguntas que lancei podem ser dadas por diferentes pessoas. Tu próprio já contribuiste para algumas delas.


Como refere ele e um jornalista, logo tera que fazer uma publicacao imparcial, visando todas as identidades, bem como nao entrar em artigos de opiniao.

Até que ele podia fazer um artigo de opinião que ninguem lhe levava a mal. Afinal, eles são jornalistas, mas também humanos. A única objecção a dar uma opinião própria, é se nesse artigo se proponham à partida a ser isentos.
Mas neste caso, nem houve nenhuma opinião muito subjectiva.
Era apenas um artigo "leve" acerca do IRC.
IMHO, útil para quem esteja de fora do IRC (sim..acreditem que nem toda a gente costuma parar no IRC) perceber um pouco melhor do que se trata.


Quando a publicidade esta a favor de um certo sentido, tera que se lutar contra ele para conseguir alguma justica e liberdade.
Pela positiva. Sempre pela positiva.

(Anónimo) Re: PQ, IRC e sonhos de uma noite (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 27-03-00 18:44 GMT (#1086)
(Utilizador Info)
(...)Afinal, eles são jornalistas, mas também humanos (...)

Caramba, meu caro Trezentos...
Também somos humanos?!

De repente, fizeste-me sentir um personagem de kafka. Costumam é chamar-nos abutres, não insectos... :)


Marco Santos aka RadioACTIVE X
aka jornalista

(Paulo Trezentos) Re: PQ, IRC e sonhos de uma noit (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 27-03-00 22:38 GMT (#1120)
(Utilizador Info)
Caro Santos,

>>Afinal, eles são jornalistas, mas também humanos (...)
>Caramba, meu caro Trezentos...
>Também somos humanos?!

LOL...
Mas não vejo aonde é que a minha afirmação denegriu a classe...
Muitos leitores parece que acham que os jornalistas não podem ter opinião. Eu acho que podem. E como "seres humanos" (entre aspas ;-) ) tem igual liberdade de expressão.
Desde que bem definido o que é opinião e o que são factos. (Note-se que esta conversa não tem nada a ver com o artigo do Paulo Querido...).

Paulo Trezentos aka Tintim
aka CAJAS (Comissão Apoio dos Jornalistas a Seres-humanos)
(Marco Santos) Re: PQ, IRC e sonhos de uma noite d (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 28-03-00 0:14 GMT (#1178)
(Utilizador Info)

Esclarecido, claro!

Deixa-me contar-te uma história:
Há uns anos, quando estava a começar na profissão, deparei-me com uma situação que me pareceu revoltante. Não vou entrar em pormenores, mas devo dizer que me deu voltas ao estômago. Maçarico como era, não sabia muito bem se devia ser "imparcial", custasse o que custasse, ou se devia tomar uma posição quando escrevesse o artigo (uma reportagem, não uma crónica). Nessa altura, tive a sorte de falar do que sentia com um daqueles jornalistas mais velhos que (olha bem a raridade) de facto OUVE o que tens para dizer. A resposta dele foi simples e ficou até hoje: "Um jornalista tem o direito à indignação". Pronto. Tão banal, tão simples e tão verdadeira, não achas? Foi suficiente. Fim de história. Fim? Não. Esqueci-me da moral da história: por vezes temos de ser abutres, mas isso não significa que tenhamos de apreciar a refeição. Às vezes, até nos é permitido o luxo de a rejeitar.
Isto já nada tem a ver com o artigo do PQ, colega que eu nem sequer conheço, mas tem a ver também com ele como profissional - e com todos nós.
Por último, esclareço que não pensei que a tua intenção fosse denegrir a nossa imagem. Mas acho essa tua Comissão uma ideia simpática, porque por vezes confundimos profissionalismo e desumanidade, pessoas e tiragens.

Um abraço de um windows user e assíduo frequentador do Gildot

P.S. - Tintin era um repórter, sabias?

(Marco Santos) Re: Ops... (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 27-03-00 18:46 GMT (#1108)
(Utilizador Info)
... Esqueci-me de mostrar o BI...
(Vitor Domingos) Re: PQ, IRC e sonhos de uma noite (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 27-03-00 21:21 GMT (#1116)
(Utilizador Info)
Certamente...

Mas entao discordamos do que ??
Ou estamos todos de acordo ??

"Agora as respostas às perguntas que lancei podem ser dadas por diferentes pessoas"

E essas pessoas nao sao as que aceitaram a linkagem do iscte ???
Nao sao as mesmas que coordenam a rede a qual pertences ??
Como ircadmin ? ircop ? Nao podes pedir tu explicacoes ?

Decerto que nao serei eu, um simples user que as irei obter.

Em relacao aos jornalistas, eu discordo! Ou estamos numa publicacao isenta e imparcial ou em artigos opiniao. E pelo que li aquele nao foi um artigo de opinao. Visto aparecer numa seccao dedicada.

Agora do ponto de vista dos "outsiders", sim, foi um bom artigo de opinao acerca de uma rede de irc.


Agora concordo que se faca publicidade sempre pela positiva. Mas a outra rede de irc, sempre fez publicidade pela negativa ? Ou serao os obstaculos que encontra no caminho que a leva a um outro tipo de publicidade?

