gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Alinex em PC's out-of.the-box
Contribuído por scorpio em 07-01-07 3:09
do departamento distros
News AliAli escreve "Caros, vi esta noticia este fds.

Nem sabia que isto existia.
Estando a Caixa Magica a desenvolver o posto tipico para o Min. Justiça e haver outros projectos paralelos qual a vantagem de termos cada vez mais uma heterogeneidade de OS's? Contratos de Manutenção? Financiamento para desenvolver projectos? "

World domination -- fast! | Revista Linux  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • esta
  • Mais acerca News
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    2 oportunidades em campos diferentes (Pontos:3, Interessante)
    por gass em 07-01-07 17:31 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.otiliamatos.ath.cx/~gass
    É verdade que nunca fui muito à bola com a caixamagica.
    Gosto mais da alinex. Mas também não me cativa.

    Porquê? ...
    Como utilizador de linux, considero ambos os projectos demasiado fechado em si mesmos, repulsando mesmo quem queira dar o seu contributo.
    A não habituação dos utilizadores na contribuição (nem que seja de bugs) pode ser prejudicial,pois não são habituados a dar qualquer feedback, que pode ser importante.
    Prefiro a alinex devido à sua base. Prefiro um sistema baseado em debian devido à grande contribuição que é possível dar (mas não é dada) ao projecto.
    Ainda mais porque, a nível de distribuições, debian é onde o desenvolvimento é mais aberto e, ao mesmo tempo mais rígido. Para quem tem uma distribuição baseada numa outra, é bom acompanhar todo o desenvolvimento efectuado.
    Reparem que, na minha opinião, claro, pouco seria de alterar numa distribuição debian base para termos um sistema português, previligiando os milhares de pacotes disponíveis directamente de um mirror debian. (aliás, no DebianPT já há muito que se traduz debian para português de portugal, onde poderão encontrar o manual de instalação para as cerca de 10 arquitecturas totalmente traduzido ( graças ao Miguel Figueiredo que o mantém).
    Estou por exemplo, a tentar contribuir para a "user interface" de gnome (isto é, a tentar ajudar a alterar certos aspectos de usabilidade, já que n dou 1 para a caixa em termos de design), a tentar adaptar aquilo que outras distribuições fizeram de bom e tentar encaixar em debian. Esse trabalho poderia ser ajudado pela alinex, por exemplo, visto que concerteza tem uma equipa que tem pessoal a tratar do aspecto gráfico e poderia, por exemplo, propor um bom bootsplash para debian (já para n falar em ajudar no aspecto gráfico) ...

      mas para n me desviar do assunto, embora queiram ambas as distribuições chegar ao QUERIDO mercado estatal, a alinex está a começar pelos utilizadores universitários e caseiros, ao invés de começar pelas empresas (que foi o percurso da caixamágica).
    Devido aos inícios diferentes, os seus alvos primários são diferentes e chegar a caixamágica a evora seria bem difícil ... assim, digamos que é a maneira de o interior evoluir.
    Cumps-
    Gass
    Deves estar a falar de outra Caixa Mágica... (Pontos:1)
    por DarkLord em 07-01-07 18:11 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    ... em particular no que se refere à contribuição dos utilizadores...Porque a que eu conheço tem vários mecanismos de contribuição.

    Ora vê lá estes sites:
    http://contribsoft.caixamagica.pt/
    http://comunidade.caixamagica.pt/
    http://contribdoc.caixamagica.pt
    http://contribware.caixamagica.pt/

    E todos estes links estão disponíveis a partir da página principal da Caixa Mágica por isso não há a desculpa de estarem escondidos, e foram todos anunciados em vários sitios, inclusivé aqui no GilDot....
    Re:Deves estar a falar de outra Caixa Mágica... (Pontos:3, Esclarecedor)
    por gass em 07-01-07 18:58 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.otiliamatos.ath.cx/~gass
    vou refutar dizendo o seguinte:

      - há quanto tempo existe caixamágica? há existem as referidas plantaformas?

