gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
OPA da Sonae sobre a PT
Contribuído por scorpio em 08-02-06 23:05
do departamento opa-ou-contra-opa?
Portugal xeon escreve "Acho que nem é preciso links ... não há "media" em Portugal que não fale nisto...

Que acham da possibilidade, na perspectiva de consumidores e na perspectiva de "mão-de-obra" (sim, porque isto irá afectar o mercado ...)

E o que vai acontecer ao Clix e ao Sapo ?
À TMN e à Optimus ?
À rede de cobre e à rede de cabo ?
Aos "small-players" (ou melhor dizendo, "small-service providers" ?

Opiniões aceitam-se.

Cumpz,
"

Jornadas de Software Livre na Univ Évora, dia 8 Fev. | Novell lança Xgl e Compiz  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • xeon
  • Mais acerca Portugal
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    My two cents (Pontos:1)
    por Mulder3 em 09-02-06 0:06 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Na minha opinião, alguem vai ficar mesmo com a PT, devido ao facto de Bruxelas querer acabar com a Sonae. Quanto á OPA da Sonae em si, tenho as minhas dúvidas que a Autoridade da concorrencia autorize a fusão da Optimus e TMN. A Sonae diz que vende ou a TVCabo ou a PT Comunicações, muito sinceramente acho que vai optar por vender a TVCabo, usando a rede ADSL da PTC para oferecer serviços triple-play, a venda a TVCabo representa também uma grande concorrencia, uma vez que o futuro dono irá certamente apostar em serviços triple-play como faz a cabovisão, e a rede da tvcabo não é assim tão pequena. Quanto á VIVO, não tenho uma opinião formada, mas parece-me que muito do cash-flow da PT está a ser usado para financiar a VIVO o que não é bom. Também não percebo porque raio a PT e a telfonica apostaram no CDMA na vivo em vez de GSM, uma vez que as duas operadores possuiem grande know-how em GSM.

    Microsoft Windows: A 32bit extension and graphical shell to a 16bit patch to an 8bit operating system originally coded for a 4bit microprocessor
    Re:My two cents (Pontos:1)
    por Mulder3 em 09-02-06 0:07 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Onde está "devido ao facto de Bruxelas querer acabar com a Sonae", devia-se ler "devido ao facto de Bruxelas querer acabar com as golden-shares"

    Microsoft Windows: A 32bit extension and graphical shell to a 16bit patch to an 8bit operating system originally coded for a 4bit microprocessor
    Re:My two cents (Pontos:2)
    por Lowgitek em 09-02-06 0:36 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Por momentos assustei-me... Tava a ver o que teria bruxelas contra a sonae ehehe.

    Anyway, grande festarola essa. Já estou a ver a cara do pessoal que foi todo a correr para novis a "voltar" para a PT todos felizes da vida.

    Em relação ao negócio em si, o Sr. Belmiro não brinca em serviço, se não podes vencê-los, tenta os comprar, se não os podes comprar, arranja um amigo que te empreste o dinheiro, se não tens amigos, então com a instabilidade toda da tempestade, possa ser que se ganhe algum terreno, mau não seja pelo "prejuizo/lucro" causado pelo o abanão ;)

    Sempre a subir na minha consideração o Mister. Grande homem do norte... E essa foi especialmente ao amigo de lisboa, que tem a mania das bocas em relação aos empresários do norte!....
    Até os "OPAMOS CARAGO!" Hostil ou não vamos a eles! ora deixa cá ver a cotação de novo... weee..


    Ao Orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda (Prov. 16:18)
    Re:My two cents (Pontos:1)
    por Airegin em 09-02-06 10:36 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    A ler a tua sig depois de ler o teu último parágrafo... ironia deliciosa!
    Airegin
    Re:My two cents (Pontos:2)
    por MacLeod em 10-02-06 3:06 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Yep. Costuma acontecer.
    Re:My 1.8 cents (converted to ¤) (Pontos:1)
    por mikexilva em 09-02-06 2:22 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Então e não vamos ter de novo o problema do monopolio das telecominucações?

