gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
How To Install Zimbra Collaboration Suite (ZCS) On
Contribuído por scorpio em 08-03-07 17:15
do departamento messaging
Ubuntu Falko Timme escreve "This guide shows how to install the Zimbra Collaboration Suite (ZCS) on Ubuntu 6.10 (Edgy Eft) and 6.06 (Dapper Drake) server systems. Zimbra is a full-featured, open source collaboration suite - email, group calendaring, contacts, and web document management and authoring. It has a feature-rich AJAX web interface and is compatible with clients such as Microsoft Outlook, Apple Mail, and Novell Evolution so that mail, contacts, and calendar items can be synchronised from these to the ZCS server. It can also be synchronized to many mobile devices. ZCS makes use of many existing open source projects such as Postfix, MySQL, and OpenLDAP."

Procura-se programador de PHP | SAPO procura programador Javascript  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Apple
  • Falko Timme
  • This guide
  • Mais acerca Ubuntu
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Precisa de servidor dedicado (Pontos:1)
    por gc em 10-03-07 15:35 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Parece muito interessante. Pena é que precise de uma máquina dedicada só a isso. Pelo que li do tutorial parece que não podemos ter apache/postfix/ldap a correr na mesma máquina. Só por causa disso é pouco provavel que venha experimentar este produto.
    Re:Precisa de servidor dedicado (Pontos:1)
    por RaTao em 11-03-07 2:03 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Vou ser do contra:

    Quanto mais máquinas, melhor... Repara:
    Com todas as opções de virtualização que andam praí, instala cada um dos componentes numa máquina virtual. Quer dizer que para 1 zimbra podes precisar de umas 4 ou 5 máquinas virtuais. Assim, quando tiveres 1.000.000 de users podes ir passando as máquinas virtuais para máquinas físicas dedicadas sem grandes alterações tanto nos servers como na rede/desktops/etc.

    Eu tenho máquinas (virtuais) a correr uns míseros 20 processos... Só para as poder mudar, quando precisar, sem grandes disturbios.

    paz,
    ratao
    Re:Precisa de servidor dedicado (Pontos:1)
    por gc em 11-03-07 14:21 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Isso é muito bonito em teoria, mas na practica precisas de _gerir_ 4 ou 5 máquinas em vez de apenas uma. Isto para não falar da RAM adicional que isso gasta. Não é grande vantagem IMHO.
    Re:Precisa de servidor dedicado (Pontos:2)
    por [Cliff] em 11-03-07 20:06 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com/~cpinto
    De um lado a complexidade, do outro o desperdício... hhhmmmmmmmmmmm.

    ---
    Este espaço pode ser seu...
    Re:Precisa de servidor dedicado (Pontos:2)
    por gass em 11-03-07 21:24 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://www.otiliamatos.ath.cx/~gass
    olha, experimenta http://www.bongo-project.org
    Cumps-
    Gass
    Re:Precisa de servidor dedicado (Pontos:2, Esclarecedor)
    por RaTao em 12-03-07 0:19 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Eu também não gosto de ter que gerir mais máquinas do que o necessário... Mas neste caso não dá trabalho nenhum. Instalas uma versão "server" (aka minimum/etc). Com um debian isto ocupa uns 100MB e faz-se com uma linha de comando (debootstrap). Guardas esta imagem.

    Duplicas a imagem, mudas o hostname, IP, chaves do ssh e instalas o package que queres, imagina o ldap. Depois poe no cron.daily um apt-get update && apt-get upgrade -s | mail -s "`hostname`-updates" eu@example.com (claro que usas o ssmtp, não o sendmail ou o postfix). E está a andar.

    Repetir para o SMTP, SQL, apache, etc.

    Queres passar para a versão seguinte? Faz mais uma máquina virtual, faz update do serviço, usa um IP qualquer de teste, vê se funcionou bem e só depois é que instalas na máquina de produção. Mesmo assim deu o berro? Pega na imagem da máquina virtual que fizeste 2 mins antes de tentar o upgrade e faz um restore. É uma máquina virtual. Nem precisas de estar na consola para mudar de centos para ubuntu ou para fazer um restore TOTAL.

    Em relação à RAM... O XEN usa mais um bocadito de RAM (e oferece vantagens em muitos casos) mas tens outras soluções que não te gastam RAM, praticamente (10MB para um init, syslog, cron e ssh?). Há muitas hipóteses, mas podes começar pelas mais simples: as zones do solaris ou o linux-vserver. Oferecem ambos mais de 99% da performance que o "host" oferece.

    Se quiseres mesmo ser preciosista podes dar uma vista de olhos no rpath, que conjugado com virtualização é um espetáculo.

    Virtualização ainda tem outras vantagens, mas não te vou secar mais. Mais cedo ou mais tarde vais passar a usar :-) Especialmente para o caso de que estavas a falar (eheheh tenho que manter isto minimamente on-topic): teste de software.


    paz,
    ratao
    Re:Precisa de servidor dedicado (Pontos:1)
    por nvieira em 11-03-07 8:17 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Tenho o zimbra a correr numa maquina virtual (Xen based).

    A unica coisa que precisas, dependendo do que vais realmente fazer é ter memoria q.b. e storage suficiente.

    No meu caso, o host é realmente generoso (8GB RAM), embora tenha alocado apenas 2GB para o zimbra VM.

    funciona bem, ninguem se queixa.

    Se não quizeres ir tão longe (ambiente de produção), penso que eles teem uma VMWARE image online, que podes sacar, instalar e testar.

    O argumento que dás para não testares o produto é um pouco inválido nos dias que correm.

    cheers,
    --nvieira

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]