gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Teletrabalho em PT
Contribuído por npf em 09-11-06 15:35
do departamento work@home
perguntas anj0 escreve "

Trabalho actualmente numa empresa portuguesa relativamente bem sucedida. Encontro-me, no entanto, insatisfeito com diversos factores - salário, mentalidade dos gestores, etc etc. Posso tentar mudar de emprego mas, por cá (e não estou interessado em ir para UK!), as oportunidades fora de Lisboa escasseiam. Para além disso, muito provavelmente, iria encontrar os mesmos problemas noutra empresa qualquer.

Alguém me sugeriu "Porque não tentas o teletrabalho?". Investiguei e... em PT não abundam partidários deste tipo de emprego. Alguém tem experiência nisto? Partindo do princípio que sou um bom profissional na minha área (IT), quais são os riscos de trabalhar para uma empresa qualquer (eventualmente estrangeira) em regime de telecommuting? Consigo continuar a ter 2 refeições por dia, a ter dinheiro para tabaco e a pagar a casa? "

SITIC - mais uma feira das vaidades | TeK aberto ou erro de programação?  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • anj0
  • Mais acerca perguntas
  • Também por npf
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    empresa (Pontos:1)
    por polido em 09-11-06 15:40 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://yaba.borga.tv
    Boas, por akaso tenho um kolega no regime de teletrabalho e não está nada insatisfeito, com o trabalho em si, mas a nivel pessoal é komplicado... aborrece-se... mtas vezes vem para a nossa empresa, volta e meia vê-lo no café a programar... é komo tudo... tem o seu lado bom e mau...
    Se kisers o nome da empresa entra em kontacto kmg.
    Ya_Ba - There's no such thing as right or wrong, only fun and boring...
    Re:empresa (Pontos:2, Engraçado)
    por rncp em 09-11-06 20:57 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Boas, por akaso eskrever assim é komum na tua empresa(ou kom azar, até mesmo norma)? É ke se for, é melhor eskecer!
    Re:empresa (Pontos:1)
    por anj0 em 09-11-06 23:40 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    e... como é que entro em contacto contigo?
    Re:empresa (Pontos:1)
    por polido em 10-11-06 11:59 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://yaba.borga.tv
    Tempo a mais no IRC/MSN :|
    Lamento, mas também não vejo qual o problema de escrever daquela forma, lá estaria com a cabeça no ar...
    anyway... a empresa é www.desafio-global.pt
    Cumprimentos,

    YaBa
    Ya_Ba - There's no such thing as right or wrong, only fun and boring...
    Eu também queria mas... (Pontos:1)
    por delphzao em 09-11-06 16:49 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Mas a oferta é praticamente inexistente (falando de empresas em Portugal). Aquela vantagem de uma pessoa não ter de gastar energias (tempo/dinheiro) para se deslocar para o trabalho é uma mais valia tão grande. Penso que é igualmente uma mais vália para as empresas que poderiam encontrar com mais facilidades pessoas que respondam ao perfil desejado (e que não residem na capitak, por exemplo). E temos que admitir que na area das IT é tão simples a implementar que não se entende a não existência de mais oferta.
    Re:Eu também queria mas... (Pontos:2)
    por Gamito em 10-11-06 16:41 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://blog.gamito.org
    Há muuuuuitas situações em que o teletrabalho é impossível.

    Mário Gamito
    blog.gamito.org
    Re:Eu também queria mas... (Pontos:1)
    por delphzao em 10-11-06 23:00 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Para desenvolvimento de software não vejo assim muitas. Onde trabalho actualmente fazemos isso em sistemas em vários sitios da Europa. E consegue-se. Claro que de ves em quando tem de haver uma deslocação fisica, mas muitas decisões passam pelas audioconferências.
    Teletrabalho (Pontos:2, Informativo)
    por nullpt em 10-11-06 14:12 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    A minha situação é mista. Trabalho numa das maiores empresas R&D em portugal e tenho a possibilidade de trabalhar de casa em certas circunstancias. Tenho accesso á intranet/laboratorio da empresa via VPN, é exactamente igual estar sentado na empresa ou em casa.

    O problema é que para ires trabalhar para casa ou tens que sentir os primeiros sintomas de doença (prevenção médica), tenhas problemas do foro familiar (greve na escola do teu filho, tens que ficar com ele em casa), não ter meio de transporte para vires trabalhar (greve de transportes publicos, tens o carro na revisao) ou então tens que ter uma razão valida e muito boa para ficares em casa a trabalhar.