    O clix já teve melhores preços para os acessos ADSL de 2mbps, depois cortaram o trafego mensal para metade (10G para 5G) e mantiveram o tarifario.
    Depois aumentaram de novo para os 10G e oferecem chamadas gratuitas para numeros fixos dentro de determinados horarios, e subiram o preço do pacote.
    Mas podem faze-lo porque continuam a ter a melhor relação preço/serviço.

    Se o nosso paíz está tecnologicamente atraz de muitos outros que disponibilizam muita informação na internet, esta seria um bom principio de estudo para apanharmos o que os outros teêm para oferecer ao mundo.
    E penso que muita gente mesmo não tendo computador se tivesse um acesso ADSL oferecido ou financiado pelo estado provavelmente iria querer usa-lo.
    O projecto de uma mail-box para cada portugues parece-me que já explorava um pouco esta ideia, e seria um bom complemento.
    Eu acho que se queremos um "choque tecnológico" no paíz, deviamos incentivar as pessoas a aprender e aceder à informação disponivel na internet. Claro que tb existe muito lixo, mas se soubermos procurar e selecionar (talvez aqui fosse preciso uma mini formação) rápidamente descobrimos que temos nas pontas dos dedos a resposta para quase tudo o que se possa imaginar (seja tecnologia ou outras coisas mais comuns na vida).
    Basta pensarmos que só a internet tornou possivel (com a interajuda à distancia) o desenvolvimento de um sistema operativo capaz de trocar as voltas à Microsoft como é o caso do Linux.

    O ADSL é uma forma economica de adiar um investimento em infraestruturas como deve se ser, porque mais tarde o mais cedo vamos ter tudo em IP: TV/Radio, Telefone/Video-conferencia, Internet, Correio/FAX, Tele-trabalho, comunicação das contagens de Agua/Luz/Gaz, etc...
    E como o nosso paíz não é assim tão grande, talvez aqui fosse um bom ponto de partida para nos destacarmos com algum investimento.

    PS: já podias upgradar a signature;)
    Microsoft Windows Vista: 128bit visual interface for a 64bit virtualization of a 32bit extension and graphical shell to a 16bit patch to an 8bit operating system originally coded for a 4bit microprocessor unoptimized for dual core CPU's running a uni-arquitecture system, and not a single bit of utility.
    Re:My 1.8 cents (converted to ¤) (Pontos:1)
    por geelian em 09-02-06 15:26 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    O Clix não tem o melhor serviço nem em termos de preço nem em termos de qualidade. Eu pago 17¤ e alguns centimos por mês na Netcabo por Internet a 2 mbps, ja tive Clix a 2mbits e para além de ser mais caro é mais lento.

    -------------------------------------------

    Bill Gates is a very rich man today... and do you want to know why? The answer is one word: versions

    Re:My 1.8 cents (converted to ¤) (Pontos:1)
    por mikexilva em 09-02-06 21:08 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    No site da netcabo, o tarifario para os 2mbps custa cerca de 35¤ e tem 2G de trafego internacional.

    De qq forma, tb tens que pagar os canais de TV (mesmo que não estejas interessado) e se quiseres ter telefone tb tens que pagar a assinatura da linha (obrigatorio no caso do sapoADSL). Ou seja tudo somado deve exceder os 65¤.

    Seja como for se não tivesse aparcido o clix, muito provavelmente ainda estariamos todos com os ADSL da PT a 512k, e netcabo a 640k, incluindo o teu acesso. Ou então com cabovisão a 128k ou 256k...

