gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
RSS em Portugal
Contribuído por AsHeS em 01-11-05 21:13
do departamento RDF Site Summary
Portugal bgravato escreve "Desde há uns anos quando descobri o RSS (ou RDF na altura penso), que achei um serviço muito interessante. Quando me converti ao Thunderbird e descobri que este suportava RSS, fiquei ainda mais fã, até porque, por exemplo, este permite guardar todos os headers e pesquisá-los como quem pesquisa os emails, tornando bastante fácil encontrar rapidamente "aquela" notícia.
Infelizmente parece que em Portugal isto ainda é uma coisa um bocado desconhecida e são ainda poucos os sites que possuem esta funcionalidade. Da última pesquisa que fiz (há uns meses atrás) o único site de televisões ou jornais generalistas portugueses que encontrei com RSS feeds foi o Público. Será que os outros nunca ouviram falar disto? Será que sim, mas porque muito pouca gente conhece este serviço, acharam que não era útil? Que outros sites nacionais interessantes existem que tenham RSS? "


" Eu acho que é uma coisa muito útil, especialmente para quem quer seguir vários sites de notícias, mas não tem muito tempo para perder a abrir todos eles no browser diariamente, para ver se há algo novo ou não. Também é útil para seguir os blogs dos amigos, que só actualizam de quando em vez (penso que o blogspot, por exemplo, suporta RSS, mas por omissão não deve estar activo e a maioria das pessoas desconhece para que serve). Eu acho que se não fosse o RSS já não lia 90% dos sites de notícias e afins que agora consigo seguir muito mais comodamente.
Gostava também de lançar aqui um apelo aos leitores do gildot que partilhassem as vossas sugestões de sites portugueses interessantes que tenham RSS, e que ajudassem a divulgar este serviço. "

Lançamento de MINIX 3 | OpenBSD 3.8  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Poll
Usas o serviço de RSS feed do Gildot ?
Sim
Não
Não. O que é isso ?
Não. Prefiro fazer refresh ao site.
O gildot tem rss ?
[ Resultados | Sondagens ]
Comentários:34 | Votos:98

Referências
  • Mais acerca Portugal
  • Também por AsHeS
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Não é verdade (Pontos:1)
    por nzalmeida em 01-11-05 22:08 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://nzalmeida.no.sapo.pt
    Pois eu uso muito as RSS no Opera. E muitos sites têm além do meu :) . Por exemplo: SIC, Publico, IOL (os três sub sites de informação geral desportiva e economica), SAPO (nos sub sites também)e por aqui fico pois não uso de mais nenhum site português.
    Re:Não é verdade (Pontos:1)
    por GreatBunzinni em 01-11-05 23:36 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Pode ser um pouco fora do contexto mas mesmo assim aqui vai: o que é que é necessário fazer para adicionar a funcionalidade RSS a uma página?
    Re:Não é verdade (Pontos:1)
    por Gothic em 02-11-05 20:18 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://gogloom.com/PTnet/Linux/
    Não muito... tens muitos sítios como este:

    http://searchenginewatch.com/sereport/article.php/2175271

    Onde se pode aprender como fazer =) Googla!

    Characteristic of life style...
    Mais um (Pontos:1)
    por GreatBunzinni em 01-11-05 22:25 GMT (#2)
    (Utilizador Info)

    Realmente parece que só apenas uma mão cheia de organizações de media aderiram a essa funcionalidade. Outra que também aderiu foi o PortugalDiário. Além do público e do PortugalDiário desconheço mais serviços nacionais desse tipo.


    Re:Mais um (Pontos:1)
    por Gothic em 02-11-05 20:19 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://gogloom.com/PTnet/Linux/
    Também tens o www.TondelaOnline.com =) hehe

    Characteristic of life style...
    Re:Mais um (Pontos:1)
    por nzalmeida em 04-11-05 11:23 GMT (#30)
    (Utilizador Info) http://nzalmeida.no.sapo.pt
    O Portugal diário é um dos sub sites da IOL.
    Nao é bem assim.. (Pontos:2, Interessante)
    por NeVErMinD em 01-11-05 22:29 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Existem muitos sites noticiosos (ou não) com RSS implementado, o problema é que muitas das vezes não integram isso no HTML, como o Gildot por exemplo.
    Quando o ie7 se tornar mainstream então sim os webmasters vão disponabilizar isso, e os end-users vão descobrir os RSS e falar da ultima loucura que a M$ inventou.

