gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
PTlink integra novos serviços no IRC
Contribuído por scorpio em 14-09-05 13:04
do departamento irc-corner
Internet Lamego escreve "A PTlink é uma pequena rede de IRC que surgiu em 1999, apesar da pouca experiência das pessoas que apostaram no projecto, este foi-se desenvolvendo motivado pela necessidade que se sentia de um meio de conversação com uma política de utilização aberta e em que fosse dado a oportunidade aos utilizadores de participarem activamente no desenvolvimento da rede.
Passados que estão 6 anos e apesar da reduzida média de utilizadores constantemente online, a PTlink atingiu o nível técnico que ambicionou pelo desenvolvimento de um novo software que é o "motor" dos seus serviços. Assim este ano foram introduzidas funcionalidades raramente vistas em redes de IRC, como a possibilidade de associar fotos aos nicks, ler os memos via web ou mesmo sugerir um link que poderá ser publicitado nos emails de boas vindas aos novos utilizadores. "
" Novas funcionalidades estão previstas e devem ser implementadas ainda até ao fim do ano no intuito de ofecerer novas formas de comunicação entre os utilizadores para além daquela que é típicamente oferecida pelo IRC. Apesar do grande atraso tecnológico que se verifica entre o IRC e as recentes tecnologias de Instant Messaging a PTlink acredita que é possível trazer essas funcionalidades e muito mais no formato mais aberto e social que é o IRC.
Para além do meio de conversação a PTlink assume um papel de responsabilidade para com os seus utilizadores fornecendo recomendações úteis sobre os cuidados de segurança que devem ter na utilização do seu computador na Internet, além das recomendações triviais sobre antivírus, spyware, etc, são emitidos alertas que se mostrem relevantes para a maioria dos utilizadores.

Quem procura um meio de conversação na Internet e gosta de ter uma presença "segura" na internet a PTlink é um meio a considerar...

Alguns links referentes a este artigo:
Fotos dos utilizadores
Canais Registados
Top de links sugeridos
"

Entrevista com Joanna Rutkowska | Kevin D. Mitnick dá conferência única em Lisboa  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Fotos dos utilizadores
  • Canais Registados
  • Top de links sugeridos
  • Lamego
  • PTlink
  • software
  • Mais acerca Internet
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    IRC (Pontos:2)
    por Karlus em 14-09-05 17:54 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://blog.karlus.net
    <flame> Alguém ainda usa o IRC ? ;-) </flame>
    Re:IRC (Pontos:0, Gozão)
    por Gothic em 14-09-05 20:03 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://Kmos.TondelaOnline.com
    Eu e não me parece que deixe de usar :-) é a primeira coisa k ligo no PC.

    Characteristic of life style...
    Re:IRC (Pontos:2)
    por André Simões em 14-09-05 23:45 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://andre.catus.net
    Eu uso. Mas realmente o pessoal anda a abandonar o IRC para usar só o messenger. Eu já tentei explicar que é possível ter as duas coisas ao mesmo tempo, mas o conceito parece ser difícil de entender.

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

    Re:IRC (Pontos:2)
    por raxx7 em 15-09-05 14:14 GMT (#24)
    (Utilizador Info)
    Não é que as pessoas não entendam, é que não querem estar no IRC.

    Re:IRC (Pontos:2)
    por André Simões em 15-09-05 19:47 GMT (#25)
    (Utilizador Info) http://andre.catus.net
    Então que o digam e assumam. A resposta que mais ouço à pergunta "então não tens aparecido?" é: "sabes como é, ligo o messenger e depois fico por lá...".

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

    Re:IRC (Pontos:1)
    por cb em 15-09-05 10:13 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://www.cb.dhs.org
    Eu... Desde antes de ser inventada a roda...:)

    #montijo
    #motard
    #riamar
    Re:IRC (Pontos:2)
    por Init em 15-09-05 19:59 GMT (#26)
    (Utilizador Info)

    Claro que sim!


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:IRC (Pontos:2)
    por Lowgitek em 19-09-05 14:22 GMT (#37)
    (Utilizador Info)
    Principalmente quando tenho uma imagem negra no ecra da tv...

    Ao Orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda (Prov. 16:18)
    Re:E a novidade é? (Pontos:2)
    por Lamego em 14-09-05 13:41 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://software.pt-link.net
    Eu nem me dia dar ao trabalho de responder a uma crítica desta qualidade mas como tenho alguma esperança no desenvolvimento intelectual das pessoas aqui vai:
    Podes-me dizer concretamente em que é que o desenvolvimento de um software para serviços de IRC de raíz tendo como objectivo primário a integração de outros serviços (pela migração da medonha base da dados que existia em formato binário para MySQL) contribui para o aumento de poder ?
    A menos que re refiras claro está ao poder de desenvolver algo com as nossas próprias ideias, em vez de nos cingir a um ambiente pré-estabelicido com políticas pelas quais não temos grande apetência.