    Re:My 1.8 cents (converted to ¤) (Pontos:1)
    por geelian em 10-02-06 12:35 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    Não consigo ver como é que o valor da netcabo ou da tvcabo somados excede os 65¤, de qualquer forma, sim é verdade que tens de ter televisão por cabo, mas haverá assim tantas pessoas com internet em casa que não tenham tv cabo ? seja ela cabo visão ou netcabo ? Em relação ao preço, o da netcabo, por tabela é o apresentado no site, mas eu, tal como todas as pessoas que conheço que têm netcabo, ligamos para a netcabo, dissemos que queriamos cancelar o serviço de internet e recebemos como contra proposta uma oferta de internet por 17¤ por mes, com 10gb de downlowad internacional e 20gb nacional, e esta oferta é muitas vezes superior ao que o clix oferece. Qualquer pessoa pode ter acesso a este preço, até porque a netcabo criou um departamento próprio no call center para este efeito, ou seja, qualquer cliente netcabo que ligue para la a dizer que quer cancelar o contracto leva com uma proposta milagrosa em cima. Quem não ligar so precisa de esperar uns meses para a tabela ser actualizada.

    -------------------------------------------

    Bill Gates is a very rich man today... and do you want to know why? The answer is one word: versions

    Re:My 1.8 cents (converted to ¤) (Pontos:1)
    por mikexilva em 11-02-06 4:19 GMT (#26)
    (Utilizador Info)
    Partindo do principio que há mais pessoas com telefone do que com tv-cabo estava a considerar que tens telefone, e queres tb ter tv e internet.

    "Qualquer cliente que ligue pode beneficiar do futuro tarifario":
    Suponho que isto quer dizer que quem não ligar ou não estiver informado continua a pagar mais.

    Quanto a isto há dois tipos de pessoas:
    1 - Agora baixaram-me o tarifario já fico muito mais satizfeito como estou.

    2 - Andei a ser aldrabado durante este tempo, e antes de existir cocorrencia, com o que pagava num ano a 512k agora podia usar 3 anos a 2megbits. Estes gajos que apareceram do nada é que tornaram isto possivel, e merecem a minha consideração. Se ninguem mudar pode deixar de existir esta concorrencia e volto ao tarifario que lhes apetecer.

    A segunda hipotese não é tão óbvia, mas se ninguem pensasse nela provavelmente os que escolheram a primeira hipotese tb não a tinham como opção.

    Re:My 1.8 cents (converted to ¤) (Pontos:1)
    por geelian em 13-02-06 1:17 GMT (#30)
    (Utilizador Info)
    Continuo a não perceber onde queres chegar. Simplesmente porque defendo a netcabo, sou um cliente satisfeito, não penso que neste momento pague muito tendo em conta as outras alternativas do mercado, não percebo onde há mal nisso. É tão simples como isto a minha opinião...

    -------------------------------------------

    Bill Gates is a very rich man today... and do you want to know why? The answer is one word: versions

    Re:My 1.8 cents (converted to ¤) (Pontos:2)
    por Lowgitek em 10-02-06 21:42 GMT (#25)
    (Utilizador Info)
    Esqueces-te foi de dizer que o mesmo tarifário corresponde a uma promoção da netcabo e limitado a nível de duração...


    Ao Orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda (Prov. 16:18)
    Re:My 1.8 cents (converted to ¤) (Pontos:2)
    por TarHai em 11-02-06 11:24 GMT (#28)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    Netcabo?

    Quando fui cliente netcabo (durante +2 anos) gastei quase tanto em net como em telefonemas para o apoio tenico a refilar.

    Havia alturas em que o modem do portatil era mais rapido que a netcabo.

    Sou cliente clix desde quase o inicio do servico, e devo dizer que nao tenho motivos de queixa.

    Pode ser que a netcabo tenha mudado muito desde entao, que ja tenham um servico que nao entope as 19h dos dias uteis, que ja nao tenham os limites de trafego, que o apoio tecnico resolva prolemas alem do reboot, pode ser que sim, mas eu nao quero saber.

    ## I should be working...
    Re:My 1.8 cents (converted to ¤) (Pontos:2)
    por 4Gr em 11-02-06 19:14 GMT (#29)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/~ei02069
    90% dos clientes do Porto estão sem Netcabo desde Terça-Feira ;-)

    E tenho amigos a trabalhar na Netcabo que testemunham o caos que as redes deles são. Óbvio que há excepções, há sempre uns clientes cujas células são partilhadas apenas por.. eles!

