gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Ubuntu 5.10
Contribuído por npf em 15-10-05 13:59
do departamento press
Linux Lamego escreve "Já está disponível o Ubuntu 5.10.
Algumas das principais novidades são:
Thin Client Integration - Permite a utilização de HW mais antigo apenas como cliente gráfico, estilo (graphical) "dumb terminal".
OEM Installer Support - Permite a customização/automatização do processo de instalação para OEMs ou entidades que pretendam fazer instalações "massivas".
Launchpad Integration - Launchpad é o sistema que está ser desenvolvido pela Canonical para ajudar à colaboração entre as distribuições e os fornecedores do software que esta integra. No Ubuntu esta integração revela-se pela introdução de items de suporte online e e tradução da aplicação nos menus de ajuda das aplicações.

Para além das actualizações generalizadas Kernel, Gnome, gcc é interessante o suporte para o hardware HP-All-In-One a funcionar Out of the box, o mesmo para periféricos Bluetooth .

O mirror em Portugal já está actualizado, podem fazer download aqui. "

SUPER CRISE TI NO NORTE | OpenOffice fez 5 anos  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Lamego
  • Ubuntu 5.10
  • Thin Client
  • Launchpad
  • aqui
  • Mais acerca Linux
  • Também por npf
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    mas... (Pontos:2)
    por quantic_oscillation em 15-10-05 14:13 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://fs-oss.cjb.net
    nao pertencem a DCCA!!!!
    Re:mas... (Pontos:2)
    por Lamego em 15-10-05 15:37 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://software.pt-link.net
    A posição do fundador em relação a isso está aqui:

    Why is Ubuntu not part of the DCC Alliance?

    I don't believe the DCC will succeed, though its aims are lofty and laudable. It would be expensive to participate, and it would slow down our ability to add the features, polish and integration that we want in new releases. I'm not prepared to devote scarce resources to an initiative that I believe will ultimately fail. There's no point here in going into the reasons why I think the DCC will fail - time will tell. I would encourage members of the Ubuntu community to participate in the DCC discussions if they have time and are interested. If the DCC produces good code, we should merge that into Ubuntu releases, and it should be easy to do so.



    Re:mas... (Pontos:4, Informativo)
    por RaTao em 15-10-05 17:30 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Por acaso acho que essa coisa do "will fail" foi demasiado pela negativa. O homem podia ter sido mais objectivo e ter apontado _a_ razão fundamental pela qual o [k]ubuntu não pode ter uma distro DCCC (dcc compatible), que é muito simples:

    O [k]ubuntu é baseado em snapshots do debian sid (que é a versão Still In Development aka unstable) que depois são modificadas e etc e tal. O DCC baseia-se no debian stable (normalmente tem versões maduras --- aka antigas -- e bastante estáveis). Por isso não há hipotese de juntar os dois a não ser que um deles mude totalmente de filosofia. (ponto final)

    paz,
    ratao
    Re:mas... (Pontos:2)
    por gass em 15-10-05 17:50 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.otiliamatos.ath.cx/~gass
    exactamente. Está lá explicado. ele nesse documento disse MESMO o que é a distribuição ubuntu e associar-se à dcca teria que ser criando uma distribuição especial, dentro do ubuntu. Coisa que ele não fará.
    Cumps-
    Gass
    dando o braço a torcer. (Pontos:3, Interessante)
    por gass em 15-10-05 17:24 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.otiliamatos.ath.cx/~gass
    Gosto de debian, pela sua versatilidade e originalidade, pelo acompanhamento que é possivel fazer a 1 pacotes, as listas e toda a informação possivel de encontrar, tal como a qualidade da distribuição (mesmo a versão instavel).
    No fundo, a ubuntu sempre foi um parto dificil (para a debian) pois à muito que circulavam nas listas o descontentamento dos utilizadores face ao desktop e face a muitas outras coisas que se poderiam mudar em debian e não mudaram ... então nasceu o ubuntu com um ritmo de integração de features alucinante.
    Ubuntu é sem duvida um marco no linux, pelo modo como dinamizou a questão.
    Mantendo um pouco do espirito de grupo de debian: packages.ubuntu.com, bugs.ubuntu.com, só para um exemplo, e alargando-o com o lauchpad (agora com integração directa com a distribuição), as explicações no wiki, etc, tem muito daquilo que debian não pode oferecer a nivel de desktop para utilizador final.
    No entanto, nunca mudei para ubuntu. Mantive-me fiel a um desktop/computador de trabalho estável. Utilizo neste momento testing (por este ser mais aconselhado para amd64) e julgo que esta distribuição interna de debian é tão, ou mais estavel que a release acabada de ubuntu.
    No entanto, nem toda a gente quer estabilidade. Mesmo eu estou desejoso por tocar no gnome 2.12 que tem muito boas melhorias em relação ao 2.10, mas aprendi a ser paciente, até porque se este fosse um 32bit, estaria com estavel.

