gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Próxima geração do Linux no desktop
Contribuído por AsHeS em 10-10-05 10:50
do departamento linux for desktop
Linux blacksheep escreve "As duas grandes distros comerciais dedicadas ao desktop, OpenSuSE e Mandriva, num timing espectacular lançam as suas novas grandes versões no mesmo dia (6 Out)."


" A SuSE lançou recentemente o projecto OpenSuSE que visa em se focar no desktop e com uma aparente maior participação da comunidade. O OpenSuSE está disponível em duas edições: o habitual SuSE e o OSS. A primeira é a edição de retalho que inclui software proprietário e é embalada com documentação. A edição OSS não inclui software proprietário, de resto julgo ser tecnicamente a mesma.

Boletim técnico do SuSE 10.0 (do site):
  • Firefox 1.0
  • OpenOffice.org 2.0
  • Beagle
  • Photo tools
  • VoIP
  • Easy wireless networking
  • GIMP 2.2
  • Xen 3 virtualization (preview)
  • Mono
  • Security tools
  • Bluetooth
  • Apache, CUPS, MySQL and PostgreSQL

A Mandriva (antiga Mandrake) comprou há uns meses a Conectiva (que resultou inclusivé na deixa para a mudança do nome que lhes estava a dar problemas judiciais) e a Lycoris. Esta versão foi prometida que teria um primeiro esforço de junção de tecnologias.

Boletim técnico do Mandriva 2006 (do site -- para já esta versão é só disponível para membros do MandrivaClub e como tal não foi anunciado na sua página principal):
  • New installer feature [julgo que se estão a referir à inclusão do "smart", um sistema do género do urpmi, que permite buscar pacotes de um repositório. Não vai substituir o urpmi, mas pode ser usado invés ou em conjunto.]
  • New software: Graphical desktops: KDE 3.4 & GNOME 2.10 Core & main components: Kernel 2.6.12, gcc 4.0, X.org 6.9, glibc 2.3.5, OpenOffice.org 1.1.5, Kolab2 (groupware server), Akregator (RSS feed reader) Full version third-party products: Opera (web browser), Skype(TM) (Voice over IP with free calls), Mindawn (online music service), Adobe®Reader(TM)7.0, RealPlayer(TM) 10, Flash(TM)Player 7
  • Improved performance: Boot time reduction
  • Better look-and-feel and ergonomics
"

Oeste Lan Party 2005 | INVASÃO SATA  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • do site
  • do site
  • OpenSuSE
  • Mandriva
  • Mais acerca Linux
  • Também por AsHeS
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Comparação (Pontos:3, Informativo)
    por blacksheep em 10-10-05 11:44 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://rpmcruz.planetaclix.pt/
    Tenho usado Mandra[0x8]iva nos últimos anos, porque gosto de uma distro que seja só instalar, mas realmente aquilo tem problemas fulcrais (tipo cada upgrade dá-me cabo do sistema) e tenho pensado mudar para a SuSE, até já instalei no meu portátil o SuSE 9.3.

    Uma questão: as fontes são renderizadas horrivelmente no SuSE? Eu já tinha ouvido um gajo a queixar-se que não usava Linux por causa disso -- coisa que não entendi na altura. É só aqui que as fontes na SuSE parecem horríveis? Mesmo com o anti-aliasing ligado aquilo é desagradável. Tem que ver com patentes de software?

    Já agora, já fiz o upgrade para o Mandriva 2006 e mais uma vez tenho algumas cenas a não funcionar. De qq maneira, há uma coisa pior: então os gajos pusserem o KPDF e outras coisas que quero no 5º ou no 6º CD, que não estão disponíveis para membros standard do MandrivaClub? Isso é mesmo um golpe baixo, pois particularmente o KPDF é bastante importante...

    Um par de notas em relação ao artigo:
    - o "smart" que referi é a solução apt-get da Conectiva. Aparentemente foi a única integração que fizeram...
    - O SuSE de retalho está disponível para download com o nome de Eval. Segundo me disseram é tecnicamente a mesma.
    - Segundo sei, o Mandriva 2006 vai ser disponível para o mundo no dia 16 ou 18 (não me lembro bem). Esta versão é a chamada "Free" (o wallpaper, a imagem de arranque e tudo do género vem com a palavra "Free" estampada). As diferenças julgo ser apenas a não inclusão de software proprietário e, como referi, o "Free".

    Religion, the only confort left in a world splited by religion. (The Daily Show)
    Re:Comparação (Pontos:1)
    por Zarluk em 10-10-05 17:39 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Tenho usado Mandra[0x8]iva nos últimos anos, porque gosto de uma distro que seja só instalar, mas realmente aquilo tem problemas fulcrais (tipo cada upgrade dá-me cabo do sistema)

    Deve ser por isso que é apontada como a mais indicada para fazer a transição dos utilizadores windoze... cada nova versão obriga a uma reinstalação do sistema ;-)

    Agora a sério: ainda é assim? mesmo com as versões pagas?