    Se um utilizador quiser seguir um certo pacote em debian:

    partindo daqui: http://packages.debian.org/pacote

    http://bugs.debian.org/pacote
    http://packages.qa.debian.org/pacote
    http://changelog.debian.net/pacote

    Podes ainda saber o estado da performance do mantainer:

    http://qa.debian.org/developer.php?login=mail@maintainer.com

    Consultar TODOS os arquivos que já estiveram em debian:

    http://archive.debian.net

    Listas:

    http://lists.debian.org

    wiki:

    http://wiki.debian.org

    Próprio Sistema Base para desenvolvimento de projectos:

    http://alioth.debian.org

    svn, cvs, arch, bazaar ... também disponíveis ... alguns com rss feeds disponíveis para acompanhares um desenvolvimento em particular ...

    canais de irc com developers disponíveis.

    etc, etc, etc ...

    Falta 1 coisa: Suporte Oficial em Portugal.
    Cumps-
    Gass
    Re:Deves estar a falar de outra Caixa Mágica... (Pontos:3, Interessante)
    por gass em 07-01-07 20:16 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.otiliamatos.ath.cx/~gass
    Ah ... com estas críticas não quero dizer que a caixamagica não é um projecto inválido ... Muito pelo contrário, no entanto a sua adopção poderia ser maior se o método de trabalho pudesse ter sido diferente. Isso levou a que a "malta do gildot" não adopte a distribuição ... e tanto quanto sei (li algures nas notícias) no MJ nem tudo é caixamagica ... existe muito suse por lá ... e quiçá outras distribuições.

    A existência de um variado número de distribuições não abona muito a favor do linux, pois quem cria software para esta plataforma caba sempre por apenas adoptar 1, normalmente Redhat ou suse ( e daí percebo a adopção da suse, por parte caixamagica).
    Em suma ... Continuem a melhorar.

    Cumps-
    Gass
    Re:Deves estar a falar de outra Caixa Mágica... (Pontos:1)
    por DarkLord em 07-01-07 20:28 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    percebo perfeitamente as tuas criticas, mas infelizmente a realidade em Portugal não é essa... existe muito pouca gente em Portugal a interessar-se pelo desenvolvimento em Linux... e a Caixa Mágica ainda é uma distribuição portuguesa... Logo é natural que por muitos mecanismos de colaboração que sejam feitos acabam sempre por não ser utilizados como nós queríamos...

    Seja como for, acho que colaborar em projectos internacionais como o KDE e Gnome, que como tu, felizmente existem alguns portugueses a meter as mãos na massa já é muito bom para nós... infelizmente muitos não consideram a CM grande o suficiente para ajudarem directamente, o que é uma pena pq podiam fazer ambas as coisas e todos aproveitávamos.... Quanto aos utilizadores do Gildot não usarem muito Caixa Mágica.. bem também diziam quando ela nasceu (e continuma a dizer sempre que se fala da CM aqui) que não ia durar muito.. e cá andamos... ;-)
    Re:Deves estar a falar de outra Caixa Mágica... (Pontos:2)
    por gass em 07-01-07 21:10 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://www.otiliamatos.ath.cx/~gass
    Eu digo que caixamagica vai ter cada vez mais adopção, ainda por cima porque foram dos primeiros a prestar suporte de qualidade a linux. Além disso são a primeira empresa a ter guias de formação, assistência ... são uma mini redhat, mini novell.

    Quanto ao pessoal a interessar-se ... o pessoal que se interessa e interessava quando o lançamento da caixamagica, é pessoal que quer ajudar e meter mãos à obra ... ver o que o pessoal anda a fazer, criticar ... e muitas vezes ajudar.
    Não me parece que desde o início tenha havido essa abertura por parte da caixa mágica. (nem o existe por parte do alinex.