    Se desenvolver um projecto de acordo com as nossas expectativas/ideiais é procura de poder, então sim, nós procuramos o poder.
    Re:E a novidade é? (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 14-09-05 13:51 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Nao te vais dar ao trabalho ? Para quem vem criticar a suposta acusação de poder, começas logo por assumir uma posicao de poder... Enfim, pormenores.
    Claro que te posso contar da história da PTLINK. Para isso terias que recuar uns anos, naqueles em que paravas na Ptnet, na altura das guerrinhas de poder, em que qualquer pessoa montava uma rede alternativa, para poder ter o seu cantinho, onde fazia o que queria, ou imitava o comportamento prepotente da PTNET. Eh este poder que eu falo, nao eh esse poder com o qual pretendes desviar a conversa.
    Claro que desenvolver as nossas ideias eh bom, o engraçado eh quando na pratica sao mais prepotentes do que o modelo original que criticavam. Tu sabes muito bem ao que me refiro. O resto eh conversa da treta... Tal como a noticia.

    The Mozilla team obviously disagrees with you, since they do try to hide unresolved security problems, at least until (as in this case) the beans get spille
    Re:E a novidade é? (Pontos:2)
    por Tuaregue em 14-09-05 14:15 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Olha olha, eu a concordar como Tonidosimpostos, lembro-me muito bem da PTLink do inico e só posso dizer que aquilo era anarquia total, toda a gente era operador, o famoso OP, toda a gente podia "kikar", banir sem dar cavaco a ninguém. Também nunca percebi muito a lógica de se criar uma rede idependente á PTNet, e por acaso também fiquei com essa ideia, de serem um bando de kiddie que não gostaram muito de algumas coisas que tinham acontecido na PTNet e que tinham criado a PTLink, e diziam que iam ter uma rede maior do que a PTNet.
    Sinceramente não vejo valor acrescentado nesta PTLink, se desejarem façam agora a vossa propaganda e digam no que diferem da PTNet.

    ------------------------------------------------------------
    Todas as coisas mudam, e nós mudamos com elas.

    Re:E a novidade é? (Pontos:2)
    por Lamego em 14-09-05 15:40 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://software.pt-link.net
    uh ? Toda a gente era operador ? Sim infelizmente tivemos alguns maus (péssimos) operadores no ínicio, felizmente soubemos aprender e corrigir resultando no pequeno mas consciente grupo que somos hoje.
    Quanto aos canais, cada "dono" do canal é livre de aplicar a política que acha conveniente
    Nós temos responsabilidade na política da rede como um todo, não nas regras/comportamenos específicos dos canais.

    Quanto à lógica de uma rede independente à PTnet, porque não ? Se tinhamos/temos ideias que não eram praticáveis lá ?

    Em relação à tua ideia da PTlink ser resultante de uma qualquer ocorrência na PTnet posso-te dizer que estás completamente errado, grande parte de nós tinhamos uma existência "pacífica" na PTnet ainda assim achámos que era podíamos e devíamos criar um espaço com as nossas ideias.

    Quanto ao "diziam que iam ter uma rede maior do que a PTNet" só pode ser anedota, quem acompanhou o nosso nascimento sabe qual é o nosso objectivo sempre foi a qualidade, a inovação e nunca a quantidade. A prova disso foi o nosso investimento quase exclusivo no desenvolvimento no software quase e muito pequeno na promoção e divulgação da rede.

    Se queres ver as diferenças podes começar pela ideologia, ver as AUPS,PTnet versus PTlink.
    E depois dá uma visita nas páginas principais das mesmas...talvez notes alguma diferença...

    Re:E a novidade é? (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 14-09-05 16:08 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    grande parte de nós tinhamos uma existência "pacífica" na PTnet

    YOU MUST BE FUCKING KIDDING ME :) ahahaahaahhaahahahahahahaahah ta bem... quem nao te conhece que te compre... certamente que nao estas a falar de ti nesse "saco", e foste tu o grande impulsionador da PTLINK ;)

    The Mozilla team obviously disagrees with you, since they do try to hide unresolved security problems, at least until (as in this case) the beans get spille