    Re:Comparação (Pontos:3, Engraçado)
    por Lowgitek em 10-10-05 21:08 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Como se houvesse uma grande diferença...


    Ao Orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda (Prov. 16:18)
    Re:Comparação (Pontos:2)
    por blacksheep em 10-10-05 22:16 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://rpmcruz.planetaclix.pt/
    A única diferença técnica entre as várias edições do Mandriva julgo ser exclusivamente nos pacotes e terem estampadas "Free", "PowerPack" e coisas do género nos wallpapers, startups, menu iniciar, etc. Não me acredito que eles tornem uma edição mais defeituosa de propósito. Por acaso, fiquei um bocado lixado por não terem incluído pacotes que considero importantes na edição para membros standard sem avisar (e sim, cabiam, são 4 Cds e têm muita porcaria desnecessária).

    Quanto ao comentário do Windows, já ouvi pessoas que tiveram que o re-instalar, mas nunca de problemas em upgrades. Mesmo noutras distros de Linux nunca ouvi coisas até este ponto. Os gajos do Mandriva definitivamente não se preocupam com upgrades -- especialmente depois de ver na consola durante a instalação dos pacotes algo do género: "dependencies failed. fuck it." Eu acho que isto não é só comigo ou estou enganado?

    Os problemas que tive desta durante o upgrade:
    - drivers da nvidia não funcionam, fallback nos "nv". Bastou instalá-los a partir do site e editar o xorg.conf.
    - o som não funcionou, o que já é normal. Depois de andar às voltas com o configurador de som continua a não funcionar, isto não é normal. Lá descomentei umas porras do modprobe e funcionou.
    - o noatun não funciona porque queixa-se duma biblioteca. Descobro que nos logs do pacote noatun, um gajo removeu a dependência da dita biblioteca (estou mesmo a ver o gajo: ai isto não instala? tira-se a dependência.). Descubro que a tal biblioteca está num pacote de desenvolvimento! Já não se queixa disso, mas agora o arts enche-me o ecrã com mensagens de erro de segundo a segundo. Porra, lá desintalei o noatun e estou a usar o kaffeine.
    - deu-me cabo das minhas entradas de menú, como habitual.

    São erros que nem são muito difícis de resolver, mas precisam do seu tempo e raios a razão pela qual uso uma distros destas é para não me ter que preocupar com nada disto. Mais, eu consigo normalmente resolver estes problemas, mas então um gajo menos experiente e que nem sequer quer ter que aprender como funcionam estas coisas?

    O Mandriva provou que continua a seguir a sua filosofia de pouco profissionalismo. E a SuSE tem umas fontes horríveis como tudo. Prefiro ter um pouco de trabalho na instalação que trabalhar com fontes desagradáveis. :/ (eu conheço o panorama de distros de Linux, pelo que agradeço desde já que não me chateiem merdas.)

    Religion, the only confort left in a world splited by religion. (The Daily Show)
    Re:Comparação (Pontos:2)
    por bêbado em 11-10-05 1:14 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    "O Mandriva provou que continua a seguir a sua filosofia de pouco profissionalismo. E a SuSE tem umas fontes horríveis como tudo. Prefiro ter um pouco de trabalho na instalação que trabalhar com fontes desagradáveis. :/ (eu conheço o panorama de distros de Linux(...)"

    Se conheces, porque é que insistes nessas? Se calhar és masoquista :-P

    "September the 4th, 2001, I stood in the ruins of the Twin Towers. It's a day I will never forget."
    George W. Bush
    Re:Comparação (Pontos:1)
    por Hearts In Atlantis em 12-10-05 0:45 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://127.0.0.1
    A mim rebentou-me o sistema durante a instalação quando quis escolher o módulo para a placa wireless.
    A Mandrake ou Mandriva é sempre a mesma merda.
    Muito bom desktop, mas muitos bugs e acima de tudo... nada de fazer updates. Lá se vai o sistema.