    Eu, como interessado em ajudar ... gostaria de melhorar os sistemas que acho melhores.
    É escusado reinventar aquilo que está inventado e estabelecido e adaptar às nossas necessidades.
    O sistema de desenvolvimento que mais gosto é o de debian, devido à qualidade da distribuição, quantidade de pacotes distribuidos e um lyfe cycle de 1 ano. É estável e é desenvolvida com o objectivo de ser "customizada", o que facilmente de se consegue. Dá uma boa base para distribuições derivadas (ou CDDs - custom Debian Distributions).
    A caixamagica deve fazer o mesmo com a suse (senão, devia), benefíciando assim dos seus suportes de segurança, por exemplo.
    Em Debian, penso que para refazer a distribuição, não era necessário alterar mais de uma dúzia de pacotes (nomeadamente instalador e adaptação do desktop). Para além disto, era reforçar as traduções e o desenvolvimento de aplicações de configuração (caso do xlucas ou outros).
    Beneficía-se assim de mais de 15000 pacotes instalaveis directamente de debian (onde a caixamagica poderia alterar e distribuir alguns com o seu nome) e manter essas mesmas alterações (que com debs isso é facilitado).
    Cumps-
    Gass
    Desafio (Pontos:2)
    por gass em 07-01-07 21:44 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.otiliamatos.ath.cx/~gass
    ... Reli o teu post e lanço um desafio.

    Vamos supor:
      - Tenho uma empresa de informática que distribui versões PAGAS de caixamágica e lhes dá suporte.
      - Não gosto da forma como é suportado determinado parâmetro em determinado pacotes, ou pacotes

    como eu faço para:
      - contactar quem mantem o pacote de modo a expor as minhas dúvidas.
      - voluntariar-me a manter esse pacote e/ou outros gratuitamente com a ajuda do pessoal da caixamágica ( de forma a possibilitar aos elementos da caixamagica garatirem a qualidade do trabalho).
      - trabalhar junto da caixamagica por forma a conhecer o seu roadmap (n precisa ser todo) e assim influenciar a tomada de decisões que beneficiem os meus clientes.

      - Desenvolver aplicações específicas para os meus clientes, para inclusão na caixamagica, com o suporte do pessoal da caixamagica.

    Eu sei que a caixamagica "não é" um projecto totalmente aberto, no entanto, já aqui têm afirmado que sim. Gostaria assim, de saber o que se pode, ou não, fazer e de que forma.
    Cumps-
    Gass
    Re:Desafio (Pontos:1)
    por DarkLord em 08-01-07 10:07 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Então é assim:

    Quanto a contactar a Caixa Mágica, a trabalhar connosco e a conhecer o nosso roadmap (pontos 1 e 3), é só contactar-nos das formas normais (mail, telefone, fax) através dos contactos que estão no site, e responderemos a todas as questões colocadas, como sempre fizemos sempre que recebemos contactos desse género.

    Quanto a ter colaboradores externos para a manutenção de pacotes (ponto 2)... é mais complicado, porque nunca teremos a garantia de continuidade dessa colaboração (o que acontece se for preciso uma actualização de segurança urgente desse pacote e o colaborador não se encontra disponível... não é um empregado, não o podemos forçar a nada, e vamos continuar sempre dependentes da sua boa vontade e disponibilidade). Julgo que a nível de manutenção de pacotes (oficiais, ou seja aqueles a que nós damos suporte e que vão incluídos no CD/DVD) a única forma de manter o nível de qualidade é ser a distribuição a mantê-lo. É assim com quase todas as grandes distribuições (exceptuando talvez debian e não podemos comparar o número de utilizadores e/ou colaboradores da CM com debian....).
    Quanto ao último ponto, nós já fazemos isso, e faremos com qualquer empresa/pessoa que queira ver uma aplicação em particular disponível para CM. Como exemplos tens:

    Evaristo
    Arkeia
    Gestix

    Quanto ao facto da CM não ser totalmente aberta, estás enganado. Todo o nosso código fonte da distribuição está disponível através do ContribSoft (vê o link no meu primeiro post), e é nesse trunk que estamos a continuar o desenvolvimento (que está mais parado agora devido ao facto de a última versão ter saído à relativamente pouco tempo). Quanto às appliances, fornecemos o código aos clientes delas que o requeiram, bem como a toda a gente que nos contacte directamente com esse pedido. Só não está disponível directamente de forma para fornecer aos clientes que as adquiram mais valias para o seu produto na forma de facilidade de acesso ao código fonte em detrimento dos não clientes.
    Re:Desafio (Pontos:2)
    por gass em 08-01-07 13:29 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://www.otiliamatos.ath.cx/~gass
    quanto aos pontos 1 e 2 ... a pergunta era de carácter informal. Numa qualquer empresa o seu roadmap não é divulgado, no entanto considero que seria importante verificar quais os desenvolvimentos previstos (da parte de interessado em suportar caixamagica). No fundo, o que tem a caixamagica que me impede de ir directamente ao opensuse e suportá-lo em vez de caixamagica.

    Pois, acredito que possa existir desleixo por parte de quem se oferece para manter, é por isso que eu não estava a falar em qualquer pessoa, mas sim de alguém em que tenham confiança (não é enviar um email hoje com o pacote em attchment ... é ter um contacto continuado com a caixamagica e ter a autorização de propor pacotes, ou empacotar).
    Falo disto porque imagino que o trabalho da caixamagica a suportar pacotes e verificar actualizações de segurança (já nem falo de novas versões upstream) deve ser enorme. Noutras distribuições utilizam-se os voluntários e pratica-se a adopção de voluntariado de modo a que se atinja uma melhor rentabilização de recursos humanos. É melhor ter um voluntário de confiança a manter meia duzia de pacotes, do que ter 1 pessoa com centenas.
    Posto isto, daí o conselho de debian (não, não quero dizer que TÊM que mudar, pois presumo que n mudem), em que manteriam um conjunto mínimo de pacotes, podendo até a caixamagica possuir um mirror de debian como seu.
    Quanto às aplicações externas, conheço as aplicações em causa e sei que vêm com a caixamagica, o que eu agradeço, dada a falta de aplicações específicas fora do contexto geral das distribuições. Aquilo que estaria a propor era algo do género: gostaria de desenvolver uma aplicação de X (X seria do interesse da caixamagica), porém necessito de alguém que supervisione o seu desenvolvimento (devido à maior experiência em desenvolvimento do pessoal da caixamagica, estes teriam a função de rever ou ajudar em situações em que o proponente se sentisse em dificuldade). Era uma mais valia.

    Eu não digo que abram o vosso código (não o têm que fazer) no entanto não vejo (tal como no alinex) passos que permitam um maior interesse pelo software. O alinex ainda tem lá um sistema de bug report, a medo (que aquilo é mais spam que outra coisa, o que revela o quanto ligam aos bugs reportados) a caixamagica nem isso.
    O que estou a querer dizer é que embora possa não ser um projecto aberto, que ao início e mesmo agora tenta ser mas não o é, dada a natureza do software, os interessados em suportá-lo (instalá-lo e utilizá-lo) podem ajudar a resolver problemas em diálogo directo com quem produz a caixamagica e não apenas utilizar o telefone/email de suporte.

    Desejo uma boa continuação do projecto, que sobretudo já nos representa a nível de projectos europeus.
    Cumps-
    Gass
    Quanto a Bug Reports... (Pontos:1)
    por DarkLord em 08-01-07 14:11 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    ... temos o sistema implementado no site do Contribsoft... Para colocar um novo é só ir a:

    http://contribsoft.caixamagica.pt/trac/newticket

    Para ver os actuais é ir a:

    http://contribsoft.caixamagica.pt/trac/report

    e clicar em "Active Tickets" para ver os tickets abertos neste momento..... E obrigado pelas criticas e sugestões. Posso não concordar a 100% com algumas (como é natural ;-) ) mas acho que é através de discussões deste género que conseguimos avançar.
    Re:Quanto a Bug Reports... (Pontos:2)
    por gass em 08-01-07 18:34 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://www.otiliamatos.ath.cx/~gass
    sim... já estive a ver ... já conhecia ... até lá deixei um comentario hoje ...

