gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Site de Torrents fechado
Contribuído por AsHeS em 01-06-06 11:27
do departamento ilegal?
Teenagers com demasiado tempo livre... A polícia Sueca fechou aquele que era considerado um dos maiores site de indexação de torrents, o The Piratebay. Depois de mais de 50 polícias terem feito rusgas a 10 locais, confiscaram vários computadores e detiveram três pessoas. A indústria de entertenimento mostrou-se satisfeita com a acção levada a cabo, pois considerava este site uma das maiores fontes de pirataria de música e filmes.
Por outro lado, os responśaveis pelo site dizem que não estavam a cometer nenhuma ilegalidade, pois não possuiam ficheiros ilegais nos seus servidores; eles apenas referenciavam a localização dos ficheiros ilegais e controlavam os uploads/downloads. Os tribunais vão agora decidir quem tem razão.

Impostos para SMS e E-MAIL | Ubuntu 6.06 já nas bancas ...  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • The Piratebay
  • Mais acerca Teenagers com demasiado tempo livre...
  • Também por AsHeS
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    e que tal um pouco de apoio... ;) (Pontos:2)
    por blind em 01-06-06 17:00 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Pirate Shop ....
    agora a sério ... no site deles eles têm a seguinte mensagem
    SITE DOWN - WILL BE UP AND FULLY FUNCTIONAL WITHIN A DAY OR TWO...
    ... é esperar para ver ...

    Real pirates dont steal ... they share ;)
    Ora tomem! (Pontos:1)
    por Valjean em 01-06-06 17:09 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://republico.estv.ipv.pt/~lbruno/

    "Ah e tal, não estamos a fazer nada de ilegal..."

    Pois, mas se não encontrarem um sítio onde meter os trackers, ninguém vai buscar os filmes, não é?


    --
    Luís Bruno
    Re:Ora tomem! (Pontos:2)
    por Cyclops em 01-06-06 17:43 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    So what? Informação agora é ilegal?
    Re:Ora tomem! (Pontos:2)
    por [Cliff] em 01-06-06 20:04 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com/~cpinto
    hmmmmm só mesmo para te picar: então se eu der albergue a um assassino, não devo ser responsabilizado? E se arrendar a casa a dealers de drogas, não devo ser responsabilizado.

    Eu acho é que a malta tem de parar de ser choramingas e tomar responsabilidade pelos seus actos. Quem não quer ser chamado de ladrão não tem de fazer downloads ilegais. Quem não quer ser responsabilizado por distribuir links para conteúdos piratas, só tem de aplicar uma regra que impede que alguém publique esses .torrent.

    Acho que não é difícil de perceber a ideia.

    O que é um facto é que actualmente ninguém quer ser responsabilizado por nada.

    "Ah e tal, eu fiz o download do último album dos Tool porque os mamões da editora deviam ir roubar para a estrada".

    Nestes casos, os nossos amigos têm algumas opções:

    1. ouvir na rádio, como se fazia dantes

    2. ouvir em sites como o pandora.com

    3. simplesmente juntar o graveto e comprar o album



    Agora, usar a desculpa esfarrapada do "é por culpa daqueles malandros" é que tem de acabar.

    Mais ainda, tem-se a hipótese de comprar exactamente aquilo que se quer ouvir. P.ex., no iTunes compra-se música a música e é tudo legal.

    Enfim, desculpas para fazer o mal há sempre e o que é triste é que é esse o espirito que se cultiva actualmente.

    ---
    Este espaço pode ser seu...
    Re:Ora tomem! (Pontos:2)
    por blind em 02-06-06 9:57 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    penso que o teu exemplo não está correcto quando dizes:
    "...então se eu der albergue a um assassino, não devo ser responsabilizado? E se arrendar a casa a dealers de drogas, não devo ser responsabilizado. "
    No caso do piratebay ... eles não albergam um assassino ou um dealer de droga ....
    "apenas" têm a morada deles ...
    eu vejo aquilo como sendo as páginas amarelas ...
    já agora ... só pra te picar ... se comprares gato por lebre numa empresa que descobriste nas páginas amarelas .... quem é que responsabilizas ... a empresa ou as páginas amarelas ???
    Re:Ora tomem! (Pontos:2)
    por Mindstorm em 02-06-06 22:20 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://www.mndnet.org/
    já agora ... só pra te picar ... se comprares gato por lebre numa empresa que descobriste nas páginas amarelas .... quem é que responsabilizas ... a empresa ou as páginas amarelas ???