    Dominus vobiscum
    Re:My two cents (Pontos:1)
    por Airegin em 09-02-06 10:51 GMT (#6)
    (Utilizador Info)

    O que o tio Belmiro quer é a TMN e uma rede fixa, PTC ou TVCabo ainda não percebi. O resto é, como já ouvi dizer, para cortar às postas e vender. E assim se paga uma grande fatia da dívida contraída. Com o negócio de telecomunicações da Sonae a perder dinheiro e a Optimus a perder mercado, era isto ou morrer.

    Para quem anda aí a pregar as virtudes da concorrência e dos empresários nacionais e que isto é bom porque fica em mãos nacionais: 1 - caso a OPA tenha sucesso, o que acontece é concentração e um (novo?) monopólio; 2 - o Belmiro vai usar dinheiro espanhol, para depois vender partes da PT possivelmente a estrangeiros, possivelmente em parceria com os franceses, para devolver dinheiro, com juros, aos espanhois. Para além de que a Vivo, que contribui com uma percentagem muito elevada para os lucros da PT, ser despachada e representado um revés na internacionalização de uma grande empresa portuguesa.

    A única coisa boa que eu consigo ver nisto tudo, é que isto serve para chamar a atenção de que a administração da PT tem estado a dormir à sombra da bananeira, recebendo ordenados chorudos para não fazer mais do que estagnar a PT e fazer favores a amigos. Isto tem que acabar. A PT é das empresas portuguesas com capacidade para gerar mais riqueza para o país.


    Airegin
    Re:My two cents (Pontos:1)
    por tonidosimpostos em 09-02-06 23:54 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    E vende isso tudo a quem ? De repente toda a gente tem dinheiro para comprar "colossos" do mercado tuga.

    Tipico user @ gildot: if topic =~ /Bill Gates | MS | Microsoft/ then usermode(idiota-anti-MS) else shut_the_fuck_up
    Re:My two cents (Pontos:1)
    por Airegin em 10-02-06 12:37 GMT (#17)
    (Utilizador Info)

    Vês como sabes? Esse é que é o problema: vai tudo para mãos estrangeiras. A Vivo vai para a Telefónica. Para as redes fixas não devem faltar compradores estrangeiros entre as grandes operadoras europeias.

    E nós todos contentes porque o Belmiro é português... o Belmiro e a Sonae gostam mais dos Euros do que de Portugal e de nacionalismos líricos. E a verdade é que Portugal fica mais pobre.


    Airegin
    Um ponto provavelmente parvo...mas... (Pontos:2, Interessante)
    por linc em 09-02-06 12:07 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Ninguém pensou sequer que isto pode ser uma qualquer jogada com outros intuitos?

    Ora...a verdade é que qualquer oferta iria (tal como aconteceu) aumentar o valor das acções da PT.

    Suponho que foi nisso que a PT respondeu que a proposta era hostil e que o valor oferecido era baixo de mais para o que a empresa realmente vale.

    Isto faz-me pensar (que não percebo nada de economia), então quando uma empresa está cotada na bolsa não é o valor das acções que diz quanto a empresa vale? :o)

    A direcção está é com medo da compra porque lá se vai o tachinho...

    Quanto à minha outra teoria da conspiração, acho que isto pode ser também jogada *apenas* para destabilizar a PT.

    Se a sonae não compra *mas* fizer com que a PT seja comprada por outra empresa pode ser que algo mude com uma nova direcção.

    Não querendo defender ninguém, é um facto que todos nós (em especial pioneiros na internet em Portugal [hmm...todo aquele que se ligou antes do novo milénio...sem pseudo flatrates e sem alternativas]) fomos presenteados nestes últimos tempos com as excelentes ofertas da Novis.

    É também óbvio e *inegável* que a Sonae provocou um *BOOM* nas telecomunicações nacionais e está constantemente a abanar com os pilares de uma empresa que detem o monopólio das telecomunicações em PT.

    Em suma: estou confiante das boas intenções da Sonae (espero não estar errado :o).