    Re:E a novidade é? (Pontos:2)
    por Lamego em 14-09-05 16:42 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://software.pt-link.net
    Eu estou-me a referir ao período pré-PTlink, não ao período pós onde se desenvolveu uma pequena "guerra" com pessoas de ambas a rede a terem posturas menos correctas de parte a parte, e sim eu reconheço o meu envolvimento nessa felizmente pequena parte "má" da história.
    Se é apenas essa parte da história que conheces (nada antes, nada depois), começa a fazer sentido o teu primeiro post "flamoroso" completamente descabido

    Este artigo é sobre um trabalho mais concretamente o seu densenvolvimento actual, se queres pôr em acção o teu espírito crítico acho que serias muito mais construtivo se abordasses o mesmo.
    A maior parte das pessoas que na adolescência passou pelo IRC tem histórias da carochinha desse tempo, uns recordam-nas como uma parte engraçada da sua vida, outros como parece ser o teu caso, tentam mantê-las vivas...
    Re:E a novidade é? (Pontos:3, Informativo)
    por Lamego em 14-09-05 21:35 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://software.pt-link.net
    Oh Toni peço desculpa pois só agora tomei conhecimento da tua identidade no IRC, o Mighty One FractalG realizador de preciosidades como esta .
    Convem esclarecer os leitores que tenham tomado alguma atenção às tuas palavras e eventualmente dado algum crédito que tu foste um dos tais "refugiados" da PTnet que passou pela PTlink, e que por excesso de fé e confiança nossa chegaste a ser administrador/operador, mais tarde expulso por seres um entre outros erros que cometemos mas corrigimos.
    Sim fomos prepotentes, foste expulso porque procuraste fazer da PTlink mais um dos teus recreios.
    Em relação à tua definição de oper/admin como estatuto na sociedade "IRC" fica tambem tudo mais claro, é um autro-retrato do que procuraste na PTlink.

    Muita gente classifica o IRC como um espaço para crianças essêncialmente pela presença de indíviduos como tu, infelizmente como se pode ver aqui no Gildot qualquer meio de comunicação que tenha um mínimo de liberdade está sujeito a poluição mental... há sempre um preço a pagar...
    Re:E a novidade é? (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 15-09-05 9:32 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    Xiiiiii não me digas que demoraste este tempo todo para finalmente perceber isso... Com tantas pistas só agora é que lá chegaste ? Ts ts ts ts :)
    Quanto a essa preciosidade, é claramente uma preciosidade, porque serviu para muita coisa. Mas isso não te diz respeito :)

    Convem esclarecer que eu nunca fui um operador da Ptlink (que eu me lembre, a nao ser que o tenha sido brevemente através da dual-security.com), nem muito menos um refugiado da Ptnet na ptlink. Convem esclarecer que sou o administrador da rede onde está um dos servidores da Ptlink (acho que ainda está por lá), e que não mexo uma palha em relação a isso, excepto obrigar o IRCD a ir parar outra máquina por desconfiar que aquilo é um buraco de todo o tamanho.

    Quanto à prepotência, estás muito enganado sobre o que falas. Estás a tentar tapar o sol com a peneira. A prepotência de que falo, foi a peixarada que voces armaram quando um dia estava em casa do IRCADM do servidor que se encontra na minha rede, e com o conhecimento do mesmo, mandei 2 ou 3 kills a pessoas que conhecia. Se quiseres, até te posso arranjar a cópia do mail com a peixarada que voces armaram. Se quiseres posso descrever as vossas estúpidas regras em relação aos kills e outras coisas. Essa é a mesma prepotência que para na Ptnet, e que piorou no vosso lado.

    Muita gente classifica o IRC como um espaço onde as pessoas se podem divertir, mandar umas caralhadas, discutir o que lhes apetecer, brincar com os outros, etc etc etc. Ha outros, como tu, que gostam eh do poder do IRC, dado que se converteu em estatuto social. E afirmo isto, porque ando no IRC ha muito mais tempo que tu, e muito provavelmente conhece muito mais historias dos bastidores do que tu.

    Quanto à poluição mental, é como te digo, é sinónimo de quem gosta do poder e de oprimir aqueles que divergem da tua opinião. Mas enfim, a tua cabeça só server para bateres código e pouco mais. Há coisas que és incapaz de atingir....