    Ou melhor ainda, se comprar uma arma ilegal ou um PC com windows "pirata".

    De qualquer forma não é grande analogia, enquanto em geral as páginas amarelas são uma fonte de informação sobre empresas legítimas, todos sabemos que a esmagadora maioria dos torrents nestes sites são ilegais. Eu sou pro-partilha, mas esse argumento não pega. Ou se reconhece o direito a partilhar ou efectivamente o que eles fazem é (em termos práticos) o mesmo que ter os ficheiros.

    Mindstorm
    Re:Ora tomem! (Pontos:1)
    por linc em 03-06-06 20:20 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    Então e qual é o teu argumento? :o)

    heheh
    Re:Ora tomem! (Pontos:2)
    por Cyclops em 02-06-06 21:57 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    então se eu der albergue a um assassino, não devo ser responsabilizado? E se arrendar a casa a dealers de drogas, não devo ser responsabilizado.
    A comparação que fazes diminui mais a gravidade dos horrendos crimes que descreves do que aumenta a gravidade do mal menor que é alguém dizer onde e como obter uma cópia (mesmo que ilegítima) de uma obra.

    Devias ter vergonha.
    Re:Ora tomem! (Pontos:1)
    por GreatBunzinni em 01-06-06 21:52 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    E depois? Quem comete os crimes (caso sejam no seu país. felizmente cá em Portugal não é) é que é responsável por eles. Se se comete um crime usando um produto/mecanismo, quem faculta esse produto/mecanismo não é responsavel pelo crime. Se assim fosse os armeiros seriam culpados de homicidio.
    Re:Ora tomem! (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 01-06-06 22:55 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Nas próximas eleições concorres para deputado ? Com essa categoria de raciocínio, arranjo maneira de votar 10 vezes em ti !

    "One of my main interests is Research & Development. R&D is the basis for Innovation, which couldn't exist without it"
    4GR dix it ! Uauuuuuuuu!
    Re:Ora tomem! (Pontos:2)
    por HiTek DeVil em 03-06-06 1:52 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    Erm..... desde que eu tenha conhecimento do crime que esta a ser cometido (neste caso um crime que se prolongou durante muito tempo) e nada fizer, sou tao criminoso como os que cometeram o crime... nunca ouviste o dito "tanto e' criminoso quem rouba como quem fica 'a porta"?

    Ah... e nao me venhas dizer "ah, mas e se vir uma pessoa a ser esfaqueada na rua, por acaso vou-me por 'a frente de quem esfaqueou e dar ordem de prisao?" nao, mas se nao telefonares para o 112 a pedir auxilio podes muito bem ir a julgamento se fores identificado por nao te prestares a tal acto (e que analogia perfeita: tens conhecimento de um crime a ser cometido, e nao avisas as autoridades...).


    HiTek DeVil
    Re:Ora tomem! (Pontos:1)
    por GreatBunzinni em 03-06-06 13:10 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    Erm..... desde que eu tenha conhecimento do crime que esta a ser cometido (neste caso um crime que se prolongou durante muito tempo) e nada fizer, sou tao criminoso como os que cometeram o crime... nunca ouviste o dito "tanto e' criminoso quem rouba como quem fica 'a porta"?