    PS: a minha humilde opinião não aceita criticas! ;o)
    PS2: já agora, como desabafo, já alguém reparou nos constantes problemas de interligação entre rede fixa PT Novis?
    Tento fazer ligações da PT para Novis e sou presentado com uma doce voz que me diz "PT comunicações - de momento não podemos estabelecer a sua ligação, tente mais tarde!". Sumando isto ao facto da PT não ser nada meiga na portabilidade dos clientes para a Novis...volto a dizer: viva à Sonae! Revolucion oh'muerte :D
    Re:Um ponto provavelmente parvo...mas... (Pontos:2)
    por fhc em 09-02-06 16:17 GMT (#9)
    (Utilizador Info)

    Bem, de acordo com o código das OPA do CMVM, a PT está agora em gestão corrente até ao fim da operação.

    Francisco Colaço


    Quem não faz, ensina; quem não faz nem ensina, faz metodologia. Quem não faz nem ensina nem faz metodologia, faz futurologia.

    Re:Um ponto provavelmente parvo...mas... (Pontos:1)
    por tonidosimpostos em 09-02-06 23:52 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Se a cotação na bolsa reflectisse o valor da empresa, não estava cotada acima do preço oferecido pela Sonae...

    Qual é o boom que a Sonae provocou ? O mesmo boom que o Linux provocou ? Cotas de mercado a cair de "99%" para 90% ? Grande boom...

    A direcção da PT tem como dever principal, defender os seus accionistas. Se a direcção entender que a oferta é demasiado baixa (o valor atingido pelas acções confirma isso, dado que ng no seu perfeito juizo compra a um preço superior ao que vai vender), isso traduz-se em perda de valor para os seus accionistas. Logo, tem que estar contra a operação. Capiche ?

    Tipico user @ gildot: if topic =~ /Bill Gates | MS | Microsoft/ then usermode(idiota-anti-MS) else shut_the_fuck_up

    Re:Um ponto provavelmente parvo...mas... (Pontos:1)
    por humaneasy em 10-02-06 0:23 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://www.nocentro.com
    Isto faz-me pensar (que não percebo nada de economia), então quando uma empresa está cotada na bolsa não é o valor das acções que diz quanto a empresa vale? :o) - linc

    O valor real de uma empresa são os seus bens patrimoniais e intelectuais, o seu cash-flow, os seus futuros, o a confiança gerada pela sua gestão e pelo projectos em que está envolvida.

    O resto é tão especultivo como o preço do petróleo.


    Re:Um ponto provavelmente parvo...mas... (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 10-02-06 20:40 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    Quando não se sabe, fica-se calado. Segundo a tua teoria, como explicas o preco actual do Google ? Deve ser pq a server farm ou os escritorios valem milhoes de contos. Sabes o que é o goodwill ? Não ? Procura...

    Tipico user @ gildot: if topic =~ /Bill Gates | MS | Microsoft/ then usermode(idiota-anti-MS) else shut_the_fuck_up
    Evil Company (Pontos:1)
    por closer2 em 10-02-06 11:41 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Só vejo vantagens nesta (pseudo) compra.

    Um amigo meu à pouco mais de um ano, ao ouvir falar na "revolução" da Clix, comprou o Kit Adsl da mesma. Ao fim de três meses, ainda não tinha internet. Segundo a Clix, a PT tentava atrasar ao máximo a transferência. Fez tudo para que o cliente ficasse saturado da situação.

    Comprou o kit da sapo. Pra não falar que meses depois aceleraram a ligação de 512kbps para 2mbps (obrigado clix), como se devem recordar. Acredito que isto terá acontecido por este país fora. Não admira que a Sapo tenha capital para fazer estes anúncios todos engraçados. Recordo me de me sentir roubado sempre que os via.

    Sem dúvida que a PT actualmente é a nossa "Evil Company". Eu acho sinceramente que a PT nas mãos da Sonae só traria vantagens.

    Go Belmiro... In u we trust!
    Re:Evil Company (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 10-02-06 20:41 GMT (#23)
    (Utilizador Info)
    Quais vantagens já agora ?

