gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Videochamadas com PCs e telemóveis
Contribuído por AsHeS em 10-01-06 21:32
do departamento VoIP
telecom grumpy bulgarian escreve "Agora é possível fazer videochamadas desde PCs para telemóveis da Vodafone. Um software da Nortel que pesa 25.8MB no download permite usar o login do myvodafone para cobrar a videochamada na factura do cliente. Software para usar em Windows apenas.
Entretanto, Skype lança versão 2.0 do seu software, com a principal novidade de acrescentar video. Download pesa 7.8MB, há versões para diversas variantes de Linux, para OS X e Windows, embora o vídeo só seja suportado neste último caso. Daqui a uns meses, uma pessoa que goste de experimentar estas novidades VoIP todas vai ter clientes para Vodafone, TMN, Optimus, Skype, Googletalk, MSN messenger, Yahoo, AIM, IOL... Que prático! "

Portugal On Rails | Missão Impossivel  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Vodafone
  • Skype
  • Mais acerca telecom
  • Também por AsHeS
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Skype 2 só para Windows (Pontos:2)
    por mlemos em 10-01-06 23:47 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.ManuelLemos.net/
    Não sei onde estás a ver o Skype para Linux e Mac OS X.
    Re:Skype 2 só para Windows (Pontos:1)
    por mikexilva em 10-01-06 23:52 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    a versão 2.0 (que já tem video) ainda só está disponivel para windows ("este ultimo" no post).
    Re:Skype 2 só para Windows (Pontos:1)
    por hav0x em 11-01-06 12:26 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    A versão do Skype para Linux é psicológica.
    Sim pq aquilo nem dá para usar.
    Mas há alternativas (e open-source) http://www.openwengo.org/
    Re:Skype 2 só para Windows (Pontos:2)
    por joaorf em 15-01-06 15:05 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Por acaso dá para usar e funciona tão bem quanto a de Windows (exceptuando, claro está, o vídeo).
    Esforço comercial pá desuniformização dos standard (Pontos:1)
    por mikexilva em 11-01-06 0:25 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Infelizmente cada vez temos mais aplicações a usarem o seu protocolo proprietário :(e não só, em breve vamos ter de novo a guerra dos formatos dos DVD's com o HD-DVD e o BlueRay)

    Primeiro era o ICQ, e tinhamos o grupo de amigos num universo de facil acesso, depois começaram a aperecer messengers uns atraz dos outros, mas quando o msn passou a vir com o windows sempre a chatear a dizer que o user tinha que criar uma conta conseguiram arrancar quase toda a gente.

    (quem não mudou, agora tem quase todos os amigos no msn, e como prenda podem ver-me lá uma ou duas vezes por semestre)

    Com o gaim, continuo a usar a conta do ICQ e de vez em quando ao mesmo tempo uma conta de msn e google-talk... (o google mostrou boas intenções para tentar unir os varios messengenrs de forma a comunicarem entre eles, vamos ver.. tb ainda estou para ver o Google Earth para linux, mas já lá vão uns 6 meses e nada...)

    A versão 2.0 do gaim era suposto ter tb video, mas ao que parece por enquanto só vamos ter mais o audio.

    O kopete (messenger do KDE) na versão 0.11 (que já vem com o KDE 3.5.0) já tem suporte para video, e parece estar a ficar bastante agradavel a nivel de funcionalidades, apesar de ainda não ter testado a parte de videoconferencia nem sei que protocolos são usados.

    Ultimamente temos tb assistido à guerra dos formatos de documentos no estado de Massachusetts onde o governo luta por um standard aberto (OpenDocumentFormat), e à dias o responsavel do IT que apoiava esta ideia demitiu-se (qual terá sido o verdadeiro motivo?), ainda estou para ver o que vai dar.

    Re:Esforço comercial pá desuniformização dos stand (Pontos:2)
    por blacksheep em 11-01-06 0:56 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://rpmcruz.planetaclix.pt/
    o google mostrou boas intenções para tentar unir os varios messengenrs de forma a comunicarem entre eles

    Eu estava na ideia que havia uns problemas em termos de compatibilidade, do tipo de não se poder contactar doutra rede de IM para a do Google... Então está a funcionar 5 estrelas?