    Aquilo que a piratebay fazia e ainda faz (a página já voltou online) é indexação de conteúdos disponiveis na internet. Aquilo que a piratebay faz é exactamente aquilo que uma google, yahoo, sapo, aeiou e outros fazem e tal como a piratebay, esses motores de busca também indexam fontes que distribuem obras sem a devida autorização dos detentores dos direitos. Ao acusares a piratebay de ser criminosa por indexar conteúdos sem a autorização dos detentores dos direitos então também estás a chamar de criminosos todos os motores de busca que alguma vez existiram. Mais ainda, páginas como a google ( com google video e o seu imenso cache) são directamente violadores de direitos de autor, pois elas próprias guardam os conteúdos nos seus servidores.

    Além disso, convém ter a noção que a legislação nacional não depende de ditados populares. Ainda bem que não é.

    Por fim convém ter cuidado quando se fala de "crime". É que em certos países, onde Portugal está incluido, o acesso a obras sem autorização do detentor dos direitos não é crime. O acesso desautorizado a obras protegidas está devidamente protegido no código de direitos de autor e de uma forma bem clara. Por isso convém ter a noçaõ que a ideia que downloads são crimes cá em Portugal é um disparate.

    Re:Ora tomem! (Pontos:2)
    por HiTek DeVil em 10-06-06 19:58 GMT (#26)
    (Utilizador Info)
    Erm... acho que percebeste o que eu quis dizer mas andas ai com semantica para dar a volta 'a questao (vulgo "fazer de parvo"): Nao e' o facto de indexar que e' crime, o crime advem de teres plena consciencia que estas a fomentar o crime real. Claro que quando os meninos forem a tribunal vao alegar que nao tinham conhecimento do conteudo indexado, e se nao existir provas em contrario, sao ilibados, mas isso nao torna as coisas mais simples... simplesmente deixam-nos ir em liberdade porque tal alegaram...
    E vais-me dizer que sites como o piratebay (que nome adequado), supernovas e afins, que quem gere esses sites nao tem conhecimento do que esta' a indexar (sim... entao o supernova, com os indices divididos por series, filmes, jogos, e depois com os nomes das series e afins para ajudar na indexacao)...

    O acesso a obras sem autorizacao do detentor dos direitos nao e' crime, sim, certo... mas reproducao/copia (quer seja parcial ou na integra) em que nao haja autorizacao previa e'. Logo se eu fizer um download e tiver consciencia de que o que eu ali tenho nao e' meu, e de que nao tenho qualquer tipo de autorizacao do detentor dos direitos para ter uma copia, entao sim, e' crime.

    Mas para os mais incautos podem sempre ler a legislacao em vigor:

    http://www.gda.pt/legislacao_complementar/transp_03.html
    http://www.gda.pt/downloads/codigo_direito_de_autor_republicado.doc

    Ah... esqueci-me de referir que violacao dos direitos de autor e' crime publico, logo nem e' preciso queixa do detentor dos direitos de autor (nem este pode chegar a acordo extra judicial... basta lembrar o caso recente do "download de musicas", em que eles inicialmente queriam chegar a acordos extra judiciais, mediante o pagamento de um valor, e nao o puderam fazer).

    De novo, deixo isto bem acente: nao e' o download em si que e' ilicito, mas o facto de teres uma copia ilegal do conteudo da obra. Alegar desconhecimento da lei nao ajuda muito perante um tribunal.


    HiTek DeVil
    Vai por esse caminho vai... (Pontos:1)
    por JorgeBush em 03-06-06 11:23 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Se instituires o recolher obrigatório pelas 21h é natural que hajam menos assaltos à noite.

    Os indexadores de torrent indexam tudo, quer ilegal quer completamente legal.

    Já agora, as motas vão ser proíbidas. É com elas que se fazem roubos por esticão.
    Re:Vai por esse caminho vai... (Pontos:2)
    por [Cliff] em 03-06-06 13:40 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com/~cpinto
    Dito assim até parece que a indexação de torrents ocorre de forma automática. Get a grip... os torrents são disponibilizados manualmente no servidor.

    ---
    Este espaço pode ser seu...
    Re:Vai por esse caminho vai... (Pontos:1)
    por JorgeBush em 03-06-06 14:19 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    Ah ok, então muda para:

    "Todo o servidor que tenha um sistema de indice de torrent tem coisas ilegais e completamente legais".