IMHO

(XeOn) Re: PQ, IRC e sonhos de uma noite de verão (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 27-03-00 23:06 GMT (#1160)
(Utilizador Info)
Vivam.

Uma correccao que se impoe:

-A seccao na Cibergui@ (passo a publicidade) era sobre IRC/PTnet (sempre o dissemos, dado estarmos mais familiarizados com essa rede)
-Nao coordeno/coordenei a seccao. Sempre fui somente 'mais um' a escrever para la'. Por ter conseguido uma sequencia 'interessante' (eu acho :p) de artigos, durante varias semanas o nosso nome apareceu la'...
-Qualquer pessoa e' livre de enviar para la' um artigo (tal qual fizemos).
-Tive de facto uma O-Line na Cosmos (que pedi ao dono da maquina (Bird.. um []) para retirar ao fim de 2 semanas, dado nao ver futuro no projecto. Antes disso ainda estive envolvido no projecto PTnext.
-A PTlink foi alvo por 2 vezes (se nao me falha a memoria - corrige-me Lamego ;-) ) de referencia nos 'artigos' por nos (eram 2 pessoas) escritos, sendo um dos mesmos sobre os Services da rede. Obviamente, como nao era 'cliente' da PTlink, nao iria escrever tao extensivamente sobre ela como escrevi sobre a PTnet (ate' porque os problemas com que nos defrontamos diariamente na PTnet no que toca a duvidas de users devem ser um pouco diferentes das sentidas na PTlink - questao de dimensao, suponho).
Nao e' questao de imparcialidade. No caso da referida revista e dos referidos artigos, a minha participacao sempre foi particular, sem nenhum apoio da PTnet, falando sobre o que estou 'a vontade para falar.

Cumpz
(Paulo Querido) Re: PQ, IRC e sonhos de uma noite (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 27-03-00 15:35 GMT (#966)
(Utilizador Info)
Sensacionalista - eis um rótulo que nunca tivera, nunca desejei e preferia ver longe de mim. Mas percebo o que queres dizer ao aplicá-lo.
(Lá que sempre gostei de uma BOA flame, gostei:>)
Obrigado por meteres uma visão crítica honesta e um ganda balde dágua gelada sobre esta discussão da treta.

(Anónimo) Re: PQ, IRC e sonhos de uma noite (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 27-03-00 22:46 GMT (#1136)
(Utilizador Info)
>ganda balde dágua gelada sobre esta discussão da >treta.

DISCUSÂO DA TRETA!!!!?!??!?! tem mais respeito pelos users do GilDot que têm de certeza absoluta muita mais experiência do que tu não venhas dizer que isto é uma treta, vê lá se te metes na linha ó meu, não basta dizeres merdas e ainda vens prá ki chamar nomes ao people...
(João Luís Marques Pinto) Re: PQ, IRC e sonhos de (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 27-03-00 16:10 GMT (#984)
(Utilizador Info)
Porque é que sempre que se fala de problemas da PTnet, vocês metem a PTlink pelo meio ? Será que isso anda assim tão mal que já andam numa de bode expiatório ??? Em relação à qualidade da PTlink em relação à PTnet só tenho uma coisa a dizer, ou nunca foste à PTlink ou não tens frequentado a PTnet ultimamente.... mais uma vez... é tão bom falar do que não se sabe munido apenas de palavras bonitas e ideias absurdas.

(Paulo Trezentos) Re: PQ, IRC e sonhos de uma noit (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 27-03-00 16:54 GMT (#1002)
(Utilizador Info)
Caro,

Lamento não teres percebido o meu post.
Pára. Le-o novamente. Pensa.
Eu não critiquei a PTlink.
Pessoalmente, até penso que é muito util e contribui para que os utilizadores tenham mais opção de escolha.
O que eu disse, e que o teu post veio reforçar, é que não leio críticas construtivas do tipo: temos uma gateway para a brasnet, nao temos lag, permitimos que os IPs se vejam para facilitar a identificacao de utilizadores, temos melhores services, bla bla bla...
O que eu constantemente leio, são críticas negativistas e destrutivas. Se bem que uma parte dessas críticas possam ser válidas, sem uma parte construtiva vcs acabam por criar uma má imagem.
Percebeste agora?
Força com a PTlink. Existe todo o espaço para ela desde que tenham a moderação de opiniões que vos torne credíveis.

Um abraço.
(Vitor Domingos) Re: PQ, IRC e sonhos de uma noite (Pontos:0)
por Utilizador do gildot em 27-03-00 17:01 GMT (#1036)
(Utilizador Info)
Certamente que houve um mal entendido do joao pinto.

Agora tanto se ouve criticas destrutivas da ptlink como da ptnet.

Todos nos sabemos os podres de cada rede.

Agora quando se pode falar das coisas boas ??? E em imparcialidade??

Volto a relembrar que a ptlink, por um post deste senhor, colocou a pouco tempo uma novidade dos services, o newsserv.
Pelo menos sabemos como as coisas vao por la. Ate no freshmeat existe a source. Agora da ptnet... ??
Indique-me um site para eu saber dos updates ? novidades ?

Um abraco,
Vitor Domingos aka Badfile

 

 

[ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]