    Existe até um site agregador de muitos desses RSS dos media, que dá para fazer uma "procura" por noticias, muito útil, não é Karlus? ;)
    Re:Nao é bem assim.. (Pontos:1)
    por NeVErMinD em 01-11-05 22:44 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Já agora explico porquê é que não divulguei o site que anteriormente referi. È que o site para além de RSS oficiais, disponibiliza também RSS não oficiais que o autor se deu ao trabalho de fazer o parse, e esta situação pode eventualmente ser "dúbia".
    Re:Nao é bem assim.. (Pontos:1)
    por bgravato em 02-11-05 0:27 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Ah ok, pensei que fosse um site de domínio público... (e ainda não tinha visto este comentário quando comecei a escrever o meu post anterior)
    _______________
    "When the only tool you have is a hammer, every problem starts to look like a nail."
    Re:Nao é bem assim.. (Pontos:2)
    por bgravato em 01-11-05 22:56 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Existem muitos sites noticiosos (ou não) com RSS implementado, o problema é que muitas das vezes não integram isso no HTML, como o Gildot por exemplo.

    Sim, esse é um dos problemas... o Público tem lá o iconzinho do RSS com o link, nos outros não encontrei (pelo menos há uns meses atrás quando andei à procura). O gildot é um desses casos... e provavelmente há mais. Houve links para RSS feeds que descobri através de pesquisas no google, pq os próprios sites não tinham lá nenhuma referência a isso...

    Existe até um site agregador de muitos desses RSS dos media, que dá para fazer uma "procura" por noticias, muito útil, não é Karlus? ;)

    Que é...?!?
    _______________
    "When the only tool you have is a hammer, every problem starts to look like a nail."
    Re:Nao é bem assim.. (Pontos:2)
    por Karlus em 02-11-05 2:13 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://blog.karlus.net
    Sim... http://feeds.karlus.net ;-) Em relação à situação "dúbia" que referes já tive mais "dúvidas". São títulos, não conteúdos, daí que não esteja a ver "problemas", mas nunca se sabe... ;-) Usem e abusem, enquando durarem...
    Por falar nisso... (Pontos:1)
    por bigs em 01-11-05 23:06 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    ... não há algum problema com o RSS Feed do Gildot?

    ---
    Nuno Pereira - LESI - UM
    Re:Por falar nisso... (Pontos:2)
    por mlopes em 02-11-05 10:35 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://seixopaulo.blogspot.com/
    Penso que não, eu cheguei aqui hoje a partir desse feed ;)

    "The greatest obstacle to discovery is not ignorance -- it is the illusion of knowledge."
    Daniel J. Boorstin

    Re:Por falar nisso... (Pontos:1)
    por Kanniball em 02-11-05 15:07 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    experimenta isto: http://gildot.org/gildot.rdf ahahah :D em PT tenho o do Gildot e do PTnix.com
    ja metiam algum texto na feed do gildot (Pontos:0, Lança-chamas)
    por Uranus em 01-11-05 23:06 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.wikify.net
    ate dava jeito...
    "Jornais generalistas" (Pontos:2)
    por Karlus em 02-11-05 2:16 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://blog.karlus.net
    Da última pesquisa que fiz (há uns meses atrás) o único site de televisões ou jornais generalistas portugueses que encontrei com RSS feeds foi o Público.

    If you only knew... ;-)

    Medo... (Pontos:3, Interessante)
    por mlopes em 02-11-05 10:43 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://seixopaulo.blogspot.com/
    Muitos sites não usam RSS por medo de perder hits, para esses aconselho-os a fazer o feed só dos títulos e links! Eu uso RSS's para me actualizar sobre notícias e várias outras coisas e regra geral se o site não tem RSS não o consulto porque acabo por usar outro site com conteúdos semelhantes que tenham o feed RSS. Actualmente para notícias de carácter genérico portuguesas utilizo os RSS's do Público e o do Portugal Diário, o do público é um bocado lento a carregar e as notícias acabam por ser quase as mesmas que o PT diário, por vezes palavra por palavra (textos fornecidos pela Lusa), por isso já estive mais perto de largar o RSS do público No screensaver tenho o feed do PT diário, dá jeito, sempre que chego ao computador ou que me afasto vejo sempre um ou dois títulos de notícias antes de ter tempo de desligar o screensaver ou afastar-me do computador.