    The Mozilla team obviously disagrees with you, since they do try to hide unresolved security problems, at least until (as in this case) the beans get spille

    Re:E a novidade é? (Pontos:1)
    por BugMeNot.com em 15-09-05 9:34 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    Muita gente classifica o IRC como um espaço onde as pessoas se podem divertir, mandar umas caralhadas, discutir o que lhes apetecer, brincar com os outros, etc etc etc. Isto das caralhadas só está ao alcance dos trolhas! LOL
    Re:E a novidade é? (Pontos:2)
    por Drune em 15-09-05 10:47 GMT (#21)
    (Utilizador Info)
    Mas o IRC dá poder a alguém?!, dá estatuto na sociedade?, importância?. Vou mas é abandonar o meu curso de engenharia..
    ..may the source be with you =)
    Re:E a novidade é? (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 15-09-05 11:57 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    Por estranho que pareça (e sinceramente é muito estranho), acredita que isso acontece. As guerrinhas na PTNET por poder são o dia a dia, o controlo da rede a guerra mensal (basta ver o assunto do split do Sapo e Netcabo). Se dá estatuto na sociedade ? Parece que sim, a julgar por tudo o que se passa à margem do IRC.

    É triste mas é o mundo a evoluir...

    The Mozilla team obviously disagrees with you, since they do try to hide unresolved security problems, at least until (as in this case) the beans get spille

    Re:E a novidade é? (Pontos:2)
    por Init em 15-09-05 20:15 GMT (#27)
    (Utilizador Info)

    Deixa lá de fumar isso...


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:E a novidade é? (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 15-09-05 21:53 GMT (#28)
    (Utilizador Info)
    Yeah tenho que fazer um upgrade para as merdas que tu fumas, que as tuas tripes sao wayyyy more loony que as minhas :)

    The Mozilla team obviously disagrees with you, since they do try to hide unresolved security problems, at least until (as in this case) the beans get spille
    Re:E a novidade é? (Pontos:2)
    por Lamego em 16-09-05 7:19 GMT (#32)
    (Utilizador Info) http://software.pt-link.net
    Eu costumo recordar as pessoas que têm algum aspecto positivo que valha a pena recordar, o que não é o teu caso.
    A cena dos teus kills para amigos acho que diz tudo sobre o "teu recreio" ou ainda sobre a "procura de poder"
    , pelos vistos agora já se revela quem é que gosta de brincar ao poder com os amigos...
    Re:E a novidade é? (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 17-09-05 0:11 GMT (#33)
    (Utilizador Info)
    Na minha terra, costuma dizer-se, quando a coisa nao te interessa, faz de conta que nao sabes nada. Quando nao consegues fugir, desconversa.

    Quanto à cena dos teus kills, se nao fosse o respeito que tenho pela outra pessoa envolvida, dumpava aqui os emails para demonstrar quem é que eh o agarrado ao poder. Se quiser brincar ao poder, pura e simplesmente faço login à maquina, mando o ircd abaixo e digo: ISSO AQUI NAO CORRE MAIS. Isso sim , é verdadeiro poder.

    The Mozilla team obviously disagrees with you, since they do try to hide unresolved security problems, at least until (as in this case) the beans get spille

    Re:E a novidade é? (Pontos:2)
    por Specimen em 17-09-05 19:43 GMT (#35)
    (Utilizador Info)
    Então manda, caraças...
    Re:E a novidade é? (Pontos:2)
    por Lowgitek em 18-09-05 0:24 GMT (#36)
    (Utilizador Info)
    E pa estragaste tudo....

    Damn ,o Toni deixou de ser anonimo :S, damn! damn!

    Lá se vai todo o romance envolvido nesse mistério... que passa ser agora mais uma banalidade deste país :(

    FractalG, ok, ok, Toni, quem conhece os tempos iniciais da PTLink, agora não sei como aquilo está, porque já não ponho lá os pés a muito, certamente reconhece a realidade presente no teu comentário, e sabe muito bem, que não se trata de mentira nenhuma.

    Regards,

    (Precisamos de novos mitos urbanos...)


    Ao Orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda (Prov. 16:18)
    Re:E a novidade é? (Pontos:2)
    por 4Gr em 14-09-05 14:54 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/~ei02069
    A questão a ser colocada é esta:

    SE eles eram realmente kiddies, e dado que a PTLink é apenas uma rede pequena de amigos, QUAL o objectivo de ter irc op ou admin ou seja lá o que for? Melhor ainda, em quê que as alterações que fizeram ao ircd contribuem para o sentimento de poder?

    Enfim.

    Bom trabalho. Não pela rede em si, porque o IRC morreu, excepto para os lados da Quakenet/Freenode, mas pelo melhoramente visível do ircd.

    Dominus vobiscum
    Re:E a novidade é? (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 14-09-05 15:32 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Tu nao percebes mesmo nada do mundo do IRC pois não ? É que o IRC já há muitos anos que é sinónimo de estatuto social para muitos dos que lá param, especialmente os que tem poder, aka, ircops e adms. É algo que me faz confusão, mas pronto, são as novas culturas urbanas.