    Tipico user @ gildot: if topic =~ /Bill Gates | MS | Microsoft/ then usermode(idiota-anti-MS) else shut_the_fuck_up
    Re:Evil Company (Pontos:2)
    por André Simões em 11-02-06 4:24 GMT (#27)
    (Utilizador Info) http://andre.catus.net
    Faz sentido, em vez de uma grande empresa e de outra mais pequena a fazer concorrência passaríamos a ter uma mega-empresa sem concorrência.

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

    ironia.. (Pontos:2)
    por seven em 10-02-06 13:21 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    a sonae é 5x mais pequena q a PT... e lança-lhe uma OPA. já falei ali com o manel da mercearia e aconselhei-o a lançar uma opa sobre a Sonae. ofereci-me para organizar a conferencia de imprensa.
    Re:ironia.. (Pontos:1)
    por bigs em 10-02-06 15:27 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    A proporção não é bem a mesma...

    ---
    Nuno Pereira - LESI - UM
    Re:ironia.. (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 10-02-06 20:42 GMT (#24)
    (Utilizador Info)
    So what ? Desde que tenha capacidade de pagar o financiamento não tem nada de novo. Um MBO faz-se exactamente dessa maneira, e a participação dos gestores no MBO é minima... É o poder e beleza dos novos instrumentos financeiros :)

    Tipico user @ gildot: if topic =~ /Bill Gates | MS | Microsoft/ then usermode(idiota-anti-MS) else shut_the_fuck_up
    De se lhe tirar o chapéu! (Pontos:1)
    por nrgomes em 10-02-06 17:23 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    Viva,

    Não sendo nem trabalhador da Sonae nem gostando particularmente do homem, gostava de mostrar publicamente a minha admiração pelo Engº Belmiro:

    - Através da Novis/Clix "forçou" o grupo PT a ter ofertas ADSL decentes para um país da UE. Ainda estaríamos todos a navegar a 512K se não fosse o "choque tecnológico" da Novis em 2004/2005. Eu próprio tenho Clix 2Mbps com acesso indirecto (para quando o acesso directo em Baltar - Paredes?)

    - Teve o timing perfeito no lançamento da OPA à PT: a Telefónica Espanhola acabara de comprar a O2 inglesa (operadora de gsm) por uma pipa de massa e não tem liquidez agora de lançar uma "contra-OPA". O BES (grupo) não tem capital social e/ou liquidez suficiente para sozinho apoiar uma "conta-OPA". Terá de apoiar um outro empresário ou grupo empresarial. Quem? Eu acho que as hipóteses estão desde já reduzidas ao grupo EDP/ONI ou ao grupo SGC Telecom/AR Telecom de João Pereira Coutinho.

    - O Estado continuará a ter um Golden Share na PT no caso da OPA da Sonae ser bem sucedida, talvez para travar de futuro uma nova OPA vinda da Telefónica? Mais uma vez tiro-lhe o chapéu.

    - Em qualquer cenário a Sonae.com terá um ano de 2006 com a concorrência PT muitos furos abaixo do normal: o Conselho de Administração da PT está desde já em "comissão de gestão" até que finalize a OPA lá para o Verão.

    Reletivamente à estratégia apresentada pela Sonae para o futuro da PT isso já merece algumas considerações não tão abonatórias mas fica para outro post.

    Abraços.
    Learning everyday from everyday problems...
    Re:De se lhe tirar o chapéu! (Pontos:1)
    por netshark em 10-02-06 19:34 GMT (#21)
    (Utilizador Info)
    Aconteça o que acontecer, o estado vai ser mais tarde ou mais cedo obrigado a abdicar dos proteccionismos convenientes das golden shares, aqui ou em qualquer outra empresa privada.
    São directivas da UE, e o governo Português tem é de comer e calar.
    As golden shares são ilegais no espaço europeu. Ponto Final.
    Aqui ao lado Espanha ja se vai desfazendo (com muita dor aposto) das que tem. No norte da Europa passa-se o mesmo.

    Alex

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]