gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Drivers
Contribuído por js em 0:33 16 March 2000
do departamento o-segredo-é-a-alma-do-negócio(?)
Hardware Gimp diz "Um medo que afecta os fabricantes de hardware é se fornecerem specs do seu material para o pessoal desenvolver drivers em OpenSource é que estes possam vir a ser copiados pelos rivais. Devemos aceitar binários (de specs fornecidos sob NDA's) ou juntarmo-nos a projectos tipo o UDI? Artigo na LinuxWorld "

<  | teste  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
Tamos a brincar nao? (Pontos:0)
por em 8:31 16 March 2000 GMT (#20)
(Utilizador Info)
Espero que a pergunta fosse retorica...


Eu estou a usar o kernel 2.3.x, e se drivers de algum hardware meu fossem distribuidos como binarios, muito certamente viriam apenas para a 2.2.14, ou se calhar para a 2.2.12-20 (ou qq q seja o kernel que venha na distribuicao que a companhia possuir).


E obvio que um driver que nao seja compilavel e MUITO MA IDEIA por nao poder ser adaptavel ao nosso kernel. Se a creative libertou a source do driver para a SBLive quase de certeza que foi porque deve ter recebido muitas reclamacoes de


  • Nao ter drivers para linux
  • E mais tarde, de so haver drivers para o kernel X quando isso se resolvia distribuindo a source (que seria compilada para o kernel que fosse utilizado) que ate poderia ser melhorado.




    Conclusao: A creative passou da agua para o vinho nao so libertando a source, mas libertando-a da maneira correcta: sob a LGPL, se nao me engano.


  • Sem assunto (Pontos:0)
    por em 17:45 16 March 2000 GMT (#38)
    (Utilizador Info)
    Todos nos conhecemos a Creative, eles mesmos tomaram uma decisao do mesmo tipo, seis meses depois voltaram atras... Não me parece que a nvidia caia nesse erro... Se cair... tal como a creative vai ceder... é so uma questao de tempo... Penso eu!!
    NVIDIA? (Pontos:0)
    por em 20:11 16 March 2000 GMT (#50)
    (Utilizador Info)
    Que eu saiba, os drivers deles parecem-me bastante open-source...

    Já agora, antes que alguém venha c/ a história dos drivers "obscurated", isso só aconteceu no XF86 3.3.4, porque foi à pressa. No 3.3.5 e posteriores, os drivers são open source "normal".


     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]