    O argumento mais utilizado para trabalhares na empresa é o trabalho em equipa.
    Na minha opinião, com as tecnologias existentes não precisas de estar ao pé do pessoal da tua equipa para trabalhares em equipa :)
    Re:Teletrabalho (Pontos:2)
    por Cyclops em 11-11-06 16:22 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    O argumento mais utilizado para trabalhares na empresa é o trabalho em equipa.
    Na minha opinião, com as tecnologias existentes não precisas de estar ao pé do pessoal da tua equipa para trabalhares em equipa :)
    Concordo contigo e com o princípio geral, mas as perguntas são outras:
    1. estão os teus chefes preparados para os trabalhadores distantes?
    2. estão os teus colegas preparados para as tecnologias existentes?


    No emprego é-me extremamente difícil fazer com que os meus colegas de equipa utilizem o wiki e repositório subversion, mesmo com autenticação integrada, ferramentas "pipis" que se integram com o Windows deles, etc.

    Continuam a vigorar os .txt's, .xls's e blocos de notas escritos a lápis e papel que cada um tem perdido no seu disco duro ou mala. Trabalho colaborativo já não é com eles, quanto mais à distância.

    Se algum deles ler este texto e souber quem eu sou, tenha em atenção que estou a generalizar :)
    Re:Teletrabalho (Pontos:2)
    por gass em 12-11-06 2:04 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://www.otiliamatos.ath.cx/~gass
    eu vou fazer uma formação esta semana no meu departamento (universidade) para colegas e docentes para como utilizar subversion e trac, pois instalei lá um servidor propositado a trabalho colaborativo e partilha de código/informação.

    É que a maioria ... isto é, todos menos eu, não sabe sequer que existem servidores de versões, quando mais que podem ter o trabalho deles todo direitnho sem terem que se chatear ... é engraçado vê-los bater com a cabeça nas paredes quando aquela alteração que fizeram e que já não se lembram qual lixou a aplicação toda e vão ter que refazer TUDO ... é engraçado!!!
    Cumps-
    Gass
    O Teletrabalho em .pt é como eu fiz... (Pontos:2)
    por Gamito em 10-11-06 16:40 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://blog.gamito.org
    ... vir para Lisboa.
    O resto é conversa.

    Mário Gamito
    blog.gamito.org
    Eu cá gosto :p (Pontos:1)
    por Shana em 11-11-06 20:58 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Estou em regime de teletrabalho com a Novell, no projecto Mono, e até agora estou a adorar. Tenho muitos menos gastos porque posso comer quando me apetece, não preciso de me deslocar para lado nenhum, nada de picar pontos nem de aturar ritmos de escritório.

    Claro que não é para toda a gente, porque é bastante mais solitário do que se trabalhares num escritório, não tens os colegas, as conversinhas de café, os almoços em grupo, etc. Como eu também não sou muito disso, não me chateia nada :p

    Não sei se em portugal tens muita sorte em teletrabalho, mas também não tens de te limitar ao nosso cantinho, as empresas estrangeiras pagam normalmente mais, e a tempo e horas, sem as confusões portugas do costume. Tens é que procurar bem, porque as oportunidades de trabalho não estão nos sítios normais... podem ser recrutamentos em mailing lists, ou trabalho vindo de biscates que faças em rent-a-coders e afins. É preciso investir mais do tempo para fazer contactos e arranjar projectos até que caia uma coisa boa no colo.

    shana
    gone crazy, back soon, leave message
    Re:Eu cá gosto :p (Pontos:1)
    por being em 12-11-06 18:25 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    Nice :) Já agora, comoe é que conseguiste isso ?

    Comecei uma dieta, cortei a bebida e comidas pesadas e, em catorze dias, perdi duas semanas. - Joe E. Lewis

    Re:Eu cá gosto :p (Pontos:1)
    por Shana em 13-11-06 1:52 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Andava a monitorizar as listas do Mono e o Miguel de Icaza mandou um mail pra lista a dizer que estavam a recrutar, quem estivesse interessado que respondesse. Respondi, fiz uma entrevista tecnica por email, e contrataram-me. Eh. Foi giro :p

    shana
    gone crazy, back soon, leave message
    (Pontos:1)
    por Cardeal em 15-11-06 11:46 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Trabalho também numa empresa onde o tele-trabalho é "fomentado". As aspas porque este fomento existe em teoria, mas na prática não. Em outros países do mundo a empresa contribui para gastos de trabalhar em casa (DSL, impressora, papel, etc). Aqui em PT nada, só em teoria. De qualquer maneira, se estiver em casa poupo 80 km de deslocações... dá para o DSL. Mas o factor mais importante é mesmo o trabalho em equipa, aquele que não é formal. Ou seja, na empresa, durante um intervalo para café, num encontro ocasional, numa conversa inesperada, num almoço, podem surgir ideias, informações, relevantes para o negócio. Algo que nao se consegue num MSN/IRC ou semelhante.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]