    A PTLINK durante muito tempo se anunciou como alternativa à PTNET, e ainda fizeram por isso. Se era uma rede pequena de amigos, para que queriam ser a alternativa ? ;) ... Ah.. para fazerem mais e novos amigos.. oh oh oh =)

    The Mozilla team obviously disagrees with you, since they do try to hide unresolved security problems, at least until (as in this case) the beans get spille

    Re:E a novidade é? (Pontos:1)
    por alphacore em 15-09-05 23:45 GMT (#31)
    (Utilizador Info)
    Estatuto ? È mais um forma de procurar no ciberespaço o respeito e notabilidade que não encontram no mundo real.....
    Por acaso conheço alguns tristes que usam o IRC para substituir o que não têm...... uma vida...
    Os IM e o IRC são muito diferentes, no IRC podes conhecer pessoas.... no IM tipicamente falas com pessoas que já conheces e essa é a real diferença... os socialmente disfuncionais não gostam de usar o IM porque a partida..... è preciso conhecer as pessoas, e tambem porque estão ao mesmo nivel dos outros, não existem OPS, IRCOPS nem outras coisas que so servem para dar "poder" a quem não tem verdadeiramente.
    Mas pronto cada um é como cada qual :D

    Alphacore
    Re:E a novidade é? (Pontos:2)
    por Lamego em 14-09-05 17:19 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://software.pt-link.net
    Quando dizes que o IRC morreu presumo que te estejas a referir a proliferação dos IMs, redes sociais ou ainda tecnologias sólidas como o jabber.
    Apesar da notória perca de importância (em muitas redes = perda de utilizadores) em grande parte proporcionada pelo completa estagnação tecnólogica do IRC, acredito que este vai ter sempre o teu espaço e pode até voltar a expandir-se com a integração das capacidades multimédia que existem actualmente nos IMs.

    Apesar de muitas vezes me interrogar sobre a utilidade de desenvolver algo sobre/para o IRC, espero que esse fatalismo tenha o mesmo destino que a morte da rádio pela televisão, ou das edições de papel pelos conteúdos electrónicos.
    O IRC tem um formato bastante diferente das implementações mais comuns de IMs que existem actualmente, como se tem visto noutras áreas nem sempre o factor tecnológico é o mais importante...
    Re:E a novidade é? (Pontos:2)
    por Mind Booster Noori em 14-09-05 17:48 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://talkerspt.no-ip.org/~mbooster
    Aonde é que eu já ouvi esta conversa? Ah, era "os talkers morreram, IRC é que é"... Agora temos o "o IRC morreu, IM's é que é"... E vamos sempre indo de mal a pior :-P
    Re:E a novidade é? (Pontos:1)
    por BugMeNot.com em 15-09-05 9:36 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    MOOsaico ROCKS! :)
    Re:E a novidade é? (Pontos:2)
    por Mind Booster Noori em 15-09-05 22:40 GMT (#30)
    (Utilizador Info) http://talkerspt.no-ip.org/~mbooster
    Bem, eu sou mais fan dos Talkers do que dos MOO's, mas o MOOsaico é uma comunidade bem fixe... ;-)
    Re:E a novidade é? (Pontos:2)
    por MacLeod em 15-09-05 12:11 GMT (#23)
    (Utilizador Info)
    Dos talkers para o IRC foi de mal a pior?
    Re:E a novidade é? (Pontos:2)
    por Mind Booster Noori em 15-09-05 22:39 GMT (#29)
    (Utilizador Info) http://talkerspt.no-ip.org/~mbooster
    Não, foi de bom a mau :-P
    Re:E a novidade é? (Pontos:1)
    por phlox em 17-09-05 16:30 GMT (#34)
    (Utilizador Info)
    Já para nao falar de ICB...
    Re:E a novidade é? (Pontos:2)
    por gass em 14-09-05 18:17 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://www.otiliamatos.ath.cx/~gass
    Penso que o irc não está morto. Realmente, 80% dos utilizadores que o utilizavam é que necessitavam de outro meio de comunicação, e digo que o IM é muito bom.

    Porém, e a respeito de linux, por exemplo, é muito bom para tirar duvidas, colocar questões ou até haver discussão em grupo em tempo real, Muito melhor que qualquer IM onde não existem grupos de assuntos, apenas os contactos pessoais, discutir esse mesmo assunto num canal.

    Penso que o IM veio substituir mais o telefone e o correio e, nesta logica, o irc, mas continuo a dizer que não há sitio melhor para discussões em grupo, duvidas, problemas ou afins para utilizadores linux.

    Embora, por vezes quem mande, mande mal, um muito popular canal de discussão é o #linuxhelp, na ptnet.
    Cumps-
    Gass

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]