    Gostaria no entanto de informar que Debian sarge já tem supporte (configuração) out-of-the-box para as HP All-in-one. pelo menos configurar a minha 1410, não chega a 5 minutos. Para tal, fica aqui uma dia:

    apt-get install gnome-cups-manager hplip cupsys cupsys-client

    e pronto, é só ir configurar a impressora no ambiente grafico.

    Servidores: é sempre debian.

    Já agora aproveito para dizer que existe o Debianpt.org para ajuda e não só.


    Cumps-
    Gass
    Re:dando o braço a torcer. (Pontos:2)
    por Lamego em 17-10-05 17:31 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://software.pt-link.net
    O teu conceito de "out-of-the-box" não é o sentido mais restricto expressão
    No Ubuntu adicionar uma impressora all-in-one da HP, é tão simples como: System -> Administration -> Printing -> Add Printer
    Se dependes da utilização da consola, e instalação de software "adicional".. já é mais algo do tipo "out-of-the-console" :P
    Re:dando o braço a torcer. (Pontos:2)
    por gass em 17-10-05 17:57 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.otiliamatos.ath.cx/~gass
    ok, ok ... tem software disponivel para isso, que não é mesmo out of the box, mas a versão 3.1 de debian dá para fazer isso.

    não sei é se a opção de desktop de debian instala aqueles pacotes que disse.


    Cumps-
    Gass
    Re:dando o braço a torcer. (Pontos:2)
    por fhc em 17-10-05 23:25 GMT (#8)
    (Utilizador Info)

    Na verdade, eu tenho severos problemas em adicionar uma Minolta Magicolor 2300W. Se alguém tiver uma assim, pode-me dizer como o fazer? A sério. Tentei tudo, e até imprimo páginas teste, mas logo que lá entro de novo está em Minolta 2300 DL.

    Afora isso, tiro o chapéu. Muito mais fácil de administrar que qualquer Winblows. E sem birras e troianos!

    Francisco Colaço


    Quem não faz, ensina; quem não faz nem ensina, faz metodologia. Quem não faz nem ensina nem faz metodologia, faz futurologia.

    Kubuntu a bombar e é uma bomba! (Pontos:1)
    por GreatBunzinni em 19-10-05 21:41 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Instalei o kubuntu 5.10 no meu portatil (acer aspire 1524) e digo-vos: é a melhor distribuição de linux que já tive o privilégio de usar.

    A versão 5.04 tinha alguns problemas chatos tipo o problema de montagem de CDs, a falha de audio, KDE a ir abaixo, etc.. Felizmente foram quase todos reparados e os que resistem não são muito graves.

    O suporte para portateis melhorou imenso. Há mais teclas especiais suportadas, o que ajuda imenso na integração. O núcleo de linux 2.6.12 já suporta melhor o ACPI. Infelizmente o driver da NVidia teima em lixar a recuperação das suspensões para RAM e disco mas isso já é culpa da NVidia. O único bug de portatil de que tenho conhecimento é o não-funcionamento das opções da touchpad kynaptic, que tem muitas opções hipoteticamente boas mas nenhuma funciona.

    Resumindo, está excelente e aconselho toda a gente a experimentá-lo. Para mim é a melhor distribuição de linux para desktop que existe e arrisco-me a dizer que daqui a 2 lançamentos estará perfeito para o desktop.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]