    Só lhes digo: continuem, claro!
    Vi que o xlucas passou de qt para gtk.
    Também vão suportar mais gnome do que kde?
    Cumps-
    Gass
    Re:Quanto a Bug Reports... (Pontos:1)
    por DarkLord em 09-01-07 0:38 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    O xLucas e o xLicas sempre foram GTK.. não estavas atento ;-)

    A próxima fase vai ser passar tudo de GTK1 para GTK2.. coisa que já devia ter sido feita há bastante tempo, mas o trabalho é muito e o tempo é pouco ;-)
    Re:Quanto a Bug Reports... (Pontos:2)
    por gass em 09-01-07 19:32 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://www.otiliamatos.ath.cx/~gass
    LOL ... realmente não estava.

    Quando testei caixamagica, KDE era o wm por defeito.
    Logo, depreendi que QT era o toolkit utilizado. (não dei pelas diferenças).

    Já agora, penso que já viram tanto o gnome control center do gnome, como aquele que vem no opensuse 10.2 / SLES desktop ...


    Cumps-
    Gass
    Qual é a Placa grafica? (Pontos:1)
    por mikexilva em 08-01-07 2:20 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    segundo estes sites:

    http://www.researchcafe.net/content/view/1054/2/
    http://www.linuxedge.org/?q=node/62&PHPSESSID=379a750a964848288c6efada41079386

    falam numa Placa Gráfica VGA PCIe x16 128MB/256MB
    Qual será esta placa, e será que tem drivers OpenGL com aceleração por hardware?

    Boa iniciativa, estava a ver que nunca mais acontecia... (a nível nacional) esperemos que tenha sucesso e que outras marcas/distros sigam o exemplo.
    ja agora... (Pontos:1)
    por bk em 08-01-07 13:40 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://preto.pt.vu
    Ja que estamos a falar do alinex nao percebo porque ainda nao disseram nada sobre a revista-linux http://www.revista-linux.com

    aqui no Gildot, Erros havér Num Pode
    Re:ja agora... (Pontos:2)
    por gass em 08-01-07 18:37 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://www.otiliamatos.ath.cx/~gass
    Realmente ... já tinha passado por ela e tinha a sensação de que já a tinha subscrito. bem ... espero que seja uma ideia com pernas para andar.


    Cumps-
    Gass
    Re:ja agora... (Pontos:1)
    por bk em 08-01-07 18:40 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://preto.pt.vu
    se nao cair na critica do gildot... mas ate agora...parece que nao

    aqui no Gildot, Erros havér Num Pode
    Re:ja agora... (Pontos:2)
    por Specimen em 08-01-07 20:06 GMT (#16)
    (Utilizador Info)

    Sinceramente, aquilo que se diz no Gildot tem pouca ou nenhuma influência e tende a ter cada vez ainda menos. Pouca gente seria leva a sério que se 'atira' para aqui hoje em dia.


    'In the future, the oppression will come in increasingly subtle forms'.

    Re:ja agora... (Pontos:2)
    por gass em 08-01-07 20:08 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://www.otiliamatos.ath.cx/~gass
    até se atiram coisas boas ... ou que fazem pensar, às vezes ... É preciso é seleccionar.
    Cumps-
    Gass
    .. (Pontos:2)
    por nmarques em 09-01-07 7:28 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    Não me espanta em nada, nem tão pouco são pioneiros... Há muitos anos que uma empresa de Aveiro tem a opção de Linux pré-instalado na aquisição de um PC. Esta mesma empresa, em Fevereiro de 2001 ao lado da SuSE GmbH patrocinaram um evento que trouxe mais de 400 pessoas ao Centro de Congressos de Aveiro, organizada pelo PLUG (Portuguese Linux Users Group).
    E naqueles tempos, era mto mais dificil do que é hoje... Todos falam como se o Linux hoje em dia estivesse demasiado atrasado no tempo, e seja em muito inacessivel... Há uns 8/9 anos atrás era muito diferente.

    Não deixa de ser uma iniciativa, e como muitos disseram antes, que muitos mais se sigam.
    --
    Nemo timendo ad summum pervenit locum
    ... (Pontos:2)
    por ajc em 10-01-07 22:45 GMT (#277)
    (Utilizador Info)
    ...

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]