    "The greatest obstacle to discovery is not ignorance -- it is the illusion of knowledge."
    Daniel J. Boorstin

    Re:Medo... (Pontos:1)
    por radaway em 02-11-05 16:17 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://radaway.no-ip.com
    "para esses aconselho-os a fazer o feed só dos títulos e links!"
    Um exemplo português disto é o rss do ptgamers. Não concordo com o poster da notícia, o rss já começa a ser conhecido em Portugal.

    O Windows tem um problema de design, é como umas calças com a breguilha na parte de trás, por muitos cintos que metam nunca ficam seguras. - radaway
    Google (Pontos:3, Informativo)
    por jorgelaranjo em 02-11-05 11:15 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://thetaoofwebdesign.tk/
    Além dos feeds do Karlus agora o google tem um reader online reader.google.com

    Cumprimentos,
    Jorge Laranjo
    01100110 01110101 01100101 01100111 00110000
    The Tao of Webdesign
    Devo estar ceguinho..... (Pontos:2)
    por McB em 02-11-05 15:56 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    Mas não consegui encontrar o sítio onde está o feed de RSS.....

    Assim sendo, é complicado....

    Admito que não andei à procura, mas nem o meu Firefox detectou...
    They told me it need Windows 95 or better, so I chose Linux
    Re:Devo estar ceguinho..... (Pontos:1)
    por Gothic em 02-11-05 20:21 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://gogloom.com/PTnet/Linux/
    Esse tipo de cegueira tem cura... http://www.gildot.org/gildot.rdf

    Characteristic of life style...
    Re:Devo estar ceguinho..... (Pontos:2)
    por mlopes em 03-11-05 13:18 GMT (#22)
    (Utilizador Info) http://seixopaulo.blogspot.com/
    O Gildot não tem a tag para que o browser o detecte, tens que saber qual o endereço, e pelos vistos alguém já o publicou por aqui.

    "The greatest obstacle to discovery is not ignorance -- it is the illusion of knowledge."
    Daniel J. Boorstin

    Re:Devo estar ceguinho..... (Pontos:1)
    por Gothic em 06-11-05 11:27 GMT (#31)
    (Utilizador Info) http://gogloom.com/PTnet/Linux/
    Por acaso até tem... vê lá a source :)

    <LINK REL="alternate" TITLE="Gildot RDF" HREF="//gildot.org/gildot.rdf" TYPE="application/rdf+xml">

    :-)

    Characteristic of life style...
    Re:Devo estar ceguinho..... (Pontos:2)
    por mlopes em 09-11-05 14:16 GMT (#33)
    (Utilizador Info) http://seixopaulo.blogspot.com/
    Olha, pois tem, mas alguma coisa se passa porque nenhum dos meus browsers mostra os "botoezinhões" para subscrever o serviço.

    Se calhar o type="application/rdf+xml" não é reconhecido por nenhum dos browsers que experimentei (no ambito de activar os botões de subscrição do serviço) que foram o Firefox em Linux e Mac e o Safari em Mac obviamente.

    "The greatest obstacle to discovery is not ignorance -- it is the illusion of knowledge."
    Daniel J. Boorstin

    Bloglines: para a leitura e coleção de RSS (Pontos:1)
    por Ochipepe em 03-11-05 10:15 GMT (#21)
    (Utilizador Info)
    Um dos melhores serviços disponíveis por à distancia é o bloglines.com

    É um agregador de fios RSS que permite criar uma página para leitura fácil do que vai mudando na rede.

    As vantagens de utilisar Bloglines em vez de Thunderbird são as seguintes:

    - o trabalho de verificar cada website e extrair a informação é feito pela companhia Bloglines e não pelo computador local (o que se pode tornar difícil com muitos fios RSS e com uma máquina fraquita, e permite economisar o consumo pessoal de banda.

    - Visto que o serviço está disponível à distância, posso consultar os meus fios preferidos em qualquer computador no mundo, e não somente no meu computador pessoal.
    Re:Bloglines: para a leitura e coleção de RSS (Pontos:1)
    por BugMeNot.com em 03-11-05 13:30 GMT (#23)
    (Utilizador Info)
    Pera lá, fios = feeds?