    --
    Your first kiss is the one from all others will be judged.
    And they'll always be behind.
    Então e já experimentaram o Komunix? :P (Pontos:1)
    por Jota P em 10-10-05 21:04 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    É uma versão "normal" do knoppix, tirando o pormenor de ser apadrinhada pelo PCP. Se quizerem experimentar tenho isso a partilhar na mula: ed2k://|file|Komunix.v2.0.-.Festa.Avante!.-.komunix.iso|713332736|45C42780DD6EDB76DFF554B5 95AFC655|/
    Então e já experimentaram o Komunix? :P (Pontos:1)
    por Jota P em 10-10-05 21:04 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    É uma versão "normal" do knoppix, tirando o pormenor de ser apadrinhada pelo PCP. Se quizerem experimentar tenho isso a partilhar na mula: "ed2k://|file|Komunix.v2.0.-.Festa.Avante!.-.komunix.iso|713332736|45C42780DD6EDB76DFF554B 5 95AFC655|/"
    Re:Então e já experimentaram o Komunix? :P (Pontos:2)
    por null em 11-10-05 8:52 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    O wallpaper deve ser giro: Lenine, Estaline e o Trotsky de perfil né?
    Então e já experimentaram o Komunix? :P (Pontos:1)
    por Jota P em 10-10-05 21:04 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    É uma versão "normal" do knoppix, tirando o pormenor de ser apadrinhada pelo PCP.

    Se quizerem experimentar tenho isso a partilhar na mula:

    "ed2k://|file|Komunix.v2.0.-.Festa.Avante!.-.komunix.iso|713332736|45C42780DD6EDB76DFF554B 5 95AFC655|/"
    Re:Comparação (Pontos:1)
    por cb em 11-10-05 1:49 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://www.cb.dhs.org
    boas...

    Por acaso já não é a 1ª vez que oiço dizer q a distribuição da Suse tem problemas com as fontes. Eu uso Suse desde o inicio (meu inicio:) e sinceramente nunca tive problemas. Mesmo comparando com o debian que também uso, não noto diferença para pior. Apenas algumas diferenças.
    Em conversa há uns tempos com um amigo, que por acaso até vai ler isto, ele queixava-se que não usava o acrobat reader, porque ficava ilegivel devido às fontes. Até que ele viu o acrobat aqui em casa.
    Em relação às fontes, sempre usei as que vinham com a distribuição, tanto no suse como do debian, aliás devo de ter uma dúzia instalada, se tanto, apenas acrescentei as da ms por causa do winex.
    Amanhã vou verificar o que pode existir de especial no meu suse para que as fontes se vejam bem.
    Divirtam-se


    Não tenho assinatura.
    Re:Comparação (Pontos:2)
    por blacksheep em 12-10-05 9:26 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://rpmcruz.planetaclix.pt/
    Corri um programazito que fiz há uns tempos para passar fontes vectoriais TTF para pixmaps no SuSE e ficaram bem, de forma que afinal talvez não seja um problema do motor de renderização e sim de fontes específicas.
    (onde se lê fontes, leia-se tipo de letra.)

    Experimentando o OpenOffice.org aquilo também parece estar bem, pelo que pode ser a fonte escolhida por pré-definição pelo KDE. Não tenho instalado nenhum programa para tirar uma screenshot, nem tenho os CDs, de forma que não te posso mostrar para comparação.

    De qq maneira, o que eu vou fazer é instalar o SuSE 10 Eval aqui numa partição de teste e logo vejo...

    Religion, the only confort left in a world splited by religion. (The Daily Show)
    Re:Comparação (Pontos:1)
    por bigs em 15-10-05 1:38 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
      Não tenho instalado nenhum programa para tirar uma screenshot
    import

    ---
    Nuno Pereira - LESI - UM
    Ubuntu (Pontos:1)
    por gits em 10-10-05 14:46 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    A release 5.10 do Ubuntu também deve estar para breve... tenho aqui uns PCs à espera :)
    Já podes... (Pontos:2)
    por cao_negro em 10-10-05 15:21 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    http://www.ubuntu.com/download/
    não consegui foi arranjar um mirror em PT.
    Acho que ainda não! Pelo menos a final! (Pontos:1)
    por The_X em 10-10-05 17:01 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://logon.com.pt
    Parece-me que ele se refere à versão final e não à Preview Release, que, diga-se, me parece muito bem.

    José Carlos aka The_X

    Consultor: pessoa que conhece 99 maneiras de fazer amor, mas que não conhece nenhuma mulher!
    Então e já experimentaram o Komunix? :P (Pontos:1)
    por Jota P em 10-10-05 21:02 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    É uma versão "normal" do knoppix, tirando o pormenor de ser apadrinhada pelo PCP. Se quizerem experimentar tenho isso a partilhar na mula: ed2k://|file|Komunix.v2.0.-.Festa.Avante!.-.komunix.iso|713332736|45C42780DD6EDB76DFF554B5 95AFC655|/
    Re:Então e já experimentaram o Komunix? :P (Pontos:1)
    por bigs em 15-10-05 1:41 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    Tem alguma coisa de especial? Alguma diferença com o knoppix?

    ---
    Nuno Pereira - LESI - UM
    Re:Ubuntu (Pontos:1)
    por vegeta em 11-10-05 9:04 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    A versão final é dia 13 and counting...


    PoWeREd bY TuRQueL HaRdCoRe, bJeCa StYLe!!!!

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]