    Quanto ao Google Earth, pelo que li, aquilo usava Qt. O Qt é muito portável; ele até fornece alternativas a bibliotecas de sistema não relacionadas com o GUI, e até ao STL, que por vezes tem incompatibilidades. Estará a Google a poupar nas licenças?

    à dias o responsavel do IT que apoiava esta ideia demitiu-se (qual terá sido o verdadeiro motivo?)

    Já foi mais "há semanas". Pelo que li na altura, parece que chegou aos ouvidos da imprensa (quem sabe, da parte da MS) que ele teria andado a pôr dinheiro para o bolso ou a o gastar mal. Ele ficou ilibado num inquérito, mas achou por bem demitir-se, pois estava-se a perder mais tempo com esta situação do que com a discussão dos formatos abertos. Mas, pelo que percebi, a vontade de aderir a formatos abertos continua.

    Religion, the only confort left in a world splited by religion. (The Daily Show)
    Re:Esforço comercial pá desuniformiza&ccedi (Pontos:2)
    por null em 11-01-06 9:43 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Essa imprensa tem nome, Boston Globe, e o engraçado é que os gajos não se retrataram da acusação que fizeram. Pior ainda, noticiaram o facto do Peter Quin se ir embora e referiram que pesou sobre ele suspeitas de má conduta, mas o que tiveram vergonha de dizer é que tinham sido eles a lançar as suspeitas...jornalismo de conveniência há-o em todo lado.
    Sobre normas. (Pontos:2)
    por fhc em 11-01-06 10:14 GMT (#6)
    (Utilizador Info)

    Na verdade, considero que normas abertas tendem a subsistir. Pensemos no CIFS contra TCP/IP. O TCP/IP ganhou à escala global. A famosa Microsoft Global Network (acho que era assim que se chamava), com todos os Windows 3.11 a correr numa rede abençoada e conhecida apenas pelo tio Bill nem arrancou do chão.

    No debate JAVA vs .NET, ambos excelentes ambientes, exaspera-me nunca ninguém ter proposto uma máquiva virtual GNU, com normas GNU, talvez com retrocompatibilidade às duas, mas não seguindo nem uma nem outra. Quando segues o outro, dá-lhe publicidade, seja isso à SUN ou à Microsoft, e podes incorrer na estupidez crassa de os seguir para onde não queres.

    Parrot não é uma boa opção. É mais indicada para idiomas dinâmicos. Houve várias tentativas, mas ninguém vingou porque simplesmente estivémos todos em cima do debata JAVA ou .NET.

    Ora, se o protocolos SKYPE ou MSN me excluem, então acrescente-se vídeo e audio ao Jabber primeiro, e eventualmente se tente a retrocompatibilidade com o MSN e o SKYPE. Esta não é definitivamente a minha área, mas esta é a minha opinião mais que sincera.

    Seguir os fortes torna-me um sequaz ou um cordeiro. Prefiro arregimentar-me com os que lutam a minha luta.

    Francisco Colaço


    Quem não faz, ensina; quem não faz nem ensina, faz metodologia. Quem não faz nem ensina nem faz metodologia, faz futurologia.

    Re:Sobre normas. (Pontos:2)
    por slug em 12-01-06 2:24 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://aeminium.org/slug/
    Ora, se o protocolos SKYPE ou MSN me excluem, então acrescente-se vídeo e audio ao Jabber

    libjingle do google. Pelo que sei o gaim vai incorporar, o kopete e o psi, entre outros, já têm código a ser desenvolvido ou mesmo funcional com esta biblioteca. nem que seja pelo facto de um dos programadores do gaim ter sido contratado pelo google é de esperar que brevemente se tenha vários clientes que utilizem estes protocolos de forma transparente.

    Re:Sobre normas. (Pontos:2)
    por fhc em 12-01-06 10:00 GMT (#9)
    (Utilizador Info)

    Obrigado, não sabia

    Francisco Colaço


    Quem não faz, ensina; quem não faz nem ensina, faz metodologia. Quem não faz nem ensina nem faz metodologia, faz futurologia.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]