    Isto das traduções está a ficar completamente descontrolado... Qualquer dia chega a moda das dobragens na TV.
    Re:Bloglines: para a leitura e coleção de RSS (Pontos:2)
    por bgravato em 03-11-05 16:12 GMT (#24)
    (Utilizador Info)
    Eu até sou a favor das traduções mas esta realmente é um bocado forçada demais... Aquela do libraries -> livrarias ainda se compreende, mas esta é um exagero...

    Há uma certa tendência a procurar palavras foneticamente parecidas, mas é preciso ter atenção ao significado das palavras (sem esquecer o contexto, não vá alguém traduzir isso à letra e chamar-lhe refeições RSS).


    _______________
    "When the only tool you have is a hammer, every problem starts to look like a nail."
    Ouch! (Pontos:2)
    por ssn em 03-11-05 16:15 GMT (#25)
    (Utilizador Info)

    Libraries/Livrarias ?!
    Feeds/Fios ?!

    Não sei qual a pior.

    Libraries -> Bibliotecas (sem margem para dúvidas)
    Feeds -> Canais


    Re:Ouch! (Pontos:2)
    por bgravato em 03-11-05 17:13 GMT (#26)
    (Utilizador Info)
    Eu não disse que Libraries/Livrarias estava correcto ou que era sequer aceitável, não é, e irrita-me quando ouço alguem a dizer livrarias (ou pior ainda, librarias). Mas é compreensível a confusão porque livrarias e bibliotecas são duas coisas da mesma área (vistas fora do contexto informático). O mesmo não se passa com Feeds/Fios, são duas coisas que nada tem a ver uma com a outra...

    Quando à tradução correcta de Feeds... no meu artigo usei a palavra feeds, sem tradução, porque não me ocorreu nenhuma em português que me soasse bem.

    E a sugestão que dás de "canais" continua a não me soar bem...

    Relativamente às impressoras, por vezes, usa-se a expressão "paper feed" que já vi traduzido como "alimentação de papel", e acho que neste contexto até nem soa mal, mas no contexto do RSS não me soa bem chamar-lhe alimentação de RSS, talvez por não ter aquela componente material, como no caso do papel...


    _______________
    "When the only tool you have is a hammer, every problem starts to look like a nail."
    Re:Ouch! (Pontos:1)
    por Gothic em 04-11-05 0:01 GMT (#27)
    (Utilizador Info) http://gogloom.com/PTnet/Linux/
    E as palavras 'rata' e 'picha', também não iritam? porque não logo.. 'cona' e 'piça' !?

    Não gostei do livro "O Meu Pipi" por ter alguns termos assim, soam mal e para se transmitirem, ficam mal na voz da pessoa =P

    LoL..

    Gildot: Já viram tempo de colocar no index a linha para o RSS Feed.

    Characteristic of life style...
    Re:Ouch! (Pontos:1)
    por Gothic em 04-11-05 0:03 GMT (#28)
    (Utilizador Info) http://gogloom.com/PTnet/Linux/
    * irritam

    Characteristic of life style...
    fios != feeds (Pontos:1)
    por Ochipepe em 04-11-05 7:37 GMT (#29)
    (Utilizador Info)
    Realmente fios não é a tradução literal de feeds, e não pretendi que fosse.

    Porque é que uma pessoa seria obrigada a traduzir de maneira literal o que de qualquer maneira é uma metáfora?

    Fio parece-me uma boa metáfora porque é curto e evocador.
    De vez em quando também falo de fluxo, e canais é uma boa ideia.

    Se realmente quiseres traduções literais correctíssimas, escreve os teus textos em inglês e passa-os pelo babel fish.
    RSS do Gildot precisa melhoras (Pontos:1)
    por khilas em 09-11-05 10:04 GMT (#32)
    (Utilizador Info)

    Penso que o RSS actual do Gildot deixa bastante a desejar! Não me parece que o Gildot se importe com a perda de hits para colocar apenas os headlines. No mínimo deveria ter o resumo de cada artigo, bem como a imagem da secção.

    Cumps.


    ./gjm
    Eu uso o RSS do gildot (Pontos:1)
    por Valjean em 13-11-05 16:29 GMT (#34)
    (Utilizador Info) http://republico.estv.ipv.pt/~lbruno/
    Uso o newspipe, que no fundo permite fazer:

            wget -p | mail

    Em que noticia e' o link dado pelo RSS.

    --
    Luís Bruno

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]