    Julguei que os leitores daqui não precisassem dessas clarificações.

    Além a disso a diferença de por um url num tracker é imensa em comparação com arranjares alguém que faça um link para uma página tua web, para ser apanhada no google.

    Btuga (Pontos:2)
    por Lamego em 01-06-06 21:37 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://software.pt-link.net
    Eu já estou a ver onde vai parar o btuga...
    Re:Btuga (Pontos:2)
    por blind em 02-06-06 10:07 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    com a agravante do serviço que eles têm - Pr¤mium - que a troco de alguns euros (5¤/mes) ...
    deixas de ter problemas de niveis ...
    ora isto a meu ver já é mais do que umas simples "páginas amarelas"....
    Re:Btuga (Pontos:2)
    por Lowgitek em 02-06-06 10:23 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Surpreende me e porque aquilo ainda funcione...

    Não dá para entender


    Ao Orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda (Prov. 16:18)
    Back online (Pontos:2)
    por raxx7 em 03-06-06 12:55 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Segundo o Grande Irmão já de volta on-line.
    Pelo que parece, a policia sueca levou tudo o que era servidor no datacenter do ISP, incluindo o de várias pequenas empresas que não tinham nada a ver com o The Pirate Bay.br
    pois, so que... (Pontos:1)
    por netshark em 04-06-06 11:20 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    A lei sueca torna explicitamente p2p legal. *Mas* a directiva de copyright Europeia (sim, ela existe) faz precisamente o contrario. Resta saber quem manda mais na suecia, a União Europeia, ou as leis nacionais.

    A policia pode é fazer jogo sujo, e procurar dentro desses servidores, algumas copias ilegais que tenham sido deixadas esquecidas ou armazenadas, depois ligar esse facto com os torrents e fazer uma acusação mais (in)decente.

    Os verdadeiros autores desta "obra" têm nomes e são bem conhecidos: RIAA, MPAA, IFPI, etc...
    E devem ter chateado bastante as autoridades suecas estes meses todos.

    Que é que vao inventar agora? Que havia pornografia infantil no servidor, pq tinham indexação para ela? Essa anedota pegou aqui ao lado, talvez pegue na Suecia.

    É mais um ponto para os $lobbies$.

    Tubarao

    Re:pois, so que... (Pontos:2)
    por raxx7 em 04-06-06 13:31 GMT (#21)
    (Utilizador Info)
    A EUCD não "faz" nada por si. Os paises membros da UE é que, obrigatóriamente, têm de actualizar a sua legislação de direito de autor para estar em harmonia com a EUCD, coisa que a Suécia fez há cerca de um ano. E segundo a revista lei sueca, a troca de conteúdos sem autorização do autor é ilegal.

    Re:pois, so que... (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 04-06-06 14:14 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    "A lei sueca torna explicitamente p2p legal. *Mas* a directiva de copyright Europeia (sim, ela existe) faz precisamente o contrario. Resta saber quem manda mais na suecia, a União Europeia, ou as leis nacionais."

    Mandam as directivas da União, segundo o tratado de adesão à União Europeia, desde que não seja contrário ao direito constitucional de cada país...

    "One of my main interests is Research & Development. R&D is the basis for Innovation, which couldn't exist without it"
    4GR dix it ! Uauuuuuuuu!

    Re:pois, so que... (Pontos:2)
    por MacLeod em 05-06-06 3:34 GMT (#24)
    (Utilizador Info)
    No sentido estrito, as directivas da União não mandam nada. Só quando são transpostas para a legislação nacional. O tratado diz que os estados membros são obrigados a transpor as directivas para a legislação nacional, sob pena de multa. As directivas, que são apenas indicações, não têm de ser transpostas sempre da mesma forma, e existe alguma liberdade dos estados membros de alterar o texto.
    Re:pois, so que... (Pontos:2)
    por Cyclops em 05-06-06 8:33 GMT (#25)
    (Utilizador Info)
    Só que a Suécia não faz parte efectiva... :)

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]